1. carla 123
    06/11/2009 21:06

Boa noite!
    Tenho uma dúvida.
    É possível ser cobrada taxa de ocupação de imóvel, não tendo este sido efetivamente ocupado e não tendo nenhuma clausula em contrato que fale a respeito do assunto??? Existe alguma lei que fale da referida TAXA??
    Ps.: Não estou me referindo a taxa da marinha e sim a taxa de ocupação/habitação.

Att,
    Carla
    Mensagem inadequada
  2. carla v
    07/11/2009 09:56

Carla,

acredito que quem esteja cobrando seja a imobiliária, correto? Cobram em ocupação decorrente de compra ou locação? o imóvel é urbano ?

Essa taxa, além de absurda, ao meu ver é abusiva! Estou trabalhando com a possibilidade do imóvel ser urbano e a cobrança sendo realizada pela imobiliária.

Se ocupação decorrente de compra, a incidência para afastar tal cobrança será do Código de Defesa do Consumidor; se for por locação, Código de Defesa do Consumidor e Lei do Inquilinato 8.245/91.

Cordialmente,

Carla
    Mensagem inadequada
  3. carla 123
    07/11/2009 18:38

É sim a imobiliária, a taxa cobrada é relativa a compra (a taxa foi cobrada no distrato de compra e venda). Não existe clausula no contrato que fale sobre essa taxa, e o imóvel nem habitado foi...
    O imóvel é sim urbano.
    Mensagem inadequada
  4. carla v
    08/11/2009 12:53

Carla,

a taxa é abusiva e ilegal.

Muitas taxas, ainda que constem em contrato, poderão ser declaradas nulas pelo Poder Judiciário.

As empresas que atuam nesse mercado têm criado taxas e mais taxas, com a finalidade de se apropriar do dinheiro alheio. Se está distratando, avalie bem se não estão cobrando outras taxas abusivas.
    Mensagem inadequada
  5. carla 123
    09/11/2009 15:20

Obrigada! Foi exatamente o que eu imaginei. Não consegui achar nenhuma legislação que falasse da tal taxa. Então, tenho que pedir a nulidade do "distrato" e o ressarcimento do valor pago já que não era devido. (Neste caso eu tb posso pedir o ressarcimento em dobro ou não?).

Att,
    Carla
    Mensagem inadequada
  6. carla v
    09/11/2009 18:48

Sim, pode!
    Mensagem inadequada
  7. carla 123
    10/11/2009 10:02

Obrigada!!!!
    Mensagem inadequada

A participação no Fórum é livre e grátis.
Para publicar suas perguntas e respostas, é necessário fazer um rápido cadastro.