1. José Souza1
    27/10/2009 22:12

Olá, eu tenho 29 anos e estou com um problema que não sei como solucionar:
    Eu tenho a guarda de fato de uma menina de 11 anos, filha de amigos meus que estão morando na Espanha por motivo de trabalho, quando eles viajaram, meu amigo e pai da criança pensava que era por pouco tempo e não se preocupou em transferir a guarda para mim durante o período da viagem, mas eles vão permanecer mais tempo que o previsto, até ai tudo bem, mas agora a melhor amiga desta menina vai mudar de escola no ano que vem e ela quer ir para a mesma escola da amiga, eu tentei fazer a matrícula, mas a escola exige a guarda. eu poderia tentar regularizar a guarda porque eu tenho a guarda de fato, mas neste caso não haveria o risco do juiz entender que meus amigos abandonaram a filha?, se eu pedir a guarda judicial, isso vai prejudicar os pais dela? eu estou perguntando isso porque eles viajaram sem transferir a guarda para mim e pode parecer que que eles não preocuparam, o que não é verdade, eles ligam toda a semana e falam com ela por telefone e principalmente pela internet.
    O que eu faço?, como eu devo pedir a guarda sem prejudicar os pais?
    Desde já agradeço a atenção.
    Abraço
    Mensagem inadequada
  2. Ollizes S R
    28/10/2009 08:45

José voce pode pedir judicialmente a guarda provisória. Não vai afetar em nada a relação da criança e os pais.

A guarda provisória é fixada numa cautelar, ou como antecipação de tutela. Característica é a revogabilidade, inclusive de ofício, no processo em que foi concedida.

boa sorte.

ollizes@adv.oabsp.org.br
    Mensagem inadequada

A participação no Fórum é livre e grátis.
Para publicar suas perguntas e respostas, é necessário fazer um rápido cadastro.