1. Geraldo Lins Cedro
    25/01/2009 12:52

Já foi respondido alhures.
    Mensagem inadequada
  2. Érika Cavalcanti
    25/01/2009 18:52

Sr. João, o senhor poderia esclarecer-me uma dúvida?
    Fui adotaeda quando tinha doze meses pela esposa de meu pai, pois fui abandonada pela mulher que me pariu aos dois meses deixando-me com meu pai...ao casar-se com esta boa mulher ela me criou como filha fazendo tudo que podia, fui e sou muito amada por ela e pela família dela(que é minhatambém), bem a minha mãe biológica nunca me procurou...eu tenho 34 anos e queria mudar o nome da mãe no meu registro...seria possível? Pois o mérito de ter uma filha bem criada e bem-educada não é para o nome que está registrado na minha certidão...Agradeço desde já a sua colaboração e que Deus lhe abençoe!
    Mensagem inadequada
  3. Thais lima_1
    26/01/2009 20:01

Meu nome eh Maria José(os primeiros nomes) eu gostaria de mudar esses nomes por causa da gosação... Isso foi um erro do cartório era pra ser : Maria José Thaís mas tdOs me conhecem cm Thaís
    Eu tenho apenas 17 anos... e quero tirar esse José e colocar Tháis... Ou outro nome no lugar do MAria Tbm

qual é o procedimento pra mim? NO meu casO?
    Ficarei agradecida c vcs poderem me ajudar...
    Mensagem inadequada
  4. JOAO PASSOS BACELAR
    26/01/2009 21:44

Thaís ( Maria José)!

Em princípio, eu diria que seu nome não incita nenhuma gozação assim, vejo-o normal, e de eufonomia.
    Mas , concordo com você, por carregar um nome masculino ( José), apesar de o primeiro nome Maria, suavizar mais o seu nome.

Assim como você do sexo feminino não gosta de portar um nome mesclado,com nome masculino, o mesmo se passa do outro lado, pois alguns homens não gostam de serem chamados, José Maria.

Bom, no nordeste, é comum se ouvir o nome de José Maria, e parece que já caiu no normal, e nunca vi nenhuma gozação, quando um homem se apresenta com o nome de José Maria dos Santos, ( por exemplo), e o mesmo se passa, quando uma mulher se chama Maria José. Esses nomes são comuns no nordeste.

Bom, mas vamos ao caso.

Como você é muito jovem,tem apenas 17 anos, e ainda não chegou aos 19 anos, a lei permite esta mudança, apenas tem que ser assistida judicialmente pelos seus genitores, ou representantes legais.

Peça que seus pais procurem a Defensoria Pública de sua cidade, ou se puder contrate um advogado.

Saudações de

João Bacelar
    Mensagem inadequada
  5. JOAO PASSOS BACELAR
    26/01/2009 21:52

Estimada Dagma!

Vejo bastante chance em sua amiga retificar este nome para GILMARA, inclusive, conheço uma moça, aqui em Brasília, com este nome.

Como você sabe, há nomes comuns aos dois sexos, e não deixam nenhum contragimento aos portadores, tais como: EDMAR, LUCIMAR, CAUBI, JURACI, etc.

O nome GILMAR, realmente é nome masculino, não é comum aos dois sexos, inclusive é o nome de um grande goleiro brasileiro, nos idos da Copa de 50, se não me engano.

Ela poderá entrar com uma ação, na lugar em que reside.
    Caso de trate de um distrito, ela deve procurar a comarca mais próxima.
    Deve procurar a Defensoria Pública, caso não disponha de recursos para entrar com a ação. Também acho que ela dever maior de idade,certo?

Saudações

João
    Mensagem inadequada
  6. JOAO PASSOS BACELAR
    26/01/2009 22:01

Caro Vauderley!

Acho que você terá chance de mudar este nome para VANDERLEY, alegando erro gráfico.

Caso você tenha menos de 19 anos, a lei permite esta mudança, sem maiores explicações.
    Se for menor de 18, você terá que fazer um pedido judicial, tendo seus pais como assistentes, caso haja atingido a maior idade,você já é capaz juridicamente, e poderá fazê-lo, através de advogado, é claro.

