1. Marcinha
    05/11/2009 23:36

Olá, boa noite a todos!
    Espero que alguém possa me ajudar/orientar a solucionar problemas com cartão que estão me deixando louca,sem dormir..
    Desde ano passado venho apresentando problemas de saúde e recebendo auxilio doença pelo INSS, Nesta época pagava pontualmente meus cartões de crédito (com valores sempre abaixo do total, um pouco a mais que o mínimo).
    Desde julho/2009 tive meu auxilio doença cessado (tive alta programada pelo INSS, sem mesmo que meu médico particular que me acompanhava tivesse me dado alta), sendo assim, tive meu benefício encerrado.
    De volta ao trabalho, vi que o patrão não mais me olha do jeito anterior, sempre atrasa meu salário e sinto que serei demitida... sendo assim, em maio/2009, procurei a operadora VISA e Mastercard , antes de vencer a boleta, e pedi que dividissem o valor total das faturas e expliquei todo o ocorrido.
    Neste tempo, fui orientada pela atendente Visa e Mastercard a deixar os cartões em atraso, para que então, a fatura pudesse ser negociada. Alguns dias depois de vencidas, ligo novamente para a operadora explicando o acontecido e a mesma diz que no momento não existia nenhuma forma de parcelamento porque o cartão estava em dia , etc, etc...
    Ai me vieram algumas dúvidas e questionamentos:
    * Como a fatura estava em dia se eu não havia pago as mesmas? Vou olhar a conta corrente e as mesmas tinham sido debitadas em minha c/c..
    Voltei a ligar para a operadora questionando tal fato, me disseram que estava no contrato.... que contrato? Nunca assinei nenhum, nem mesmo concordaria com tal contrato, pois jamais aceitaria um débito em c/c , pois , tenho medo de não ter dinheiro na data, visto que as empresas onde trabalho sempre atrasam os pagtos mensais aos funcionários....
    Desde então, venho procurando o banco para impedir tais débitos em c/c, mesmo assim, desde junho/2009 esses tais débitos vêm ocorrendo em minha c/c.
    No final de setembro, recorri ao Banco Central, que questionou o Banco/operadora qto aos débitos em c/c, mas o Itaucard finge não entender e tenta ludibriar o consumidor, inclusive o próprio Bacen, com atitudes que deixam a desejar. Inventam estórias tentando sair pela tangente...
    Todas as vezes que o Bacen os acionava eles diziam que tinham tentado me localizar e que não conseguiam me contatar... insucesso no contato, e que davam por encerrado a negociação... mas os débitos continuavam a acontecer... tenho tudo guardado em extratos bancários...
    Fui orientada pelo Bacen que o que eles poderiam fazer que já tinham feito (acredito que multas e tudo mais) e me orientaram a procurar o Procon (não sei se funciona, nunca tive que acionar o Procon, mas vi no Forum Jusnavigandi que não funciona mexer com o Procon, por isso, estou me orientando com vocês ...
    Por favor me ajudem!!!
    * Gostaria de saber como proceder, como fazer para pagar o cartão que agora já está com um valor mto alto, e com estes valores sinto-me incapaz de sanar tal dívida...
    Li que posso entrar no Juizado especial pedindo revisão judicial de contrato por juros abusivos (juro sobre juro, anatocismo, etc),, tbém vi que contradizem a resolução 2876 do Banco Central (onde não poderiam fazer débitos em minha c/c - por enqto, até hoje, não foi feito nenhum debito neste mês, pois disse à gerência do banco que os acionaria na justiça e no Procon...
    * Poderia pedir na justiça o estorno de todos os débitos dos cartões feitos em c/c, uma vez que acionei o Bacen explicando que desde junho havia debitos dos cartões em c/c o que me causou transtornos na vida financeira - conta estourada, empréstimos para cobrir saldo devedor e uma dívida enorme com o banco Itau e com o próprio cartão de crédito que não pára de render juros abusivos? Já não estou dormindo mais, não sei mais o que fazer!
    Já liguei para a operadora várias vezes e não entram num acordo comigo, pedi que me enviassem valores parcelados das dívidas dos mesmos em várias propostas para ver qual delas caberia em meu orçamento que está cada dia mais apertado!! A atendente diz que não pode me enviar propostas que eu deveria optar por uma das opções de pagto pelo telefone, senão, os juros estariam cada vez mais altos., etc.
    Ontem recebi uma carta do Itaucar me propondo parcelamento dos 2 cartões com valores que não cabem no meu orçamento, com juros altíssimos, fora da real situação financeira minha e do resto do país... os juros estão mto abusivos; nem quis ler o resto senão vou dar um infarto de tanta preocupação!!!
    * Outra coisa que vinha acontecendo: todos os meses, por valor excedente ao limite de crédito dos cartões, vinha uma taxa de valor de limite excedente de 15,00 que reclamei várias vezes que não concordava em pagar, depois que reclamei no Bacen este valor parou de acontecer, mas eu quero saber se tenho direito de receber valores anteriores cobrados indevidamente, inclusive gerando sobre tal taxa juros e mais tarifas... posso fazer com que estornem tais valores?
    * Também faziam cobrança de cartão adicional que já havia cancelado há tempos, cessaram os débitos e não estornaram os anteriores...inclusive, por ser correntista de conta salário, o próprio banco me isentava de cobrança de anuidade para titular e adicionais...mas apenas cessaram o débito, não estornaram o que foi pago e que gerou mais taxas e juros, aumentando ainda mais a dívida...
    * Nessa ação na justiça, posso pedir danos e perdas, constrangimento, uma vez que já ligaram para telefones onde não moro ou trabalho (antigo emprego, há mais de 8 anos não trabalho mais lá ) - sei que é proibido ligar para outros locais para agendar pagtos, o ideal seria comunicar por cartas registradas, não é mesmo?
    * Por favor, me orientem para que eu possa sanar tal problema e que não tome mais prejuízos morais e financeiros como os que vêm acontecendo comigo em tal situação!!!
    Contando com uma posição de vocês e orientação em tal situação, aguardo retorno e agradeço.
    POR FAVOR ME RETORNEM E ME ORIENTEM,,,
    Mensagem inadequada

A participação no Fórum é livre e grátis.
Para publicar suas perguntas e respostas, é necessário fazer um rápido cadastro.