Prazo para se fazer um inventário
7 comentários
-
Sandra Lúcia
06/11/2009 13:30Boa Tarde,
gostaria de saber se existe prazo para se fazer um inventário,paga-se multa por demorar a fazer?
Se todas as partes estão de acordo, como faço para passar esse imóvel em meu nome?
Grata pela atenção. -
Anna R.
06/11/2009 13:35 | editadoSandra
Em alguns Estados o prazo é de 60 dias para evitar multa.
É necessário Inventário ou Arrolamento para transmitir bens do falecido para herdeiros. Os herdeiros podem renunciar a herança em favor de todos os demais. -
Sandra Lúcia
06/11/2009 14:02Drª Anna , obrigada pela atenção, moro no Distrito Federal, minha Mãe faleceu em 2006, meu irmão que era herdeiro também faleceu e deixou esposa e dois filhos maiores de 21 anos. Tenho que contratar um Advogado para fazer esse Inventário? Minha irmã me passou uma procuração me cedendo a parte que lhe cabia. -
Anna R.
06/11/2009 14:07 | editadoSandra.
É necessário advogado. A herança do filho herdeiro pre-morto vai para os herdeiros dele (somente filhos, porque recebem por representação, esposa não). Esta procuração de cessão de sua irmã tem que ser confirmada no Inventário. -
Sandra Lúcia
06/11/2009 14:31Drª Anna,muitíssimo obrigada por sua atenção.
Uma linda e Produtiva tarde. -
j.p.
06/11/2009 20:40Sandra
Como todos são de maiores você poderá fazer este inventário em Cartório que é mais rápido e custo menor.
Se foi uma procuração que sua irmã fez outorgando poderes para você, você não poderá utilizá-la em proveito próprio, teria que ser feita uma escritura pública de cessão de direitos hereditários e não renúncia, porque na renúncia conforme o art. 1.810. (Na sucessão legítima, a parte do renunciante acresce à dos outros herdeiros da mesma classe e, sendo ele o único desta, devolve-se aos da subseqüente) o quinhão da sua irmã seria dividido entre todos os herdeiros.
Se o seu irmão faleceu após o falecimento da sua mãe a esposa dele, dependendo do regime de bens, também terá direito.
Portanto, você pode fazer esta escritura em Cartório e solicitando que a sua irmã lavre uma escritura de cessão para o quinhão dela seja partilhado para você.
O advogado em escritura pública figura como assistente. -
Sandra Lúcia
07/11/2009 09:30Obrigada J.P, pela atenção,foi muito esclarecedor.
Um Lindo Fim de Semana.
Categorias
- Concursos públicos
- Exame da Ordem
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Advocacia e OAB
- Direito Civil: Parte Geral
- Direito das Obrigações e Contratos
- Direito das Coisas
- Condomínios e incorporações
- Direito de Família