1. Raphael Garzesi
    08/10/2009 15:39

Olá minha dúvida é a seguinte, tenho uma empresa no Brasil e uma filial na Argentina, qual tributos devo pagar, tenho que pagar algo aqui e lá, pagando em um país e no outro ficar isento?
    Mensagem inadequada
  2. Junior
    08/10/2009 16:07

Prezado Amigo Raphael:

É uma questão complicada. Acredito que você deva procurar ajuda especializada.
    Por exemplo, em relação ao imposto de renda, há acordo com a Argentina para evitar bitributação.

Salvo melhor juízo.
    Grandes abraços.
    Mensagem inadequada
  3. Adler Martins
    há 3 dias

Caro Raphael,

Basicamente, as empresas são independentes. Você terá que pagar todos os tributos devidos por cada uma delas, em cada um dos países.

O acordo de bitributação a que o colega Junior se referiu existe de fato. Mas sua aplicação depende de vários fatores. Por exemplo: se a empresa Argentina é filial da Brasileira, ou vice-versa.

Lembro também que, pelos acordos do Mercosul, as vendas de uma empresa para outra não pagam imposto de importação.

Para uma análise completa do caso, sugiro que o Sr. forneça mais detalhes.

Abraço,

Adler Martins
    Advogado internacional
    adlermartins@gmail.com
    Mensagem inadequada
  4. Advocacia Regina Machado
    há 3 dias

Caro Raphael

Brasil e Argentina tem tratados comerciais que isentam filiais em seus países, a variação da taxa vai depender do setor de comercio desta empresa se primaria ou terciaria, quanto a legislação interna essa deve prvalecer aquela do territorio que se encontra, quanto a parte negocial verifique os tratados correspondentes ao seu ramo, que vc poderá encontrar no site do minsterio das relações exteriores argentinas e Brasileiro
    boa sorte
    Dra Regina Machado - profa. Direito Internacional Publico e Privado
    www.advocaciareginamachado.com
    Mensagem inadequada

A participação no Fórum é livre e grátis.
Para publicar suas perguntas e respostas, é necessário fazer um rápido cadastro.