1. Ana Eulália Nunes
    07/07/2009 22:44 | editado

OI Dr Alexandre o que o Senhor pode me informar sobre o processo do meu marido?

Ele esta preso desde o dia 31/01/2009, e não tem nenhuma prova contra ele, sobre este assassinato.
    Hoje no andamento encontra-se assim.

07/07/2009 Autos remetidos ao Ministério Público ciência dos ofícios juntados AP 1625/08
    07/07/2009 Autos recebidos em cartório SERRA - 3ª VARA CRIMINAL - TRIBUNAL DO JURI
    08/06/2009 Autos concluso ao mutirão
    08/06/2009 Autos recebidos em cartório SERRA - 3ª VARA CRIMINAL - TRIBUNAL DO JURI
    08/06/2009 Autos concluso ao mutirão
    08/06/2009 Autos recebidos em cartório SERRA - 3ª VARA CRIMINAL - TRIBUNAL DO JURI
    08/06/2009 Autos carga serviço social
    28/05/2009 Autos concluso para despacho RELATORIO - PROVIMENTO
    14/05/2009 Mandado Expeça-se 16/07/09 13H AP 1625/08
    11/05/2009 Autos concluso para despacho AP 1625/08
    11/05/2009 Autos recebidos em cartório SERRA - 3ª VARA CRIMINAL - TRIBUNAL DO JURI
    07/05/2009 Autos remetidos ao Ministério Público AP 1625/08

Dr. Alexandre caso puder me ajuda, ficarei muito grata.

Boa Noite.
    Mensagem inadequada
  2. Alexandre
    08/07/2009 08:59

Cara Luana.

Se ele não foi preso ainda, deve ter sido acusado de roubo qualificado, conforme você mesma colacionou acima.
    Será dado a ele durante o processo o direito de se defender até a sentena do Juiz.
    Se ainda não está preso, lhe aconselho a procurar urgente um defensor ou advogado, pois a pena mínima para esses casos é de 04 anos, somados a aumento de 01 a 02 anos em face do uso de arma ou pela participação de outros no delito, por exemplo.

Espero ter ajudado.
    Alexandre.
    Mensagem inadequada
  3. Alexandre
    08/07/2009 09:07

Cara Nathalia.

Se o Juiz na sentença, por exemplo, foi excessivo na condenação, caberá a seu defensor requerer na apelação a redução da pena, argumentando juridicamente sobre o excesso.
    Para se ter um exemplo, no crime do art. 157 a pena tem um mínimo de 04 anos e um máximo de 10. Se o acusado é primário e de bons antecedentes, não há a necessidade do Juiz condenar acima do mínimo. Se condenou, cabe pedido de redução no recurso da apelação.

Espero ter ajudado.
    Alexandre
    Mensagem inadequada
  4. Alexandre
    08/07/2009 09:17

Cara Diu.

Se o preso não trabalhou durante esse período, não terá direito a receber.
    Para os que trabalham, há a possibilidade de diminuição da pena ou mesmo uma singela remuneração prevista na Lei, principalmente para os que trabalham em serviços externos de obras públicas.

Como regra, para o regime fechado, a prestação de trabalho externo, a ser autorizada pela direção do estabelecimento, dependerá de aptidão, disciplina e responsabilidade, além do cumprimento mínimo 1/6 (um sexto) da pena. De acordo com o art. 36 da LEP, o trabalho externo será admissível para os presos em regime fechado somente em serviço ou obras públicas realizadas por órgãos da Administração Direta ou Indireta, ou Entidades privadas, desde que tomadas as cautelas contra a fuga e em favor da disciplina.

O trabalho do preso será remunerado, mediante prévia tabela, não podendo ser inferior a 3/4 (três quartos) do salário mínimo.

O trabalho do preso não está sujeito ao regime da Consolidação das Leis do Trabalho.

Espero ter ajudado.
    Alexandre
    Mensagem inadequada
  5. Alexandre
    08/07/2009 09:24

Cara Ana.

Se seu marido está preso e sofrendo um processo por homicídio, não havendo provas contra ele, a defesa deverá ser exercida dentro do processo e com bom defensor.

Pelo que colacionou acima, não tenho como saber o que está ocorrendo.
    Lembre-se que o Juiz utiliza-se do processo para proferir sua sentença. Se ele não se defender corretamente, o Juiz julgará conforme o que tiver documentado dentro do processo.

