1. Valdecy Santana
    17/06/2009 03:27

Bom dia, mim chamo valdecy Aragão, moro em Castro Alves/ BA tenho 18 anos, sexo Femenino. Tenho serios problemas com o meu nome, VALDECY desde os 5 anos de idade, por ele ser unissex, ja fui confudida por homem varias vezes, tanto no trabalho como na Escola/Faculdade. Não o suporto, ja tive e tenho muitos constrangimentos com ele, muitas pessoas ja mim insentivaram a trocar, até meus pais ja disseram que eu poderia trocar, por que eles não sabiam que esse nome, causaria tanto transtorno em minha vida. Meu nome é Valdecy mas todos mim chamam por Bella, apelido de Isabella, no qual eu pretendo adotar. Gostaria de opinioes de pessoas mais estudadas neste caso de troca de nomes! O que devo fazer para da o primeiro passo para a troca do nome?
    Mensagem inadequada
  2. Sidney Silva
    17/06/2009 09:39

Sara..

Sim, é possivel.

O código civil permite que a mulher adote o sobrenome do marido e o marido adote o da mulher. (§ 1º do artigo 1.565)

Para isso, voce vai ter que impetrar uma ação judicial. Essa alteração que voce deseja não pode ser feita em cartorio.

boa sorte.
    Mensagem inadequada
  3. Thieres
    18/06/2009 21:41

Boa noite. Meu nome é Thieres Magaive (sim aquele do seriado) Costa Pereira, eu estou me graduando em química. Consequentemente são feitas varias piadinhas associando o Magaive e a profissão e eu fico muito constragido. Gostaria se saber se existe a possibilidade de se nome, pois é uma situação muito constragedora para quem atua no meio científico.
    Mensagem inadequada
  4. cleoneide
    19/06/2009 09:56

muito obrigada dr.ollizes!!vou tentar!!Deus te abençoe
    Mensagem inadequada
  5. Sidney Silva
    19/06/2009 11:13

VALDECY e THIERES, como a situação e semelhante, a resposta serve para ambos..

Se voces lerem as respostas postadas nessa discussão, verão que quando o nome traz constrangimento a pessoa, é possivel a troca. apesar da vedação do artigo 56 da lei 1,065/73.

O que tem a ser feito é contratar um advogado (se não puder pagar os honorarios de um, procure a defensoria publica da sua cidade/estado) e pedir que entre com uma ação de retificação de registro.

A petição tem que ser MUITO BEM FUNDAMENTADA, com provas das situações de constrangimento, testemunhas, etc..

Sendo provado a situação vexatoria e de constrangimento, existe a possibilidade de se conseguir a mudança do nome.

Boa sorte.
    Mensagem inadequada
  6. Flademir | Curitiba/PR
    19/06/2009 20:05

Obrigado pela orientação OLLIZES, procurarei um advogado, pois tenho 33 anos.
    Mensagem inadequada
  7. Valdenir Jose
    20/06/2009 13:29

gostaria de uma informação,meu nome e VALDENIR JOSE ITO,eu trabalho como compositor e uso o nome DANIL em homenagem a minha avó que me chamava de DANILO,não gosto do meu nome acho muito ridiculo!muitas pessoas quando pronunciam meu nome VALDENIR,falam fortalecendo a pronuncia final do R de um modo caipira,que me irrita muito,gostaria de saber se e possivel alterar meu nome?
    gostaria de alterar para DANIL CARZINO ITO, DANIL como citei,seria em
    homenagem a minha avó,CARZINO é o sobrenome de solteira de minha mãe,e o ITO é o sobrenome de meu pai que e japones,nunca tive problema com justiça!
    agradeço a atenção de tds.............
    Mensagem inadequada
  8. Juarez Ferreira da Silva Filho | Fortaleza/CE
    20/06/2009 16:34

Oi
    Meu nome é Juarez Ferreira da Silva Filho, Quase igual ao do meu pai tirando o final (filho) é claro ,minhas irmãs todas tem o sobrenome da minha mãe que é Rodrigues
    Só o meu que fico Ferreira acho isso errado, Quero saber se posso altera meu sobrenome Ferreira para Rodrigues igual o das minhsa irmãs e Juarez para um nome que não seja motivo de piadas ,nome feio e esquisito,sofri muito na escola e atá hoje me perguntam se minha mãe não tinha um nome melhor pra colocar é tudo muito Chato,no meu caso se o (filho) teria que sair também.

