troca de nome impróprio - como mudar meu nome?
455 comentários - Página 9 de 10
-
Junior 2009/:)
13/08/2009 07:54Bom dia!
Obrigado pela sua resposta "Ollizes S R"
Realmente era isso que eu tinha em mente, só não sabia que lei me amparava.
Estou só com mais uma dúvida.
Contactei um advogado conhecido da família, e ele me disse, que eu deveria elaborar uma justificativa para o acréscimo do sobrenome.
Tenha apenas esses argumentos:
- Grande parte da minha família tem esse sobrenome, exceto eu.
- Esse nome já foi incorporado a minha personalidade, porque sou muito conhecido por esse sobrenome, mesmo não o tendo.
- E eu queria fazer uma homenagem pra minha falecida avó.
Esses argumentos já bastam?
Alguém acha que devo acrescentar ou retirar algo ? -
Geraldo Lins Cedro
13/08/2009 16:06Prezado Júnior:
Como já existe gente da família com o sobrenome Gonçalves já é um caminho para adquirir êxito, caso algum irmão tenha o sobrenome supra citado, deve tirar a xerox e juntar no pedido.
Espero ter ajudado e peço desculpa ao colega Ollizes pela interferência. -
Lúcia Carla
13/08/2009 18:09Olá, sou casada há 6 anos, o que ocorre é que sempre sonhei assinar o nome de meu marido porém quando fui me casar no cartório me informaram que não poderia retirar o sobrenome de minha mãe mas, somente adicionar o nome de meu esposo, na hora questionamos que eu ficaria com um nome extenso e a resposta foi que não haveria jeito, ou adicionar no meu nome de solteira o nome dele ou simplesmente ficar com o nome de solteira somente, na pressa de resolver o casório acabei optando pelo nome de solteira, mas como o nome de casada sempre foi um sonho pra mim, acabei me arrependendo, e hoje preferiria estar "escrevendo um livro" na hora de assinar, minha dúvida é: tenho como mudar isso? -
Junior 2009/:)
13/08/2009 18:45Geraldo Lins Cedro
Muito obrigado pela sua ajuda, sou muito grato.
Agradeço ao Ollizes também.
Vlw pessoal, boa sorte a todos!! -
Marcus Vinicius Reis
14/08/2009 02:59Olá. Meu nome é Marcus Vinicius dos Reis (como na certidão de nascimento), gostaria de saber se posso substituir o "dos Reis" sobrenome do meu pai, por "Mocelin" que é o sobrenome da minha mãe.
Ainda se possível, gostaria de saber se poderia mudar o prenome de Marcus Vinicius para Alexandre, Marcelo ou Maurício.
Eu não gosto do meu nome, e acho que isso basta, afinal, quem terá que viver os próximos 100 anos com esse nome sou eu.
Observação: eu tenho 17 anos, 18 anos em 2010.
Desde já agradeço. -
Alesandro Damiao
15/08/2009 19:47Olá, Bom tenho como sobrenome, Damião, onde odeio esse nome, sofro desde pequeno, no colégio, com amigos e professores. e escondo das chamadas, tento distrair as pessoas proximas de mim, pra que no ouçam me chamando de Damiao Hoje tenho 25 anos e faço faculdade a distancia e varios outros cursos pelo fato de nao ter chamadas, nao consigo fazer mais cursos presenciais, devido a vergonha que tenho, realmente é um trauma na minha vida. Tem como retirar esse nome ou ao menos acrescentar o nome da minha mae que nao possu antes do Damiao. Esse nome é do meu pai qu hoje é separado da minha mae. Tem como acrescentar nome da minha mae. Como devo proceder e caso positivo quanto tempo aguardarei pra que possa ser mudado. -
Geraldo Lins Cedro
15/08/2009 22:11Prezada LuciaCarla:
O seu intento é possível desde que constitua um advogado para acrescer o sobrenome de seu marido, conform estabelece o art.. 1.565, §1º, edita: 'Qualquer dos nubentes querendo, poderá acrescer ao seu o sobrenome do outro'.
Com relação a retirada do sobrenome de família a lei veta essa possiblidade, portanto o cartório estava correto.
Marcos:
Para a troca do prenome não vejo nenhuma possibilidade, uma vez que a Lei diz: "que o prenome é imutável", logo ser impossível. Outra, com relação a retirada do sobrenome de seu pai também ser remota, mas pode acrescer o sobrenome MOCELIN, vez que não na certidão de nascimento não consta o sobrenome de sua mãe.