Espero ter ajudado.
    Alexandre
    Mensagem inadequada
  6. LÉIA
    08/07/2009 16:10

boa tarde Dr.
    Meu nome é Léia, gostaria de uma orientação, meu marido foi condenado a dois anos por crime hediondo, foi cometido em setembro de 2004, em 1ª instancia não houve condenação, o m.p apelou e a condenação saiu em outubro de 2007, já vai fazer oito meses que ele está detido, e entrei com o pedido de semi aberto com a fração de um sexto, mas o juiz daqui negou, alegando que ele tem de cuprir dois quintos, acontece que o processo dele foi remetido a outra comarca, está na 2ª vec de Ribeirão Preto/SP, pois ele foi transferido, e agora está no setor de cálculo, não tenho mais dinheiro para pagar advogado, gostaria de saber o que eu faço, será que agora que o processo está em outra comarca, eles farão o calculo por um sexto? afinal o delito ocorreu em 2004, antes da lei nova, mesmo que condenação só saiu em 2007, eles não teriam que seguir a lei antiga? o que faço?
    pois se ele tivesse conseguido o semi aberto com um sexto, completando oito meses eu já poderia entrar com o pedido para progredir para o aberto.
    pode me orientar no que devo fazer?
    DESDE JÁ MUITO OBRIGADA!
    Mensagem inadequada
  7. LÉIA
    08/07/2009 16:28

Oi dr. Alexandre, é a Léia novamente,
    só complementando ,ele foi condenado pelo art.213, c.c o art. 14 ll, ele é réu primário, tem bom comportamento e está trabalhando lá na penitenciária, na época eu não o conhecia, e ele foi denunciado por uma ex namorada dele, mas nada ficou provado, eu não sei pq o m.p apelou, e ele nem esperava por essa condenação, achava que já tinha sido arquivado esse processo, por favor aguardo sua orientação da pergunta acima, o que devo fazer?
    obrigada.
    Mensagem inadequada
  8. Luana Fontes
    09/07/2009 08:33 | editado

Ele naum foi condenado ainda.
    Está esperando julgamento, e ja foi transferido
    2 veses. Na ultima transferência enviaram ele para
    a penitenciária de Bangu. Gostaria de saber se tem alguma coisa a ver com o processo?
    Ele foi preso no artigo 157.
    Muito obrigada pele atenção.
    Que Deus abençoe
    Mensagem inadequada
  9. Alexandre
    09/07/2009 09:53

Cara Léia.

Para condenados que praticaram crimes hediondos antes de março de 2007, a fração para a progressão de regime é a de 1/6 e não 2/5, independentemente de posição pessoal do Juiz.
    Caso seja negado o pedido, você deverá interpor habeas corpus no Tribunal de Justiça de seu Estado (sediado na capital) explicando tudo que mencionou para que um Juiz superior (desembargador) avalie o caso. O habeas corpus é gratuito e pode ser interposto sem advogado.

Quando completar 2/3 terá direito ao livramento condicional onde terminará o cumprimento do restante da pena em casa, desde que tenha bom comportamento carcerário.

Espero ter ajudado.
    Alexandre
    Mensagem inadequada
  10. Alexandre
    09/07/2009 09:58

Cara Luana.

As transferências ocorridas não guardam relação com o processo. São decisões do sistema prisional que visam apenas a melhor distribuição dos presos.

Preocupe-se agora mais em produzir provas documentais ou testemunhais para tentar livrá-lo de uma condenação.

Espero ter ajudado.
    Alexandre
    Mensagem inadequada
  11. Nathalia
    09/07/2009 10:37

me ajudou sim agradeço viu.
    Mensagem inadequada
  12. Luana Fontes
    09/07/2009 17:48

muito obrigada q Deus te abençoe!!
    Mensagem inadequada
  13. LÉIA
    10/07/2009 09:04

Oi dr. é a Léia novamente,
    muito obrigada dr. Alexandre, ajudou sim!
    So mais uma dúvida, o dr. tem previsão de quanto tempo um processo fica no setor de cálculo?
    E se eu precisar de fazer um habeas corpus, onde consigo um modelo?
    obrigada.
    Mensagem inadequada
  14. Camila R.
    10/07/2009 09:17

Queria saber qual seria a melhor defesa e possível pena para um rapaz de 22 anos que teve relação sexual com uma menina de 13 anos... eles chegaram a ficar em público, inclusive na frente do irmao da menina, e ela também já era bem "passada" com os meninos da cidade, assim como sua irmã que tbm sabia de tudo. O pai dela denunciou o rapaz que vai ser julgado, n se tem certeza se aquela foi a primeira vez dela, até porque depois da denúncia nenhum menino quis testemunhar a favor do rapaz, todos com medo... a menina agora está namorando um outro rapaz maior de idade, e em um baile aqui perto ela chegou a mentir a idade para um OUTRo rapaz que ficou com ela... o problema é fazer com que testemunhem contra ela.... Se puderem me ajudar !!!
    Mensagem inadequada
  15. Nathalia
    10/07/2009 10:09

Dr.Alexandre o que voce me disse na ultima pergunta que eu lhe fiz serve para trafico de drogas tambem ???
    o senhor me disse isso qro saber se serve para trafico;;Cara Nathalia.