Por favor espero respostas
    Meu e-mail:jferreirafh@gmail.com
    abraço!
    Mensagem inadequada
  9. Sidney Silva
    21/06/2009 09:28

VALDENIR...

Entrar com um pedido de alteração do nome, até é possivel, mas a mudança que vc deseja, é um pouco dificil de obter.

A justiça tem concedido alterações de nome que trazem constrangimento ou situações vexatórias a pessoa. Mudar porque não gosta ou prefere outro, não tem sido concedido.

Mas sentimento de constrangimento, é proprio e natural da pessoa que tem o nome. Voce vai depender da capacidade e criatividade do profissional advogado que contratar.

Mas friso bem: é dificil, mas não impossivel. No seu caso, entendo que seria mais facil acrescentar o apelido pelo qual é conhecido, e isso esta previsto na lei de registro civil (art. 109 da lei 6.015)

JUAREZ

A resposta acima tambem serve para sua questão que é supressão de sobrenome e acrescimo de outro.

O motivo para supressão do sobrenome tem que ser uma razão bem justificada que possibilite fundamentar muito bem o pedido.

Mas creio, que na sua situação seria mais facil acrescentar o Rodrigues, sem retirar o Ferreira.

Nesse caso, o FILHO, seria suprimido, pois para ter Filho, Junior, Neto ao final do nome, tem que ser identico ao ascendente que tem o nome igual.

boa sorte a todos.

ollizes@adv.oabsp.org.br
    Mensagem inadequada
  10. Mary Jane
    21/06/2009 09:48

Gostaria de voltar a usar o nome de solteira sem ter que me divorciar. É possível? Ao fazer trabalhos acadêmicos, gostaria de usar o meu nome e não o de meu marido.
    Mensagem inadequada
  11. Sidney Silva
    21/06/2009 16:01

Mary Jane

Somente via judicial é possivel a subtração do sobrenome do marido.

A lei preve somente que é possivel a opção, tanto ao marido quanto a mulher de adotar o sobrenome do outro por ocasião do casamento. (artigo 1.565, § 1º do código civil)

Portanto, o cartório só vai poder fazer a alteração mediante mandado judicial (art. 109 da lei 6.015) e para obter o mandado, tem que entrar com ação de retificação (ou supressão) de nome.

Boa sorte.
    Mensagem inadequada
  12. Roseilto
    25/06/2009 15:47

Olá...
    Boa Tarde...
    Meu nome é Roseilto e quero saber como faço pra mudar meu nome, pois me deixa muito constrangido, visto que tem algumas pessoas que para sacanear me chamam de ROSE.
    O que devo fazer?
    No meu trabalho todas as pessoas me chamam de Ilton e tem algumas pessoas que me chamam de Italo.
    Me de uma explicação sobre como eu devo proceder.

Grato...
    Meu email e msn é itallo.teixeira@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  13. Angela
    25/06/2009 16:46 | editado

Boa tarde
    O nome que eu gostaria de mudar é o da minha filha ela tem sete anos e até agora não tinhamos nem um problema com o nome dela pois ela nem sabia que era este o seu nome
    É um nome que foi inventado pelo meu marido juntando o nome Agora que ela está na escola não admite ser chamada de e só de Ingrid como ela se conhece desde bebezinha por Ingrid
    Nossos vizinhos nem sabem que este é o seu nome.
    Tenho parecer das pedagogas da escola que isto esta sendo um problema para ela.
    Procurei um advogado que me disse ser possivel a troca para o nome que ela é conhecida e ser mais facil pois ela ainda não tem nenhum tipo de documentação só mesmo a certidão de nascimento .
    Por este nome estar trazendo constrangimento para ela,pois este é um nome que nem existe.Fora as piadinhas .
    Gostaria muito de saber a sua opinião sera que consigo esta troca de nome

Desde já agradeço.
    Mensagem inadequada
  14. Sidney Silva
    27/06/2009 23:27

ROSELITO.. e LINDCEY

Leia todo o tópico que tem respostas de situações semelhantes a que voces apresentam..

