Danos morais e uso indevido de foto no orkut
19 comentários
-
Luiz Carlos | Estudante / Belo Horizonte
16/09/2005 16:01Bom, eu preciso de ajuda: Eu criei no orkut uma comunidade para uma professora minha, onde nela eu a elogiava e falava que sua caracteristica tipica era o mau-humor. So, que além disso, eu usei uma foto dela que eu havia tirado no ano passado em uma festa, COM SUA AUTORIZAÇÃO. Depois que ficou sabendo da comunidade, a professora resolveu processar meus pais, pois sou menor de idade. O que devo fazer? Qual das duas partes tem mais chances de vencer? Isso pode tomar consequencias piores?
Grato,
Luiz Carlos - BH/MG - 15 anos -
Claudia | estudante / SP
21/07/2006 18:00Se ela deu autorização, acho que não pode, mas o duro é provar que ela deu autorização. De qualquer forma, se o seu Orkut não estiver ligado a um e-mail como UOL, TERRA ou GLOBO, que exigem CFP do usuário, e sim a uma conta como HOTMAIL, YAHOO ou outra qualquer que não exige nenhuma identificação do usuário, NEGUE QUE O CRIADOR DA COMUNIDADE SEJA VOCÊ.
-
Clê
22/09/2008 11:47Péssima idéia. Na verdade vc pode sim ser responsabilizado. Olhe a noticia abaixo:
Justiça condena pais de alunos a pagar R$ 15 mil por zombaria no Orkut
Fonte: G1
Jovens de Rondônia são acusados de ridicularizar professor. Multa será dividida entre 19 pais de estudantes do município de Cacoal.
A Justiça de Rondônia condenou 19 pais de alunos de uma escola de Cacoal a pagar indenização de R$ 15 mil, no total, por danos morais a um professor da escola particular Daniel Berg. No processo, Juliomar Reis Penna alega que os estudantes criaram uma comunidade virtual no site de relacionamentos Orkut para “satirizar sua imagem perante colegas da escola onde ministra aulas de matemática”.
A decisão da 2ª Vara Cível de Cacoal, assinada em 28 de agosto pelo juiz Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa, afirma que a divulgação de mensagens depreciativas denigre a imagem do professor, identificado por nome.
Na comunidade intitulada “vamos comprar uma calça nova para o leitão”, diz a Justiça, os alunos usaram linguagem chula e de baixo calão, com ameaças de depredação ao patrimônio do professor.
“Incumbe aos pais, por dever legal de vigilância, a responsabilidade pelos ilícitos cometidos por filhos incapazes sob sua guarda”, diz a decisão. No dia 20 de agosto, a Justiça determinou multa de R$ 20 mil reais aos pais. Eles recorreram da decisão, e o valor a ser pago baixou para R$ 15 mil.
‘Brincadeira’
Na decisão que rebate a contestação dos pais, o juiz afirma que “as condutas ultrapassam, em muito, o que pode ser considerado ‘brincadeira’. Não é a pretexto de brincadeira que se justifica ofender a honra alheia ou se ameaça depredar o patrimônio alheio. Caso não saibam os apelantes, a ‘brincadeira’, quando ocorre, tem o consentimento e a empatia das partes envolvidas, e não foi assim que os fatos se deram”.
Além disso, o texto também diz que “o dever da vigilância é uma incumbência legal dos pais, enquanto responsáveis pelo filhos. Trata-se de um dever legal objetivo do qual não pode o responsável se escusar, com o argumento de ser ‘impossível’ a vigilância dos filhos vinte e quatro horas por dia. Noutras palavras, o argumento trazido pelos apelantes é por demais frágil e não afasta os consectários do descumprimento do dever legal”. -
Edu N.
26/09/2008 16:39Não é bem assim !!!!!!
Para sustentar um juizo condenatório é necessário prova inequívoca de autoria do fato , ou seja , se não existe como provar que foi vc que criou a comunidade , negue até a morte .
Para que um juiz possa condenar , ele precisa ter certeza absoluta de que o réu cometeu o crime , quem acusa precisa provar a existência do crime e a autoria .
Imagina se uma pessoa que vc não conhece pega sua foto no orkut , cria um perfil falso , e sai fazendo barbaridades ...
Para que uma prova de autoria vinda do Orkut tenha alguma validade é preciso de uma quebra de sigilo junto a GOOGLE , que só é permitido por lei para crimes com pena de reclusão, para que se obtenha o IP do computador de onde se originou o perfil e a comunidade e um exame de corpo de delito no mesmo para que se comprove o IP.... tudo como manda o figurino .
Portanto ,volto a afirmar, não é bem assim !!!!
A não ser que vc admita tudo.... daí ..... ajoelha e reza !!!! -
Clê
26/09/2008 18:05Já existe acordo entre o MP e o Google para fornecer o IP, evidente que judicialmente. -
jmaadvogados
26/09/2008 21:23Bom inicialmente é necessário esclarecer que o que vc fez foi errado, contudo concordo com o pessoal acima, vc tem que inicialmente negar que foi vc, ademais, é necessário verificar se a comunidade criada, gera mesmo algm tipo de constrangimento a pessoa, o que pelo que vc disse parece ser meio dificil, mas agora o que fazer e ter calma, e aguardar a alegação da professora, e ver o que pode ser feito.