Se o Juiz na sentença, por exemplo, foi excessivo na condenação, caberá a seu defensor requerer na apelação a redução da pena, argumentando juridicamente sobre o excesso.
    Para se ter um exemplo, no crime do art. 157 a pena tem um mínimo de 04 anos e um máximo de 10. Se o acusado é primário e de bons antecedentes, não há a necessidade do Juiz condenar acima do mínimo. Se condenou, cabe pedido de redução no recurso da apelação.

Espero ter ajudado.
    Alexandre

obrigada
    Mensagem inadequada
  16. Alexandre
    10/07/2009 11:19 | editado

Cara Camila.

De acordo com o Código Penal, a relação sexual praticada com um menor de 14 anos, mesmo com o seu consentimento, gera presunção absoluta de violência, transformando o ato em estupro ou atentado violento ao pudor, com consequencias de crime hediondo e penas que variam de 06 a 10 anos.

Nos Tribunais Superiores, atualmente, tenho visto decisões no sentido de que o consentimento ou a eventual experiência sexual do menor de 14 anos são irrelevantes para a caracterização do estupro ou atentado violento ao pudor. Para essas decisões, o sentido da proibição é coibir qualquer prática sexual com pessoa cuja capacidade de entender ainda está em estágio de formação.

Todavia, existem decisões em sentido contrário, acatando a tese de que se as relações sexuais foram constantes e consentidas, não se pode alegar estupro. Além do mais, a norma que prevê este crime é do século passado e não é mais adequada para o atual contexto da sociedade.

Parece-me que a única saída para o caso é tentar provar (com todas as provas possíveis) que o autor do fato não sabia, efetivamente, da pouca idade da vítima, o que afastaria a incidência do crime, além de também provar concretamente a experiência de vida sexual da menor.

Espero ter ajudado.
    Alexandre
    Mensagem inadequada
  17. Alexandre
    10/07/2009 11:28 | editado

Nathalia.

Tudo que mencionei acerca da possibilidade de redução de pena nos casos de crime de roubo serve para todo e qualquer crime, pois todos eles têm pena máxima e mínima, possibilitando ao Juiz a aplicação de acordo com o caso concreto.

Lembre-se que é na apelação que a sentença do Juiz é revista por outro Juiz (desembargador), podendo reformá-la em caso de excesso.

Espero ter ajudado.
    Alexandre
    Mensagem inadequada
  18. Camila R.
    10/07/2009 11:36

sem querer ser chata demais, se vc pudesse ler esse documento onde o juiz diz que n se pode dar presunção absoluta