A lei permite a mudança em casos excepcionais..

vou postar uma resposta que consta nesta discussão a outras pessoas sobre o mesmo assunto:

Embora a lei e a jurisprudência, em sua maioria seja pela imutabilidade do nome, uma parte dos magistrados da corrente intitulada humanista, não tem interpretado o prenome como imutável tal qual previsto no artigo 56 da lei 6.015/73, e tem concedido mudanças quando a parte fundamenta bem o pedido.

Recentemente, pesquisando jurisprudências aqui em SP, deparei com varias situações em que o Tribunal autorizou a mudança do prenome, os julgados não vou postar aqui, para não causar constrangimento aos beneficiados com a mudança.

As teses empregadas foram diferentes, mas em suma as mudanças foram:

de RAIMUNDA para RAISSA, o Magistrado entendeu que as brincadeiras associadas ao nome Raimunda são por demais conhecidas e concedeu a autorização para mudança.

de CORNÉLIO para RENATO, o Magistrado entendeu que Embora tenhamos na historia pessoas que enobrecem o nome, (Papa Cornélio) uma pessoa simples, tem trauma por ter um nome que sempre é associado a situação de Corno.

de BRAULIO para outro nome que não constou na sentença, face a propaganda que deu esse nome ao pênis e as brincadeiras que teve que suportar.

(observação: essas jurisprudências encontram-se disponíveis na pagina do www.tj.sp.gov.br – se alguém desejar, mantenha contato no e-mail abaixo)

Portanto, a função do advogado é justamente esta.. Encontrar um meio para trazer a paz e a tranqüilidade ao cliente.. Certamente essas pessoas sentiam-se constrangidas com o tratamento recebido e as brincadeiras associadas ao nome, pois do contrario não contratariam um advogado para impetrar tal mudança.. e esses operadores do direito obtiveram sucesso no que foi requerido.

Boa sorte.

ollizes@adv.oabsp.org.br
    Mensagem inadequada
  15. Maria Iza | Belo Horizonte/MG
    28/06/2009 16:08

Minha Filha se chama Gabriela Maria, ela tem 10 meses de vida.Como a mais velha de 2 a chama-se Maria Luisa, todos chamam a caçulinha de Maria Gabriela. Gostaria de saber se é possível mudar o nome da Gabriela Maria para Maria Gabriela.
    Mensagem inadequada
  16. Valdenir Jose
    29/06/2009 13:32

SIDNEY SILVA
    então eu posso tentar a mudança de valdenir jose ito para danil jose ito?
    Mensagem inadequada
  17. Sidney Silva
    29/06/2009 15:38

Sim, VALDENIR.

Tentar vc pode.. mas vai depender da criatividade e capacidade do profissional que vc contratar para obter êxito nessa sua pretenção.

Repito: é possivel, mas não é facil.

boa sorte.

Ollizes.
    Mensagem inadequada
  18. Gleidsi Layvila
    30/06/2009 13:41 | editado

Olá, me chamo Gleidsi Layvila Souza e Silva Faverão. Norme enorme, certo? Mas ainda não é este o problema. Layvila não é sobrenome, portanto meu nome é Gleidsi Layvila mesmo!! A minha conta de telefone esta cadastrada no nome de "Gleidicy Laysla Souza e Silva FaverON"... GLEIDICY LAYSLA! Cadastros por telefone são um martírio pra mim, soletro várias vezes meu nome, e como podem ver, no caso da conta de telefone não resolveu muita coisa. No meu emprego, todas as notas referentes a mim vêm com o nome de "CLEIDY". Raramente alguém consegue escrever meu nome, e pronunciar exige um pouco de treino e explicação da minha parte. Quando vou a uma consulta médica, ou em qualquer outra situação que precisem anunciar meu nome, eu logo percebo que sou eu, antes da pessoa abrir a boca, porque é sempre assim: olham o nome, fazem uma pausa, entortam a cabeça e aí pausadamente tentam reproduzir o que parece estar escrito alí. Raramente acertam. Na faculdade também acontece isso com relação aos professores. E já ouvi coisa do tipo: "onde é que sua mãe estava com a cabeça pra colocar esse nome em você, tadinha...". Já fui chamada de "geicy", "guludicy", cada coisa estranha que sai... Sem contar a versão sarcástica: "greicy kelly". Isto me encomoda muito, e pensar que podia ter mudado meu nome quando fiz 18 anos, me deixa mais decepcionada ainda, porque desconhecia a lei e perdi a chance!

