1. carlos alberto | estudante / rondon
    10/05/2000 11:02

Gostaria de obter artigos sobre o procedimento de troca de nome impróprio, se é necessário medida judicial. Cito como exemplos casos em que a pessoa é submetida à situação constrangedora por causa de nome ou sobrenome (José do Pinto,Maria Canastra da Silva, João Torto, etc...) Podem me ajudar?

Mensagem inadequada
  2. Marilia Farias | estudante / Uberlândia
    19/10/2000 10:07

Caro colega,
    Para estes casos, a ação cabível é a de Retificação de Registro Civil, cujo procedimento é regulado na Lei de Registro Público (6.015/73). Procedente o pedido, é expedido pelo juiz mandado de averbação ao cartório de Registro Civil onde foi lavrada certidão de nascimento da pessoa infelicitada por um nome constrangedor, e em outras hipóteses também, tais como erro de grafia, inclusão ou exclusão de sobrenome, quaisquer outras falhas no Registro de Nascimento ou casamento, tudo isso tem conserto, pelas vias ordinárias. No meu estágio, é o que eu mais vejo e faço, porque gente pobre adora por nome estranho no coitado do filho... um abraço.

Mensagem inadequada
  3. mariane belém
    25/08/2008 23:14

Bem, minha dúvida é: no meu caso me chamo Mariane, e gostaria muito de mudar para Mariana. Parece falta do que fazer ou coisa parecida... mas, quero saber quais minhas verdadeiras chances.
    Obrigada e aguardo resposta,
    Meu email é: mariane_2511@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  4. fatima bracks
    26/08/2008 10:49

Mesmo que vc queira, não há nada errado com seu nome. è bonito e não lhe constrange. Vejo pouca chance.
    Mensagem inadequada
  5. adao_1
    16/09/2008 23:22

No meu caso eu queria saber se eu possu mudar o meu nome. que é (Adão Apolinario)
    Detesto essi nome na escola tem muita piadinhas.

Por favor me ajudem.
    Mensagem inadequada
  6. sandemar fernandes silva
    13/10/2008 14:18

ola!

me chamo sandemar e gostaria de mudar meu nome, queria saber como é o procedimento. se meu,nome mudara em toods os meus documentos, inclusive na universidade.
    tenho pendencias financeira e nao tenho como paga-las, elas estao expirando. gostaria de saber se posso entrar com processo de mudança de nome assim mesmo.
    e queria saber se posso escolher uma nome ou o juiz que determina qual nome devo receber.

me respondam por favor, pois me envergonho muito com esse nome e em entrevistas de emprego, me sinto pessimo acredito nao ser selecionado por causa de constrangimentos em relação ao meu nome.

agradeço desde já.

sandemar
    Mensagem inadequada
  7. Simone Brandão Silva
    13/10/2008 14:35

O que voce pretende é retificação de registro civil. Eu acrescentei o sobrenome da minha mãe e retifiquei meu registro, seu caso poem é mais complicado pois a mudança seria no 1º nome.
    Para o juiz determinar a mudança só em casos onde exista claro constrangimento e situações vexatórias com relação àquele nome. Não basta a pessoa nõ gostar do nome.
    Quanto as pendencias que voce tem na Universidade, acredito que será um problema, pois é necessario uma certidão junto ao SERASA para consultar seu nome. Todos os documentos serão mudados. Quando sai a sentença voce leva no cartorio e retifica o registro civil e com o registro voce vai modificar todos os outros documentos.
    Mensagem inadequada
  8. Bruna Bristot Paiano
    19/11/2008 15:35

