1. rafael-palhares
    18/10/2009 14:38

Encontro-me completamente endividado com juros de cheque especial e cartões de crédito. O problema é que essas dívidas são na conta onde recebo meu salário. No mes passado nao consegui sacar quantia nenhuma, pois a conta estava com excesso de limite e foram debitados os juros e o limite de crédito encontrasse bloqueado por causa das dividas de cartão de crédito com limite atrelado ao da conta corrente. Minha conta nao está bloqueada judicialmente. No Fórum http://forum.jus.uol.com.br/63183/bloqueio-de-salario-em-conta-corrente/ existe uma sugestão para solucionar o problema:
    "Prezados,

Pela via mais prática a melhor coisa a fazer é receber o salário em outra conta, ou seja, uma conta que esteja em nome de outra pessoa e de confiança exemplos: filho, mãe, pai, esposa, etc. Para isso basta fazer uma carta de próprio punho e entregar junto ao RH da empresa onde trabalha. Muitas empresas têm sido bastante compreensíves quanto a isso.

Embora o salário seja impenhorável, ainda tem ocorrido a penhora principalmente de salários considerados altos como algo em torno de R$ 5.000,00, muito embora seja discutível o que venha a ser um salário alto.

Os juízes têm penhorado ainda a conta ou contas principalmente quando há mais de uma fonte de renda ainda que sejam todas "salário".

No caso de uma penhora e consequentemente um "rapa" nos saldos, deve-se informar no processo o montante necessário a manutenção da condição econômica e social da família principalmente naqueles casos onde hajam despesas com remédios de uso contínuo, convênio médico, financiamento da casa própria, escola de filhos e dependentes, etc. Na maioria dos casos é quase todo o salário depositado na conta-corrente ou conta salário, daí minha sugestão.

atte, "

Gostaria de saber se esta ação nao pode ocasionar problemas com a Receita Federal e Declaração do Imposto de Renda e se realmente é a melhor opção.\Sou funcionário público municipal.

Agradeço antecipadamente a atenção,
    Mensagem inadequada

A participação no Fórum é livre e grátis.
Para publicar suas perguntas e respostas, é necessário fazer um rápido cadastro.