Diante destas declarações lhes pergunto, tenho chances de conseguir a mudança do meu nome? Poderei escolher um nome comum que me deixe feliz, é livre esta escolha no meu caso? (Farei 22 anos agora em setembro - caso haja relevância)
    Mensagem inadequada
  19. Sidney Silva
    30/06/2009 14:40

GLEIDSI

Se vc leu todas respostas e perguntas nessa discussão, vai ver que a mudança de nome é possivel, desde que traga constrangimento ou situações vexatórias ao possuidor do nome.

Voce pode ler que cito alguns nomes que foram autorizados a troca aqui em SP, que são: Raimunda, Cornélio, Braulio..

Recentemente recebi um e-mail de uma pessoa de nome RAIMUNDA.. que disse que o que a incomoda não é associar o nome á região glútea.. mas o precedente que é o "feia de cara"

De fato seu nome soa estranho.. podemos dizer que não é um nome comum..

O que pode ser feito agora é uma tentativa, já que a lei proibe a mudança do pré nome, mas provando o constrangimento e situações pelas quais vc passa, pode ser que o Juiz autorize a troca.

Quanto ao nome que deve optar, sugiro que seja um parecido com o que tem. Isso deixa mais facil a situação.

Ok? Resumindo, não é facil a autorização para troca de nome, mas também não é impossivel.

boa sorte.

ollizes@adv.oabsp.org.br
    Mensagem inadequada
  20. Mateus Moura De | Belo Horizonte/MG
    03/07/2009 11:21

Minha namorada tem o Sobrenome Quirina o certo seria Quirino que herdou da mãe, ela ja tem 22 anos, no casamento este nome pode ser alterado?
    Mensagem inadequada
  21. Sidney Silva
    03/07/2009 15:11

Mateus..

Se tiver que comprovar que foi erro de cartorio, isso pode ser feito no cartorio onde foi registrada. Mesmo que seja em outra cidade, por telefone e correio resolve-se isso.

No casamente, não tem como alterar.. a lei não permite.

boa sorte.
    Mensagem inadequada
  22. Lana
    03/07/2009 20:43 | editado

Olá.
    Vou contar minha história resumidamente para que vocês possam entender.
    meu nome é Lana Maria Wigand Antonio.
    Só que 'Antonio' não é o sobrenome do meu pai que eu deveria ter.
    O nome do meu pai é 'José Antonio Neto'. Quando registraram ele, fizeram errado, pois o nome do avô dele, era 'José Antonio Magalhães' portanto o nome do meu teria que ser 'José Antonio Magalhães Neto' e meu nome seria Lana Maria Wigand Magalhães pois o 'Antonio' não é um sobrenome.
    Há alguma possibilidade de eu conseguir mudar meu sobrenome?

obrigada
    Mensagem inadequada
  23. Sidney Silva
    04/07/2009 10:19

Lana

Sim, é possivel a correção deste erro.

Para isso, vc vai ter que entrar com ação de retificação de registro civil e fazer prova do que narrou com os documentos de seu pai e avô, e pedir a supressão do antonio, substituindo por Magalhães.

Caso tenha 18 anos e não tenha completado 19, pode tentar fazer essa alteraçãono cartorio onde foi registrada.