Caso não possa pagar, procure a Defensoria Pública de sua cidade, se tiver recursos financeiros, contrate um advogado. Vejo muita chance de você conseguir.

Boa sorte

Saudações de

João Passos
    Mensagem inadequada
  7. taty_1
    27/01/2009 10:18

meu nome e Fatima não gosto do meu nome posso mudar ???
    Mensagem inadequada
  8. Regis Santos
    27/01/2009 15:55

Gostaria de saber como faço para trocar o nome da minha filha de 15 anos, ele foi registrada (por um pai não biologico) mas agora quero que seja registrada com o nome do pai verdadeiro... o que eu preciso fazer????

Me ajudem por favor!!!
    Mensagem inadequada
  9. Carme
    27/01/2009 17:46

Ola, meu bebê se chama João Claudio Rodrigues dos Santos e quero mudar este nome para outro nome. E quanto ao sobrenome a Avó dele se chama Univa Falcao Santos, tenho como usar o sobrenome Falcão no sobrenome do meu filho?
    O melhor seria se pudesse cancelar essa certidão!
    Mas se for possível cancelar o primeiro nome ja fico muito feliz. O motivo e por que onde eu trabalhava minha patroa tambem teve um bebe alguns meses antes do meu nascer e o nome do bebe dela e Jõao Pedro, então acho que ela não gostou muito acabou me dispensando do serviço, e com isso fiqueitão chateada que me sinto tão mal em ter o nome dele parecido com o do filho dela, preciso de uma solução.
    Mensagem inadequada
  10. Luíza Cristina
    27/01/2009 18:18

Bom...
    me chamo Luíza Cristina..mais queria que meu nome não fosse dito por aqui,por motivos de segurança..é que venho sido ameaçada por ser filha de policiais(por que sempre que sei algo envolvendo drogas,esconderigios de traficantes e entre mais eu conto pra minha familia,ou a policia,que trabalha em cima das minhas afirmações),e tenho medo de que meu pai me cerque,pois tenho certeza de que ele me mataria,assim como na virada de 2009 tive uma discussão com ele,e tive medo que ele ficasse descontrolado,o namorado da minha amiga estava pra me elvar pra casa no dia seguinte demanhã,mais não pôde,pois sabia que por meu pai ser policial ele poderia acabar morto,há testemunhas de que quando ele bebe ele sai de controle e ameaça mandar bala,tenho medo..muuito medo! afinal,tenho só 15 anos,e o que pode acontecer comigo eu não sei,não tenho vontade de sair de casa,de comer,acho que de certa forma tenho receio do que venha acontecer(já jurou pra minha mãe quando eu era criança que queria ver eu e minha irmã menor morta),quero mudar o meu nome,não quero proteção da policia por que não me darão,ou até podem dar,mais tenho certeza que não vai ser suficiente,já vi varias pessoas que precisavam do apoio da policia,que era jurado de morte e acabava morrendo,com ou sem proteção.
    O que eu quero mesmo é poder mudar o meu nome,ficar fora do Brasil por 1 ano,preciso de um tempo pra pensar em mim,na minha vida,preciso de um momento comigo mesma,pra refletir,pra esquecer um pouco os problemas.
    Se não for assim,eu me mato,pois não aguento mais..não aguento meesmo!
    Acho que a minha vida inteira foi só humilhação,dor,decepção!
    me ajudem por faavor!
    Mensagem inadequada
  11. edelvira cecilia
    27/01/2009 19:01

Oi boa tarde!!

Gostaria de saber se tenho chance de tirar o meu primeiro nome Edelvira e deixar só Cecilia, pois constantemente sou motivo de chacota quando falo qual é o meu nome.

no aguardo.
    Mensagem inadequada
  12. JOAO PASSOS BACELAR
    28/01/2009 00:13

Estimada Erika!

Se você foi adotada aos doze meses, pela atual esposa de seu pai, seguramente, no seu registro de nascimento ( após a adoção judicial), deve constar o nome de sua mãe adotiva, que ficou no lugar de sua mãe biológica, certo?

Agora, resta saber, se quando você fala em adoção, apenas usou o termo mais afetivo, e talvez não tenha sido judicialmente, correto?