DECISÃO
    Trata-se de representação do Ministério Público requerendo a
    decretação da prisão preventiva do denunciado com base nos elementos
    colhidos durante as investigações, os quais demonstram, em tese, que o investigado teria
    abusado sexualmente de a vítima menor com 13 anos de idade na
    época.
    É o sucinto relatório.
    DECIDO.
    A prisão provisória é medida de exceção, a ser utilizada somente
    quando necessária para acautelar a ordem pública e econômica, assegurar a instrução
    criminal e garantir a aplicação da lei penal (art. 312 do Código de Processo Penal).
    Ao examinar os autos verifico que, por ora, não se acham
    presentes os motivos determinantes da decretação de prisão preventiva em face do
    investigado. Até porque, a versão existentes nos autos acerca do ocorrência do delito,
    inclusive as palavras da própria vítima, é que o delito não foi cometido mediante violência
    real (fl. 11).
    E, no que tange à garantia de aplicação da lei penal e da instrução
    criminal, não há nada nos autos que indique que o requerente esteja tentando se evadir
    do distrito da culpa, já que os fatos investigados, foram praticados, em tese, há mais de 1
    ano, não havendo informações de que o investigado os repetiu até a presente data.
    Ademais, não se pode dar presunção absoluta de veracidade em
    face das ameaças relatadas unilateralmente, até porque a alegada ameaça relatada pelo
    avô da vítima ocorreu por volta do mês de março do ano em curso, ou seja, a
    aproximadamente 3 ou 4 meses, não havendo informações de que o investigado as
    reiterou em face daquele, ou tenho vindo a concretizá-las.
    Segundo Fernando da Costa Tourinho Filho:
    [...] a prisão preventiva somente poderá ser decretada dentro daquele mínimo
    indispensável, por ser de incontrastável necessidade e, assim mesmo,
    sujeitando-a pressuposto e condições, evitando-se ao máximo o
    comprometimento do direito de liberdade que o próprio ordenamento jurídico
    tutela e ampara. (Manual de Processo Penal. São Paulo: Saraiva, 2001. p.
    526).
    A respeito, já se decidiu:
    HABEAS CORPUS. PRISÃO PREVENTIVA. REQUISITOS DO ART. 312, DO
    CPP. FUMUS BONI IURIS E PERICULUM IN MORA. CLAMOR PÚBLICO.
    INADMISSIBILIDADE À PRISÃO. - Toda espécie de prisão provisória,
    enquanto espetacular exceção ao princípio constitucional da presunção de
    inocência (art. 5°, LVII, da CF), exige a satisfação dos requisitos gerais em
    matéria cautelar, quais sejam, o fumus boni iuris e o periculum in mora. O
    primeiro encontra-se consubstanciado nos indícios de autoria e prova da
    materialidade (concomitantemente), ao passo que o segundo pode se
    manifestar na necessidade de garantir a ordem pública (ou econômica),
    assegurar a aplicação da lei penal ou, ainda, por conveniência da instrução
    criminal (ao menos uma destas hipóteses deve estar presente). - O 'clamor
    público', a 'intranqüilidade social' e o 'aumento da criminalidade' não são
    suficientes à configuração do periculum in mora: são dados genéricos, sem
    qualquer conexão com o fato delituoso praticado pelo réu, logo não podem
    atingir as garantias processuais deste. Outrossim, o aumento da
    criminalidade e o clamor público são frutos da estrutura social vigente, que se
    encarrega de os multiplicar nas suas próprias excrescências. Assim, não é
    razoável que tais elementos – genéricos o suficiente para levar qualquer
    cidadão à cadeia – sejam valorados para determinar o encarceramento
    prematuro. - A gravidade do delito, por si-só, também não justifica a
    imposição da segregação cautelar, seja porque a lei penal não prevê prisão
    provisória automática para nenhuma espécie delitiva (e nem o poderia porque
    a Constituição não permite), seja porque não desobriga o atendimento dos
    requisitos legais em caso algum. - À unanimidade, concederam a ordem. (HC
    70005916929, 5ª Câmara Criminal, TJ/RS, Rel. Des. Amilton Bueno de
    Carvalho, acórdão de 12.3.2003).
    HABEAS CORPUS PREVENTIVO - CRIME CONTRA A LIBERDADE
    SEXUAL - ESTUPRO - VÍTIMA MENOR DE QUATORZE ANOS - (CP, ART.
    213 C/C ART. 221 "A") -PRISÃO PREVENTIVA NÃO CUMPRIDA -
    EVIDÊNCIAS ACERCA DA EXISTÊNCIA DO CRIME E INDÍCIOS DE
    AUTORIA - CARÊNCIA DOS REQUISITOS DO ART. 312 DO CPP -
    REVOGAÇÃO DEFINITIVA DA PRISÃO CAUTELAR - LIMINAR MANTIDA -
    ORDEM CONCEDIDA. I - A legitimação da prisão cautelar, como medida
    excepcional que é, depende, cumulativamente, da existência de indícios do
    crime e da autoria, bem como da presença de qualquer das situações
    descritas no art. 312 do CPP (garantia da ordem pública, da ordem
    econômica, conveniência da instrução criminal, ou, para assegurar a
    aplicação da lei penal), afigurando-se indispensável, ainda, estar fundada em
    razões idôneas a justificar a adoção dessa providência, cuja necessidade
    deve ser verificada no plano concreto, pena de violação ao disposto no art.
    93, IX da CF/88. II - In casu, em que pese existirem nos autos indícios
    suficientes que relacionem o paciente ao ato criminoso descrito na peça
    acusatória, as condições elencados no art. 312 do CPP, tais como a garantia
    da ordem pública, da instrução processual, bem como da aplicação da lei
    penal, essenciais para a decretação da custódia cautelar, não foram
    preenchidos, mormente quando o paciente encontra-se em liberdade durante
    toda a marcha processual, que jpa perdura por aproximadamente 8 (oito)
    anos. (TJSC. Habeas Corpus n. 2009.002920-3, de Videira. Segunda Câmara
    Criminal. Rel. Salete Silva Somariva. Data: 04/05/2009).
    Desse modo, por não vislumbrar, na hipótese, a presença dos
    requisitos do art. 312 do Código de Processo Penal, tenho que a prisão preventiva do
    investigado não pode ser decretada.
    À vista do exposto, indefiro o pedido de prisão preventiva antes a ausência dos requisitos legais a ensejá-la.
    Recebo a denúncia, eis que preenche os requisitos exigidos pelo
    art. 41 do CPP, não sendo caso de rejeição preliminar.
    O feito seguirá o rito ordinário.
    Cite-se o denunciado para responder à acusação, nos termos do
    art. 396-A, caput, do CPP, por escrito, no prazo de dez (10) dias.
    Mensagem inadequada
  19. Camila R.
    10/07/2009 11:39