Boa sorte.
    Mensagem inadequada
  24. Lana
    04/07/2009 11:24

Mas eu vou precisar de um advogado ?
    e no caso os nomes do meu pai, minha mãe e irmã que também tem 'Antonio' como sobrenome mudariam ?
    Eu tenho 18 anos , mas minha irmã é mais nova.

obrigada pela ajuda.
    Mensagem inadequada
  25. Sidney Silva
    04/07/2009 12:17

Lana

Se vc tem18 anos, pode ir direto no cartorio onde foi lavrado seu registro de nascimento com os documentos que comprovam o que voce alega e solicitar a mudança. O artigo 57 da lei 6.015 de 1973, te ampara para pedir administrativamente a mudança. (voce pode verificar essa lei aqui mesmo na internet)

Caso o tabelião diga que não pode, ou venha impor qualquer obstáculo, procure o promotor da sua cidade e explique o problema.

Quanto aos seus familiares, se quiserem fazer a mesma alteração que vc, como não tem a sua idade, vão ter que constituir advogado e entrar com a ação que falei acima. No caso, a alteração é individual. Não tem como alterar aos outros com um só pedido.

Ok?

boa sorte.

ollizes@adv.oabsp.org.br
    Mensagem inadequada
  26. Gleice
    04/07/2009 15:15

Caro Sr. Sidney, boa tarde!

O meu caso é semelhante ao de Gleidsi, me chamo Gleiceane, passo pelas mesmas situações que ela, isso me constrange demais, pois na faculdade as pessoas me perguntam se o nome é tudo junto ou separado, no trabalho NUNCA me chamam por Gleice, a forma que me apresento ao telefone, mas SEMPRE Deise, Cleide, Neide, Glacê.. Já recebi até "zoações" que iriam me batizar novamente, isso me atinge profundamente... isso quando não me chamam de Greicy Kelly!!
    Já deixei de participar de cursos, palestras, eventos os quais eu teria que me apresentar formalmente... Quando iniciei a faculdade, nos primeiros dias eu suava frio na hora da "chamada"....

Eu gostaria de mudar o nome todo, mas se possível pelo menos tirar o ANE, que não há nada pior que isso!!!!

Fiz 19 anos no mês passado, gostaria de saber onde posso realizar essa modificação e quais os recursos devo utilizar.

Aguardo retorno.

meu e-mail é: glc.francos@gmail.com

De já agradeço!
    Mensagem inadequada
  27. Sidney Silva
    06/07/2009 08:41

Gleice.. mandei resposta para seu e-mail.

boa sorte.
    Mensagem inadequada
  28. Mary Jane
    06/07/2009 16:02

Sydney.
    Obrigada pelas informações. Qual é o procedimento? Procuro advogado particular? O Estado oferece este tipo de serviço? Vou diretamente ao Fórum?
    Abraço.
    Mensagem inadequada
  29. Ebenézer Barbosa
    07/07/2009 04:40

Olá amigos e amigas,
    bom... gostaria de falar primeiramente que venho aqui em busca de ajuda profissional, não duvidando do trabalho de ninguem mais apenas querendo que me passem informações firmes de como poderei trocar meu nome.
    me chamo ( Ebenézer Barbosa da Silva Júnior ) meu primeiro nome vem de alguns decendentes meus que são de origem hebraica e tambem esse nome vem de relações biblicas. antes de tudo sou brasileiro, nascido em 6 de setembro de 1990 no hospital da policia militar de recife. gostaria muito de trocar meu nome, já que levo o nome inteiro do meu pai, meu nome seria trocado para ( Júlio Alcantara Barbosa da Silva ) que seria meu nome hoje em dia se não fosse por interferência de terceiros.

aguardo as informações, e agradeço imensamente desde já.
    Mensagem inadequada
  30. Sidney Silva
    07/07/2009 10:02

MARY JANE.

Sim, vai ser necessario um advogado.

Caso vc não possa pagar pelos serviços de um, vá á sede da OAB ai em Jundiai, que vão designar um advogado da defensoria publica para seu caso.

Não tem como fazer isso diretamente no FORUM.

Boa sorte.

EBENEZER..

