1. Débora Cristina Carvalho Brasil
    26/07/2007 12:29 | editado

Tenho uma dívida com o FIES, pois quando estudava não tinha condições de pagar meu curso. Agora, fui à Caixa Econômica, na tentativa de um acordo para sua quitação. No entanto, tive como resposta, que não é possível reparcelar meu débito, que atualmente está altíssimo, e que a dívida iria para execução caso o pagamento não fosse feito à vista. Então, como devo proceder??
    Mensagem inadequada
  2. Isabel Cristina S V Boas
    30/09/2007 12:21

Débora
    Boa Tarde

Tem que procurar uma solução.Ministerio Publico Federal,Justiça Federal,ou advogado.A CEF não conversa ela dita as ordens tem que ser como ela quer.
    Procure orientação urgente,

Abraços
    icsboas@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  3. Alessandra Ribeiro Martins
    08/11/2007 08:38

Tb estou na mesma situação da Débora, enviei uma carta para o MEC já que a CAixa diz que é só uma intermediaria... que quem dita as regras é a lei então a Caixa nada pode faer senão cumprir a lei...
    Absurdo!!!
    Mensagem inadequada
  4. Cilena Jacinto de Araújo
    13/11/2007 05:21

Oi pessoal. Também me encontro nessa situação. Já entrei com ação de consignação e revisão de contrato na Justiça Federal de Santos, mas sinto em dizer que esta muito difícil conseguir algo. Estou providenciando o recurso de Apelação, pois o Juiz da 1ª Vara Federal , considera correto o que o Governo vem cobrando.
    Encontrei um fórum ( abaixo-assinado ao Fies) que sinceramente achei muito interessante. Vamos juntos providenciar esse documento e conseguir quantas assinaturas for possível.
    Entrem no fórum deixem seus e-mails para que a criadora da idéia entre em contato conosco.
    Vamos atrás dos nossos direitos !!
    Mensagem inadequada
  5. AGNALDO CAZARI
    13/11/2007 12:31

Caros Colegas Desesperados do FIES,

Também fui um beneficiário (se é que se pode chamar assim) do FIES e, em determinado momento deixei de pagar as parcelas por problemas financeiros. Tempos atrás fui notificado da Execução que a Caixa Federal havia intentado. Eu e o colega que me assiste nesta demanda entramos com embargos contra os valores cobrados, uma vez que meu contrato foi firmado de pois da lei que proibia a cobrança de juros sobre juros. Ganhamos e estou aguardando a manifestação da Caixa.
    Desta forma, provavelmente o valor será bem menor do cobrado na inicial executória e poderei propor novas condições de pagamento, como o parcelamento.

Os ex-alunos que foram beneficiados pelo antigo CREDUC, tiveram anistia em seus débitos de até 90 %. Esperei que isso fosse acontecer com o FIES , mas me enganei. Todavia, negociar com a Caixa só via judicial.

Abraços.
    Mensagem inadequada
  6. marcia vieira goulart
    16/11/2007 08:07

Caro Agnaldo poderia me passar mais informações sobre essa lei que proibe a cobrança de juros sobre juros, para verificar se a data do meu contrato também foi anterior.
    Obrigada
    Marcia

marciavgoulart@gmail.com
    Mensagem inadequada
  7. AGNALDO CAZARI
    17/11/2007 08:32

Cara Colega Márcia,

A Medida Provisória n.º 1963/17 - de Março de 2000, estatuiu sobre a chamada Lei de Usura n.º 4595/64, autorizando, apartir de então (2000) a cobrança de juros compostos.
    Como o meu comtrato se iniciou antes da Medida Provisória, havia então possibilidade de argumentar a não cobrança dos juros abusivos.

É isso.

Abraços.
    Mensagem inadequada
  8. Dr. Anderson Magalhães Lopes
    22/11/2007 16:47

Ola Jaqueline, tudo bem?
    O contrato de FIES é um financiamento da CEF que vem causando grandes preocupações aqueles que o aderem, é uma verdadeira barbária o que está acontecendo com aqueles que nao podem prover seus estudos.
    Aqui no DF, como advogado, tenho lutado contra as praticas abusivas da CEF, para tanto é necessário que se promova duas ações em especial, uma revisional e outra de consignação.
    Pelas minhas experiências os juízes têm-se dignado dando provimento em pedidos basilares, como: retirada da capitalização de juros de 9% para 6%, retirada da tabela francesa "price", antecipação de tutela para que se retire o nome do estudante e de seus fiadores, até mesmo repetição do indébito, entre outros provimentos. Veja o Acórdão do TRF, 4º Turma. Qualquer dúvida vc pode me encontrar no meu e-mail, anderson_lm@yahoo.com.br
    Mensagem inadequada
  9. Marcelo Valois
    09/01/2008 17:06 | editado