Alesandro:
Caso a sua certidão não contenha o sobrenome de sua mãe, deve constituir um advogado para fazer o pedido de suprimento em juízo, para tal deve juntar os documentos de sua genitora para comprovar que o seu nome não contém o sobrenome dela.
Boa sorte a todos. -
Marcus Vinicius Reis
16/08/2009 04:15Mas eu não poderia nem mudar o "Marcus Vinicius" logo que completar 18 anos? -
Lúcia Carla
17/08/2009 08:16Olá Dr Geraldo, bom dia, obrigado por responder-me.
A questão que digo em retirar o sobrenome, no meu caso nunca soliciteia retirada se "todos" e sim como era feito antigamente onde o nome da família da mãe era suprimido. Ou seja: Me chamo "Lúcia Carla da Silva Barbosa" conforme a lei anterior meu nome de casada ficaria "Lúcia Carla Barbosa Gomes" a opção que o cartório me deu foi somente "Lúcia Carla da Silva Barbosa Gomes" ou nome de solteira, no caso é isso mesmmo? eu só posso acrescentar o Gomes sem tirar o Silva?
e fazendo assim como eu teria que proceder em ralação ao registro dos meus filhos? Tenho uma filha de 5 e dois meninos menores q ela, a certidão teria que ser alterada né? E como se deveria proceder nesse caso? Somente advogado particular poderia fazer isso ou defensoria pública me auxilia?
Desde já Obrigado e desculpe a longa mensagem. -
Lúcia Carla
17/08/2009 08:27Desculpe...
pergunto isso também porque conheço pessoas que se casaram depois de mim e puderam suprimir o nome de família da mãe. E casaram no mesmo cartório. -
Geraldo Lins Cedro
19/08/2009 15:20 | editadoPrezada Luica:
Caso o cartório tenha suprimido o sobrenome de família, agiu errado, pois nem mesmo a Lei anterior previa tal procedimemto, como o próprio cartório disse: o seu devé ficar como Lúcia Carala da Silva Barbosa Gomes, jamais suprimir algum. sobrenome existente. Com a alteração de seu sobrenome em sua Certdião de Casamento deverá fazer a devida retificação em Juízo nos registros de nascimento de seus filhos. oK.
Prezado Marcus:
Você poderá até tentar, mas não vejo êxito no seu intento, vez que seu nome não causa constrangimento e nenhuma vergonha, porém acrecentar o sobrenome de sua mãe na certeza lograr êxito.
Boa sorte a todos. -
Lúcia Carla
20/08/2009 08:36Oi, Muito Obrigado Dr Geraldo, posso fazer isso com defensoria pública ou somente advogado particular?
Só não entendi a questão q o Sr disse q a lei antiga também não permitia...
minha mãe se chamava Juritânia Carneiro da Silva e após o casamento passou a se chamar Juritânia da Silva Barbosa, como também muitas outras pessoas que conheço, mas td bem, só quero mesmo saber se posso fazer pelo público.
Obrigado desde já. -
Valdinete
21/08/2009 23:35Olá. Meu nome é Valdinete e gostaria de saber da possibilidade de mudá-lo para Anete. Ninguem me chama de Valdinete e sim, Nete. Sou uma profissional da area de decoração e acho q meu nome não é comercial, não soa bem e não é adequado profissionalmente. Sou casada e tenho filhos. Obrigada. -
Prona
25/08/2009 08:55Ola, me chamo Prona, tenho 19 anos e como vocês podem imaginar ja sofri muito por isso, meu nome é sempre motivo de piada por causa do partido PRONA e eu ja não aguento mais. Gostaria de saber se posso mudar e em média quanto tempo leva???? Obrigada. -
Ollizes S R
25/08/2009 09:20Valdinete.
Se voce leu o que esta escrito nas discussões anteriores, pode ver que é até possivel tentar mudar seu nome.. mas com a alegação que não é comercial, opino que é muito dificil convencer o judiciario para obter autorização para mudança.
Pode ser tentado alegando que voce se sente constrangida e adotou apenas parte do nome pelo qual é conhecida, provando isso através de testemunhas ou anuncios que tenha feito com adoção de Nete. Acredito que tem chance.
Prona.