Em assim sendo, como você já é maior de idade, teria que ser uma adoção civil, e no meu entender o cônjuge pode adotar o filho do outro.

Digo isso,porque me baseio no fato, de ter feito , no STJ, homologaçõa de sentença
    estrangeira de adoção, onde algumas brasileiras, mães solteiras, vão para o exterior, levam o filho ou filha,se casam com um estrangeiro, e ele tem interesse em adotar o filho/a dela. Aí a história é longa, e não vou entrar em detalhas,

Bom,mas o caso, é que os filhos adotados, são menores ainda.

Esse é meu parecer , mas veja outros.

Saudações

João Bacelar
    Mensagem inadequada
  13. Geraldo Lins Cedro
    28/01/2009 09:18 | editado

O seu nome não pode ser mudado, porque a lei não permite ( a lei diz: o prenome é imutável), poderia ocorrer a mudança se seu nome causasse transtorno, vexame e fosse um nome ridículo. Além disso com a idade que tem não pode requerer nada na Justiça que não seja acompanhada de seus pais.
    Espero ter ajudado.
    Mensagem inadequada
  14. kele cristina de oliveira terra_1
    28/01/2009 16:49

Gostaria de saber se posso mudar meu nome para kelly ou para outro nome ; A pronuncia dele me causa consatrangimento, as pessoas riem quando falam, dizem frases tipo:. que lê ou que escreve ?? Isso me deixa triste ; Se puder mudar qual o procedimento que devo tomar ???
    Mensagem inadequada
  15. kele cristina de oliveira terra_1
    28/01/2009 17:33

Em caso de alteração de grafia, é possível eu ir até o cartório de São Paulo para fazer isso, nasci em Montes Claros-MG ??? Se sim, posso ir direto ou preciso de um advogado ???
    Mensagem inadequada
  16. JOAO PASSOS BACELAR
    28/01/2009 23:05

Estimada Kele!

Primeiro, como está escrito, o seu nome deve ser lido, como Kele , ou seja, o mesmo que Kelly.
    Então ,como está escrito, nã há motivo de chacota, pois não está escrito Kelê.

Pelo que vejo aí, a grafia de KELE, tem a mesma pronúncia de KELLY.

Contudo, para tirar todas as dúvidas, você poderá fazer um pedido ao juis,através de advogado, é claro, para retificar seu nome, para KELLY.

Inclusive, tenho uma sobrinha que se chama: KELLY CRISTNA.

Se você tiver menos de 19 anos, será ainda mais fácil, porque nossa lei de registros públicos Lei 6015/73) , permite esta mudança, sem maiores explicações.

Espero que consiga

Saudações

João Bacelar
    Mensagem inadequada
  17. JOAO PASSOS BACELAR
    28/01/2009 23:07

Kele!

Escrevi muito rápido, e a palavra "juiz", que se escreve "z, saiu com "s".
    Desculpe o erro de digitação

Saudações

João Bacelar
    Mensagem inadequada
  18. Érika Cavalcanti
    29/01/2009 11:17

Prezado Sr. João, gostaria de agradecer-lhe humildemente pelo esclarecimento! O termo que utilizei realmente foi errôneo fui criada pela esposa do meu pai, em todos os meus documentos continuam o nome da mulher que me pariu. Se não fosse incômodo, o senhor poderia orientar-me o que devo fazer...procurar a defensoria pública, ou constituir um advogado,... Que Deus continue lhe iluminando para que o senhor possa ajudar mais pessoas leigas como eu! Muito obrigada! Érika
    Mensagem inadequada
  19. Lilian Cristina Praça
    29/01/2009 18:14

Boa Tarde, sou viuva a 8 anos e gostaria de estar voltando pra o meu nome de solteira, como devo proceder?
    recebo um beneficio por morte do INSS trocando meu nome vou perder esse beneficio.

grata
    Mensagem inadequada
  20. kele cristina de oliveira terra_1
    30/01/2009 11:58