Olá pessoal. Sou fiador em um contrato de Fies e hoje estou sendo cobrado judicialmente pela CEF. Fiz proposta formal de parcelamento do débito, sem mesmo questionar os cálculos apresentados pela CEF, tudo no intuito de resolver o problema que já alcança uma cifra de aproximados 30 mil reais, mas a referida instituição finaceira simplesmente me disse que por falta de previsão legal não poderioa renegociar o débito e que eu teria que pagá-lo integralmente, tendo em vista o processo de execução em curso.
    Eeeeta "país-zinho" esse Brasil. O governo parcela a perder de vista débitos de tudo que é gente e para os estudantes... FERRO!!!!!!
    Pesquisei feito louco e encontrei um único julgado do TRF 1.ª Região (vanguarda, novidade mesmo) que obriga a CEF a aplicar aos contratos do Fies as mesmas regras de renegociação do CREDUC, ou seja, 80% de abatimento do débito dos inadimplentes e 90% para os adimplentes. Fui a Brasília somente para tirar cópia deste processo raro.
    Estou preparando a ação para o mais ráoido possível ajuizar. Caso alguém queira maiores informações meu e-mail é valoisadv@terra.com.br.
    Esta tese pode ser, ainda, trabalhada conjuntamente com a revisional do contrato buscando uma redução do saldo devedor.
    Mensagem inadequada
  10. Sabrina Barreto
    14/01/2008 11:24

Conversei com um promotor publico e ele me disse q não há mto q se fazer!!!
    Assim q mover um acao contra a CEF é preciso fazer um deposito judicial de um valor q vc acha justo (o q está pedindo na acao) e continuar a depositar um tanto mensal, até a resposta da ação, q pode demorar muuuuuuuuiiito.
    Além disso, solicitar uma liminar para exclusao dos nomes (estudante e fiadores) dos cadastros de SPC e serasa...
    Mas td isso com um advogado particular, pelos valores envolvidos serem mto altos!!!
    Não sei como agir! Estou de maos atadas, pois nao tenho o valor para depósito inicial!!!
    Por favor, me digam como agiram....
    Mensagem inadequada
  11. marcio rosa_1
    17/01/2008 04:32

bom dia a todos, está correta a afirmação do promotor citada acima, sendo necessária a consignação do valor que entende correto, porém, isso significa pagar a parcela justa, que é muito inferior ao cobrado, já quanto aos honorários advocatícios, vai depender de seu advogado, que é imprescindível.
    se alguem se interessar por maiiores esclarecimentos, sendo da região de Barueri, entrem em contato por e-mail- marciorosamarilia@hotmail.com.
    Mensagem inadequada
  12. Vanessa da Silva
    19/01/2008 09:32 | editado

...
    Mensagem inadequada
  13. Marjorie
    31/01/2008 06:18

Todos estamos na mesma situação assim quem puder disponibilizar algum pleito e acódão que obteve existo , desde já agradeço
    Abs Marjorie
    e mail marjorie_u@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  14. André_1
    01/02/2008 07:00

Olá

Estou no mesmo barco, dever fies é uma preocupação constante na minha vida desde que me formei. Se alguém puder nos orientar direito talves possamos mover uma ação conjunta.

matos.andre@bol.com.br
    Mensagem inadequada
  15. RAYLON SOUSA E SILVA
    02/02/2008 11:26

NESTE MOMENTO QUERO LHES PEDIR UM MOMENTO DE SUA ATENÇÃO!!!

SÃO VÁRIAS EXPRESSÕES QUE PODEMOS ENCONTRAR PARA QUEM ADERIU O FIES: ENDIVIDADO, FERRADO, ENFORCADO, INADIMPLENTE, E ETC.

