1. csm
    23/10/2009 17:50

Sou advogada recém formada e me surgiu a seguinte dúvida:

No caso de um advogado que fez a inicial de uma reparação de danos e assinou-a, mas, não estava na procuração, porém o advogado que tinha o nome na procuração passou um substabelecimento com reservas de iguais poderes ao primeiro e após a sentença revogou este substabelecimento.

O que deve-se fazer?

Como fazer para receber os honorários devidos?

Grata.
    Mensagem inadequada
  2. Rodrigo Martins
    28/10/2009 14:14

O substabelecimento era com ou sem reservas de iguais?

Se foi revogado, penso eu que seria com reservas.

Como se deu a atuação? Apenas fez a petição e recebeu por isto ou tinha contrato ad exitum?

De qualquer forma, quando se refere a honorários quer dizer sucumbência?

Honorários seria o que contratou com o advogado que lhe passou o subs.

Sucumbência, para receber, deverá atravessar uma petição ao juiz da causa para reservar o valor proporcional ao trabalho desempenhado por você.

Acontece muito quando o cliente, no final de um processo de indenização revoga sua procuração e nomeia um "amigo"... terá que pagar igual a sucumbência integral ao antigo e ainda se tiver contrato, anexar na petição e pedir a reserva deste também.
    Mensagem inadequada
  3. csm
    28/10/2009 20:15

Boa Tarde Rodrigo,

Muito Obrigada!

O Subs era com reservas e o contrato "ad exitum". Mas, meu nome não constava na procuração e nem no contrato de honorários.

Não recebi nada por ter feito a inicial, o combinado seria que, receberia ao final.
    Mensagem inadequada
  4. Rodrigo Martins
    29/10/2009 12:20

Por analogia, este pode ter sido uma das causas de na justiça do trabalho o alvará vir em nome da parte e não mais do advogado.
    Mensagem inadequada
  5. csm
    30/10/2009 14:48

Rodrigo,
    Você tem algum modelo de petição para me enviar?

Te agradeço!
    Mensagem inadequada
  6. Rodrigo Martins
    30/10/2009 15:33

Basicamente é um pedido simples, se chegar a duas folhas é muito, peça ao juiz para observar que o trabalho desenvolvido na inicial foi proposto por você, se quiser suscitar que o negócio jurídico pode ser feito verbalmente, demonstre, agora, se fez um contrato, anexe e peça para reservar a parte proporcional da sucumbência em seu nome.

Ou, representar o colega na OAB.

Antes de um ou outro passo, deve-se tentar um entendimento extra judicial com o colega, provas para demonstrar que você trabalhou você tem, agora, se o colega não liga para o nome... não há outra via senão reclamar de seu comportamento.

E eu aqui torcendo para que funcione logo a corregedoria da OAB, conheço aqui na cidade várias pessoas que não merecem a funcional.
    Mensagem inadequada

A participação no Fórum é livre e grátis.
Para publicar suas perguntas e respostas, é necessário fazer um rápido cadastro.