1. Janaína S.R.
    06/11/2008 16:37

Olá! Peço ajuda dos colegas neste caso, que confesso não ser minha área, mas que pegarei em consideração à família que é humilde.
    O pai em ação judicial obteve a interdição de seu filho (hoje com 40 anos) e foi declarado o curador. Em julho deste ano o pai faleceu, estando o interditado vivendo em casa de vizinhos, sendo que está passando por dificuldades e não toma os medicamentos direito. A irmã mais velha gostaria de requerer a curatela do irmão para si, requerendo ainda que o irmão fosse residir com ela, para assim poder cuidar pessoalmente dele. Bem, pergunto: qual a ação mais recomendada neste caso?

Agradeço a atenção!
    Mensagem inadequada
  2. Janaína S.R.
    07/11/2008 13:18

Por favor pessoal!!
    Mensagem inadequada
  3. Janaína S.R.
    07/11/2008 13:42

Ok, mais uma vez fui à busca da resposta: devo peticionar dentro do processo de interdição que havia sido movido pelo pai falecido, requerendo a substituição da curatela, devendo juntar a certdião de óbito e documentação da requerente para provar o parentesco.
    Mensagem inadequada
  4. Márcia Fidelis Lima
    07/11/2008 16:47

Olá, Janaína!

Só agora me habilitei nesse forum e li sua dúvida. É isso aí! A Ação é a de Substituição de Curador, cuja inicial deverá ser instruída pelos documentos citados. Só para acrescentar: muito comum o judiciário cometer um equívoco nessa ação, emitindo, ao seu final, mandado para registro da substituição para outro cartório que não o do registro da interdição. Atente-se para isso. A substituição de curador deve ser feita à margem do registro da interdição.

Abraço!

Márcia Fidelis
    Mensagem inadequada
  5. Ilton Barreto da Motta
    07/11/2008 17:15

um simples pedido de substituição de curatela nos próprios autos. imagino que o curatelado não esteja recebendo benefício do INSS por falota de curador, então peça urgência na tramitação. se quiser modelo, deixe o endereço eletrônico.
    Mensagem inadequada
  6. Janaína S.R.
    11/11/2008 19:17

Obrigada pessoal.
    Mensagem inadequada
  7. Alexandre Marcos
    09/12/2008 22:52

Sr. Ilton,

Poderia enviar um modelo para mim também ?

Meu email: alex.sulfluminense@oi.com.br
    Mensagem inadequada
  8. Doraci de Fátima Pereira
    09/01/2009 19:05

Gostaria de receber um modelo de Ação de Substituição de Curador, que poderá ser enviado no meu e-mail - dora2008@gmail.com.

Obrigada!
    Mensagem inadequada
  9. JOSÉ FERNANDO NUNES FERREIRA
    28/02/2009 16:28

Adoraria receber este modelo de AÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO DE CURATELA, agradeço muito. Por favor, manda para o e-meil jfernandonunes@ig.com.br
    Mensagem inadequada
  10. Claudete Calderan
    31/03/2009 16:54

Dr. Ilton Barreto da Mota, o Sr. poderia me mandar um modelo de Substituição de curatela??
    Agradeço desde já sua atenção.
    Obrigada.
    Mensagem inadequada
  11. Ilton Barreto da Motta
    05/04/2009 14:02

sim. informe o endereço eletrônico.
    Mensagem inadequada
  12. Sueli Bernardes Ribeiro
    17/04/2009 12:57

Dr. Ilton Barreto Mota, tambem estou precisando de um modelo de petição de Substiuição do Curador, poderia me enviar também o modelo?, desde já eu agradeço, meu e-mail é dra_sueli@terra.com.br
    Mensagem inadequada
  13. wagner lorenzetti
    17/04/2009 13:47

Dr. Ilton, poderia me mandar um modelo de substituição de curatela.

Meu e-mail: wagnerlorenzetti@bol.com.br
    Mensagem inadequada
  14. Nazir Suedd Guidez
    17/04/2009 19:11

Também gostaria de receber uma cópia deste peça processual, que será de grande valia para mim. DESDE LOGO, MUITO OBRIGADO.
    Mensagem inadequada
  15. Nazir Suedd Guidez
    17/04/2009 19:12

o colega poderia enviar para mim também por gentileza?
    Mensagem inadequada
  16. Nazir Suedd Guidez
    17/04/2009 19:13

MEU E-MAIL É : nsguidez@hotmail.com
    e também nguidezadvocacia@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  17. CRISTINA TEIXEIRA DE CARVALHO_1
    21/04/2009 13:42

Dr. Ilton Barreto Mota, tambem estou precisando de um modelo de petição de Substiuição do Curador, poderia me enviar também o modelo?, desde já eu agradeço, meu e-mail é teixeiracarvalho@terra.com.br
    Mensagem inadequada
  18. Lélia
    22/04/2009 14:24

Será que alguém pode me enviar um modelo de petição de substituição de curatela??? Meu email é leliabenvenuto@yahoo.com.b
    Mensagem inadequada
  19. Claudete Calderan
    22/04/2009 18:40

Dr. Ilton Barreto da Mota, meu endereço eletrôlico é claudetecalderan@terra.com.br.
    Obrigada pela sua atenção.
    Mensagem inadequada
  20. Jardel Martins
    05/05/2009 16:58