PONHAM A PARTIR DE HOJE EM SUAS MENTES QUE O FIES UMA HORA VAI CAIR, NÃO SEI SE AMANHÃ, SE DAQUI UM ANO OU MAIS, MAS TENHAM A CERTEZA QUE ELE VAI CAIR!!!
    POIS NÃO IMPORTA SE A CAIXA OU QUALQUER OUTRO ÓRGÃO OU PESSOA JURÍDICA NÃO NOS DÁ ESPERANÇA OU UM DIRECIONAMENTO POSITIVO A ESTA CAUSA, NÓS SEREMOS VITORIOSOS E TEREMOS ÊXITO, TENDO EU A CERTEZA QUE UMA LINHA FACILMENTE É ARREBENTADA, MAS NÃO UMA CORDA OU CORRENTE GROSSA E FORTE COMO É ESTA QUE ESTA SE FORMANDO, ESTUDANTE VS FIES, PORTANTO VOS DIGO QUE GANHAREMOS ESTA GUERRA CRUEL E INJUSTA.
    SE CONTINUARMOS NOS UNINDO PARA PROCURAR UMA SAÍDA E UM RESULTADO SATISFATÓRIO, A CORDA NÃO VAI ARREBENTAR DO NOSSO LADO. E UMA HORA A JUSTIÇA VAI OUVIR O NOSSO CLAMOR.

POR FAVOR LHES PEÇO UMA ÚNICA COISA:

NÃO DESISTAM DE TENTAR!!!
    Mensagem inadequada
  16. ERIK RICARDO TEIXEIRA NUNES
    08/02/2008 05:01

Bom dia.

Vejo que estamos todos no mesmo barco. Cada um com um problema especifico dentro do grande problema que é o FIES.

O meu caso é o seguinte. Iniciei a faculdade em 2000, e também o FIES. Porem, devido ao auto custo de meu curso, nunca foi possível freqüentar o maximo de disciplinas por semestre.
    Em 2005 encerrou o prazo do FIES, e com isso, não usei todo o valor do financiamento, e não conclui minha faculdade. Que esta trancada até hoje, por motivos financeiros.

O fato é que tentei renegociar a divida aumentar o prazo do financiamento, prorrogar a divida... Tudo o que podia ser feito. Mas, como a maioria, não obtive êxito.
    No meu caso existe uma passagem no contrato que informa que a cobrança só terá inicio no momento em que o aluno concluir o curso em questão. Isto pode abrir uma “janela” para alguns.

Caso alguém tenha mais informações, ou queira ajudar a os amigos deste fórum, vamos nos unir.

Abraços, e boa sorte a todos.

Erik Nunes
    Porto Alegre/RS
    ertnunes@hotmail.com.br
    Mensagem inadequada
  17. Márcia Ferreira Pereira
    09/02/2008 09:16

Oi Boa Tarde!
    Estou desesperada, estou no mesmo barco que todos vcs.
    Toda as vezes que me lembro que no momento de desespero sem conseguir pagar a faculdade, parece que o fies é a melhor saida, depois percebemos que estamos numa forca e sem saida.
    Não sei o que fazer.

Abraços
    Márcia
    Salvador/BA
    mfp18@bol.com.br
    Mensagem inadequada
  18. Gustavo_1
    13/02/2008 13:09

Estou nesse mesmo problema de pagar os 9% de juros do FIES e, ainda, não consegui alguma informação sobre a existência ou não de uma ação pública civil revisional para o caso. Alguém poderia me informar em que “status” se encontra isso? Alguma notícia de processos com deferimento?

Por favor, qquer novidade me escrevam gustavosilverio@hotmail.com

abc

Gustavo
    Mensagem inadequada
  19. JULIANE ALVES
    15/02/2008 03:45

Olá pessoas!!
    Até agora tb não obtive êxito qto a quitação de dívida do FIES.
    Acredito que não há outra saída senão o ajuizamento da ação revisional.
    Gostaria de saber se alguém tem conhecimento de alguma decisão favorável.
    Tenho pesquisado em diversos sites, encontrei uma ACP qto aos fiadores, inclusão dos nomes em órgãos de proteção ao crédito, dentre outros, mas não consigo saber se houve julgamento ou não.
    Peço que se alguém tiver conhecimento do fato ou já tiver ajuizado ação contra a CEF, entrasse em contato.
    Sabemos que qto + pessoas trouxermos para essa briga, nossa chance de resolução do caso aumenta!!!
    O que não podemos é cruzar os braços e nos acomodar!
    Aguardo resposta !!!
    Abraços a todos
    Mensagem inadequada
  20. JULIANE ALVES
    15/02/2008 03:47

