Revisão de Beneficio
9 comentários
-
Juliana Caporicci
19/10/2009 13:37Uma pessoa tem 30 anos de contribuição, conforme a simulação do calculo da renda mensal do site da previdencia social, seu salario beneficio seria de R$ 1.712,36, já que sempre teve o salario alto. Recebeu por volta de 7 dias uma carta da Gerência Executiva da Previdência Social, comunicando que, foi reanalisado o processo que gerou seu beneficio conforme art 11 da Lei 10.666 de 8/05/03, e que, como o valor da renda mensal do beneficio foi alterada, este fato podera implicar na devolução do valor pago a mais no periodo, e que caso queira apresentar contra-razões, alegando o que entender necessário e apresentar documentação probatoria.
Por favor, queria saber as providencias a serem tomadas neste caso.
Obrigada -
Juliana Caporicci
19/10/2009 13:39Ah, informo ainda que nunca recebeu o valor da simulação, e sim um valor menor. -
Daniel Vasconcelos
19/10/2009 15:41Sra Juliana
nao entendi....
explique melhor..pois ela ja pediu beneficio ??
Att
Daniel -
Juliana Caporicci
19/10/2009 16:07Oi Daniel, sim, ela ja pediu o beneficio, desde 02/2008 ja esta recebendo, mas agora recebeu esta carta da Previdência, comunicando que, foi reanalisado o processo que gerou seu beneficio conforme art 11 da Lei 10.666 de 8/05/03, e que, como o valor da renda mensal do beneficio foi alterada, este fato podera implicar na devolução do valor pago a mais no periodo, e que caso queira apresentar contra-razões, alegando o que entender necessário e apresentar documentação probatoria.
Não sei se estou certa, mas o que entendi é que após uma reanalise, foi constatado que seu beneficio vinha sido pago a maior, e que agora, querem a restituição da diferença paga, dando a ela um prazo para "se defender". Realmente nem imagino o que fazer.
Obrigada desde ja
Juliana -
Daniel Vasconcelos
19/10/2009 16:23isso mesmo
tem que ser analisado o que foi feito....com o que o INSS encontrou de divergencia....
se estiver errado, certamente o INSS vai descontar o valor pago a maior...
peça copia do processo administrativo de concessao....e analise o que eles alegam agora.
Att
Daniel -
Juliana Caporicci
19/10/2009 16:26Daniel, estou começando a trabalhar com essa materia agora, tenho muitas dúvidas. Como faço para pedir copia do processo? tenho que ir pessoalmente?
Muito obrigada pela força
Juliana -
Daniel Vasconcelos
22/10/2009 00:00Juliana
voce vai no posto do INSS aonde foi dado entrada no beneficio..solicite copia do processo administrativo..e faça uma analise se realmente estava incorreto o beneficio.
caso queira, me add no msn que posso ajudar em alguma coisa
Att
Daniel
msn: danpvbr@hotmail.com -
Juliana Caporicci
04/11/2009 10:29Daniel, obrigada pela ajuda, deu tudo certo. Vou te add no msn. Obrigada.
Aproveitando tenho um caso aqui de um cliente que em 2007 perdeu a mãe, ela estava afastada pelo aux. doença, tinha problemas cardíacos, era contribuinte individual, requereu o beneficio em 05/07/07, foi concedido e estaria disponivel a partir de 07/08/07, mas em 10/08/07 faleceu, não chegou a receber. Deixou filhos, inclusive um menor com 10 anos. Posso agora requerer o benecifio para os filhos? Inclusive os atrasados? Posso fazer tudo administrativamente?
Agradeço desde já
Juliana -
Daniel Vasconcelos
04/11/2009 10:59respondido no topico anterior..
pode dar entrada...os menores tem direito ao beneficio desde o obito.
Att
Daniel
Categorias
- Concursos públicos
- Exame da Ordem
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Advocacia e OAB
- Direito Civil: Parte Geral
- Direito das Obrigações e Contratos
- Direito das Coisas
- Condomínios e incorporações