Tenho 32 anos e nasci em Montes Claros -MG , nesse caso de ter sido registrada em outro estado, como devo proceder, posso entrar com pedido de retificação aqui em São Paulo mesmo??? Quanto tempo leva para uma causa desse tipo seja julgada??
    Mensagem inadequada
  21. benedita_1
    31/01/2009 19:05

Eu me chamo Benedita,porem nao suporto esse nome!pois ja fui motivo de chacota varias vezes por conta dele.Inclusive parei de estudar.Sou casada,mas nao oficialmente no cartorio pois morro de vergonha desse nome! Gostaria de saber se posso mudar ou pelo menos acrescentar outro nome?e como posso fazer isso?é muito caro?

por favor tenho urgencia...
    Fico profundamente agradecida se puder me ajudar.....
    Mensagem inadequada
  22. JOAO PASSOS BACELAR
    31/01/2009 22:48

Estimada Lilian!

Por possuir o "status" de viúva, isso não lhe permite a voltar o nome de solteira.
    Voltaria sim, se houvesse existido uma separação judicial, ou divórcio, onde há esta opção.

Saudações

João Bacelar
    Mensagem inadequada
  23. Carol_1
    31/01/2009 23:15 | editado

^^
    Mensagem inadequada
  24. Maria Maxtena
    01/02/2009 16:25

Gostaria de saber como proceder para requerer a mudança do meu segundo nome Maxtena, sendo que as pessoas não entendem, preciso sempre soletrar, escrevem na maioria das vezes erradamente e sempre me causou constrangimento, pelas perguntas: de onde é esse nome? quem te deu esse nome? esse nome existe?
    Nasci em MG e atualmente moro em Brasilia, DF. Sou casada e tenho 3 filhos.

espero a resposta. Obrigada
    Mensagem inadequada
  25. ana paula da silva_1
    01/02/2009 17:56

Meu nome é um nome muito comum; mesmo assim, qdo casei, optei por não alterá-lo. Entretanto, agora tive meu CPF fraudado e gostaria de incluir o sobrenome do meu marido, para tentar evitar novas fraudes. Isto é possível?
    Mensagem inadequada
  26. maria trajano da silva
    02/02/2009 14:24

Bom,quando meu pai foi mim resgistra,ele resgistrou sem o nome Simone ficando assim,mais todos continuaram chamando de simone.
    Quando eu vou para o trbalho ou faculdade ou em outros lugares que precisar dos meus documentos as pessoas pergunta seu nome é maria ou trajano sempre tenho vergonha mi sinto descriminada.
    Há minha pergunta é como faço para por o nome Simone no meus documentos?é complicado, demorar muito?
    Mensagem inadequada
  27. Emily Gianocaro Baldi
    02/02/2009 17:16

Boa tarde...

Estou no sétimo mês de gestação e com um sério problema... Meu marido quer ir registrar o bebê enquanto eu ainda estiver no hospital e quer registrar apenas com o sobrenome dele. Eu não estou de acordo com isso, quero que o meu filho tenha o meu sobrenome e o dele. Ele é funcionário do hospital onde vou ter o bebê e isso facilita muito na retirada da declaração de nascimento por ele. Se ele fizer esse registro, eu posso cancelar? Posso pedir a auteração incluindo o meu sobrenome também? Aguardo a resposta e agradeço desde já.
    Emily Gianocaro Baldi.
    Mensagem inadequada
  28. Elvis_1
    02/02/2009 21:41

Olá!

Me chamo Elvis. Quando criança não tinha problemas com meu nome. Porém, agora, me incomodo muito com as piadas que ouço todas as vezes que me apresento em qualquer ocasião. Fora isso, acho que o nome tira minha personalidade, já que pertenceu a uma pessoa estremamente notória. Seria o mesmo com os nomes: Elton John, Madonna ou John Lennon...
    Tenho 18 anos e pelo que li é possível modificar meu primeiro nome. Gostaria de saber se é um processo complicado, se é necessário advogado ou se posso proceder sozinho e quanto custa o serviço de um advogado nesse caso.
    Além disso, gostaria de saber sobre os documentos da faculdade e do trabalho, como ficarão? Mudarão também? É complicada a mudança? Na formatura, o diploma entregue será com o nome modificado?