nem conheço o senhor, mas estou lendio muita coisa na internet a respeito desse tipo de crime, e todos estamos muito preocupados pois sabemos que o rapaz n teve culpa, pelo menos não a culpa para chegar a ser preso... moramos numa cidade pequena e é dificil encontrar um bom advogado... estou pedindo ajuda á varias pessoas
    Obrigada !
    Mensagem inadequada
  20. LÉIA
    10/07/2009 12:36

Boa tarde Dr. Alexandre é a Léia novamente,
    Quanto tempo um processo fica no setor de calculos?
    E se eu tiver que entrar com habeas Corpus dara exigir a fração de um sexo no caso do meu marido, como consigo um modelo, e o Dr, me disse que não precisa ser feito por um adv., eu mesma poderia fazer? e pra onde eu envio esse habeas Corpus?
    Muito obrigada
    Mensagem inadequada
  21. Carlos Leite
    10/07/2009 13:00

Ao Dr. Alexandre ou a quem puder respondê-lo, o meu muito obrigado antecipado. Trata-se de um indivíduo que foi preso em flagrante e incurso no Art. 157, §2º, I e II. Entretanto, o depoimento da vítima e das testemunhas foi que apenas o seu companheiro é que estava armado e que só ele foi quem roubou. Ademais, os dois foram unânimes em afirmar que sairam apenas para surrar um indivíduo que os agredira anteriormente. Pergunto, o primeiro acusado, que apenas dirigira o Automóvel mas não efetuou nenhum dos tipos penais do artigo 157, pode alegar inocência?, eis que segundo ele (o que foi corroborado pelo seu colega) o seu comparsa deveria ATIRAR no seu desafeto, mas, resolveu roubar a vítima por conta própria SEM SEQUER AVISÁ-LO DA SUA REAL INTRENÇÃO?.

2 Indagação: Indivíduo condenado por tentativa de Homicídio a 01 ano e 04 meses de reclusão em regime inicial SEMI-ABERTO, em quanto tempo poderá solicitar a Progressão de Regime?

A quem puder responder, o meu muito obrigado!
    Mensagem inadequada
  22. Nathalia
    10/07/2009 14:02

obrigada Dr.Alexandre tirou varias duvidas minhas.Grata
    Mensagem inadequada
  23. Nathalia
    11/07/2009 11:30

Dr.Alexandre, quanto é a pena minima e maxima do trafico de drogas ? por que a apelaçao demora tanto tempo pra sair assim? Grata.
    Mensagem inadequada
  24. Alexandre
    11/07/2009 11:35 | editado

Camila.

A decisão que colacionou acima diz respeito apenas à decisão sobre o pedido de prisão preventiva proposto pelo Ministério Público - ele deseja que o rapaz responda ao processo preso!

No seu conteúdo não há qualquer decisão acerca do crime em si, mas tão somente da necessidade de manter ou não o réu preso ao longo do processo.

Conforme se depreende da leitura, o processo contra este rapaz já se iniciou e o Juiz permitiu que ele responda em liberdade, todavia, o Ministério Público poderá recorrer da decisão.

É no processo (e durante ele) que o rapaz deverá alegar toda sua defesa, sob pena de acabar condenado ao final e ter que iniciar o cumprimento da pena, que não é baixa...

Eu lhe aconselho a procurar um bom advogado, pois o crime é grave e há muito trabalho a fazer.

Espero ter ajudado.
    Alexandre
    Mensagem inadequada
  25. Alexandre
    11/07/2009 11:48

Cara Leia.

Não tenho elementos para lhe afirmar quanto tempo o seu processo irá ficar no setor de cálculos, pois o tempo varia de local para local.
    Não há tempo determinado em Lei para isso e depende muito da sobrecarga do Juiz e dos serventuários da Justiça.

Com relação ao Habeas Corpus, o fato de ser uma ação gratuita e sem necessidade de advogado, não significa que não necessite de determinada técnica para a sua elaboração. Existem milhares pela internet.

É melhor procurar um defensor público em sua cidade e explicar a ele seu caso.
    Mensagem inadequada
  26. Alexandre
    11/07/2009 11:54 | editado

Caro Carlos Leite.

