1. Lilian Colangeli
    23/10/2009 18:40

Boa tarde,
    estou passando por uma situação constrangedora, visto que uma pessoa que não conheço tem dito mentiras a meu respeito e com relação a meu esposo, também.
    Gostaria de saber quais as providências que devo tomar, uma vez que, sou professora de uma cidade pequena(o que acarreta ainda mais este tipo de comentários) e temo pelo meu emprego, uma vez que a pessoa não tem excrúpulos em comentar comportamentos de minha pessoa que não são verdadeiros.
    Aguardo agradecida a resposta.
    Mensagem inadequada
  2. GBS
    24/10/2009 00:46

Se não sabe quem é e não tem indicação do suspeito não há nada que se possa fazer.
    Mensagem inadequada
  3. Julio Gonzaga
    24/10/2009 17:32 | editado

Lilian Colangeli, os crimes contra a honra são de ação penal privada. Quer dizer, a decisão de processar ou não o seu ofensor dependente tão-só do seu livre arbítrio. Assim, o início da ação penal depende de uma condição de procedibilidade, qual seja, a queixa-crime. Portanto, você terá que contratar um advogado para representá-la e entrar com a queixa.
    Importante ressaltar, Lilian Colangeli, que Calúnia, Difamação e Injúria são delitos absolutamente distintos. Embora você tenha se referido a calúnia no título de sua explanação, esta pode não ter se caracterizado, pois calúnia é imputar a alguém, falsamente, a prática de crime. Enfim, não conheço seu caso pormenorizadamente, por isso não posso apontar qual crime, de fato, o sujeito praticou.
    Espero ter ajudado. Boa sorte.
    Mensagem inadequada
  4. Lilian Colangeli
    24/10/2009 23:10

Olá, Julio Gonzaga.