Seu nome de fato traz constrangimento.. nome de pessoa associado a partido politico.
Entendo ser possivel mudar sim.. (se voce ler acima, faço comentarios acerca de mudanças de nome de Cornélio, Braulio, Raimunda, todos foram autorizado a mudança no estado de SP)
Procure um advogado de sua confiança para impetrar a ação de retificação de registro de nascimento.
Quanto ao tempo, depende de onde voce mora, do numero de processos em tramitação, do Juiz, do Promotor que obrigatoriamente tem que dar parecer..etc..
boa sorte a todos.
ollizes@adv.oabsp.org.br -
MARCOS C. BRITO
28/08/2009 17:59Olá sr. João passos
saudações
meu nome é marcos cardoso de brito, meu sobrenome é todo do meu pai. Gostaria de saber se existe a possibilidade de acrescentar o sobrenome da minha mãe. Se essa possibilidade existe qual é a opção mais aceitável juridicamente: excluir um dos sobrenomes e acrescentar o sobre nome da minha mãe ou simplesmente acrescentá-lo sem excluir os já existentes?
Agradeço pelo empenho.
Obrigado!! -
MARCOS C. BRITO
28/08/2009 18:03Olá sr. Geraldo lins
saudações
meu nome é marcos cardoso de brito, meu sobrenome é todo do meu pai. Gostaria de saber se existe a possibilidade de acrescentar o sobrenome da minha mãe. Se essa possibilidade existe qual é a opção mais aceitável juridicamente: excluir um dos sobrenomes e acrescentar o sobre nome da minha mãe ou simplesmente acrescentá-lo sem excluir os já existentes?
Agradeço pelo empenho.
Obrigado!! -
Balbo
28/08/2009 22:25Tenho dois filhos, um deles, o mais novo se chama João Victor Marques, e o outro mais velho se chama Daniel... Gostaria de acrescentar Marques ao nome de Daniel... Lembrando que Marques é um nome que não tem na minha família, Posso conseguir isso? Caso não consiga pra Daniel, poderia acrescentar ao meu nome primeiro pra depois acrescentar ao dele? -
Princesa
29/08/2009 03:00Oie tenho um sobre nome que nunca gostei, e meus Bisavós sao Italianos e quero saber se eu posso mudar meu sobre nome com igual dos meus Bisavós, quero saber se isso é possivel.
Agradeço a atenção! -
Ollizes S R
29/08/2009 09:51BALBO.
Acrescentar, a lei até permite (veja artigo 109 da lei 6.015), mas a regra geral é a da imutabilidade do nome.
Teria que ter um motivo plausível para que o Judiciário permitisse esse acréscimo. Acrescentar por acrescentar, é um pouco difícil.
Mas procure um advogado que ele te orientara sobre as possibilidades de sucesso nessa causa, mas te adianto: pedir a mudança é possível, mas pelo alegado, acho remota a chance de conseguir.
PRINCESA.
Você poderia acrescentar o sobrenome dos seus bisavós ao seu. É um direito previsto em lei, e teria apenas que impetrar ação de retificação de registro civil, provando que são seus bisavos e que tem esse sobrenome que pretende acrescentar ao seu.
Quanto a subtração do que você não gosta, é muito difícil conseguir. Teria que ter um motivo que venha justificar. Poderia ser constrangimento ou outro motivo que justifique que carregar esse sobrenome te traz problemas, de ordem psicológica, emocional, etc..
Boa sorte a todos. -
MARCIRODRIGO
29/08/2009 17:22MARCIANO
Queria ver se tem como mudar meu nome
me traz muito constrangimento fora que sou
suado o tempo todo, me chama de et homem
do espaço etc.
tenho 32 anos sou casado tenho filho e tenho restrições no nome -
Geraldo Lins Cedro
29/08/2009 22:30Prezado Marciano:
A sua pergunta encaixa em todas as respostas acima, é somente fazer uma leitura acima, para não se tornar tão repetitivo, mas adianto que poderá até conseguir a mudança, porém acho muito difícil, vez que o prenome é imutável a não ser que haja constrangimento e vexame poderá haver mudança, como os colegas já mencionaram acima, enclusive minha pessoa.
abraços. -
MARCOS C. BRITO
30/08/2009 02:58Olá!!
saudações
Agradeço pelo empenho.