Você não disse a sua idade mas caso seja menor de 18 ou tenha 18,há uma possibilidade de alterar o seu prenome.
    De acordo com a redação do art. 56 da Lei nº 6.015/73 da LRP, relata que a pessoa que quiser mudar o seu prenome poderá alterar desde que,essa alteração seja feita no primeiro ano após ter atingido a maioridade civil (dos 18 aos 19 anos). Esse artigo tem prazo de validade e só é válido naquele espaço de tempo, caso ocorra a perda de prazo, perderá para sempre. Ou seja, após completados os 19 anos, o artigo 56 não será mais válido. Caso tenha 18 anos, não será preciso argumentar dizendo o motivo pelo qual irá alterar, só terá que provar a boa-fé.
    Há outra possibilidade de mudar o nome, quando o mesmo é alvo de piadas e constrangimentos, mas para isso não basta só o interessado não gostar do seu nome. O interessado deve propor uma ação judicial, expondo o motivo pelo qual irá alterar, também terá que apresentar uma negativa que comprove se tiver antecedentes criminais, se não há cobranças ou ações contra o mesmo e uma negativa se não há
    ação na Justiça Federal, SERASA, SPC.

Como você disse que tem pendências financeiras, provavelmente terá mais que 18 anos,mas mesmo assim será complicado, uma vez que, exige uma negativa de que não há cobranças contra você.
    Caso você quite suas dívidas, terá mais chances de conseguir mudar o seu prenome. Se conseguir mudar o seu prenome, será alterados em todos os seus documentos, desde certidão de nascimento, CPF, etc.

Espero ter ajudado, boa sorte!
    Mensagem inadequada
  9. nathachaaaly miranete batista lima
    30/11/2008 22:32

Eu gostaria de saber se eu poderia mudar de nome,o meu é "nathachaaly miranete" e eu acho muito constrangedor.
    Mensagem inadequada
  10. JOAO PASSOS BACELAR
    30/11/2008 23:17

Estimada Nat....!

Também já tenho feito ações, para mudança de nomes e retifcação de sobrenome.
    Os nomes que mudei, foram reamente exdrúxulos, que nem convém citar aqui.

No seu caso, vejo chance, pois seu nome, além de não ser eufônico, é de difícil grafia e entendimento.

Como já foi dito anteriormente, baseando-se na Lei de Registros Públicos ( nr. 6015), vejo boa possibilidade de haver uma mudança, para NATÁLIA BATISTA LIMA.

Pergunto: MINARETE, é parte de seu nome, ou é sobrenome? Você é ainda solteira?

Minhas perguntas se devem ao fato de que não se pode mudar sobrenome, e no caso de pessoas casadas,que querem mudar o nome, fica mais complicado porque haverá mudança nas certidões de nascimento de filhos, identidade, CPF etc.
    Também, o juiz indaga se a pessoa não está prejudicando a terceiros.

Boa sorte e as bênções de Deus para você

Saudações de

João Bacelar
    Mensagem inadequada
  11. Carme
    01/12/2008 01:03

Quero saber se consigo mudar o nome de meu filho, quero tirar o primeiro nome e trocar o ultimo sobrenome para o sobrenome da avó.
    Mensagem inadequada
  12. nathachaaaly miranete batista lima
    02/12/2008 01:08

miranete era o nome da minha tia e é um segundo nome,o batista vem da minha mãe e o lima do meu pai.Sou solteira.

muito obrigada e estou esperando respostas!

muita paz!
    Mensagem inadequada
  13. Valdomira dos Santos Alexandre
    03/12/2008 18:17 | editado

Meu nome me traz muitos transtornos quando falo meu nome e motivo de risos ou de perguntas como vc se Val do que, quando não me chamam de Valdomiro isso e ridiculo sou casada mas se tiver algum jeito dentro da lei vou fazer o que puder. Me chamo Valdomira dos Santos Alexandre.
    Mensagem inadequada
  14. JOAO PASSOS BACELAR
    07/12/2008 16:39

Carme!

COmeço respondendo, já com respeito a seu nome: não seria CARMEN, e na hora do registro foi escrito CARME, ou se trata apenas de grafia no computador?

Bom, não entendi bem, o seu caso.
    Você quer acrescentar o sobrenome do avó, no nome do seu filho?
    O juiz não muda o nome, a não ser que seja exdrúxulo, ou tenha dupla interpretação, ou cause problemas psicológicos à pessoa.

Explique de novo seu caso.

Saudações

João
    Mensagem inadequada
  15. JOAO PASSOS BACELAR
    07/12/2008 16:46

Estimada Waldomira!