ah esqueci de deixar meu e-mail

JU.ALVES06@GMAIL.COM
    Mensagem inadequada
  21. fortuna
    22/02/2008 04:45

li alguns e achei interessantre estas observações...
    penso de verdade:
    - advogado, um bom é caro!
    - um grupo de pessoas passa a não ser caro!
    - penso que devemos nos unir e centrar um ponto com um representante legal,
    ganhando nossa causa, ele ficará bem conhecido, e desta forma, não preci-
    sará cobrar "o olho da cara".
    - questões:
    a-) nome sem macula pa ra o credito spc, serasa e cadin...,e na verdade o
    bom nome do fiador deve ser respeitado e limpo.
    b-) questão dos juros sobre juros...
    c-) questão do "credito educ" e Fies equiparação...,
    para quitar desconto de 80% inadiplente sobre valor do debito,
    para quitar desconto 90% ( do valor total cobrado do diplente).
    veja se esta lei do desconto foi depois que o Fies já estava em vigor,
    fere a diferença do tratamento(descriminação porque?).
    d-) direito de renegociar parcelado aos que impossibilitados do pagemento
    total.
    e-) impedimento da cobrança total do valor sem direito a renegociação antes
    contrato.
    f-) chamar a atenção que:
    - o nome do devedor do fies no cadin , spsc, serasa e outros, é impe-
    diditivo para que consiga até emprestimo para pagar.(podendo ter
    nome livre para bancos e financeiras para requisitar o emprestimo
    destinado a este pagamento).
    O contrário disto é legalmente conhecido como incentivo a agiotagem,
    incentivo de que se consiga o dinheiro de outras fontes, que não as le-
    gais.
    g-) exigir a criação de uma OUVIDORIA,
    para que cada caso seja estudado com parecer na lei da proteção ao
    cosnumidaor, visto que a cx economica diz que é só intermediador e
    quem é o representante legal do FIES conhecedor de leis do contrato do
    serviço prestado e lei do consumidor, mediador entre: O aluno e a
    financeira?inclusive observando a situação daqueles que se tornaram
    impossibiliutados de pagar face "enfermidades grave e limitante"

penso que devemos saber como ter um representante legal, em certo nucleo
    para darmos inicio a causa coletiva...visto que este problema esta atingindo um grupoi muito elevado de pessoas entre " estudantes e fiador", visto que o fiador, na maioria dos casos foi incentivador do projeto de vida de um estudante , é injusto que pague " desta forma tão delicada".
    me pergunto qual tem sido o governo que esta lutando contra a exclusão social e cultural?....esta forma é uma forma de "exclusão" cruel e feia
    grata por sua atenção. ( tenho problema com Fies e bem delicado)
    Mensagem inadequada
  22. Angélica_1
    25/02/2008 04:13

Bom dia,

....Tô na mesma, paguei durante um ano o fies agora as parcelas aumentaram muito não tenho condiçoes de pagar... a CEF não tem resposta.... alguém pode me falar o que eu faço primeiro?

Obrigada.
    Mensagem inadequada
  23. Angélica_1
    25/02/2008 04:57

ah meu email é angelicatatiani@gmail.com
    Mensagem inadequada
  24. Millon Martins
    26/02/2008 12:10

É uma vegonha vêrmos uma situação tal opressora em um tempo democratico.
    Vc chega na CEF e é tratado como um indigente.
    Então qual a função social do Fies? se tiver?????
    Tá muito mais evidente e trasparece ser economico, lei do retorno em dobro, ou triplo; é um absurdo.....
    más se tratando de Brasil..... pode-se esperar de tudo.

Vou me formar esse ano, já estou com medo de quando for preciso começar pagar meu Fies.

Temos que manter a fé, vamos ter que desenvolver nosso velho "jeitinho brasileiro",rsrsrs; sorrindo pra não chorar

Jusjuiz@yahoo.com.br

Abraço
    Mensagem inadequada
  25. iris teodoro costa
    04/03/2008 08:13

IRIS
    santos/sp
    estou na mesma situacao com relacao ao fies, pago desde quando terminei o curso em 2003 e até entao venho pagando as prestacoes, fiquei desempregada por alguns meses, e quando fui querer começar a pagar de novo em novembro/2007 a caixa econ fed disse que já estava no juridico e mandou aguardar a comunicacao deles e desde entao ninguem resolve nada a nao ser com o pagamento total. deixei de pagar em julho/2007. nao liberam mais os boletos e nao sei o que fazer. meu e mail. iris8687@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  26. SILVANA_1
    04/03/2008 09:49

GENTE, se vcs estiverem sendo cobrados com ação de cobrança ou ação monitória, façam além da contestação ou embargos uma ação reconvencional. é preciso atacar para se defender; eu fiz isso embarguei e fiz uma ação reconvencional pedindo para ser afastado o anatocismo - tabela price e aplicação dos juros de 6,5% a.a. previsto na resolução 3415/06 do CMN...Façam isso, pois se todos atacarem com os mesmos argumentos, acredito que a Justiça federal vai acabar acolhendo.

