1. Sílvia | Estudante / Belo Horizonte
    16/08/2005 12:16

Preciso de fazer um trabalho de Teoria Geral do Processo sobre esse assunto... Gostaria lgumas indicações onde posso encontrar essa materia.
    Obrigada...
    Sílvia

Mensagem inadequada
  2. Dede | professora / df
    07/10/2005 01:45

gostaria de receber informações sobre a historia do direito processual e sua biliografia no brasil e no mundo.
    grata...

Mensagem inadequada
  3. Paula | Estudante / Belo Horizonte
    07/03/2006 14:38

Sílvia,você obteve informações sobre o assunto? Meu trabalho é exatamente esse, estou preocupada com isso, gostaria que qualquer coisa que tiver mande para mim. Grata.

Mensagem inadequada
  4. Roberta_1
    27/08/2007 11:13

Meninas,

Sugiro a vcs pesquisarem no livro da Ada Pelegrinni. Ela é fera em Teoria Geral do Processo.
    Mensagem inadequada
  5. OTHO
    07/03/2008 08:57

Pessoal,

Estou precisando de textos sobre a História do Direito Processual. Se alguém tiver algum, me passa aí...

Obriagado.

Otho
    Mensagem inadequada
  6. Gilberto Gornati
    07/03/2008 10:55

Prezadas e prezados,

Eis outro tema que também carece de estudos no Brasil. Contudo há algumas indicações (algumas especificamente desenhadas por pontos factuais e que devem passar por uma leitura bastante cautelosa e crítica). Aí seguem as dicas:

(i) há o livro do José da Silva Pacheco, "Evolução do Processo Civil Brasileiro", mas que deve ser lido com bastante cuidado, posto ser desenrolado por um jurista sem muito interesse em métodos de estudo em História;

(ii) num sentido mais amplo, mas ainda sim com elementos processuais, há o livro do John Gilissen, "Introdução Histórica ao Direito" - deve-se ter cuidado na leitura; há passagens bastante comprometidas como a passagem do ônus da prova no direito medieval;

(iii) Um livro coordenado pelo Antonio Carlos Wolkmer, "Fundamentos de História do Direito", em seu último capítulo, há um texto do José Reinaldo de Lima Lopes, bastante interessante, fundamentalmente pela bibliografia; e

(iv) a coleção do Pontes de Miranda de "Comentários ao Código de Processo Civil", vale a pena também, com as ressalvas já mencionadas.

Acho que isso já dá um parâmetro bastante interessante para o desenvolvimento das pesquisas de vcs (tanto para Brasil, como para "o mundo").

Um abraço,

Gilberto Gornati.
    Mensagem inadequada
  7. Rauê Sarkis
    14/04/2009 15:55

Sílvia,
    Estou precisando também de informações sobre 'Direito Processual Brasileiro'. Para um trabalho de TGP (Teoria Geral do Processo).
    Se possível, peço encarecidamente que disponibilize o material no site.

Desde já, obrigado.
    Mensagem inadequada

A participação no Fórum é livre e grátis.
Para publicar suas perguntas e respostas, é necessário fazer um rápido cadastro.