Embora vc não tenha explicado se teu nome de Ebenezer foi por erro, a mudança da forma como quer fazer, vai exigir MOTIVO PONDERÁVEL (citado na propria lei de registros publicos) para mudança.

Como vai fazer 19 anos em setembro, vc tem que dar entrada URGENTE, em pedido administrativo no Cartorio onde foi feito seu registro.

O seu pedido vai ser encaminhado ao promotor que dara parecer. Se favoravel, pode ser feita a mudança, se desfavorável, não .

Portanto, não é facil.. mas tambem não é impossivel. Vai depender da sua criatividade em expor o problema e os constrangimentos e sentimentos em relação ao nome.

ok?

boa sorte.

ollizes@adv.oabsp.org.br
    Mensagem inadequada
  31. Miguel | Santos/SP
    07/07/2009 11:57

Olá!
    Meu nome é Miguel, seguido do sobrenome de minha mãe e do de meu pai. Porém, por volta dos 5 anos de idade eu mesmo resolvi mudar meu nome para Pedro (meus pais contam que o motivo foi um desenho que eu assistia quando criança), desde então meus pais, tios, primos e colegas de escola assim me chamam. Vou completar 18 anos em breve e pelo que pesquisei pode-se alterar o prenome entre os 18 e 19 anos. Porém, se não for possível, gostaria de ao menos adicionar o nome Pedro após o nome Miguel, como fez o presidente Lula. Gostaria de saber se isto será possivel. Obrigado.
    Mensagem inadequada
  32. Geraldo Lins Cedro
    07/07/2009 21:59

Prezado Miguel:
    Como você bem comenta, o nome Pedro poderá ser acrescido, haja vista que as pessoas lhe conhecem pelo nome de Pedro. Quanto a retirada do sobrenome Miguel não ser possível.
    Boa sorte.
    Mensagem inadequada
  33. Alex
    09/07/2009 11:09

Olá!
    Enfim... meu nome é Alex seguido pelo sobrenome do meu pai (Alex E.), eu axo meu sobrenome ridiculo e tal, porque sempre lembra algo relacionado com igreja, mais o caso é que eu gostaria de saber se eu poderia acrescentar um outro nome e o sobrenome da minha mae antes do meu pai, pq eu acho meu nome muito pequeno Alex E. dai eu gostaria que ficasse desse jeito vou dar um exemplo: Alex Junior da Silva E.
    Bom, é isso, completei 18 anos esse ano e gostaria de saber se eu tenho chances de conseguir fazer isso hn*
    Mensagem inadequada
  34. Sidney Silva
    09/07/2009 12:02

Alex..

Se vc completou 18 anos, pode nesse primeiro ano da maioridade civl requerer a mudança de seu nome.

Como o que pretende é a inclusão do sobrenome (antes chamado de patronímico ou apelido de familia) materno, é possivel que seja atendido.

A regra que prevalece é a da imutabilidade do nome. (artigo 59 da lei 6.015) mas sendo preservado o sobrenome, é possivel a modificação com funadmento no artigo 57 da mesma lei.

O que deve fazer é um requerimento e dar entrada no cartorio onde foi lavrado seu registro de nascimento, solicitando as alterações.

Seu pedido vai ser analisado pelo Promotor de justiça, e se der parecer favoravel, a mudança é feita, após publicação no jornal de grande circulação de sua cidade.

Boa Sorte.

ollizes@adv.oabsp.org.br
    Mensagem inadequada
  35. Alex
    09/07/2009 14:11

Sidney Silva

Muito obrigado pela sua resposta, me ajudo e muito, vou ir atraz das coisas pra ver se consigo.
    Agora vendo se eu intendi, isso, vale tanto para o sobrenome materno quanto a inclusão do "Junior" q eu disse como exemplo ali em cima?
    Mensagem inadequada
  36. Sidney Silva
    09/07/2009 14:39

Sim..

È a unica oportunidade que a legislação brasileira abre para a troca de nome em cartório via administrativa, sem precisar ir á justiça.

veja a lei 6.015:

Art. 56. O interessado, no primeiro ano após ter atingido a maioridade civil, poderá, pessoalmente ou por procurador bastante, alterar o nome, desde que não prejudique os apelidos de família, averbando-se a alteração que será publicada pela imprensa

ok?

boa sorte.
    Mensagem inadequada
  37. Plácido
    13/07/2009 04:06

oi!!