Peçam aplicação de juros de 6,5% ao invés dos 9%;
    Peçam para afastar a tabela price e, consequentemente o anatocismo - juros compostos.....vamos lá!
    Mensagem inadequada
  27. rogerio ferreira_1
    05/03/2008 15:57

Tchê eís um local para debater idéias e passar informações referentes ao Fies, quais são os passos que estão sendo adotados e como vamos nos unir para conseguir a tão sonhada "Renegociação Contratual do FIES".

O endereço é o seguinte: forúm: Preciso deixar de pagar o FIES! Estou desempregada!

Entre e participe!!
    Mensagem inadequada
  28. Sandro Barbosa_1
    11/03/2008 18:35

Olá, a todos...

Realmente o assunto FIES é preocupante, acredito que temos mesmo que se unir e mostrar o que podemos fazer. Mas acredito ainda que individualmente temos que começar a minar a base da CEF, hoje em dia a CEF se garante por ter o FIADOR como alicerce para não negociação, temos que bater nessa tecla, procura o MPF - Ministério Publico Federal, e pedir para que o mesmo tome a medida cabivel. Pois ja existe ações do proprio MPF, que pedem a inconstitucionalidade da exigencia do fiador, com isso podemos pedir pela retirada do FIADOR do polo passivo. Espero que possamos nos ajudar. Me mandem informaçoes.
    Meu msn é : ordnas29@hotmail.com

Abraços a todos
    Mensagem inadequada
  29. André Luiz_1
    14/03/2008 16:47

Pessoal, além dos juros compostos tem uma dúvida sobre o prazo aplicado ao meu contrato com o FIES, 160 meses, o de vôces está assim também. Assinei meu contrato em 2000, referente ao 2º semestre de 1999 e me formei no final de 2003.
    Com o prazo de 160 meses terminarei de pagar no final de 2012, estou com as prestções de R$ 314,12 em dia. O valor financiado foi de R$ 18.271,50.
    Vocês entendem que esse prazo é correto?

Abraços.
    Mensagem inadequada
  30. Daniela
    17/03/2008 10:51

Oi André,

entra em contato comigo que vou te ajudar e todos que também estiverem interessados. Vou agir de forma urgente, pois não há tempo a perder. Podem tirar todas as dúvidas comigo.
    daniela@anabb.org.br
    61- 3442-9680
    Mensagem inadequada
  31. aline monteiro ferreira
    19/03/2008 09:24

Olá a todos,estou na mesma situação que todos vcs ou até pior, consegui o fies no 1º semestre de 2001, achei que estava fazendo a melhor coisa da minha vida, pois não tinha dinheiro para custear minha faculdade, logo quando terminei ,começei a pagar um valor até considerável, depois de um ano subiu de uma forma exorbitante e não dei conta mais de arcar, me encontro desempregrada, o meu último emprego só daria para pagar o valor do financiamento que é de R$ 440,00 e não poderia abrir mão de outra coisa, entrei com uma ação para rever minha situação, perdi, alegaram um monte de coisas absurdamente, fui inumeras vezes na CEF para tentar negociar e como sempre não deram em nada, estava com mais de 10 prestações atrasadas, tive que consegui R$ 5500,00 de um dia para o outro com um agiota,foi o jeito, pois numa hora dessas não temos amigos e nem ninguém para te ajudar, meu esposo teve que vender o nosso único carro para pagar essa dívida, pois o nome do meu fiador estava no serasa , spc, sendo ele comerciante complicou totalmente a sua vida, pois nem movimentação em banco ele poderia fazer mais, tudo bloqueado, a CEF entrou com um mandado de citação e pagamento contra mim e meu fiador recentemente no valor R$ 26.000,00 quase surtei, por causa disso me encontro numa situação muito difícil, não consigo emprego, estou falida e f.., Não sei onde ir mais, não sei a quem recorrer,se alguém puder me ajudar meu e-mail é aline_monfer@hotmail.com.
    Mensagem inadequada
  32. Cris_1
    20/03/2008 15:13

Oi gente! Tb estou com problemas com o Fies. Já pago há um bom tempo as parcelas e esse mês veio o dobro do valor que pago. Fui na CEF e tb me disseram que não há o que fazer e expliquei que não tinha condições de pagar, porém, foi indiferente. Pensei em não pagar mas creio que o fiador vai para o SPC né? E esse é o maior problema, pois minha fiadora é uma pessoa que hj não mantenho mais amizade, é ex esposa do meu tio e ela vive mandando me perguntar se eu estou pagando. E estava todos os meses, mas esse mês a coisa tá feia. Não dá para para pagar, queria negociar, diminiu o valor, sei lá... Alguma coisa! Será que alguém pode me ajudar?

