Velha discussão: Ética e moral
7 comentários
-
caio c
25/09/2009 12:06Já li tentando responder o questionamento tema da presente discussão, mas não consigo chegar numa solução, especialmente porque os conceitos muitas vezes se confundem em algum momento, fazendo cair por terra o entendimento anterior.
Entendo que a discussão é quase a mesma entre a diferença entre decadência e prescrição, onde para ambos os conceitos o tempo é a linha mestra, quando no primeiro perde-se o direito e no segundo perde-se o direito de ação. Conclusão, em ambos se perden o "direito"! NO entanto a discussão aqui não é esta.
Gostaria que quem já chegou a uma conclusão me desse sua opinião, enfim: O que é ética? O que é moral? Qual a diferença entre ambas?
Gostaria, ainda, que as respostas fossem pautadas em termos práticos, diante não só da minha limitação, mas também porque, em termos teóricos, lí muito aquém do que eu preciso mas muito mais do que a média da população possa ter lido sobre o assunto. -
Rodrigo Martins
25/09/2009 13:27Porque a cobra não morde o advogado? -
vade mecum
25/09/2009 14:13Colegas Juristas podem explicitar sobre a ética nas salas de aula acadêmicas? Somos uma turma de 30 alunos do curso de Direito de uma grande faculdade desse país, cujo alguns professores usam a teoria de maquiavel ao extremo e como lema acadêmico. Com ameças severas e insinuações aos graduandos com provas nada democráticas. Como podemos nos proteger disso? visto ja termos mandado várias cartas a direção da faculdade onde nem nos dão um retorno? Por favor nos oriente? -
caio c
25/09/2009 22:21Caros Rodrigo e Vade mecum, o tema proposto por mim nada tem a ver com o questionamento feito pelos colegas, portanto, com a devida licença, seria muito mais coerente vocês abrirem uma nova discussão para responderem suas dúvidas! -
Tarcísio Andrade
05/10/2009 23:03moral nada mais é do que os bons costumes pregados pela sociedade. Já ética é o estudo do comportamento do homem em relação a esses costumes tidos como corretos pela sociedade, é a autonomia que o ser tem de se posicionar diante de determinada situação, atribuindo valores.
Espero que minha resposta possa te ajudar caio. -
caio c
06/10/2009 19:25Caro Tarciso, se "ética" é o estudo do comportamento, com a devida licença, não entendi porque, depois, vc conclui dizento que "é a autonomia que o ser tem para se posicionar..."?
Aproveitando, quando se diz que uma pessoa não é ética, está se querendo dizer o quê, realmente?
Quem faz a ética? Se cada um pode fazer a sua ética, que valor prático isso acaba tendo? -
Tarcísio Andrade
09/10/2009 14:34colega, como vc mesmo disse os conceitos se confundem... para alguns doutrinadores ética é a capacidade que o ser tem de tomar uma decisão, sabendo que aquela decisão pode gerar resultados tanto positivos quanto negativos... já para outros a ética se resume apenas ao estudo do comportamento humano diante dos dogmas sociais (MORAL)...
Categorias
- Concursos públicos
- Exame da Ordem
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Advocacia e OAB
- Direito Civil: Parte Geral
- Direito das Obrigações e Contratos
- Direito das Coisas
- Condomínios e incorporações
- Direito de Família
- Direito das Sucessões