1. Luciana Kasper
    26/10/2009 15:42

Boa Tarde,

tenho que abrir um inventário, mas estou com a seguinte dúvida:

São 9 irmãos de herdeiros.

7 irmãos querem deixar o único bem, uma casa, para dois irmãos, sendo que um, desses dois irmãos será o inventariante.

Abro o inventário e digo que 7 irmãos adjudicam a herança em favor do monte?

Obrigada, estou bem confusa.
    Mensagem inadequada
  2. Ana.
    26/10/2009 15:50 | editado

A resposta está contida em dois artigos do Código Civil. O artigo 1.806 aborda a renúncia da herança e a necessidade dela constar no inventário judicial, e o artigo 1.810 aborda o direito de acrescer a parte dos renunciantes aos demais herdeiros da mesma classe.
    Mensagem inadequada
  3. marcelo 1
    26/10/2009 20:05

Os 07 irmãos "renunciam" sua cota parte para o monte-mor. Pode ser feito via extrajudicial, no cartório. O monte mor agora eh constituido de 9 partes, que serão divididos em duas partes apenas, 50% para cada irmão. Se fossem doados de irmão para irmão existe uma tributação (aqui em SC eh de 8%), se se doar para o montemor não há tributação. Só se tributará o total para cada irmão(2) que sobrar por motivo de "causa-mortis" , aih a alíquota aqui no meu Estado SC é bem menor e paga-se apenas uma vez. Na doação de irmão para irmão eh preciso pagar causamortis para cada irmão e doação após dos 7 para os dois de novo.
    SMJ.
    Mensagem inadequada
  4. Joao Celso Neto
    26/10/2009 20:20 | editado

Está respondido: os sete que não querem a herança se habilitam e renunciam EM FAVOR DO MONTE.

Não se pode mais renunciar "em favor de outrem" (há a suspeita de venda do quinhão disfarçadamente).

Restando somente dois herdeiros remanescentes, tudo será dividido entre eles apenas.

O ITBI não sofre redução por serem apenas 2, e não mais 9 herdeiros, porque a tributação é sobre o valor do monte.

Na doação, caberia ademais a tributação intervivos, como haveria na venda do quinhão.
    Mensagem inadequada

A participação no Fórum é livre e grátis.
Para publicar suas perguntas e respostas, é necessário fazer um rápido cadastro.