jmaadvogados@hotmail.com -
Camy
22/11/2008 18:27Boa tarde pessoass!..bom Luiz, pelo que me parece, a AUTORIZAÇÃO a que se refere é somente para A FOTO, mas não para a criação da comunidade. Bom, discordo dos colegas que diz que vc deve "negar até a morte", já que como vc mesmo expõe, a comunidade foi criada para elogiá-la e não para ridicularizar a professora. dessa forma, não vejo nada de mais... fala pra sua familia contratar um bom advogado e aguardar a alegação da professora para poder se defender.... se não escreveu nada de mais a respeito dela, não tem porque se sentir ofendida... é minha opinião...boa sorte!!! -
Rutiléa Francisca Ferreira de Souza_1
22/11/2008 19:39Eu fui ameaçada pelo um orkut anonimo , me ameaçando de morte , fizeram uma ameaça horrivel , usando o rosto do boneco assassino e eu fui a uma delegacia e quero descobrir, nao vou sossegar até descobrir , brincadeira tem hora, recebi essas ameaças depois que meu ex marido ficou uma noite preso por nao pagar pensao alimentícia, mas sei que ele nao foi , pois estava preso , sei que foi alguem dos seus familiares e vou descobrir quem ,se Deus quizer! as pessoas deveriam pensar antes de fazer qualquer tipo de brincadeira pelo orkut... esta é minha opiniao.... -
Clê
22/11/2008 22:54Ola Rutileia,
sou dona de uma comunidade intitulada "Orkut com Lei", lá tem os passos para vc conseguir identificar que enviou a mensagem, bem como outros procedimentos a serem tomados, inclusive criminal.
Abs
Clê -
Rutiléa Francisca Ferreira de Souza_1
24/11/2008 19:18oi clê fico agradecida por vc ter me mandado esta comunidade, eu não conhecia, mas vou tentar e não vou desistir! Se Deus quizer vou descobrir...um grande abraço!fui á uma delegacia e quase que não consegui fazer o boletim de ocorrência, pois não foi só esses tipos de ameaças que tenho recebido, tem de calúnia e defamação, mas a delegacia que fui, não quiz fazer os dois boletins ,mas graças a Deus fez, pelo menos deste do boneco assassino.valeu pela força! Sei que quem fez as ameaças anônimas, apagou tudo...mas tenho tudo imprimidos... -
Clê
25/11/2008 13:27Então Rutiléia, é muito importante imprimir justamente por causa disto. A pessoa acha que está anônima, comete este tipo de barbaridade, volta e apaga tudo.
Agora com o boletim em mãos, procure um advogado e entre com uma ação contra o Google (que é o responsavel pelo Orkut no Brasil), terá que ser movida duas ações uma de responsabilidade civil com pedido de danos morais e materiais, bem como que o Google forneça o IP e demais informações(quando é feito o cadastro no orkut, independente do nome que se pretenda utilizar (nickname) é obrigatório o preenchimento de alguns dados pessoais) do responsavel pela ameaça. Judicialmente ele é obrigado a fazer isso. Com base no IP descobre-se o nome da pessoa. Então vc entra com a ação criminal contra a pessoa. Se todos fizerem isso este tipo de ameaça, brincadeiras de mau gosto, calunia, difamação vão acabar.
Abs
Clê -
ANA CLAUDIA ZANDOMENIGHI
25/11/2008 13:55Ora, você tem alguma testemunha que a sua professaora tenha autorizado o uso da foto, e que saiba dessa comunidade?
Mas, a principio concordo, negue até o ultimo momento, se não provarem que foi você, e, obviamente se nessa comunidade não estão ridicularizando a professora, você e seus pais não tem muito com o que se preocupar, neste momento o importante é ter frieza para agir corretamente.
Abçs
Ana Claudia -
Clê
25/11/2008 14:09Prezada Ana:
Mesmo a professora tendo autorizado, sendo ele o responsavel pela comunidade (criador/dono) tem o dever de verificar as mensagens postadas em tal comunidade. -
ANDRÉIA FERREIRA
23/01/2009 09:45Preciso de uma orientação , minha irmã está no meio de uma separação litigiosa e agora seu ex marido usou o orkut e colocou uma foto aonde aparece eu e toda minha família com dizeres dando a entender que vamos pagar um preço alto a Deus etc e tal..."baboseiras"...posso processá-lo por uso indevido de imagem? -
Clê
24/01/2009 14:52Andréia:
Pode. Para isso, antes que ele apague as provas, imprima as paginas do orkut. -
angel luan butzke
30/01/2009 02:42eu preciso de ajuda : se uma pessoa é ofendida no orkut chamando de feia ou gorda e outras coisas ela pode processar a pessoa q escreveu isso?
respondem.. -
Clê
30/01/2009 05:53Pode. São crimes classificados como "crimes contra a honra". Visite minha comunidade no orkut onde explico passo a passo como entrar com ação civel e criminal:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=69842069
("Orkut com Lei")
Abs
Clê -
kamilinha
26/05/2009 17:57bom queria saber quais são as penas do uso da divulgação de imagem de um professor? -
Josiane | Curitiba/PR
18/06/2009 14:40Boa tarde!
Preciso me informar sobre que tipo de direito eu tenho sobre minhas imagens no orkut e para tanto esclarecerei o meu ocorrido:
A anos atrás tive um amigo, mas devido a alguns fatores cortamos contato.Ocorre que ele tinha muitas fotos minhas e agora está colocando no orkut dele, fotos minhas sozinha, de biquini e entre outras, educamente pedi que tirasse principalmente as que acabavam expondo meu corpo, tenho namorado e isso não pega nada bem eu disse a ele, NO ENTANTO, ele apesar de dizer que acataria, colocou mais fotos minhas de biquini e várias outras fotos minhas ficaram espalhadas entre seus álbuns.
As legendas apesar de comprometedoras não estão me ofendendo.
Baseada em algo legal sobre uso de imagem posso processá-lo?
Categorias
- Concursos públicos
- Exame da Ordem
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Advocacia e OAB
- Direito Civil: Parte Geral
- Direito das Obrigações e Contratos
- Direito das Coisas
- Condomínios e incorporações
- Direito de Família
- Direito das Sucessões