Já fiz algumas mudanças de nomes, como já disse anteriormente, piores que seu nome, que não quero citar aqui.

No seu caso, procure um advogado, e peça para ele tentar mudar seu nome, numa Vara de Registro Públicos

Taí um nome, que não foge muito do seu, e com boa petição e argumento, um advogado poderia convencer o Juiz, e trocar seu nome para ALMIRA, WALMIRA, etc.

O que você acha?

Saudações

João Bacelar
    Mensagem inadequada
  16. Carme
    10/12/2008 18:59

Ola, sim na hora de me registrar registraram assim disseram que era assim que escrevia meu nome então so depois meus pais viram que eles registram errado.

Quanto ao nome do meu filho quero tirar o primeiro nome dele, vou resumir a historia, logo que ele foi registrado cheguei ate ligar no cartorio pra mudar mas eles disseram que não podia so com autorização judicial. Então comecei a pesquisar quais os procedimentos, se tem esta possibilidade, meu filho tem 8 meses e o motivo pelo qual quero tirar este primeiro nome e porque não estou satisfeita com o que venho escultando, tanto que ate meu marido anda muito nervoso. Pois no começo ele não queria, enfim são muitos os fatos. Tanto q ate hoje não consigo chamar meu filho pelo nome, chamo apenas de bebê.
    Mensagem inadequada
  17. JOAO PASSOS BACELAR
    16/12/2008 01:03

Estimada Carme!

Como é o nome do seu filhos?

Você deseja mudar o nome,ou trocar o sobrenome do bebê, pelo sobrenome do avô?

Explique de novo, mas digo o nome todo do bebê.

Saudaçõ0es

João Bacelar
    Mensagem inadequada
  18. thiago rodrigues de souza e silva
    17/12/2008 23:09

Poxa ! quanto tempo dura esse processo de mudança de nome ???
    meu nome é thiago .. quero mudar para Juan . isso é demorado e caro ??
    Mensagem inadequada
  19. Valdene Madeira
    18/12/2008 21:43

Olá, meu nome é Valdene, tenho passado por situações constrangedoras pelo meu nome ser confundido como nome feminino, quero que me respondem se posível obter a troca do nome ou colocar um nome composto a este, Grato

Valdene
    Mensagem inadequada
  20. Carme
    19/12/2008 13:47

Ola, meu bebê se chama João Claudio Rodrigues dos Santos e quero mudar este nome para outro nome. E quanto ao sobrenome a Avó dele se chama Univa Falcao Santos, tenho como usar o sobrenome Falcão no sobrenome do meu filho?
    O melhor seria se pudesse cancelar essa certidão!
    Mas se for possível cancelar o primeiro nome ja fico muito feliz. O motivo e pelo qual muitas pessoas vem fazendo pouco caso do nome dele. E certas coisas tem limite então antes que ele comece a estudar onde sei que vai ser pior, preciso de uma solução.
    Mensagem inadequada
  21. Selton
    21/12/2008 02:06 | editado

Prezados,
    Sofro muito contrangimento com relação ao meu sobrenome, na faculdade, no trabalho, em reuniões etc. Quando pronunciam meu nome completo eu sempre ouço alguem dizer "Deus é mais"... Tá amarrado e outras coisas mais.
    Meu nome é Selton Boa Morte da Silva.
    O Boa Morte herdei da minha mãe e gostaria de saber a possibilidade de substituir por outro sobrenome da minha mãe, ou do meu pai mesmo, resslto que eu nao sou casado, mas tenho um filho de sete anos.
    Fico muito grato se disser como proceder em face dessa situaçâo.
    Obrigado.
    Mensagem inadequada
  22. SEBASTIÃO ALVES
    27/12/2008 14:32

Tenho 40 anos e até hoje não consigo conviver com meu nome, que embora não adimitam, e sim motivo de piadas.
    Desde criança tenho vergonha de pronunciar meu nome, que logo vem uma brincadeira "bastião, tião" e outras mais.
    o que faço
    Mensagem inadequada
  23. quelen
    28/12/2008 17:47

minha filha se chama nahja mas era pra se clamar nadia no cartório escreverão errado numca dei muita bola só que agora ela esta com 10anos e me pediu para trocar de n ome porque os colegas mechem com ela é dissem que ela e uma cobra estou com muita pena dela o que posso fazer para me ajudar para onome dela ficar como teria que ser nadia e justo pagar por um erro do car torio .
    Mensagem inadequada
  24. JOAO PASSOS BACELAR
    28/12/2008 23:55

Estimada Quelen!

