Por que pessoas divorciadas não podem casar novamente na igreja?
57 comentários - Página 2 de 2
-
eldo luis andrade
17/08/2009 07:22Para a Igreja católica o casamento antes de ser um ato jurídico é um sacramento.
Como tal sua validade não está vinculada à forma da lei civil. É parte de um compromisso assumido com a Divindade.
O que ocorre muitas vezes é haver certo pragmatismo. O dogma diz que o que Deus uniu o homem não separe. Mas muitas vezes estamos diante de certas situações que nos levam a crer que Deus não uniu. Não pode ter unido. Muita gente já casa pensando em separar. Não tem o firme propósito de continuar com o casamento por toda a vida. Duvido que Deus tenha unido tal casal. Houve vício insanável desde que pronunciado o sim. O que justificaria a anulação pela igreja. Principalmente pelo fato de tal casamento nem anulável ser. Ser nulo.
Agora se a pessoa estava consciente no momento de dizer o sim. E depois com o passar do tempo não aguentou os problemas da vida e mudou de idéia. Antes tivesse casado no civil apenas.
O que defendo é que o casamento religioso não seja considerado apenas uma cerimonia social. Para satisfação da família, dos amigos e da sociedade . O casamento civil já serve para legalizar a união. Que a pessoa se case no religioso após anos e anos de convivência. Se possível no fim da vida. Causará menos dramas de consciência.
De mais a mais muitas vezes sair de um casamento para outro é trocar um problema pelo outro. O melhor a fazer é tentar acertar o casamento atual. O risco de se repetir novos problemas em outro casamento é grande. Não é tão fácil assim a convivência por toda a vida de duas pessoas. Só uma visão romantica e fora da realidade pode encarar o casamento como um conto de fadas.
Mas enfim cada um tem livre arbítrio para decidir o que fazer. Depois vai ter de assumir os riscos de suas próprias decisões. -
cornelius okwudili Ezeokeke
18/08/2009 14:46 | editadoA questão de divórcio e novo casamento é sempre muito complicado.A palavra de Deus no velho testamento não condenou o concubinato e temos prova disso na bíblia toda.A bíblia não muda porém a maneira de se ver e interpretar os conteúdos mudam,haja vista que a realidade contida nela não é extática mas dinâmica.Portanto,a separação que falei é no sentido de que quando uma pessoa traída pede a separação ,reconhecida pela Igreja ,tem que permanecer separada sem direito a um novo casamento com base na traição.(ao menos que comprove a inexistência desse mesmo casamento)ou que casou sem consentimento(casamento forçado).O meu posicionamento pessoal acerca dessas questões é que a Igreja não tem esse direito de impedir que as pessoas sejam felizes com segundo casamento se o primeiro se mstrou insustentável.Abraço para todos! -
Daniel Vasconcelos
18/08/2009 14:50Nao podem casar novamente na igreja catolica porque nao podem...é regra da igreja catolica...
Assim como outras coisas nao sao permitidas nas igrejas evangelicas
Att
Daniel -
Danilo Alves
18/08/2009 15:09 | editadoNão pode porque a Bíblia proíbe simples, independentemente de as pessoas acharem que isso é antiquado, "vai perder fieis", não vale mais... tá na Bíblia que não pode então não pode isso se chama fé, acredita quem quiser. -
Samukavare
27/09/2009 14:57Primeiramente as pessoas tem que estar relacionando no meu modo de ver os aspcto religioso ou aspcto direito civil.
No aspcto religioso é para aqueles que lê a biblia e tem o coração todo, pra crê no que se refere e aceitar a doutrina da palavra de Deus e praticar.Lê aos I Aos Corintios cap. 07, é de facil compreensão.
No aspcto direito civil cabe a todos nos verificar o nos pertence.
Agora digo uma palavra que se pode até machar aguém, mais me desculpe.
Nos dias atual o carater moral, a dignidade e valorização e acima de tudo o amor (e não a paixão que muito se confunde), e o respeito a uns aos outros, deixando por muitas vezes por apenas um atos que está desvalorizando o ser humano o que é sexo, hoje muitos só pensar no sexo e não no amor.
O amor suporta tudo, a falta de dinheiro, doença, a velise, e outros assuntos que gera numa vida de casado.
Ouvir uma vez a minha mãe dando um coselho a uma casal que marcou em minha vida:
"Comeu a carne agora roe o osso", isso tem muito sentido, quer dizer também na fartura está tudo bem, mais na hora da dificuldade que é o osso some, penso eu, o ser humano precisar retornar na sua moral.
No homem então que separa da mulher e deixa ela muitas vezes com filho e todas as mulheres e os homens sabem, que ha mudandas no corpo feminino é muito grandes após ter um filho, o homem tem a capacidade de lagar e deixa com os filhos e pouco dinheiro (pensão), achando que qualquer pouco dinheiro se dá educação, lazer, saúde, estudo e esquece da parte mental do filho, e deixa tudo por outras muita vezes mais nova como dizem o dito troca uma de 50 por uma de 25.
Bom o que mais preciona é a mulher ou o homem saber que já foi sepado e casa novamente e por muitas vezes comete o mesmo erro, isso estou falando de esperiência na família, esse sim são os verdadeiro covarde, teria que tira de si honra, temos nós ter mais consiência nos nossos atos, e saber que acima de tudo está a nossa honra.
E a mulher por ter amor maior sendo ela que teve as dores do parto, acaba ficando no seu canto e se matando na sua angustia, penso eu está na hora de ter mudança novamente no codígo civil, conheço um Sr. que paga apenas 30% de sua renda pra três mulheres que teve, sendo assim cada uma fica com 10% de sua renda e pra acabar ele casou com a sua quarta mulher e tem um filho de novo, será se aumentar a %, idade o homem pensaria melhor!!!!!
Temos que pensar melhor a cerca do casamento ter mais honra e dignidade.
A religião tenta impor o respeito, agora imagina se não houvesse esse respeito nas igreja!!!
Penso eu, image a Biblia escrita deixando tudo a vontade!!!!!! que mundo hoje nos viveria!!!! o que seria das mulheres!!!!!! atos de sexo e filhos sem ter amparo!!!!!! que valor teria a mulher!!!! e outros pensamento creio eu está passando em sua mente.
Pensa hoje, a mulher está conquistando o seu espaço, a sua honra, a sua dignidade, será se não houve regra isso estaria acontecendo!!!!!
Pra tudo precisa de regra. Se não precisaria de lei.......apesar que a lei foi dada a muito anos atras, que são os dez mandamentos, se todos guia-se por eles hoje não precisaria de leis!
Muito Gratos a todos -
Samukavare
27/09/2009 15:00Me desculpe por alguns erro da letra mais o importante é saber compreender.
grato -
Adv. Antonio Gomes
27/09/2009 19:01O texto apresentado quanto ao conteúdo nota "O" . Considerando o trabalho na digitação nota "01" . Esse é meu voto.
Adv. Antonio Gomes.
Categorias
- Concursos públicos
- Exame da Ordem
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Advocacia e OAB
- Direito Civil: Parte Geral
- Direito das Obrigações e Contratos
- Direito das Coisas
- Condomínios e incorporações
- Direito de Família