Casamento com americano divorciado no Brasil
14 comentários
-
Hadassa_1
10/07/2009 18:46Boa tarde,
Sou noiva de um americano (residente nos EUA), que já se divorciou duas vezes.
Nós pretendemos dar entrada nos papéis para o casamento no civil no Brasil, e depois, confirmar o casamento nos EUA.
Estive pesquisando, e soube que se fazem necessários: o certificado de divórcio dele, além da cópia das quadro primeiras páginas do passaporte. Sabemos que esses mesmos documentos necessitam serem consularizados lá pelo consulado brasileiro, e depois passar por uma tradução juramentada para a entrada dos papéis no cartório no Brasil. Mas, estamos com algumas dúvidas:
1) Se faz necessária, a tradução de ambos certificados de divórcio?
2) Em virtudo do certificado do divórcio, ainda faz-se necessário o certificado de nascimento, também ser transliterado?
3) Desde que no momento, ele se encontra nos EUA, através de uma procuração (power of attorney) consularizada, eu poderia dá entrada nessa documentação junto ao cartório de Registro Civil para o casamento?
4) Para a entrada do certificado de divórcio traduzido no cartório de Registro Civil, faz-se necessária homologação junto ao STF? E se sim, quais os procedimentos para a homologação do mesmo?
Se assim possível, conto com a ajuda de vocÊs. -
Advocacia Regina Machado
11/07/2009 09:40 | editadoHadassa
para todoas as suas perguntas a resposta é SIM
boa sorte
Regina Machado
[...] -
Hadassa_1
11/07/2009 09:56Obrigada Regina!
Mas, em relação a segunda pergunta, o que se faz necessário para a homologação dos certificados de divórcio dele, no STF? Como faço isso? -
Advocacia Regina Machado
11/07/2009 11:25ele é americano, e nao foi casado antes com brasileira,entao o divorcio dele nao precisa ser homologado aqui, deve apenas ser juntado aos outros documentos no cartorio civil onde vcs vao casar, traduzido e chancelado pelo consulado americano, na cidade onde ele vive, para comprovar sua veracidade.
boa sorte
Regina Machado -
Hadassa_1
11/07/2009 12:13Mais uma vez obrigada, Regina!
Só mais umas dúvidas....
É, porque pensei que essa documentação deveria ser autenticada lá nos EUA pelo consulado brasileiro (que verificaria a veracidade), depois, esses documentos viriam para o Brasil para serem traduzidos por um tradutor juramentado no BRasil, para daí, serem aceitos no cartório de Registro Civil. Não seria assim?
É que vocÊ disse..." traduzido e chancelado pelo consulado americano".
Ele vive la nos EUA...logo, eu acredito que teria que passar pelo consulado brasileiro lá.
Daí, após o casamento no registro civil aqui, aí sim, serem autenticados pelo consulado americano. -
Hadassa_1
11/07/2009 12:22Faz-se necessário, ele me enviar os originais e as cópias devidamente autenticadas, ou somente, as cópias autenticadas? Mesmo o passaporte, ele tem que me enviar o original e a cópia?
Outra dúvida, após o casamento civil realizado aqui, podemos fazer a legalização e reconhecimento do mesmo nos EUA, através do consulado americano? -
Advocacia Regina Machado
11/07/2009 12:39Hadassa
os documentos deve ser autenticados no consulado americano, eles que darão a veracidade dos documentos, (ele é americano) a traduçao deve ser feita aqui por tradutor juramentado, apos o casamento a certidao deve ser homologada lá nos USA para se fazer valer em territorio americano tb
meus cumprimentos
Regina Machado -
Hadassa_1
12/07/2009 02:07Regina,
Obrigada pelas respostas.
Mas, tenho me informado em alguns fóruns, e também entrando em contato com o consulado brasileiro de Chicago...consta que antes dos documentos dele passarem pela tradução juramentada, faz-se necessário, a legalização desses documentos, no consulado brasileiro lá nos EUA, no caso dele, através do consulado em Chicago. Quanto ao consulado americano, só seria prá dar entrada nos papéis do casamento civil ja realizado no Brasil, prá ser reconhecido nos EUA. Mas, acho que ainda tem a homologação nos EUA, cm vc falou. -
Advocacia Regina Machado
12/07/2009 11:33 | editadoHadassa
se ele é americano o consulado brasiliero nao tem autoridade para autenticar nenhum documento que nao tenha sido emitido por ele, só o consulado americano pode dizer se os documentos americanos dele, sao verdadeiros ou nao,
Regina Machado
[...] -
Fernanda Ferreira Consulting
23/07/2009 23:53 | editadoHadassa, Os Estados Unidos reconhecem o casamento civil realizado no Brasil. Basta você fazer a tradução. Se você quer registrar o casamento nos EUA para fins de imigração, nem se preocupe, apenas uma tradução simples já vale quando você for dar entrada nos documentos para o visto de permanência.