O Código Penal determina que quem de qualquer modo concorre ou ajuda no crime reponde pelos fatos.
    Por exemplo, em um caso de roubo com emprego de arma, se um dos agentes apenas dirigia a moto e o outro ameaçou a pessoa para lhe roubar os pertences, com certeza, os dois irão responder do mesmo modo pelo crime, recebendo penas iguais.

Todavia, o direito penal preve casos onde o agente responde apenas por seu dolo. Assim, se duas pessoas entram em uma casa para furtar, sem armas, e um determinado comparsa resolve por livre vontade matar a pauladas o morador, com certeza, só ele responderá pela morte, mas os dois responderão pelo assalto.

De qualquer modo, é no processo que o acusado deverá provar que não tinha a intenção de matar e só roubar; ou mesmo que não tinha nenhuma intenção...

Com relação a sua outra indagação, esclareça melhor que tipo de crime foi cometido, se homicídio doloso ou culposo, quando foi cometido, se o agente era ou não primário.

Espero ter ajudado.
    Alexandre
    Mensagem inadequada
  27. Alexandre
    11/07/2009 12:11

Nathalia.

A pena de tráfico, na modalidade simples, é de 05 a 15 anos.
    Se o acusado é primário, tem bons antecedentes, a quantidade evidencia ser pequeno traficante, não participou de organizações criminosas etc. pode receber a pena mínima e ainda ter redução sobre ela, podendo em alguns casos chegar a apenas 02 ou 03 anos.

A apelação não possui prazo específico para ser julgada. Depende do Tribunal de seu Estado.

Espero ter ajudado.
    Alexandre
    Mensagem inadequada
  28. Carlos Leite
    11/07/2009 12:57

Dr. Alexandre, primeiro meu muito obrigado pela gentileza. Quanto a minha segunda indagação, trata-se de um indivíduo que cometeu o crime de lesão corporal de natureza grave em 2004, a sentença foi proferida em Dezembro de 2008 e o condenou a 01 ano e 04 meses de prisão, pena a ser cumprida em regime Semi aberto. Ele é primário, tem bons antecedentes e mora no distrito da culpa. Mais uma vez, meu muito obrigado pela gentileza.
    Mensagem inadequada
  29. Carlos Leite
    13/07/2009 12:51

Dr. Alexandre, primeiro meu muito obrigado pela gentileza e desculpe pela confusão. Quanto a minha segunda indagação, trata-se de um indivíduo que cometeu o crime de lesão corporal em que resultou em DEFORMIDADE PERMAMENTE em 2004, a sentença foi proferida em Dezembro de 2008 e o condenou a 04 anos e 01 mês de prisão, pena a ser cumprida em regime inicial Semi aberto. Ele é primário, tem bons antecedentes e mora no distrito da culpa. Mais uma vez, meu muito obrigado pela gentileza.
    Mensagem inadequada
  30. LÉIA
    13/07/2009 17:32

dr. Alexandre,
    muito obrigada pela sua orientação, Deus abençõe.
    Mensagem inadequada
  31. Nathalia
    13/07/2009 21:00

Obrigada Dr.Alexandre.
    Mensagem inadequada
  32. Alexandre
    14/07/2009 08:59

Caro Carlos Leite.

Para os que iniciam o cumprimento da pena em regime semiaberto, a progressão a ser alcançada é para o aberto, onde o condenado apenas retorna ao sistema prisional para dormir, a noite.

Para isso, deverá cumprir 1/6 da pena e ter bom comportamento carcerário.
    Se a pena total imposta na sentença ultrapassou os 02 anos, com 1/3 (se tiver sido considerado primário na sentença) terá direito ao livramento condicional, onde terminará o cumprimento da pena em casa.

Espero ter asjudado.
    Alexandre
    Mensagem inadequada
  33. Alessandra Sueno | Osasco/SP
    14/07/2009 12:32

Boa tarde, Alexandre...

Por favor vc poderia me ajudar me explicando o que significa o andamento do meu marido na vec...

14/07/2009 Progressão ao regime semi aberto Autos Conclusos CLS
    13/07/2009 Progressão ao regime semi aberto Autos no Final para Cumprimento enviar copias fls 11/12 penit de valparaiso
    07/07/2009 Outros Outros AUTOS NO M.P. (BENEFICIO)
    06/05/2009 Progressão ao regime semi aberto Autos Conclusos CLS
    06/05/2009 Progressão ao regime semi aberto Autos no Setor de Cálculo - Cálculo CALC/URGENTE

Ele esta na penitenciaria de vaparaiso...me explica por favor como esta o processo do semi aberto....
    Obrigado
    Mensagem inadequada
  34. Alexandre
    14/07/2009 14:31

Cara Alessandra.

