Separaçao imediata - como agir
6 comentários
-
HCML
04/11/2009 11:23Tenho um companheiro a 6 anos, temos 3 filhos e agora quero me separar. Gostaria de receber alguma orientaçao, pq nao sei como agir. Temos uma casa, mas nao quero permanecer nela durante o periodo que a mesma estiver sendo colocada a venda, vou ficar na casa da minha mae em outro estado. Queria saber se posso sair, levando meus filhos comigo, sem perder meus direitos, e como requerer a pensao, pq penso em sair imediatamente, partindo do principio que a convivencia após o comunicado será algo mto difícil. -
Carlos Volpe
04/11/2009 14:13Primeiramente a sua união tem que ser reconhecida, dissolvida, concomitante com a partilha de bens e pensão alimentícia dos filhos. Para que isso seja feito constitua um advogado. A ação a ser proposta é Ação de Reconhecimento de União estável c/c com dissolução e partilha de bens.
Boa sorte. -
WM
04/11/2009 14:22HCML, as orientações de Carlos Volpe estão corretissimas, mas com a devida vênia gostaria de acrescentar algumas informações que lhe poderão ser uteis.
1. Se vc sair de casa e for para a casa de sua mãe vc não perderá direito sobre os bens que vcs amelharam na constancia da união.
2. Quanto aos alimentos para os filhos, fique tranquila que estes o juiz defere liminarmente.
3. Dependendo a situação vc poderá pleitaer alime ntos para vc também.
4. Constitua advogado urgentemente, antes de sair de casa.
Boa sorte -
HCML
04/11/2009 15:04Agradeço desde já pela ajuda, porém esqueci de mencionar um detalhe que considero importante. A casa foi adquirida recentemente, e ainda por motivos financeiros não está em nome do meu marido, possuímos somente o contrato de compra e venda totalmente quitado. E ai???? Eu preciso esperar até que a casa esteja em nome dele, ou o contrato de compra e venda me dá garantias na divisão do bem. Novamente agradeço -
WM
04/11/2009 15:16Somente com o contrato vc prova o direito sobre o imóvel, sem problemas. -
Carlos Volpe
04/11/2009 19:48Se vc tiver acesso ao contrato não custa tirar uma cópia, vc fica bem mais garantida, visto que não corre risco de ser "extraviado", embora como disse o Valmor o contrato faz a prova desde que devidamente registrado.
Boa sorte.
Categorias
- Concursos públicos
- Exame da Ordem
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Advocacia e OAB
- Direito Civil: Parte Geral
- Direito das Obrigações e Contratos
- Direito das Coisas
- Condomínios e incorporações
- Direito de Família