LICENCIAMENTO VOLUNTÁRIO DA MARINHA DO BRASIL
7 comentários
-
Dra Milico
24/08/2009 14:08 | editadoOlá! Sou militar há 09 anos e estou gozando licença- maternidade. Como é sabido no Dirito Militar, o praça com 09 anos de serviço, precisa manifestar-se no sentido de renovar por mais um ano ou não o seu compromisso, e em caso positivo, alcançar a estabilidade aos 10 anos de serviço. Ocorre que no dia 01 de abril de 2009, fui agraciada por Deus com o nascimento do meu primeiro filho. Meu esposo e eu sabíamos que muitas coisas iriam mudar em nossas vidas, mas iríamos descobrir gradativamente. Não obstante estar gozando minha licença-maternidade, no início de junho, uma ligação oriunda do Departamento Pessoal de minha OM surpreendeu-me; um militar, no exercício de suas funções, contatava-me por telefone com a finalidade de me informar quanto à renovação do meu compromisso, vez que em 07/08/2009 completaria 09 (nove) anos de serviço. Eu não teria muito tempo para refletir sobre o assunto, pois precisava enviar o requerimento assinado naquela semana – primeira semana de junho- caso quisesse renovar.
Preocupada e com um prazo exíguo, decidi pelo que parecia ser mais sensato naquele momento – renovar o meu compromisso.
Ocorre que, ulteriormente, ao discutir o assunto com o meu esposo, analisamos todos os fatores que se apresentavam e chegamos à conclusão de que seria, no mínimo, quase impraticável o meu retorno ao trabalho.
Já solicitei uma audiência com a Diretoria de Pessoal Militar, requerendo à autoridade competente que torne sem efeito a portaria que renovou o meu compromisso. Dessa forma, eu serei desligada finda a minha licença e terei direito a receber os valores devidos aos nove anos de serviços prestados.
Caso isso não ocorra, terei que cumprir pelo menos seis meses do compromisso e não receberei os valores supracitados.