1. Cátia Amaro
    12/09/2009 11:28

Bom dia. Minha dúvida é a seguinte: Sou comerciante e todo ano pago à Prefeitura uma 'taxa de licença' para exercer o comércio, além do IPTU do imóvel, pois sou a proprietária. Porém, um outro comerciante amigo meu, comentou que esta 'taxa de licença' seria ilegal, portanto a Prefeitura não teria o direito de nos cobrar. Eu, sinceramente, não vejo um fundo de verdade nisso, pois sou comerciante há muitos anos e sempre soube da necessidade dessa licença e por isso sempre paguei sem reclamar. Ele, no entanto, me garante que é ilegal sim e que o dono de um supermercado aqui da cidade já entrou até com um processo contra a Prefeitura para reaver todos os anos que pagou 'injustamente' a tal taxa.

Sendo assim, alguém sabe me informar se há algum fundamento nisso???

Só para maior esclarecimento vou colocar aqui alguns dados:

Este ano o valor de minha taxa é de: R$ 258,95 (tx licença - 239,56 + tx públ. - 19,39)

Medida total da área usada para o comércio: 82,35 m²

Aguardo resposta. Desde já, muito obrigada!
    Mensagem inadequada
  2. Paulino
    12/09/2009 21:36

Sem fundamento essa alegação, a taxa de licença é devida em virtude da fiscalização com base no poder de polícia do Município.
    Mensagem inadequada
  3. Cátia Amaro
    21/09/2009 16:32

Obrigada pela atenção PAULINO.

No entanto, essa taxa de licença deve ser calculada de que forma??? O que estão alegando para mim é que ela não pode ser calculada com base nas medidas do meu prédio, pois o IPTU já é cobrado com base nas mesmas medidas.

Será que poderia me esclarecer isso?

Agradeço desde já a atenção.
    Mensagem inadequada
  4. Paulino
    22/09/2009 22:34 | editado

A taxa deve ser fixa, pré-determinada em lei, pode variar de comércio para comércio, no entanto deve respeitar o princípio da proporcionalidade e razoabilidade na mensuração da mesma. Portanto, não pode ser fixada pelas medidas do prédio, taxa é cobrada por um serviço específico e divisível, e no caso, pelo poder de polícia.
    Mensagem inadequada
  5. Cátia Amaro
    23/09/2009 18:47

Paulino, muito obrigada por seus esclarecimentos. Era exatamente isso que eu queria saber. Pelo que pude notar, aqui em minha cidade eles cobram a taxa baseados nas medidas do imóvel.

Saberia me dizer em que Lei posso encontrar as regras específicas para cobrança desse imposto. Seria uma lei municipal, estadual???

Obrigada novamente.
    Mensagem inadequada
  6. Morgana Prebianca
    18/10/2009 00:41

Olá Catia e colgas;
    você irá encontrar todas as tabelas e formas de cálculo no setor de alvarás\cadastro\fiscalização do seu Município. A grande maioria disponibiliza pela internet. Trata-se do Código Tributário Municipal, que disciplina a cobrança.
    A famosa TLL Taxa de Licença pra Localização e Funcionamento é devida sim, ano a ano, e pode considerar como fator para cálculo a metragem, a quantidade de funcionários, o zoneamento (localização), tipo de atividade e mais alguns aspectos.
    Quanto ao que disseram a você que como o IPTU é calculado sobre a metragem o TLL não deve ser.. é o seguinte, primeiramente, IPTU e Alvará são de naturezas tributárias distintas (uma coisa não tem NADA haver com a outra), o que não pode é taxa ter o mesmo fato gerador\base de cálculo do imposto. IPTU é imposto sobre propriedade, TLL é taxa de Poder de polícia.
    A cobrança é legal, e você uma cidadã e contribuinte exemplar!

[]´s
    morganaprebianca@gmail.com
    Mensagem inadequada

A participação no Fórum é livre e grátis.
Para publicar suas perguntas e respostas, é necessário fazer um rápido cadastro.