Obrigada!

mcrisdesousa@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  33. FERNANDO CESAR DE OLIVEIRA MARTINS
    26/03/2008 10:11

Fernando
    Caraguatatuba/SP

Bom dia pessoal! pelo que vejo todos estão com o mesmo problema, inclusive eu, terminei o curso em 2006, em março de 2007 comecei pagando as parcelas do FIES no valor de R$ 195,00, e agora após um ano, elas subiram para o valor esurbitante de R$ 415,00, tbm não sei o que fazer, se tiverem alguma solução por favor entre em contato. Um abraço a todos e boa sorte!!!

fernandooliveiramartins@ibest.com.br
    Mensagem inadequada
  34. Fernanda DAssunção e MAranhãoAssunção e MAranhão
    28/03/2008 12:34

Boa tarde a todos.

No meu caso eu perdi o FIES na metade do curso por falta de fiador. Depois de um tempo começaram a chegar as cobranças da metade do curso que foi "beneficiada" pelo fundo. Não tive como pagar pois tinha que pagar a faculdade integral. Agora a dívida está impagável e o nome dos meus fiadores antigos está no SPC e Serasa. Acho que a inflexibilidade no parcelamento do dívida pejudica não só nós que ficamos presos a dívida mas tbm aos que poderiam ser beneficiados, pois esse valor podia ser liberado para novos contratos. O Governo parcela dívidas de empresas, tem cartão corporativo rodando solto e nós o "FUTURO DA NAÇÃO" (frase de campanha polítca) é q nos estrepmos. Temos que mover uma ação conjunta. Por favor qualquer informação me enviem por e-mail: fernanda.maranhao@yahoo.com.br
    Mensagem inadequada
  35. Ivair Gomes
    29/03/2008 14:34

Oi pessoal tambem entou no memo barco, sem contar que sou casado pai de 3 filhos, como vamos fazer para pagar mais de 400,00 por mes? semtrabalho fica dificil. Estou inadimplente co CEF desde o ano de 2005 e com o nome do avalista no Serasa, estou entrndo com uma ação no Forun federal de Ribeirão Preto pelo ou menos se consigo uma liminar para a exclusão do avalista do Serasa. Toda ajuda é bem vinda
    Mensagem inadequada
  36. Ivair Gomes
    29/03/2008 14:45

Sandro por getileza , estou com a mesma situação, como posso excluir meu fiador? se algum puder me dar uma dica, agradeço.
    E-mail - ivairgomes2004@yahoo.com.br
    Mensagem inadequada
  37. PATRICIA VIEIRA SANTA ANNA
    30/03/2008 10:52

Oi gente!
    Sou médica, minha adesão no FIES foi em 1999 e me formei em 2003. Pelo que vi neste forum, não há reclamação de médicos que têm FIES...não sei o motivo!
    Pago R$ 752,00 mensais, e sei que minha dívida , no final, em 2011,sairá 3 vezes o valor total da faculdade!!!! Isso é um absurdo !! No momento ainda estou conseguindo pagar minhas parcelas, mas acho um abuso, do governo, querer tirar proveito de pessoas que queiram estudar, terem uma profissão e contribuirem p a nação, não somente em relação a prestação de serviços, como também pagamento de impostos!
    Vou aderir ao movimento contra o FIES, principalmente contra seus juros!
    Se alguém souber de algum grupo em São Paulo, capital,me informe, por favor!
    Meu e-mail: patysantanna@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  38. Antônia Lucrécia de Souza
    30/03/2008 11:30

Estou na mesma situação . Por favor se alguél souber de alguma novidade sobre negociação com a CEF por favor me avisem. Da última vez que foi aberto um desconto de 80% eu estva em Rio Claro SPaulo e minha negociação era em Minas Gerais- aí não deu mais tempo pois já estava no último dia... por favor me ajudem.
    Lucrécia
    Mensagem inadequada
  39. tatiana nobili
    02/04/2008 15:28