Muito obrigado desde já!
    Aguardo respostas!
    Mensagem inadequada
  29. JOAO PASSOS BACELAR
    03/02/2009 00:48

Estimado Elvis!

BOm, acho que você até que pode "tirar onda" com seu nome, pois você bem sabe quem foi Elvis Presley. Isso é brincadeira.
    Mas falando sério, além de ser um nome famoso, não é feio.

Já mudei vários nomes, exdrúxulos, que nem me atrevo a pronunciá-los.

Porém, se você quiser mudar de nome, poderá fazê-lo através de advogado, junto a uma das Varas de Registros Públicos de sua cidade.
    Por você ser bem jovem, ainda tem chance, sem maiores complicações,e a lei de Registros Públicos permite a mudança de nomes, até um ano após a maioridade.

Também percebo, que você não pode pagar advogado, por isso procure a Defensoria Pública.

Vá em frente, mas fique sabendo, que o seu nome não causa nenhum constrangimento, e talvez quem sabe, alguns amigos, ou quem ouve você pronunciar o seu nome, talvez tenham "uma pontinha de inveja" do seu nome, sim?

Saudações de

João Bacelar
    Mensagem inadequada
  30. JOAO PASSOS BACELAR
    03/02/2009 00:55

Elvis!

Esqueci-me de comentar, com você, a respeito da mudança.
    Sim. Você terá que fazer a mudança do seu prenome,em todos seus documentos.
    È por isso, que nestas ocasiões, é bom ser jovem, seguramente solteiro, sem ter que fazer retificações em documentos de filhos, etc.

Se você tivesse mais de 19 anos, seria muito difícil, porque este seu argumento não procede juridicamente.

Seu advogado, ou Defensor Público irá informá-lo de tudo.

Saudações de

João Bacelar
    Mensagem inadequada
  31. JOAO PASSOS BACELAR
    03/02/2009 01:09

Estimada Maria!

Primeiro, começaria indagando sobre sua idade.
    Caso você tenha mais de 18 anos, e ainda não tenha atingido os 19, pode mudar de nome, pois nossa lei de Registros Públicos, o permite.

Caso contrário, será mais difícil, porque você terá que, através de advogado, provar porque deseja esta mudança, ou acréscimo.

BOm, não custa nada tentar, ainda mais, que pelo tempo e costumes, você é conhecida por Simone.

Procure um advogado, que ele irá orientá-la como proceder.

Boa sorte, e vá em frente.

Saudações de

João Bacelar
    Mensagem inadequada
  32. PEDRONILIA
    03/02/2009 18:42

Tenho 40 anos, eu sei muito bem o que é conviver com nome estranho; o meu já me causou transtornos, risos, deboches , constrangimento geral. Já deixei de fazer várias coisas por causa dele. Sempre sonhei em mudar; mas, só agora vejo condições para isso. Sou solteira e tenho um filho de 05 anos. O que você acha do meu caso?

PEDRONÍLIA.
    Mensagem inadequada
  33. Marcos_1
    04/02/2009 15:46

Benedita,

Sou estudante de Jornalismo e estou fazendo uma reportagem sobre pessoas com nomes estranhos, diferentes, curiosos. Gostaria de convidá-la para ser uma dessas pessoas. A gente faria uma rápida "entrevista" com você e lhe ajudaria no processo da mudança de nome. Que tal?

Aguardo resposta,

Abraço!

Marcos.
    Mensagem inadequada
  34. Shirley Oliveira
    04/02/2009 18:58

Tenho um prenome que me causa bastante constrangimentos, ja passei dos 40 anos e sou solteira. Meu primeiro nome é ridículo quando se junta ao segundo (esse que escrevi o qual sou conhecida), tenho outro problema é que não consta o sobrenome do meu pai o que diferenciaria muito meu nome, pois o que está aí é muito comum. Então: Gostaria de saber se é possivel retirar o primeiro nome e acrescentar o sobrenome o sobrenome do meu pai.

Muito obrigada.
    Mensagem inadequada
  35. JOAO PASSOS BACELAR
    05/02/2009 00:00

Estimada Shirley!

