1. waltecir
    04/11/2009 21:58

Sou cabo Bombeiro Militar e estou sendo reformado por Está incapaz definitivamente para o serviço do CBMERJ. inválido para todo tipo de trabalho. Necessita de
    cuidados permanentes de enfermagem e/ou hospitalização. Não há relação de causa e efeito com o serviço do
    CBMERJ. Possui patologia elencada em Lei Federal e Estadual específicas. Estou desde fevereiro/09 em casa esperando a minha reforma. Tenho 14 anos e 8 meses de serviço e faço 15 anos em 6 de março de 2010, data que poderia ser promovido a sargento e ser reformado com soldo de 2º tenente. Ainda não saiu no diario oficial a minha reforma. Gostaria de saber se ainda posso ser promovido ou se não, quais as minhas chances de entrar na justiça e ser promovido?
    Mensagem inadequada
  2. GBS
    06/11/2009 12:49

No Estado de São Paulo, para ser promovido é necessário que o PM esteja ápto para o Serviço, se não estiver não há como ser promovido, independentemente da enfermidade ter ou não relação com a atividade policial. Se seu Estado adota o mesmo critério infelismente não há como ser promovido.
    Mensagem inadequada
  3. Adv Gilson Assunção Ajala
    06/11/2009 20:50

Prezado Sr. Waltecir,

Ao meu entendimento, não seria possível sua promoção estando na condição de incapaz (incapaz para o serviço militar) ou, inválido (incapaz para todo e qualquer serviço), isto porque, a promoção tem como objetivo a motivação e valorização profissional, particularmente na ativa. É o que se observa no conceito de promoção trazida pelo Estatudo dos Militares das Forças Armadas, o qual certamente serve de referência para os demais Estatutos Militares:

Art. 59. O acesso na hierarquia militar, fundamentado principalmente no valor moral e profissional, é seletivo, gradual e sucessivo e será feito mediante promoções, de conformidade com a legislação e regulamentação de promoções de oficiais e de praças, de modo a obter-se um fluxo regular e equilibrado de carreira para os militares.