Obrigado!! -
Geraldo Lins Cedro
31/08/2009 15:50Prezado Marcos:
Como você alega que o sobrenome de sua mãe não contém no registro, é lógico que poderá acrescentá-lo, basta juntar cópias dos documentos e requerer em juízo o suprimento, sem precisar retirar nenhum sobrenome. Para tal é necessário constituir advogado.
Bos sorte. -
Princesa
31/08/2009 22:45Quais os procedimentos para acrescentar sobrenome de meus Bisavós no meu nome? Em que lugar devo procurar 1º?
Obrigada atenção! -
Ollizes S R
01/09/2009 08:22Princesa.
Primeiramente é contactar com um advogado.. ele especificará quais os documentos necessarios para impetrar esse tipo de ação.. e cada advogado tem sua propria forma de trabalhar.
Mas para te adiantar, quando impetro esse tipo de ação, peço os seguintes documentos:
1- Documentos que comprovem o vinculo famliar (certidão de casamento dos pais, dos avós e bisavós no seu caso)
2- Certidão negativa SPC e SERASA
3- Atestado de antecedentes, estadual e federal.
4- Certidão negativa da justiça federal, estadual que não tem processo de execução ou outro em andamento
Mas como te disse, cada advogado tem sua forma de trabalhar.
boa sorte. -
Balbo
03/09/2009 12:22Olá!!! Tenho mais uma pergunta: Eu quero acrescentar o nome "Marques" no meu nome, seria posível, ja que tenho 30 anos de idade! -
Geraldo Lins Cedro
03/09/2009 20:57Prezado Balbo:
O sobrenome Marques vem de quem? do pai ou da mãe? Caso seja sobrenome de um de seus pais poderá requerer em Juízo o suprimento.
Espero ter ajudado. -
rangelves
12/09/2009 10:59olá!! é com muita satisfação que participo do forum estou aqui para expor minha situação meu nome é RANGELVES isso ja me trouxe muito constrangimento pois, muitas pessoas não conseguem falar e acabam falando coisas que não tem nada haver com ele queria saber o que posso fazer para trocar ou fazer alguma correção? desde já agradeço a atenção. -
Reuber
14/09/2009 22:55Olá, Meu nome é Reuber gostaria de ter informação a respeito do seguinte caso:
Tenho um filho de 06 meses no qual tinhamos escolhido o nome de Joan Vicenty(homenageando os avós paterno(João) e materno(Vicente).
porém quando fui registrar a escrituaria do cartório digitou JOÃO VICENTE.
Esse erro está nos causando grande transtornos principalmente com a mãe pois a mesma não se conforma. a mesma faz acompanhento com psicologa mas não está tendo sucesso.
Gostaria de saber se eu consigo essa alteração no nome.
Grato pela atenção, -
Lahh
17/09/2009 20:43ola.. tenho 19 anos e gostaria de saber se é possivel tirar as 3 primeiras letras do meu nome Gislainy para ficar apenas Lainy.. se for possivel quais os procedimentos que devo seguir? ir ao cartorio ou seria preciso procurar um advogado? -
Ollizes S R
18/09/2009 10:27RANGELVES.
Poder-se-ia afirmar que seu nome é raro, e de difícil pronuncia. A Justiça tem entendido que nome que traz constrangimento, com fundamento no principio constitucional da dignidade humana pode ser trocado, apesar da lei 6.015/73 vedar taxativamente a troca do prenome.
No entanto, como constrangimento é uma coisa pessoal e não tem como medir a não ser pela pessoa que a sente, entendo que você pode tentar uma mudança
No caso, teria que ser por ação de retificação de registro civil, via advogado.
REUBER
No caso entendo que é possível a correção, uma vez que foi erro de cartório, não ter colocado o nome escolhido pelos pais.
Mas acredito que vc e sua esposa poderão reverter isso via judicial, tal qual a resposta acima.
LAHH
Acredito que a resposta ao Rangelves responde sua pergunta.
Boa sorte a todos.
ollizes@adv.oabsp.org.br -
Geraldo Lins Cedro
22/09/2009 23:44Caso haja a mudança do prenome você terá que tirar todos os documentos com a nova Certidão de Nascimento. O Instituto de identificação pedirá uma Certidão do cartório justificando o motivo.