Vejo seu caso, com bastante chance de êxito, visto que houve erro de grafia, além de ter duplo sentido.
    Fale com um advogado, ou se não puder pagar, vá à Defensoria Pública de sua cidade e explique tudo.

Creio que o juiz decretará uma sentença, mandando retificar o nome para Nádia.

Vá em frente

Saudações

João Bacelar
    Mensagem inadequada
  25. JOAO PASSOS BACELAR
    29/12/2008 00:10

Estimado Selton!

Os sobrenomes não podem ser mudados, haja vista que também são sobrenomes de seus ascendentes.
    Já fiz varias ações com mudanças de nomes, e algumas retificações.
    Mas no seu caso, como você mesmo disse, sua mãe tem outro sobrenome, que talvez, pudesse ser trocado.

Bom, mas para isso, seria necessário uma boa petição, convencendo o juiz de todos os fatos, além de mostrar todo o seu constrangimento, em carregar este sobrenome.

Então, o sobrenome "boa morte", seria trocado por outro sobrenome de sua mãe.

Não custa nada tentar, ainda que eu veja um tanto difícil.

Também, pelo que vejo, você ainda é um tanto jovem, e não é casado, mas tem um filhinho. Quanto a isso, na própria petição, o advogado já pedirá para retificar o sobrenome da pai, no registro de nascimento do garoto.

Fale com um advogado, e veja se ele faria isso para você.

Siga em frente e boa sorte

Saudações

João Bacelar
    Mensagem inadequada
  26. Selton
    05/01/2009 12:27

Prezado João Bacelar,
    Fico muito grato por voce me mostrar uma luz no fim do túneo, ainda que pequena, mas existe uma possibilidade e eu vou explorar-la. No entanto devo procurar um advogado experiente no assunto e que ja tenha ganho caso como este antes.
    No que diz respeito aos argumentos, estes eu consigo descrever com clareza o quanto é desconfortavel ter um nome tenebroso como o meu.

Meu caro, muito obrigado pelo seu empenho em ajudar o próximo, isto faz de voce um grande homem, sobretudo um doutor, parabéns.

Sucesso.
    Mensagem inadequada
  27. Mariza Ferreira_1
    07/01/2009 08:20

Bom Dia!

Meu nome na minha certidão de nascimento é Marilza Maria Ferreira, pois foi um erro na hora de registrar era para ser Mariza Maria Ferreira e desde que eu nasci nunca fui chamada por Marilza pelos meus pais, familiares e praticamente todos q me conhecem tbm só me chamam por Mariza quando por algum motivo ficam sabendo q meu nome no registro é Marilza até estranham e como cresci com todos me chamando de Mariza, quando vou me apresentar para alguém falo Mariza e não Marilza, na verdade nem me lembro q meu nome no registro é Marilza acho até muito estranho, pois minha vida toda ninguém me chama assim. Então gostaria de saber se neste caso tem como eu mudar meu nome no registro para Mariza.
    Desde já agradeço.
    Mensagem inadequada
  28. Ollizes / Advogado
    07/01/2009 09:02

Mariza..

é possivel mudança sim.. no seu caso é apenas alteração de uma letra, mas vai ter que ser via judicial, a menos que vc tenha completado ou esteja prestes a completar 18 anos, antes de completar os 19:

veja o que diz a lei 6.015:

Art. 56. O interessado, no primeiro ano após ter atingido a maioridade civil, poderá, pessoalmente ou por procurador bastante, alterar o nome, desde que não prejudique os apelidos de família, averbando-se a alteração que será publicada pela imprensa. (Renumerado do art. 58 com nova redação pela Lei nº 6.216, de 1975).