Pelo que colacionou, há um pedido de progressão de regime em trâmite.
    No último movimento - dia 14/07 - há a informação de que os autos estão conclusos, ou seja, estão no gabinete do Juiz para decisão.

Aguarde, pois ao sair do gabinete, provavelmente terá acesso a alguma decisão favorável, ou não.
    Mensagem inadequada
  35. Alessandra Sueno | Osasco/SP
    14/07/2009 14:39

Ok, muito obrigado Alexandre
    Mensagem inadequada
  36. Carlos Leite
    15/07/2009 16:02

"Caro Carlos Leite.

Para os que iniciam o cumprimento da pena em regime semiaberto, a progressão a ser alcançada é para o aberto, onde o condenado apenas retorna ao sistema prisional para dormir, a noite.

Para isso, deverá cumprir 1/6 da pena e ter bom comportamento carcerário.
    Se a pena total imposta na sentença ultrapassou os 02 anos, com 1/3 (se tiver sido considerado primário na sentença) terá direito ao livramento condicional, onde terminará o cumprimento da pena em casa.

Espero ter asjudado.
    Alexandre"

Dr. Alexandre me ajudou e muito, obrigado.

É exatamente isso, o referido cidadão iniciou o cumprimento da pena no regime semiaberto. Apesar da pena cominada ser supérior a 02 anos, me parece que o pedido de PROGRESSÃO DE REGIME lhe é mais proveitoso, estou correto?, afinal, ele poderá fazê-lo com 08 meses! ou estou equivocado?
    Mensagem inadequada
  37. Fátima
    15/07/2009 17:03

Boa Tarde
    Dr.Alexandre

Estou precisando muito de sua orientação, pois meu pai esta respondendo um processo em liberdade por adulteração em carteira de habilitação de 1998, nesse caso ele vai ao Forum todo dia 10 para assinar referente a esse processo, que deve se terminar em Dezembro desse ano 2009. Mais em abril deste ano ele se envolveu em um acidente de carro nada grave só foi fazer boletim de ocorrencia na delegacia e lá descobrimos que ele contava como procurado pela justiça mesmo sendo um processo sendo em liberdade aprenderam ele pois era um feriado. Fui no forum me informaram que era um erro da Delegacia e a delegacia acusa o Forum e até hoje ainda consta com procurado , fazendo ele passar por contragimentos pois, passamos por um bliz em um feriado e lá fomos nós novamente para a delegacia pelo mesmo processo o que posso estar fazendo nesse caso pois não consigo tirar um antecedente criminal via internet não sei se isso tem alguma coisa a ver. Por Favor aguardo um retorno para eu saber o que posso esta fazendo para isso não ocorrer novamente, MUITO OBRIGADO.
    Mensagem inadequada
  38. Nathalia
    15/07/2009 17:14

Boa Tarde Dr.Alexandre.

Gostaria de saber por que demora tanto tempo pra sair uma apelação ???quantos anos pode mais ou menos o Tribunal tem pra poder sair a apelação ?
    Desculpe de estar nesse assunto novamente, mais é porque eu não entendo o porque demora tanto assim pra poder sair a apelação sendo que já foi solicitado o pedido a mais de 1 ano.
    Grata pela atenção.
    Mensagem inadequada
  39. Alexandre
    15/07/2009 20:32

Caro Carlos Leite.

Os pressupostos para a concessão da progressão de regime são similares aos exigidos para o livramento condicional, que é a última fase da execução penal.

Normalmente a progressão de regime é alcançada primeiro, até mesmo pelo fato da fração ser menor.

O livramento poderá ser requerido a partir do momento que o condenado atingir 1/3 do total da pena, independentemente de em qual regime esteja.

Espero ter ajudado.
    Alexandre
    Mensagem inadequada
  40. Alexandre
    15/07/2009 20:44 | editado

Cara Fátima.

O melhor conselho que posso lhe dar é procurar um advogado ou defensor público em sua cidade, pois, pelo visto, há a necessidade de um parecer correto sobre o caso de seu pai.

Muitas vezes, pessoas respondem a processos na Justiça por crimes menores achando que as determinações do Juiz não conduzem à maiores sanções. Quando as determinações não são cumpridas, podem se transformar em pena privativa de liberdade e, nesse caso, é expedido o mandado de prisão. Não sei se é exatamente o caso de seu pai.

Nesses casos, as pessoas (que não cumpriram as determinações judiciais) só ficam sabendo da ordem de prisão quando a polícia pesquisa pelo nome da pessoa nos compurtadores da Justiça.

