1. Valdecy Santana
    17/06/2009 03:27

Bom dia, mim chamo valdecy Aragão, moro em Castro Alves/ BA tenho 18 anos, sexo Femenino. Tenho serios problemas com o meu nome, VALDECY desde os 5 anos de idade, por ele ser unissex, ja fui confudida por homem varias vezes, tanto no trabalho como na Escola/Faculdade. Não o suporto, ja tive e tenho muitos constrangimentos com ele, muitas pessoas ja mim insentivaram a trocar, até meus pais ja disseram que eu poderia trocar, por que eles não sabiam que esse nome, causaria tanto transtorno em minha vida. Meu nome é Valdecy mas todos mim chamam por Bella, apelido de Isabella, no qual eu pretendo adotar. Gostaria de opinioes de pessoas mais estudadas neste caso de troca de nomes! O que devo fazer para da o primeiro passo para a troca do nome?
    Mensagem inadequada
  2. Sidney Silva
    17/06/2009 09:39

Sara..

Sim, é possivel.

O código civil permite que a mulher adote o sobrenome do marido e o marido adote o da mulher. (§ 1º do artigo 1.565)

Para isso, voce vai ter que impetrar uma ação judicial. Essa alteração que voce deseja não pode ser feita em cartorio.

boa sorte.
    Mensagem inadequada
  3. Thieres
    18/06/2009 21:41

Boa noite. Meu nome é Thieres Magaive (sim aquele do seriado) Costa Pereira, eu estou me graduando em química. Consequentemente são feitas varias piadinhas associando o Magaive e a profissão e eu fico muito constragido. Gostaria se saber se existe a possibilidade de se nome, pois é uma situação muito constragedora para quem atua no meio científico.
    Mensagem inadequada
  4. cleoneide
    19/06/2009 09:56

muito obrigada dr.ollizes!!vou tentar!!Deus te abençoe
    Mensagem inadequada
  5. Sidney Silva
    19/06/2009 11:13

VALDECY e THIERES, como a situação e semelhante, a resposta serve para ambos..

Se voces lerem as respostas postadas nessa discussão, verão que quando o nome traz constrangimento a pessoa, é possivel a troca. apesar da vedação do artigo 56 da lei 1,065/73.