Oi gente!!
    Fiquei sabendo de dois funcionários de agências diferentes da Caixa que este ano, por conta de interesses eleitorais, estaria para sair um programa de renegociação de dívida do FIES. Alguém sabe de algo nesse sentido? Vamos ficar atentos !!
    Boa sorte a todos!
    Tatiana
    Mensagem inadequada
  40. Alessandra Sortino Girelli
    02/04/2008 15:56

Boa noite,

É lamentável... sou mais uma entre tantos que perdem o sono por causa desse bendito FIES... estou em busca de renegociação, me parece que em virtude dos interesses políticos eleitorais, haverá uma possibilidade em renegociar essa dívida absurda,,, Num país em que a população é ROUBADA diariamente pelos políticos, pessoas bem intencionadas em se tornarem porofissionais para contribuir com a nação, são estraçalhadas, humilhadas e moralmente comprometidas ...
    Se alguem souber de algo ref a renegociação do FIES, por favor postem! Eu farei o mesmo!

Boa sorte para nós!
    Alessandra
    alessandragirelli_$@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  41. aline monteiro ferreira
    11/04/2008 08:27

Olá pessoal !!

Deixei meu recado acima também referente a esse Fies, paguei a dívida que estava em R$ 5.000,00 do mês de maio/07 até fevereiro/08 tive que vender o carro para pagar e limpar o nome do meu fiador, aquela história que contei acima, ´só que a CEF agora está me cobrando o mês de agosto /2007, sendo que está pago, tenho o comprovante aqui, já está ameaçando o meu nome e do meu fiador novamente, pergunto a vcs> isso não é cobrança indevida?? o que fazer??

meu e-mail
    aline_monfer@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  42. Maria Lucia Pereira Bujes
    22/04/2008 20:13

Maria Lucia Pereira Bujes
    neste instante
    Guaíba/RS
    22/04/2008 23:51
    Iniciei o Curso de Direito em 1999 etive que recorrer ao FIES, pois não tinha como pagar as parcelas, pois sou Funcionária Pública Estadual da Secretaria da Educação e ganho uma "merréca". Me formei em início de 2004, fiz a prova da OAB e passei, em seguida comecei a advogar para tentar pagar as parcelas, mas não se ganha dinheiro de um dia para o outro em uma profissão nova, então deixei de pagar. A CEF entrou com uma Ação Monitória me cobrando o total a vista, ou que os fiadroes apresentassem bens a penhora. Os meus fiadores só tem a casa onde residem, contestei e ao mesmo tempo entrei com uma revisional. A monitória está para ser sentenciada. A revisional perdi, apelei e foi parcialmente procedente: ganhei a revisional, mas o parcelamento e consignação me mandaram ingressar com ação própria. Agora vou IMEDIATAMENTE ingressar com a ação de consignação e parcelamento, citando o que aprendi neste fórum sobre (obriga a CEF a aplicar aos contratos do Fies as mesmas regras de renegociação do CREDUC, ou seja, 80% de abatimento do débito dos inadimplentes e 90% para os adimplentes). Se alguém quiser ajuda e eu puder ajudar pode entrar em contato comigo.

meu email

maluiuris@gmail.com

fone para contato a noite: 51-97589285
    Mensagem inadequada
  43. Maria Lucia Pereira Bujes
    22/04/2008 21:03

Guaíba/RS
    22/04/2008

Só para compelmentar o que acabei de postar: foi financiado o valor de R$ 29.000,00 e depois de tudo que paguei durante o curso e depois de formada a CEF está me cobrando ainda R$ 45.000,00. Não é curioso como pode estar neste valor a minha dívida, que quanto mais eu pago, ao invés de diminuir, mais ela aumenta?

meu email

maluiuris@gmail.com

fone para contato a noite: 51-97589285
    Mensagem inadequada
  44. Renegociação FIES
    23/04/2008 18:56

Enfim... será possível a renegociação do FIES.

No site abaixo encontrei a seguinte notícia (de renegociação), me informei com a Caixa e realmente está previsto para maio a abertura desta renegociação. Já estando logo em pauta em Brasília.