Não o vejo tanto assim, como você pensa, e seu nome é até artístico, certo?
    Você tem um nome bonito, e não há nenhum duplo sentido, nem má interpretação.

Em sua idade, acho que você não terá chance de mudança de nome, além de,como já disse anteriormente, não existe nada que convença o juiz, para uma mudança.

Agora, quanto ao acréscimo do sobrenome paterno, aí sim, é fácil.

Procure um advogado, caso possa pagar,ou busque a Defensoria Pública de sua cidade, se não puder arcar com despesas judicias.

Conscientisse-se, de portar um nome bonito.

Saudações de

João Bacelar
    Mensagem inadequada
  36. JOAO PASSOS BACELAR
    05/02/2009 00:08

Estimada Pedronília!

Apesar de você não ter mais idade de mudança de nome, porque nossa Lei de Registro Públicos , só o permite, até depois de um ano, após a pessoa ter atingido a maioridade, vejo seu caso com chance, pois seu futuro advogado, tem argumentos para comprovar sua insatisfação com seu nome.

Se você puder pagar, procure um advogado, ou a Defensoria Pública, se não condições financeiras .

Seu defensor, explicar-lhe-á tudo

Saudações

João Bacelar
    Mensagem inadequada
  37. JOAO PASSOS BACELAR
    05/02/2009 01:19

Estimada Emily!

O próprio Cartório, vai acrescentar seu sobrenome, pois você como mãe, tem direito de ter seu sobrenome na certidão de nascimentos de seus filhos.

Inclusive, na hora do registro da criança no cartório, ele deverá levar sua identidade, ou certidão de casamento.

Então, o próprio registrador, vai se ater a isso.

Ele não poderá impedir, que se coloque seu sobrenome, no assento de nascimento do seu filho, apesar de contas, você é a mãe, sim?

E se por acaso, o cartório registrar a criança , apenas com o sobrenome dele, você poderá entrar na Justiça ( Vara de Registros Públicos) e fazer um pedido de acréscimo de sobrenome materno.

Pode ficar tranquila.

Boa sorte, e que o bebê venha com saúde.

Saudações

João Bacelar
    Mensagem inadequada
  38. Guiomar
    05/02/2009 20:47

Olá, Como vejo encontrei um lugar que posso falar com traquilidade deste assunto, pois existem muitas pessoas com o mesmo.
    Bom, gostaria de saber desde o primeiro passo a tomar.Meu nome é Guiomar e isso me causa sim constragimento e ridicularização em publico, exemplo disso é na escola, local quando vou fazer entrevista de emprego e tal, mudam meu nome para Gilmara, Gilmar, Giomar, Gui de q?? e o pior qdo estou no telefone q falo q sou titular de algo perguntam mais de uma vez se sou mulher, isso é muito ruim, me sinto mal com isso. Então gostaria de saber o q posso fazer, qual vara procurar,qto tempo normamente demora, se existe esse serviço publico e tal. Meu nome é Guiomar Christina, gostaria de manter Christina e retirar Guiomar.

Obrigada!
    Mensagem inadequada
  39. kele cristina de oliveira terra_1
    06/02/2009 11:55

Tenho 32 anos e nasci em Montes Claros -MG , nesse caso de ter sido registrada em outro estado, como devo proceder, posso entrar com pedido de retificação aqui em São Paulo mesmo??? Quanto tempo leva para uma causa desse tipo seja julgada??
    Mensagem inadequada
  40. kele cristina de oliveira terra_1
    06/02/2009 11:57

Me desculpe a insistencia, mas gostaria de estar bem inteirada do assunto antes de resolver o que vou fazer, tenho 32 anos e nasci em Montes Claros -MG , nesse caso de ter sido registrada em outro estado, como devo proceder, posso entrar com pedido de retificação aqui em São Paulo mesmo??? Quanto tempo leva para uma causa desse tipo seja julgada??
    Mensagem inadequada
  41. Carme
    06/02/2009 16:09