Procure um profissional sério em sua cidade.

Espero ter ajudado.
    Alexandre.
    Mensagem inadequada
  41. Maria Socorro De
    15/07/2009 21:56

dr alexandre gostaria de saber se demora pra vim o benificio do semi aberto meu marido teve a consulta com a piscologa semana passada e falta falar com a assistente social talvez e amanha e se caso ele ganhar sera que da tempo de sair na saidinha do dia dos pais?desde ja agradeco
    Mensagem inadequada
  42. Fátima
    16/07/2009 08:46 | editado

Bom dia ..

Dr. Alexandre, me tire mais uma duvida, meu pai esta cumprindo a ordem judicial em 2006 a policia foi buscar ele em casa levou ele ao form para começa r a responder esse processo, pois teve que pagar uma multa de R$ 500,00 na epoca e assinar todo mês no forum por 2 anos e Seis meses e acaba essa pena agora em Dezembro , e pode ainda assim o nome dele esta aparecendo como procurado e mesmo sendo em Regime Aberto os policias detenrem ele. Desculpe é que sou totalmente leiga nesses assuntos.Muiot obrigada pelas respostas.
    Mensagem inadequada
  43. Carlos Leite
    16/07/2009 15:50

Obrigado Doutor! que a paz fique convosco e com toda a sua família!
    Mensagem inadequada
  44. Adriana Boer | Guarulhos/SP
    17/07/2009 16:34

alexandre quanto tempo demora pra ser julgado um livramento condicional ja que o preso nao tem nada que desabone sua imagem e tambem ja esta no lapso ha 5 meses inclusive o rapaz que foi preso no mesmo b.o ja esta na rua é uma condenaçao de 6 anos e ele esta preso ha 2 anos e 8 meses faz 4 no semi-aberto obrigada
    Mensagem inadequada
  45. Natalia Oliveira
    17/07/2009 20:28

Olá alexandre...

Por gentileza esclareça uma duvida minha:

Meu irmão foi condenado a uma pena de 5 anos e 4 meses de reclusão em regime inicial semi-aberto, porém já cumpriu 9 meses em regime fechado por não haver vagas no sistema, gostaria de saber se cabê um pedido de condicional para ele responder o restante em liberdade?

Desde já agradeço.
    Mensagem inadequada
  46. Luana Fontes
    20/07/2009 16:10

Processo No 2009.002.013918-0
    tem como saber se ele tem chances.
    muito obrigada pela atenção.
    Mensagem inadequada
  47. Nathalia
    20/07/2009 21:14

Boa Tarde Dr.Alexandre.

Gostaria de saber por que demora tanto tempo pra sair uma apelação ???quantos anos pode mais ou menos o Tribunal tem pra poder sair a apelação ?
    Desculpe de estar nesse assunto novamente, mais é porque eu não entendo o porque demora tanto assim pra poder sair a apelação sendo que já foi solicitado o pedido a mais de 1 ano.
    Será q teria como o senhor esta dando uma olhadinha nos processos dele ...pra me dar uma posiçao ....

990.09.036632-0

990.09.017111-1

993.08.040049-0

993.08.003753-1

esta aqui os numeros dos procesos dele.....o que o o Sr puder me falar vou fica muito grata.
    Mensagem inadequada
  48. Alexandre
    21/07/2009 15:29 | editado

Cara Natália Oliveira.

Seu caso é de habeas corpus dirigido ao Tribunal de Justiça de seu Estado, pois há nítido constrangimento ilegal.
    O condenado que recebe sentença determinando inicio de cumprimento em determinado regime, mas que acaba cumprimento pena em regime mais gravoso, sofre coação ilegal, com certeza.

Se não há vaga no semiaberto, o condenado deve ser transferido para o aberto ou mesmo para prisão domiciliar e nunca para regime mais grave.

Converse sobre isso com um defensor.

Espero ter ajudado.
    Alexandre
    Mensagem inadequada
  49. Luana Fontes
    21/07/2009 16:30

Processo No 2009.002.013918-0
    tem como saber se ele tem chances.
    muito obrigada pela atenção.
    Mensagem inadequada
  50. Natalia Oliveira
    21/07/2009 20:50 | editado

Olá Alexandre.

Muito o brigada pela atenção.
    Por gentileza me tire mais uma duvida no processo dele na vec está o seguinte andamento: "Autos decrim 1 para o setor de calculos".

O que significa isso???

Desde já agradeço.
    Mensagem inadequada

A participação no Fórum é livre e grátis.
Para publicar suas perguntas e respostas, é necessário fazer um rápido cadastro.