1. Juliana Caporicci
    19/10/2009 13:37

Uma pessoa tem 30 anos de contribuição, conforme a simulação do calculo da renda mensal do site da previdencia social, seu salario beneficio seria de R$ 1.712,36, já que sempre teve o salario alto. Recebeu por volta de 7 dias uma carta da Gerência Executiva da Previdência Social, comunicando que, foi reanalisado o processo que gerou seu beneficio conforme art 11 da Lei 10.666 de 8/05/03, e que, como o valor da renda mensal do beneficio foi alterada, este fato podera implicar na devolução do valor pago a mais no periodo, e que caso queira apresentar contra-razões, alegando o que entender necessário e apresentar documentação probatoria.
    Por favor, queria saber as providencias a serem tomadas neste caso.
    Obrigada
    Mensagem inadequada
  2. Juliana Caporicci
    19/10/2009 13:39

Ah, informo ainda que nunca recebeu o valor da simulação, e sim um valor menor.
    Mensagem inadequada
  3. Daniel Vasconcelos
    19/10/2009 15:41

Sra Juliana

nao entendi....

explique melhor..pois ela ja pediu beneficio ??

Att

Daniel
    Mensagem inadequada
  4. Juliana Caporicci
    19/10/2009 16:07

Oi Daniel, sim, ela ja pediu o beneficio, desde 02/2008 ja esta recebendo, mas agora recebeu esta carta da Previdência, comunicando que, foi reanalisado o processo que gerou seu beneficio conforme art 11 da Lei 10.666 de 8/05/03, e que, como o valor da renda mensal do beneficio foi alterada, este fato podera implicar na devolução do valor pago a mais no periodo, e que caso queira apresentar contra-razões, alegando o que entender necessário e apresentar documentação probatoria.
    Não sei se estou certa, mas o que entendi é que após uma reanalise, foi constatado que seu beneficio vinha sido pago a maior, e que agora, querem a restituição da diferença paga, dando a ela um prazo para "se defender". Realmente nem imagino o que fazer.
    Obrigada desde ja
    Juliana
    Mensagem inadequada
  5. Daniel Vasconcelos
    19/10/2009 16:23

isso mesmo

tem que ser analisado o que foi feito....com o que o INSS encontrou de divergencia....

se estiver errado, certamente o INSS vai descontar o valor pago a maior...

peça copia do processo administrativo de concessao....e analise o que eles alegam agora.

Att

Daniel
    Mensagem inadequada
  6. Juliana Caporicci
    19/10/2009 16:26

Daniel, estou começando a trabalhar com essa materia agora, tenho muitas dúvidas. Como faço para pedir copia do processo? tenho que ir pessoalmente?
    Muito obrigada pela força
    Juliana
    Mensagem inadequada
  7. Daniel Vasconcelos
    22/10/2009 00:00

Juliana
    voce vai no posto do INSS aonde foi dado entrada no beneficio..solicite copia do processo administrativo..e faça uma analise se realmente estava incorreto o beneficio.

caso queira, me add no msn que posso ajudar em alguma coisa

Att

Daniel
    msn: danpvbr@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  8. Juliana Caporicci
    04/11/2009 10:29

Daniel, obrigada pela ajuda, deu tudo certo. Vou te add no msn. Obrigada.
    Aproveitando tenho um caso aqui de um cliente que em 2007 perdeu a mãe, ela estava afastada pelo aux. doença, tinha problemas cardíacos, era contribuinte individual, requereu o beneficio em 05/07/07, foi concedido e estaria disponivel a partir de 07/08/07, mas em 10/08/07 faleceu, não chegou a receber. Deixou filhos, inclusive um menor com 10 anos. Posso agora requerer o benecifio para os filhos? Inclusive os atrasados? Posso fazer tudo administrativamente?
    Agradeço desde já
    Juliana
    Mensagem inadequada
  9. Daniel Vasconcelos
    04/11/2009 10:59

respondido no topico anterior..

pode dar entrada...os menores tem direito ao beneficio desde o obito.

Att

Daniel
    Mensagem inadequada

A participação no Fórum é livre e grátis.
Para publicar suas perguntas e respostas, é necessário fazer um rápido cadastro.