Art. 110. A correção de erros de grafia poderá ser processada no próprio cartório onde se encontrar o assentamento, mediante petição assinada pelo interessado, ou procurador, independentemente de pagamento de selos e taxas.

Caso precise de mais informações mantenha contato: ollizes@adv.oabsp.org.br
    Mensagem inadequada
  29. Simone Brandão Silva
    07/01/2009 11:42

Ola valdene,
    É possivel alterar seu nome via judicial, procure um advogado em sua cidade que ele ira lhe instruir.
    Mensagem inadequada
  30. Jaqueline Siqueira
    11/01/2009 17:42

Boa tarde

Dr. quando eu me casei o cartório não me explicou que eu poderia deixar o meu nome de solteira, simplesmente falaram que o meu esposo poderia optar pelo meu sobrenome e vice-versa, o meu nome de solteira é Jaqueline S. de S. e ficou na certidão como Jaqueline S. de S. Silva., eu gostaria de tirar o ''silva'', já que todos os meus documentos estão como nome de solteira, e seria um custo alto para que eu trocasse o meu nome. Se não for possível trocar poderei me divorciar e depois casar de novo com ele? Pois não trocarei os meus documentos.

Atenciosamente,

Jaqueline Sarubi.
    Mensagem inadequada
  31. cristina_1
    12/01/2009 01:34

Me chamo ELAINE CRISTINA e gostaria de tirar meu 1º nome e ficar com o 2º nome e também gostaria de acrestar mais um sobrenome ao meu ou retirar um dos sobrenome para por o outro= ELAINE CRISTINA WIRZMA DUQUE , gostaria de colocar o BERÇOT que é de parte da minha bisavó. Gostaria de saber se posso fazer isso.
    Mensagem inadequada
  32. Luciano Péterson Silva
    12/01/2009 16:17

Boa Tarde a todos!

Pode parecer tolice de minha parte fazer essa pergunta, mas e algo que tenho muita vontade de fazer, gostaria muito da ajuda de vocês, pois quero mudar meu nome. Gostaria de mudar para Péterson Ribeiro Silva ou Pietro Cury Silva, o Ribeiro e de minha mãe e silva de meu pai. Portanto todos os filhos herdaram o silva de meu pai. Acho o nome Luciano muito popular e de pouco peso, Péterson ou Pietro e um nome forte e ira me trazer sucesso em minha carreira. Há alguma chance de fazer essa mudança somente com esses argumentos.

Obrigado pela atenção de todos.
    Mensagem inadequada
  33. Lucia
    14/01/2009 21:28

Sr. João Bacelar

Tenho um filho de dois anos que chama-se Israel, que tem um belo significado: "príncipe de Deus". Porém, como não é segredo para ninguém, hoje este nome não é somente um nome próprio,desde 1948 existe também o Estado de Israel. Sabemos que não é de agora que o povo judeu sofre com o anti-semitismo.Bem, vou resumir: tenho muito medo e angústia de que o meu filho venha sofrer perseguição ou retaliações anti-semitistas por causa do seu nome. Enfim, no mundo cada vez mais violento e com ondas neo-nazistas ressurgindo, temo pelo seu futuro pois eu o amo muito.Quero mudar para Daniel que é parecido.
    Desde já estou grata.

Lucia
    Mensagem inadequada
  34. josefa andre da silva
    16/01/2009 10:24

eu queri mudar de nome meu nome e muita constrangedor por ser nome de homem
    Mensagem inadequada
  35. josefa andre da silva
    16/01/2009 10:26

oi golera respondão o meu e-meli posso troca de nome ou não
    Mensagem inadequada
  36. leoni henrique
    23/01/2009 21:32

Me chamo Leoni Henrique Pereira Lima e fui entregue para adoção quando tinha 20 dias já com registro da minha mãe biológica. Porém minha adoção foi informal, sem nenhum processo judicial. Gostaria de saber se é possível, mesmo aos 22 anos de idade, fazer alteração apenas do meu sobrenome. No caso incluir o sobrenome da minha familia adotiva. Caso seja possivel, a quem recorrer para efetuar tal alteração?
    Mensagem inadequada
  37. Érika Cavalcanti
    23/01/2009 22:22

