1. Fabio de Oliveira
    17/06/2009 11:08

Olá prezados, gostaria de saber como é calculado o IPTU de minha residência.
    O que acontece é que a minha residência constitue-se de uma casa situada em uma área de aproximadamente 100m², porém ela é de 3 andares, sendo que resido na parte inferior e minha mãe na parte superior central e acima de tudo um terraço. O seu valor de mercado deve estar em aproximadamente uns 120.000 reais, não sei qual é o valor venal, fiquei á saber que seria uns 50% do valor de mercado.
    Minha dúvida é, o Iptu á ser cobrado é pela área onde o imóvel se situa ou, tanto pela area territorial + a quantidade de andares?
    OBS.: Apesar de residir na casa abaixo á da minha mãe, praticamente é uma casa só, do chão ao terraço, e me parece que a alíquota vigente no municípo de Mesquita-RJ, é de 0,125, acho eu.
    Podem me auxiliar nesta questão?
    Desde já lhes agradeço!
    Mensagem inadequada
  2. reginaldo mazzetto moron
    04/07/2009 07:58

Caro Fabio vc precisa consultar a lei municipal que prevê o lançamento do IPTU. Em regra, é pelo tamanho do imóvel e a localização e se é progressivo ou não. Alguns município cobram pelo valor venal do imóvel, outros não. Então verifique junto a Prefeitura como é , pois para isso tem lei municipal tratando do assunto.
    Mensagem inadequada

A participação no Fórum é livre e grátis.
Para publicar suas perguntas e respostas, é necessário fazer um rápido cadastro.