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL396887-5604,00.html

Espero que desta vez todos nós possamos nos livrar deste grande problema que é o FIES.
    Mensagem inadequada
  45. Lufe
    24/04/2008 07:23

Sei que vou ser extremamente criticado pelo que vou dizer mas me sinto na obrigação de manifestar meu ponto de vista. Fui beneficiário do FIES e graças ao programa consegui concluir a faculdade, pois não tinha recursos para arcar com as prestações. Com muita dedicação e esforço consegui um emprego que me possibilita pagar as prestações do FIES. A taxa de juros do programa é de 9% ao ano, menos de 1% ao mês, tente ir a algum banco e solicitar um empréstimo de 15, 20, 30 mil reais com essa taxa para pagar em uns 8 anos e veja a reação do funcionário. O problema não é esse, a questão é que pelos relatos das pessoas, vejo que a maioria está desempregada ou em atividades mal remuneradas. Isso é transferir para um terceiro um problema que é de cada um. Digo mais, um dos maiores problemas do Brasil é que os CONTRATOS não são respeitados, as pessoas tem por HÁBITO tomar recursos emprestados e se sentir no direito de não pagar os valores conforme acordado. Muitos fazem com esse propósito de não pagar e questionar os valores, esperar algum acordo que faça com que a pessoa pague uma fração ínfima do que tomou emprestado. Essa fragilidade jurídica é colocada por muitos como um dos grandes entraves para o desenvolvimento do Brasil. Enquanto essa mentalidade for a regra e não a exceção, continuaremos nessa situação que vemos todos os dias nesse país. Isso me causa muita tristeza.
    Mensagem inadequada
  46. Karina C R Albuquerque
    24/04/2008 07:35

Gente vcs sabem se essa negociacao que comeca em Maio sera positiva pra nos.
    Eu ira continuar a mesma robalhera,, e os juros serao de acorodo com que esta sendo agora?
    Mensagem inadequada
  47. Pedro_1
    25/04/2008 09:33

Lufe,
    Até concordo em partes com seu ponto de vista, mas vc deve entender que muitos, como eu, não estão em bons empregos, ganhando o suficiente pra pagar o financiamento porque querem. Hoje em dia, um diploma não garante rendimentos ou profissão promissora, mesmo porque a "facilidade" para se fazer um faculdade agora é muito maior do que a 15 ou 20 anos deixando muitos de fora da profissão devido a enorme concorrência. Sobre a questão dos contratos, não é caso de não querer cumprir, mas sim de no nosso caso, de nos submetermos a ele ou não, afinal no ansia de cursar um curso superior e na falta de recursos para mante-lo recorremos ao FIES, ou seja, era pegar ou deixar de lado a oportunidade da vida universitaria. Não podemos comparar um financiamento estudantil com um empréstimo pessoal, afinal um é responsabilidade do governo (educação) e por isso ele mesmo teria que arcar com as consequencias da não possibilidade de pagamento de alguns. Afinal quem não ofereceu oportunidades foi o país. Não adianta querer achar que foi pessoa a incompetente que não achou emprego melhor.
    Mensagem inadequada
  48. Valmir Spinula Costa
    25/04/2008 10:00 | editado

Contra o Fies

Só há uma solução !

UNIÃO JÁ !

caso contrário todos nós continuaremos batendo cabeça !

magiasonora@ig.com.br
    Mensagem inadequada
  49. Valmir Spinula Costa
    25/04/2008 10:13

aline monteiro ferreira

Deixa a CEF colocar seu nome no SPC ou SERASA ,sejá lá o que for , e entra com ação de danos morais pedindo uma bela indenização !
    Mensagem inadequada
  50. Flávia morais
    06/05/2008 06:12

Olá amigos,

Com relação a resposta do nosso amigo (a) Lufe, é louvável que você tenha tido a possibilidade de pagar o Fies, mas acredito que você deva pensar um pouco na sua colocação e questionar acontecimentos como os cartões coorporativos do governo, mensalão, malas, paraísos fiscais em todos os impostos absurdos e em como pagamos todas estas contas.

Nínquém esta questionando o pagamento do financiamento, mas sim a impossibilidade de renegociação, os juros sobre juros de uma dívida que não é nossa, afinal, educação é direito de todos e para não ficarmos a margem, bancamos as contas!

Porque será que CEF e o MEC não abrem negociação? Vocês não acham estranho? Afinal são 33% de inadimplência! Sabe o que eles querem? Mais uma vez ganhar em cima de quem trabalha de verdade e é responsável pelo crecimento do país.

Acho que precisamos ser mais críticos, abrir mais nossos questionamentos e não aceitar de forma absurda e comodista pagar mais uma conta por uma pólítica educacional mal estruturada.

O Crecimento do país depende de politícas bem estruturadas e de pessoas que saibam questionar, pensar a respeito e não aceitar.
    Mensagem inadequada

A participação no Fórum é livre e grátis.
Para publicar suas perguntas e respostas, é necessário fazer um rápido cadastro.