Ola, meu bebê se chama João Claudio Rodrigues dos Santos e quero mudar este nome para outro nome. Mas se for possível cancelar o primeiro nome ja fico muito feliz. O motivo e por que onde eu trabalhava minha patroa tambem teve um bebe alguns meses antes do meu nascer e o nome do bebe dela e Jõao Pedro, então acho que ela não gostou muito acabou me dispensando do serviço, e com isso fiquei tão chateada que me sinto tão mal em ter o nome dele parecido com o do filho dela, preciso de uma solução.
    Mensagem inadequada
  42. nair_1
    07/02/2009 01:04

Olá a historia do meu nome é a seguinte,quando nasci o meu pai antes mesmo de me conhecer foi ao cartorio e me registrou como Nair mas minha mãe queria muito que meu nome fosse Joyce então cresci sendo chamada pelo dois nomes.Hoje estou com 32 anos e acabei adotando o nome Joyce no meu trabalho todos me conhecem como Joyce e não como Nair,então gostaria de saber se posso legalmente fazer a troca ou a inclusão do segundo nome ficando Joyce Nair que da uma entonação melhor que Nair joyce me entendem se posso fazer isso qual o procedimento,documentos nescessarios enfim que tenho que fazer...
    Gostaria de receber a resposta tambem por e-mail.
    Desde já agradeço
    Atenciosamente
    joyce Alcantara
    Mensagem inadequada
  43. Adilson
    08/02/2009 14:41

oi... meu nome é adilson... tenho apenas 16 anos, e gostaria muito de mudar meu nome. primeiro pq não suporto e tambem pq não era pra ser esse... foi um erro no cartório, era pra eu me chamar Alisson e não Adilson o que eu faço... ja pensei até em me matar por causa dessa questão... me respondam por favor... obrigado des de já!
    Mensagem inadequada
  44. Rita de Cássia
    08/02/2009 21:19

Não gostaria de trocar de nome mas apenas incluir MARIA como primeiro pre-nome. Como evo proceder? Sempre fui conhecida como Maria Rita, inclusive por pessoas da família...
    Mensagem inadequada
  45. Rita de Cássia
    08/02/2009 21:24

Não pretendo trocar de nome, apenas incluir MARIA como primeiro pre-nome. Como devo proceder? Sou conhecida por amigos e até mesmo por parentes por este nome desde sempre...
    Mensagem inadequada
  46. Franciele_1
    10/02/2009 11:57

Olá!
    Gostaria de acrescentar o sobrenome da minha mãe ao meu nome. Quais os procedimentos que devo fazer? Caso precisar de advogado, tenho como recorrer a Defensoria Pública?
    Grata.
    Mensagem inadequada
  47. Franciele_1
    10/02/2009 11:59 | editado

Ah, tenho mais de 19 anos, isso complicará muito?
    Grata.
    Mensagem inadequada
  48. Rafael Bezerra do Vale
    11/02/2009 21:37 | editado

Oi, queria saber se à possibilidade de eu mudar meu sobrenome, por motivos de piadas. E também o que eu devo fazer para realizar isso.

Também queria saber se ao tirar o sobrenome, eu posso colocar outro que eu quiser?

eu tenho 20 anos de idade.
    obrigado
    Mensagem inadequada
  49. jose barnabe da silva
    12/02/2009 01:09

ola meu nome e jose barnabe da siva e sofro muito constrangimento por causa desse nome na fila do hospital no trabalho na escola na fila de loja na hora de fazer o cadastro e gostaria de saber quais as chances que tenho de mudar meu nome
    nao quero nomes bonitos tipo willian mais gostaria de um melhor nao vou a medicos so quando estou muito mal nao gosto de trabalhar registrado nao gosto de ir a lugares que tenha que mostrar documentos porque quando vou sei que muitos irao ri de mim. abracos.
    Mensagem inadequada
  50. Ollizes / Advogado
    12/02/2009 08:43

José..

Se vc ler as respostas anteriores, vai ter resposta para seu caso, que é semelhante ao de varias pessoas que postaram mensagem nesta discussão.

Mas, resumindo vc vai ter que entrar com uma ação de retificação de registro civil, que pode ter sentença favoravel ou não.. em sendo favorável, vc poderá substituir o nome.

Boa sorte.
    Mensagem inadequada

A participação no Fórum é livre e grátis.
Para publicar suas perguntas e respostas, é necessário fazer um rápido cadastro.