Pelo que o setor legal do consulado de LA me explicou anteriormente, qualquer documento em inglês que você pretenda utilizar no Brasil, tem que ser traduzido.
Se você ainda não conseguiu se informar sobre a legalização de documentos, o consulado de Los Angeles explica passo a passo no website o procedimento para a legalização de documentos oficiais emitidos no exterior. http://www.brazilian-consulate.org/files.php?id=19
O consulado também explica o procedimento para procuração de estrangeiro que não possui registro no Brasil. http://www.brazilian-consulate.org/files.php?id=28
Pelo que entendi seu noivo tem que enviar os documentos para o consulado em Chicago, porque este é o consulado responsável pela área que ele mora.
Eu já legalizei certidões de casamento e divórcio para vários clientes e é um procedimento simples. Mas fiz tudo em LA porque moro em San Diego. Mas Chicago deve ser a mesma coisa.
[...]
Boa sorte,
Fernanda Ferreira
[...] -
LiaMelo
30/08/2009 08:18Estou cheia de dúvidas ,'sou divoricada e meu noivo tambem, ele é americano, e esta terminando um projeto na Arabia. vamos passar férias em outubro em Vegas e pensamos em nos casar por la. Ele volta para Arabia até março e eu para o Brasil, resolvemos morar por dois anos na Virginia. eu tenho visto de turista. Não quero correr o risco de perder , pois tenho uma filha vivendo em San Diego, ela é estudante e pode precisar da minha presença a qualquer momento.
Podemos nos casar em Vegas e registrar o casamento após a minha chegada na Virginia. ou é melhor dar entgrada no visto k1 , mas terei de aguardar uma oisição consular .. e neste caso como fica meu visto de turista.
Se casar em Vegas , tem data pre estabelecida para registrar aqui e nos Estados Unidos.
eu entendo que se me casar em vegas e voltar ao Brasil, posso registrar o documento no consulado sem maiores problemas, visto que nao vou me casar com intençlão de permanecer.
o que me aconselha
abçs
Lia -
Fernanda Ferreira Consulting
02/09/2009 02:46LiaMelo,
O casamento realizado em Vegas é valido e não necessita de registro para fins de imigração aos Estados Unidos. Não há data pre estabelecida para dar entrada no processo de imigração.
Atualmente o processo do gren card, quando você está nos Estados Unidos, é de 4 meses. Durante o processo você receberá autorização para trabalhar e viajar. Você não citou qual cidade pretende morar na Virginia, então estou te dando uma idéia do que acontece em San Diego, que é onde moro.
Se você está no Brasil, pode entrar com o pedido do K3 (o K1 é para noivas, se você já é casada, o visto seria o K3 ou o "green card"). O K3 segue o proceso do visto de noiva (K1), demora mais ou menos uns 7 meses. O green card demora um pouco mais.
O seu visto de turista fica válido. Mas você tem que ter cuidado na entrada com o que vai falar para os oficiais da imigração. O visto de turista, B2, serve somente para turismo, se você estiver entrando com a intenção de ficar pemanentemente, o visto de turista não é sua melhor opção. Se te perguntam quanto tempo você pretende ficar, e você diz, estou vindo encontrar meu marido, eles podem te mandar de volta ao Brasil, porque você não está com o visto certo. E mentir para oficiais de imigração pode resultar em problemas para conseguir vistos no futuro.
É importante estar com o visto certo.
Boa sorte,
Fernanda Ferreira Consulting -
Renato-Adv/Gyn
02/09/2009 08:10Salvo engano, o tribunal competente para homologação de sentença estrangeira, desde a EC 45/04, é o STJ, e não o STF.
Abraço! -
Martina12
24/09/2009 17:54Para a Hadassa_1 queria esclarecer que os documentos de seu noivo tem que ser legalizados junto ao Consulado Brasileiro nos Estados Unidos. Mesmo ele sendo só americano, é o Consulado do Brasil que tem competencia e autoridade para legalizar os documentos expedidos em território americano. Após, quando estiverem aqui, deverão ser providenciadas as traduções com tradutor juramentado para ter validade.
Espero ter ajudado.
Se precisar é só me escrever, sou advogada, trabalho nessa área em especial em casos que envolvem Brasil e Itália.
Atenciosamente
martina1209@yahoo.it
Categorias
- Concursos públicos
- Exame da Ordem
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Advocacia e OAB
- Direito Civil: Parte Geral
- Direito das Obrigações e Contratos
- Direito das Coisas
- Condomínios e incorporações