Olá Leoni! Também tenho a mesma dúvida sua...pois nossos casos são parecidos...Semana passada fui à defensoria pública tirar esssa dúvida mas a maioria dos advogados estavam de férias e não consegui falar com alguém que me desse alguma luz, ao contar do que se tratava ao sargento da polícia militar que fica recepcionando as pessoas que buscam ajuda no órgão ele fez um comentário que não era advogado, mas pela experiência adquirida ali, já tinha visto casos parecidos e nunca foram possíveis de alteração...mas não vamos nos desestimular, vamos buscar uma solução, espero que você obtenha uma resposta positiva para resolver o seu caso, se possível se alguém esclarecer sua dúvida, compartilha-a comigo! Obrigada e Boa Sorte!
    Mensagem inadequada
  38. Érika Cavalcanti
    23/01/2009 22:28

Olá! Se possível poderia esclarecer a minha dúvida? Pela sua resposta você é uma pessoa que compreende a legislação em vigor...bem...tenho 34 anos e fui abandonada pela minha mãe biológica logo após meu pai registrar-me...meu pai casou-se um tempo depois e a sua nova esposa foi a minha mãe (uma grande mulher!) a figura materna que conheço mais fraterna e única na minha vida! Gostaria de saber(pois sou totalmente leiga) se tenho direito a colocar o nome da mulher que me criou desde bebê(12 meses) como mãe no meu registro, pois sinceramente...tenho muita vergonha e não me sinto muito bem em saber que a mulher que me pariu está presente(apenas com um nome)em tudo que faço e tenho(que são os meus filhos)...nas etapas da minha vida, em aprovações em concurso público, no meu convite de graduação, de casamento,...enfim e quando na verdade o mérito é de outra mulher que lutou para educar-me da melhor maneira possível! Agradeço desde já a sua contribuição! Que Deus o abençoe! Cordialmente, Érika Cavalcanti
    Mensagem inadequada
  39. JOAO PASSOS BACELAR
    23/01/2009 23:42

Estimada Jacqueline!

Como você mesma disse, seu nome de solteira era JACQUELINE S. DE S.
    Ao casar você adquiriu o apelido do seu marido, e passou a assinar como: JACQUELINE S. DE S. SILVA, certo?
    Então, nos seus documentos, você não retificou sem nome, ou seja, teria que acrescentar o apelido SILVA.

Após o divórcio, se a mulher não fez opção pelo nome de solteira, será bastante difícil, readiquiri-lo após o divórcio, a não ser que se prove prejuízos na vida profissional, e outros danos maiores.

Agora, nada impede que você entre com uma ação, fazendo este pedido. Mas, acho um tanto difícil.

Saudações

João Bacelar
    Mensagem inadequada
  40. JOAO PASSOS BACELAR
    23/01/2009 23:48

Estimado Luciano!

Em princípio seu nome, é eufônico, é bonito, e não vejo nada que o constranja.
    Vejo você , judicialmente, sem chance para conseguir esta troca. Não existe argumentos , apenas vontade.

Saudações

João Bacelar
    Mensagem inadequada
  41. JOAO PASSOS BACELAR
    23/01/2009 23:58

Estimada Lúcia!

Não vejo aí muita chance desta troca de nome, apesar de seus argumentos.
    O nome de pessoas, com nome de países, é comum, tais como D. Itália, Sr. Israel, que por signal é bonito, Sr. Brazil, Sr. Portugal, D.Argentina, etc.

Como ele ainda é infante, e o nome que você sugere é Daniel, eufonicamente parecidos, pode ser que tenha êxito, mas acho pouco provável.

Sou evangélico, e se me chamasse Israel, teria muito orgulho em portar este nome.

