APOSENTADORIA POR INVALIDEZ - HERNIA DE DISCO
5 comentários
-
Tina Brito
27/10/2009 19:54Eu tenho duas hernias de disco na cervical, gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria por invalidez sendo que minhas atividades laborais já se prejudicaram muito, e esta quase impraticavel a permanecer com as atividades diarias pois a dor é constante.
Gostaria de saber também se o fato de eu ser nova, não dificultaria a aposentadoria (tenho 24anos).
Aguardo uma ajuda -
eldo luis andrade
27/10/2009 22:03O ser nova não impede a aposentadoria por invalidez. Assim como o ser velho não a facilita. Basicamente tudo dependerá de discussão sob a ótica da medicina especializada. -
Tina Brito
27/10/2009 22:16Mas quem deve iniciar o processo de aposentadoria por invalidez? Seria a pessoa que está com o problema ou o INSS? Quais os recursos necessários? -
Tina Brito
31/10/2009 08:41Gostaria de saber quais são os meus direitos....se alguém puder me auxiliar ficaria mui grata -
eldo luis andrade
31/10/2009 08:54Normalmente o médico da empresa é que atesta a necessidade de afastamento. Por 15 dias a empresa é responsável pelo pagamento. Após estes 15 dias a pessoa é encaminhada ao INSS para auxílio-doença. Sujeito o benefício a análise da perícia do INSS. O que pode ocorrer após um determinado período é a pessoa ou ter prorrogado o auxílio-doença ou ter alta ou ser aposentada por invalidez. Muitas vezes há processo de habilitação ou reabilitação ao fim do qual se decide pela aposentadoria por invalidez ou pela alta. Quanto a empresa pode tentar readaptação para outra atividade.
Quanto à aposentadoria por invalidez ler art. 42 a 47 da lei 8213, de 24/7/1991.
Categorias
- Concursos públicos
- Exame da Ordem
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Advocacia e OAB
- Direito Civil: Parte Geral
- Direito das Obrigações e Contratos
- Direito das Coisas
- Condomínios e incorporações
- Direito de Família
- Direito das Sucessões