Dr. Ilton, sera possivel enviar para mim também cópia do modelo de petição de substituição de curatela, meu e-mail é del_guto@hotmail.com, desde já agradeço
    Mensagem inadequada
  21. ANDRESSA LUCHIARI
    05/05/2009 18:13

Gostaria muito de receber o modelo de pedido de substituição de curatelameu e-mail andressa.Luck@ig.Com.Br
    Mensagem inadequada
  22. Cintia Pahl de Medeiros
    07/05/2009 19:20 | editado

Preciso urgente de uma Petição de substituição de curador modelo
    por favor mande por imail cintiapahl@yahoo.com
    Mensagem inadequada
  23. ROSEMARY DA CUNHA
    13/05/2009 17:00

gostaria de um modelo de substituição de curatela de mãe enferma , onde a filha irá susbtitui-la
    obrigada
    Mensagem inadequada
  24. Daniela Seibt
    20/05/2009 23:08

Estou precisando de modelo de petição de substituição de curador.Mãe era curadora, faleceu. Pai, sem interesse. Irmão assumirá o compromisso. Obrigada.
    Mensagem inadequada
  25. marcia_1
    21/05/2009 00:11

Boa noite Daniela Seibit

Se possível quando receber o modelo de petição de substituição de curador poderia enviar para mim tb?
    Desde já agradeço
    marciasol34@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  26. eury agra de souza
    23/05/2009 11:13

muito obrugada por ter sido aceita no jus navigandi, poderia por gentileza me enviar modelo de substituição de curatela, preciso
    urgente, pois a interditada está sem salário. muitas gracias. alguém pde me ajudar/rápido. byby eury agra advogada.
    Mensagem inadequada
  27. eury agra de souza
    23/05/2009 11:15

porfavor envie para meu email euryagra@oi.com.br, modelo de petição de substituição de curatela ok. gracias eury agra.
    Mensagem inadequada
  28. Isabele Mota
    28/05/2009 18:12

Dr. Ilton, poderia me enviar o modelo do pedido de Substituição de Curatela?

e-mail: isabelemota@ig.com.br

Desde já agradeço.
    Mensagem inadequada
  29. William
    05/06/2009 13:45

Prezado Dr. Ilton,

Solicito a gentileza, caso seja possível, que me envie o modelo de petição para substituição de curador.

e-mail: william@cultura.com.br

Agradeço antecipadamente.
    Mensagem inadequada
  30. Fabrina
    08/06/2009 17:43

Boa tarde!
    Estou com um caso igual a este: A mãe era curadora do filho e faleceu e o pai quer substituir a mãe na curatela. No entanto, o processo da Interdição já está arquivado. Como devo proceder? Devo pedir desarquivamento ou entro com uma ação independente?
    Se alguém também puder me enviar modelo da petição para substituição de curador, fico agradecida.

Email: lara_melo@ig.com.br
    Mensagem inadequada
  31. Maria Angelita
    26/06/2009 14:59

algum poderia me encaminhar um modelo de petição de "substituição de curador".
    meu endereço é angelwoll@expresso.com.br.
    Mensagem inadequada
  32. Camila
    08/07/2009 11:08

Olá Dr. Ilton,

Também desejo receber o modelo da ação em meu e-mail.

Desde já, agradeço.

camilabig@yahoo.com.br
    Mensagem inadequada
  33. Daiani Iorio
    09/07/2009 00:33

e-mail: daiani.iorio@yahoo.com.br

Desde já agradeço.
    Mensagem inadequada
  34. Matheus Fernandes
    11/08/2009 12:27

Olá Drs.

Estou com o mesmo caso, e com a seguinte dúvida.

Com a morte da curadora (mãe), em uma ação de Substituição de Curatela, em que a irmã da Curatelada requer a nomeação como Curadora, quem irá figurar no polo passivo da ação?

Se alguém pude me enviar algum modelo, agradeço desde já.

e-mail: matheusfernandes.adv@gmail.com
    Mensagem inadequada
  35. Dra. Tatiana
    13/08/2009 10:07 | editado

Estou com um caso em mãos e a pessoa está sem receber beneficio do INSS.

e-mail - tatiana_rogati@hotmail.com

Desde já agradeço
    Mensagem inadequada
  36. Fabiano Dias
    01/09/2009 12:19

Bom dia!!! Alguem que conseguiu o modelo, poderia me passar!!! fabianodias11@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  37. Silvana B. Santos
    09/09/2009 22:52

Dr. Ilton ou amigos do forum.... gostaria se possível de também receber o modelo de petição de substituição de curatela. A mãe de um amigo meu está impossibilitada de exercer a curatela da filha e quer passar para o filho mais novo..
    meu e-mail é sylbulhoes@gmail.com . Grata pela atenção!!
    Mensagem inadequada
  38. Ros
    09/09/2009 23:55

Dr iltom poderia me enviar um modelo de prestação de contas de tutela e substituição de tutela por terceiro, que não seja da familia grata ros
    Mensagem inadequada
  39. Ros
    09/09/2009 23:56

meu email é guingacruz@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  40. Karlals
    04/11/2009 11:16 | editado

Olá Dr. Ilton e amigos do fórum, se possivel gostaria de receber o modelo de substituição de curatela. meu e-mail é klsantos.ks@gmail.com.

Desde já obrigada.
    Mensagem inadequada

A participação no Fórum é livre e grátis.
Para publicar suas perguntas e respostas, é necessário fazer um rápido cadastro.