Saudações

João Bacelar
    Mensagem inadequada
  42. Benedita
    24/01/2009 04:56

Olá. Estou enviando este e-mail para me informar como é possível alterar meu nome. Me chamo Benedita e este nome me causa mtos constrangimentos, brincadeiras e traumas de escola. Andei pesquisando na internet que é possível alterar e gostaria de saber como devo prosseguir. Tenho 19 anos e li artigos que um ano antes depois da maioridade é possível alterar o nome sem justificativa. Aguardo respostas. OBRIGADA!
    Mensagem inadequada
  43. jesusa
    24/01/2009 15:11 | editado

gostaria de saber se tenho chance de trocar meu nome de jesusa para jerusa que é um nome de melhor compreenção.
    as pessoas acham meu nome muito estranho e sempre riem de mim.
    se for possivel o que devo fazer?
    Mensagem inadequada
  44. jesusa
    24/01/2009 15:14

gostaria de saber se tenho chance de mudar meu nome de jesusa para jerusa que é um nome de melhor compreenção.
    as pessoas acham meu nome estranho e sempra riem de mim.
    se tenho alguma chance o que devo fazer.
    Mensagem inadequada
  45. vauderley
    24/01/2009 19:19

queria mudar de nome por que sofro constrangimentos em todos os lugares que é preciso falar meu nome em publico, pessoas riam e dizem que tenho nome de cidade, ou perguntam se meu pai estava bebado como faco?
    Mensagem inadequada
  46. leonides
    24/01/2009 19:22

eu me chamo leonides e tenho muita vergonha do meu nome ,pois quase ninguém me conhece por esse nome por ser motivo de chacota nem conto para ninguém , gostaria de saber se eu poderia mudar e como funciona??? choro muito quando me chamam assim!!! me ajude por favor!!!
    obrigada
    Mensagem inadequada
  47. JOAO PASSOS BACELAR
    24/01/2009 20:16

Estimada Jesusa!

Vejo chance sim. Pelo que se vê, houve erro na grafia, ou talvez na pronúncia, na hora de seus pais registrarem seu nome.

Jerusa, por sinal, é o nome de uma sobrinha minha, e o considero o nome bonito.

Procure um advogado, ou vá à Defensoria Públic, e explique seu caso. Creio que você conseguirá.

Saudações de

João Bacelar
    Mensagem inadequada
  48. JOAO PASSOS BACELAR
    24/01/2009 20:25

Estimada Benedita!

Apesar de você ser jovem ainda, não vejo muita chance de conseguir mudar seu nome.
    Apesar de seu constrangimento, não se trata de um nome de pronúcia feia, ou de mal entendimento.

Inclusive, seu nome significa , "aquela que é abençoada".

Bom, se você quiser, pode tentar. Não é proibido.Quem sabe se o juiz, com um boa petição se convença, ainda mais que você ainda é muito jovem, e esta mudança de nome, não vem acarretar prejuízos para terceiros.

Como você já é maior de idade, pode fazer o pedido junto a Vara de Registro Públicos do lugar que você mora,claro, através de advogado.

Se não puder pagar um advogado, procure a Defensoria Pública do forum de sua cidade.

Saduçaões

João Bacelar
    Mensagem inadequada
  49. JOAO PASSOS BACELAR
    24/01/2009 22:06

Estimada Leonides!

Bom, não vejo seu nome, tão constrangedor, mas você é quem sente o problema.
    Primeiro, se você for ainda jovem, solteira e sem filhos, fica mais fácil, ainda que tenha que provar através de certidões de cartórios, que não haverá danos a terceiros.

Não vejo muita chance ,mas você poderá tentar. Procure um advogado, ou a Defensoria Pública do forum de sua cidade.

Saudações

João Bacelar
    Mensagem inadequada
  50. Dagma
    25/01/2009 12:18

Tenho uma amiga que se cha GILMAR e ela sofre constrangimentos por isso. Ela foi registrada no Piauí e mora em Cajamar. Gostaria de saber se ela pode trocar de nome para GILMARA e onde deve iniciar a ação, no Piauí ou em Cajamar. Obrigada
    Mensagem inadequada

A participação no Fórum é livre e grátis.
Para publicar suas perguntas e respostas, é necessário fazer um rápido cadastro.