1. Welerson
    29/10/2009 15:23

Veio a mim um amigo dizer que trabalhou em uma empresa, na data de sua admissão foi submetido ao exame admissional, iniciou sua jornada de trabalho e ao passar de um mês, teve uma crise aguda de dores na vesícula e mesmo assim continuou seu trabalho, não suportando mais as crises fez um exame onde foi diagnosticado uma inflamação crônica, tendo que ser operado as pressas, ficando internado por 3 dias, recebendo alta e atestado para mais 90 dias.
    Ao sair da internação, procurou a empresa para saber sobre seus rendimentos, pois ficaria em repouso, não podendo exercer a função. Ocorre que a empresa disse que enquanto ele estivesse sem trabalhar, não receberia nada. Meu amigo então voltou a trabalhar mesmo estando em repouso, sendo que ao passar de 15 dias ele não suportou as dores e voltou pra casa, sendo demitido logo que voltou a empresa.
    E agora, o que acha que deve ser feito para que ele receba o que tem de direito.
    Mensagem inadequada
  2. Clê
    29/10/2009 20:13

Ola:
    A obrigação da empresa era pagar os 15 primeiros dias de salário, apos isso, ou seja, a partir do 16o. dia a obrigação é do INSS. O seu amigo deve pegar o atestado e ir no INSS que agendará uma perícia e sendo o resultado favoravel ele receberá, enquanto estiver afastado, o auxilio-doença.
    Mensagem inadequada
  3. Welerson
    03/11/2009 13:33

Obrigado,
    Mais o caso é mais complexo, pois, é a primeira vez que a carteira do meu amigo é assinada e só tinha dois meses de trabalho quando ocorreu a crise aguda na vesícula.
    Mensagem inadequada
  4. Clê
    07/11/2009 12:29

Bem, então ele não tem direito ao auxilio doença pois a carencia é de 12 meses de contribuição.
    O que ele deve fazer é procurar um advogado na sua cidade para verificar se a convenção coletiva de trabalho tem alguma clausula que lhe garanta o afastamento remunerado ou não.
    Mensagem inadequada
  5. Welerson
    10/11/2009 11:07

Obrigado. Falarei com ele sobre a sua sugestão.
    Mensagem inadequada

A participação no Fórum é livre e grátis.
Para publicar suas perguntas e respostas, é necessário fazer um rápido cadastro.