Boa sorte. -
Binho_
06/10/2009 21:19Olá, gostaria de saber como proceder na mudança do meu primeiro nome, tenho 20 anos, nao sabia que seria mais difícil após os 19. Meu primeiro nome é Deiberson, e sempre quis mudá-lo mas so agora estou querendo ir atras, o motivo é alvo de gosações e constrangimentos, tenho até vergonha de falar para uma garota o meu nome, na escola, palestra sempre falam meu nome errado e por aí vai, sou muito infeliz com ele. Moro em São Paulo e meu resgistro é do Pernambuco ficaria mais difícil?... como proceder?
parabéns pelo forum, é de grande ajuda. -
Geraldo Lins Cedro
06/10/2009 22:42Binho:
Para não ser repetitivo no assunto, aconselho a ler as respostas acima, pois vai encontrar o que você quer. Não será fácil mas como alega que sofre constrangimento e vergonha do prenome, deve procurar um advogado para solicitar a troca do nome, desde que comprove que sofre constrangimento, vexame e outras situações. Esse pedido pode ser solicitado ai, em São Paulo, OK.
Boa sorte. -
Weslley 1
07/10/2009 00:19Olá... gostaria de obter uma informação...
tenho vários homônimos e isso de uma certa forma me complica, pois já recebi cobranças por isso, gostaria de saber como fazer para mudar ou acrescentar o sobre nome do meu avô.
Atenciosamente.. -
Hebert Curvelo Turbuk
07/10/2009 06:29 | editadoWESLEY. Bom Dia.
A homonímia é um dos principais motivos para inclusão de sobrenome. Portanto, é possível a inclusão do sobrenome avoengo, como também materno, através de ação judicial por intermédio de advogado.
Também é possível a inclusão de prenome composto para diferenciar dos homônimos, por ex.: Wesley "Roberto" de Tal.
Felicidades. HEBERT. -
Weslley 1
08/10/2009 13:20 | editadoBom Dia, Hebert..
Obrigado pelo esclarecimento
Vou constituir um profissional do direito para me auxiliar nesta questão. -
Rozilania
18/10/2009 01:14Tenho duas dúvidas:
1ª Questão :
Gostaria de saber se há possibilidade de mudar meu nome, pois ninguem sabe escrever, desde a infancia me chamam de varios nomes por nao saberem o certo, e por esse motivo, os parentes e amigos mais proximos, sempre me chamaram de Lana, até nas Empresas em que trabalhei esse era meu apelido nos crachás para faciliar, nunca gostei desse nome ridículo, e tenho uma certa dificuldade em ser contratada por deduzirem que Rozilania é sempre uma pessoa sem nenhuma cultura, ja cansei de ouvir piadinhas do tipo : " Tambem com esse nomezinho vc nao vai longe", é mto triste , mas é a realidade...
2ª Questão:
No registro de nascimento do meu pai, consta sobrenomes dos meus avós, o qual ele não foi registrado, ou seja minha avó tinha sobrenome Lopez, meu avô Canuto,mas meu pai foi registrado com sobrenome diferentes, que nem eram dos meus avós, consequentemente, nossos sobrenomes ficaram errados, gostaria de saber se há possibilidade em corrigi-los, sendo que meu pai já é aposentado.
Agradeço desde já e aguardo resposta. -
Hebert Curvelo Turbuk
18/10/2009 08:27 | editadoROZILANIA. Bom Dia.
Por intermédio de advogado, através de um único processo judicial você poderá requerer as duas modificações, sendo que:
1) Embora a regra seja a imutabilidade do prenome, sua própria pergunta já contém os fundamentos para excepcionar esta regra. Portanto, prepare documentos necessários para convencimento do juiz acerca da sua pretensão (seu advogado dirá quais documentos);
2) Quanto a inclusão de sobrenomes avoengos a situação é diferente. É bem mais simples desde que o sobrenome escolhido conste de seu registro civil. Percebo que pelo teor da sua pergunta ele consta.
Boa Sorte. HEBERT. -
Jones_1
18/10/2009 12:08era pra ser registrado como Jones,devido um erro,registraram como Joanes.
como faço para tirar esta letra A ?
várias pessoas quando falam o meu em lugares publicos,refere como senhora. -
Hebert Curvelo Turbuk
18/10/2009 12:30 | editadoJONES. Boa Tarde.
