1. Maria Rosângela C. Soledade | Secretária/Estudante / Brasília
    20/07/2005 19:30

1.Qual a verdadeira definição de Biodireito?
    2.Qual a importância do Biodireito para humanidade?
    3.Qual o papel do Biodireito dentro do Desenvolvimento Sustentável e para o Meio Ambiente?

Obrigada.

Rosângela Soledade.

Mensagem inadequada
  2. Marcelo Lima | Servidor Público - Filósofo / Itapetinga-Ba
    21/07/2005 15:09

Oi!
    1º BIODIREITO, é um ramo relativamente novo da ciência jurídica em que são pautados temas relacionados à vida dentro das leis. Ou seja, são analisados problemas como transgênicos, fertilização in vitro, eutanásia, maus-tratos a animais, crimes contra o meio ambiente etc à luz da jurisdição.

2º Vivemos em sociedade. Tal convivência é regida por leis que disciplinam as múltiplas relações que caracterizam essa convivência. Mas, quando falamos em convivência não podemos entendê-la apenas no campo humano, mas também em outras dimensões como convivência com a natureza, por exemplo. Assim, as leis intermediam essas relações. E o BIODIREITO é justamente a atuação da lei na área da Vida.

3º Ele oferece instrumentais jurídicos para propositura de ações no campo do meio ambiente

Mensagem inadequada
  3. Gustavo da Fonseca | Estudante / Itapira-Sp
    30/06/2006 18:36

Olá Rosangela Soledade!!!

Tenho o prazer de enviar-lhe as resposta de de suas questões sobre BIODIREITO.

1)- Definição de BIODIREITO:
    Resp: O biodireito representa um ramo novo e revolucionário cujo interesse repercute em todo o mundo, requerendo conhecimento transdisciplinar constantemente atualizado e dinãmico, conforme os avanços cientificos.

2)è importante para que este, atualize os "agentes" de direito a novas tecnologias, modalidade de vida e convivio social, oden a bioética e direitos humasno conviver juntos.

3)Como preleciona prof. Maria Helena Diniz (em seu livro ESTADO ATUAL DO BIODIREITO).
    O BIO DIRETO tem fundamental papael em "crescimento sustentavel e meio ambiente, justamente no ambito de evolucões e manutenção de suas origem, alem de diretamente estudar e evoluir junto com a genética e seus problemas

Mensagem inadequada
  4. selma siqueira santos leao
    31/03/2009 20:22

sou academica do curso de direito cursando o 10ª periodo, estou preparando minha monografia com tema em direito ambiental, e estou tendo dificuldade para encontrar material salando sobre o assunto. gostaria que voces me enviace falando sobre:
    1º Podere de Policia no Direito Ambiental;
    2º Biodireito no Direito ambiental;
    3º Direitos Humanos no Meio Ambiente.
    Desde ja agradeço pela a atençao.
    Mensagem inadequada
  5. Indicadireito
    20/05/2009 21:50

Olha a melhor indicação para o biodireito pde ser encontrada na obra "Curso Avançado de Biodireito" que trata de todos assuntos pertinentes ao biodireito!

abraço
    Mensagem inadequada

A participação no Fórum é livre e grátis.
Para publicar suas perguntas e respostas, é necessário fazer um rápido cadastro.