Queria saber se eu posso muda meu nome ele é Plácido Barbosa de Araújo...gostaria de muda pra outro nome ou bota um segundo nome Plácido Alex etc.

Gostaria msm de bota um segundo nome pq esse nome meu herdei do meu avô!!

Obrigado!!!!
    Mensagem inadequada
  38. Geraldo Lins Cedro
    13/07/2009 19:10

Prezado Plácido:
    Existe uma série de resposta nesse sentido, deve ler as resposta postadas acima. Porém adianto, caso seja conhecido como Alex, é possível acrescer ao prenome o nome Alex.
    Abraços.
    Mensagem inadequada
  39. Mumu
    13/07/2009 21:03

Queria expor um problema que acontece com uma conhecida minha, a qual está passando por um problemaço!!!
    Ela foi registrada pelo marido da mãe com um nome e pelo seu pai biológico com outro nome e com outra mãe.
    Resumindo ela tem dois pais, duas mães e dois nomes diferentes.
    Ambos os "pais" eram militares e ela faz jus as duas pensões porém como sabe que não é filha do que a registrou primeiro não deu entrada na pensão. O biológico (pai) veio a falecer e ela precisando do dinheiro tirou os documentos de seu segundo nome e deu entrada na pensão. Porém nunca usou esse segundo nome com outros fins que não seja o do recebimento da pensão. Mas toda a sua vida gira em torno do seu primeiro nome o segundo é usado unica e exclusivamente para o recebimento da pensão
    Uma briga de família gerou um stress e agora ela é ameaçada por sua irmã pelo fato de ter tirado os documentos do seu segundo nome.
    Ela quer URGENTEMENTE regularizar a sua situação pois tem muito medo de ser presa...
    Alguém pode nos dar um "norte" em relação a essa situação?

Desde já grato!!!
    Mensagem inadequada
  40. Mumu
    15/07/2009 18:16

Upando!!!

Ajudem aí gente!!!
    Mensagem inadequada
  41. Sidney Silva
    16/07/2009 10:10

MUMU..

A situação que vc expõe é um caso muito complexo..

Somente um advogado verificando os documentos vai poder informar qual o melhor caminho para que ela regularize a situação e continue titular do direito a pensão que recebe..

De fato houve um crime (os criminalistas até poderiam classificar de falsidade ideológica) na emissão do segundo documento.. Mas não foi ela quem fez o registro de nascimento.

Mas o fato de retirar documentos em torno de outro nome, para fins de recebimento de pensão é uma situação irregular..

Portanto, quem melhor poderia aconselhar sobre qual procedimento seria procurar pessoalmente um advogado .

boa sorte.

ollizes@adv.oabsp.org.br
    Mensagem inadequada
  42. Willibaldo
    19/07/2009 14:58

Meu primeiro nome é Willibaldo. Sou solteiro e tenho 34 anos.
    Gostaria de saber se tenho chance de mudar de nome, pois até hoje ainda passo constrangimento, principalmente em grupos.
    Mensagem inadequada
  43. Sidney Silva
    20/07/2009 10:27

WILLIBALDO..

Veja as respostas anteriores que emboram não trata de nome semelhante ao seu, mas poderiam melhor fundamentar suas perguntas..(para não deixar muito repetitivas as respostas dessa discussão)

Mas resumindo, pedir a mudança, é possivel.. existe um tipo de ação para retificação de nome.. mas não é fácil..

boa sorte.
    Mensagem inadequada
  44. Gilvano
    30/07/2009 17:28

Ola
    queria saber se posso alterar a letra do meu nome , fico constrangido com ele meus amigos zombam de mim falam que é estranho
    meu nome é (Gilvano) , queria mudar as letras (L) pela letra(O) e a a ultima letra (O) pela letra (I) pois assim ficaria (Giovani )
    tenho 18 anos
    é possivel , se for é muito dificil e é caro ?

abrigado
    agradeço desde ja !
    Mensagem inadequada
  45. Ollizes S R
    30/07/2009 20:54

GILVANO..