Simples também. Através de Ação de Retificação de Registro Civil será requerido esta correção. Necessário demonstrar (justificar exemplificando) o constrangimento, o fato de ser normalmente confundido como feminino etc. O advogado vai pedir certidões cíveis e criminais para afastar eventual fraude ou má-fé (ex. mudar nome para despistar credores etc.).
Felicidades. HEBERT. -
Izoelma
21/10/2009 17:39Gostaria de saber se posso fazer a mudanca do meu nome? me chamo Izoelma e acho ridículo sem falar que muita gente me apelida de i o zoiao essas piadinhas indelicadas.
Aguardo resposta -
Hebert Curvelo Turbuk
21/10/2009 18:01 | editadoIZOELMA. Boa Tarde.
Certamente você não terá muito trabalho para convencer o juiz quanto a necessidade de mudar seu prenome. Sugiro que, ao promover a Ação de Modificação de Prenome, você já tenha um prenome escolhido, declarando na ação que você é conhecida por ele há muitos anos, devido o constrangimento trazido pelo nome oficial.
Boa Sorte. HEBERT. -
Carme
23/10/2009 16:47Ola, tenho um bebe de 1 ano e 6 meses e quando meu marido foi registrar ele registrou com outro nome e sobrenome , quando olhei a certidão de nascimento vi que aquele não era o nome que eu escolhi liguei no cartorio imediatamente mas ela me disse que eu teria que ir no ministerio publico. No caso o primeiro nome dele gostaria de tirar, quais as minhas chances? Pois até hoje não consigo chamar meu bebe pelo nome, sem contar que é meu unico filho e tenho agora que carregar esse cargo de desgosto. Me ajudem, por favor.
Carme -
Hebert Curvelo Turbuk
23/10/2009 18:44 | editadoCARME. Boa Noite.
Embora você não informou o nome do seu filho, antecipo que se o prenome que pretende mudar tenha como único motivo o "não gostar", é pouco possível, mas não impossível.
Isto porque, a regra geral é da imutabilidade do prenome, salvo em casos de constrangimento evidente ou dúvida quanto ao sexo de se detentor ou homônimo.
Você mencionou também que até o sobrenome está equivocado, se for o caso, você pode incluir o sobrenome materno ou de algum avô, neste caso é simples.
Agora, se o nome dele estiver dentro destes requisitos que mencionei, aumentam as chances de êxito. Sugiro a leitura das perguntas e respostas acima.
Felicidades. HEBERT. -
Carme
24/10/2009 09:59Ola, realmente esqueci de mencionar o nome dele foi registrado como João Claudio e o correto que escolhi é Claudio Henrique, mas pelo que andei lendo não sei se posso solicitar uma retificação com essa mudança, se puder me oriente qual a melhor chance que tenho.
E quanto ao sobrenome seria pra ter colocado o da avó dele, é possível tirar um dos sobrenome e colocar o da avó?
No aguado. -
Hebert Curvelo Turbuk
24/10/2009 11:03CARME. Bom Dia.
Desta forma, prevalece aquilo que fale sobre a imutabilidade do prenome, afinal João Cláudio não possui aqueles requisitos legais. Quanto ao sobrenome é possível excluir um (o intermediário e não o último, que é o paterno) e incluir o de um avô.
Boa Sorte. HEBERT. -
Jones_1
24/10/2009 17:56doutor HEBERT. muito obrigado pelas respostas,não só a minha,como a dos amigos.
tenho mais uma perguntinha,onde consigo advigado especialista neste assunto?
moro em são paulo! -
Carme
25/10/2009 13:12Bom dia, obrigada pelas respostas mesmo sabendo que é dificil vou tentar, por isso tire mais uma duvida minha posso tentar mudar então o nome de João Claudio para Jean Claudio? Sei que parece uma coisa sem sentido para as pessoas que lêem mas pra mim significa muito essa mudança além daqueles que ja tinha mencionado meu primeiro nome e Maria e sei dos varios constrangimentos que passei na escola em se fala, por isso nunca gostei do nome João para meu filho que ja vem sofrendo piadinhas também com esse nome as pessoas não respeitam e me deixa muito irritada, falei pro meu marido que isso ia acontecer e não deu outra.
Aguardo resposta.
Categorias
- Concursos públicos
- Exame da Ordem
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Advocacia e OAB
- Direito Civil: Parte Geral
- Direito das Obrigações e Contratos
- Direito das Coisas
- Condomínios e incorporações
- Direito de Família