1. eldo luis andrade
    17/08/2009 07:22

Para a Igreja católica o casamento antes de ser um ato jurídico é um sacramento.
    Como tal sua validade não está vinculada à forma da lei civil. É parte de um compromisso assumido com a Divindade.
    O que ocorre muitas vezes é haver certo pragmatismo. O dogma diz que o que Deus uniu o homem não separe. Mas muitas vezes estamos diante de certas situações que nos levam a crer que Deus não uniu. Não pode ter unido. Muita gente já casa pensando em separar. Não tem o firme propósito de continuar com o casamento por toda a vida. Duvido que Deus tenha unido tal casal. Houve vício insanável desde que pronunciado o sim. O que justificaria a anulação pela igreja. Principalmente pelo fato de tal casamento nem anulável ser. Ser nulo.
    Agora se a pessoa estava consciente no momento de dizer o sim. E depois com o passar do tempo não aguentou os problemas da vida e mudou de idéia. Antes tivesse casado no civil apenas.
    O que defendo é que o casamento religioso não seja considerado apenas uma cerimonia social. Para satisfação da família, dos amigos e da sociedade . O casamento civil já serve para legalizar a união. Que a pessoa se case no religioso após anos e anos de convivência. Se possível no fim da vida. Causará menos dramas de consciência.
    De mais a mais muitas vezes sair de um casamento para outro é trocar um problema pelo outro. O melhor a fazer é tentar acertar o casamento atual. O risco de se repetir novos problemas em outro casamento é grande. Não é tão fácil assim a convivência por toda a vida de duas pessoas. Só uma visão romantica e fora da realidade pode encarar o casamento como um conto de fadas.
    Mas enfim cada um tem livre arbítrio para decidir o que fazer. Depois vai ter de assumir os riscos de suas próprias decisões.
    Mensagem inadequada
  2. cornelius okwudili Ezeokeke
    18/08/2009 14:46 | editado

A questão de divórcio e novo casamento é sempre muito complicado.A palavra de Deus no velho testamento não condenou o concubinato e temos prova disso na bíblia toda.A bíblia não muda porém a maneira de se ver e interpretar os conteúdos mudam,haja vista que a realidade contida nela não é extática mas dinâmica.Portanto,a separação que falei é no sentido de que quando uma pessoa traída pede a separação ,reconhecida pela Igreja ,tem que permanecer separada sem direito a um novo casamento com base na traição.(ao menos que comprove a inexistência desse mesmo casamento)ou que casou sem consentimento(casamento forçado).O meu posicionamento pessoal acerca dessas questões é que a Igreja não tem esse direito de impedir que as pessoas sejam felizes com segundo casamento se o primeiro se mstrou insustentável.Abraço para todos!
    Mensagem inadequada
  3. Daniel Vasconcelos
    18/08/2009 14:50

Nao podem casar novamente na igreja catolica porque nao podem...é regra da igreja catolica...
    Assim como outras coisas nao sao permitidas nas igrejas evangelicas

Att

Daniel
    Mensagem inadequada
  4. Danilo Alves
    18/08/2009 15:09 | editado

Não pode porque a Bíblia proíbe simples, independentemente de as pessoas acharem que isso é antiquado, "vai perder fieis", não vale mais... tá na Bíblia que não pode então não pode isso se chama fé, acredita quem quiser.
    Mensagem inadequada
  5. Samukavare
    27/09/2009 14:57

Primeiramente as pessoas tem que estar relacionando no meu modo de ver os aspcto religioso ou aspcto direito civil.
    No aspcto religioso é para aqueles que lê a biblia e tem o coração todo, pra crê no que se refere e aceitar a doutrina da palavra de Deus e praticar.Lê aos I Aos Corintios cap. 07, é de facil compreensão.

No aspcto direito civil cabe a todos nos verificar o nos pertence.

Agora digo uma palavra que se pode até machar aguém, mais me desculpe.

Nos dias atual o carater moral, a dignidade e valorização e acima de tudo o amor (e não a paixão que muito se confunde), e o respeito a uns aos outros, deixando por muitas vezes por apenas um atos que está desvalorizando o ser humano o que é sexo, hoje muitos só pensar no sexo e não no amor.
    O amor suporta tudo, a falta de dinheiro, doença, a velise, e outros assuntos que gera numa vida de casado.
    Ouvir uma vez a minha mãe dando um coselho a uma casal que marcou em minha vida:
    "Comeu a carne agora roe o osso", isso tem muito sentido, quer dizer também na fartura está tudo bem, mais na hora da dificuldade que é o osso some, penso eu, o ser humano precisar retornar na sua moral.
    No homem então que separa da mulher e deixa ela muitas vezes com filho e todas as mulheres e os homens sabem, que ha mudandas no corpo feminino é muito grandes após ter um filho, o homem tem a capacidade de lagar e deixa com os filhos e pouco dinheiro (pensão), achando que qualquer pouco dinheiro se dá educação, lazer, saúde, estudo e esquece da parte mental do filho, e deixa tudo por outras muita vezes mais nova como dizem o dito troca uma de 50 por uma de 25.

Bom o que mais preciona é a mulher ou o homem saber que já foi sepado e casa novamente e por muitas vezes comete o mesmo erro, isso estou falando de esperiência na família, esse sim são os verdadeiro covarde, teria que tira de si honra, temos nós ter mais consiência nos nossos atos, e saber que acima de tudo está a nossa honra.
    E a mulher por ter amor maior sendo ela que teve as dores do parto, acaba ficando no seu canto e se matando na sua angustia, penso eu está na hora de ter mudança novamente no codígo civil, conheço um Sr. que paga apenas 30% de sua renda pra três mulheres que teve, sendo assim cada uma fica com 10% de sua renda e pra acabar ele casou com a sua quarta mulher e tem um filho de novo, será se aumentar a %, idade o homem pensaria melhor!!!!!
    Temos que pensar melhor a cerca do casamento ter mais honra e dignidade.
    A religião tenta impor o respeito, agora imagina se não houvesse esse respeito nas igreja!!!
    Penso eu, image a Biblia escrita deixando tudo a vontade!!!!!! que mundo hoje nos viveria!!!! o que seria das mulheres!!!!!! atos de sexo e filhos sem ter amparo!!!!!! que valor teria a mulher!!!! e outros pensamento creio eu está passando em sua mente.

Pensa hoje, a mulher está conquistando o seu espaço, a sua honra, a sua dignidade, será se não houve regra isso estaria acontecendo!!!!!

Pra tudo precisa de regra. Se não precisaria de lei.......apesar que a lei foi dada a muito anos atras, que são os dez mandamentos, se todos guia-se por eles hoje não precisaria de leis!

Muito Gratos a todos
    Mensagem inadequada
  6. Samukavare
    27/09/2009 15:00

Me desculpe por alguns erro da letra mais o importante é saber compreender.

grato
    Mensagem inadequada
  7. Adv. Antonio Gomes
    27/09/2009 19:01

O texto apresentado quanto ao conteúdo nota "O" . Considerando o trabalho na digitação nota "01" . Esse é meu voto.

Adv. Antonio Gomes.
    Mensagem inadequada

A participação no Fórum é livre e grátis.
Para publicar suas perguntas e respostas, é necessário fazer um rápido cadastro.