Tentar mudar é possivel.. como vc ja deve ter lido nas respostas anteriores, o tipo de ação para isso é a de retificação de registro civil.

Agora a chance de sucesso vai depender da capacidade e criatividade do profissional advogado que contratar.. pois vai exigir um esforço provar que este nome te traz constrangimento.

Por isso digo.. é dificil, mas não impossivel. Procure um advogado de sua confiança.

boa sorte.
    Mensagem inadequada
  46. Thalyson
    30/07/2009 21:38 | editado

(Urgente)

Olá! Meu nome é:
    ***Thalyson Wandriely Caixeta***
    lê-se: talisson uandrieli caixeta

O problema é que ngm entende meu nome qdo falo; e nem escrevem corretamente. Tenho vários certificados com meu nome, cada um de uma forma. Já cansei de pedir para corrigir!

*Thalyson Wandriely: Nome duplo
    *Caixeta: Sobrenome de Família

Gosto mto do meu sobrenome, só dele!
    Dizem que meu nome deveria ser com '2 s' pois 's' sozinho no nome soa 'Z'.

Além disso, onde trabalho ao atender o telefone entendem tudo, menos Thalyson!!
    Thales, Alisson, Dalisson, Anderson. ANDERSON é o campeão de record por incrível q pareça e vai por aí ... Então deixo que me chamem do que quiserem.

Minha pretensão é alterar para:
    ***THALES VICTOR caixeta***

Thalyson com Thales são bem parecidos na pronúncia. A diferença é que terei um nome bem mais fácil para falar e escrever.

Wandriely (uandrieli) eu queria tirar, nem precisa falar pq ...é horrível, mtos pensam q é sobrenome e outros Lêem Wanderley (vanderlei)

VICTOR seria pq acho q combina com THALES (THALES VICTOR) e seria uma forma de substituir o meu horrível nome do meio.

O problema é que tenho trabalhos publicados até em eventos internacionais, se for para perder tudo e me tornar OUTRA pessoa perante o estado, creio q não compensa. Mas mudar de nome para mim seria UMA REALIZAÇÃO, UM SONHO TER UM NOME SIMPLES E NORMAL.

obgº

T. Caixeta
    Mensagem inadequada
  47. Gilvano
    31/07/2009 12:05

Muito obrigado pela informação !
    vou atras disso
    um profissional competente e com boa capacidade e criatividade

^^
    Mensagem inadequada
  48. Junior 2009/:)
    12/08/2009 16:52

Boa tarde.

Me chamo Junior Lima de Oliveira, tenho 19 anos e 4 meses.
    Gostaria de acrescentar o sobrenome Gonçalves ao meu nome.

Esse sobrenome pertence ao meu pai (Pedro Gonçalves Oliveira) e a minha avó paterna.

Eu sei que já tenho um sobrenome do meu pai, mas eu gostaria de ter o Gonçalves também, porque é um nome que grande parte da minha família tem; (Primos e tias), mas só eu não tenho. E é um nome que pertencia a minha falecida avó.

Como faço ? Isso é possível ?
    Existe lei que me ampara?
    Mensagem inadequada
  49. Ollizes S R
    12/08/2009 21:03

Junior.

Sim é possivel.

Para isso, vc vai ter que constituir advogado para impetrar uma ação de retificação de registro civil, solicitando o acréscimo do sobrenome Gonçalves.

Amparo: lei 6.015 de 1973, artigo 109 e seguintes.

boa sorte.

ollizes@adv.oabsp.org.br
    Mensagem inadequada
  50. Ollizes S R
    12/08/2009 21:06

Thalyson

Voce poderia ser mais especifico? o que voce quer saber?

Desculpe a minha limitada capacidade de entendimento, mas não consegui entender o que vc deseja ante a exposição feita..

boa sorte.
    Mensagem inadequada

A participação no Fórum é livre e grátis.
Para publicar suas perguntas e respostas, é necessário fazer um rápido cadastro.