O Fórum Jus Navigandi está de volta! Caso encontre problemas, por favor avise a gente.

1. Daniela Marques
    15/08/2007 07:44 | editado

Olá colegas, estou com uma dúvida em 12/05/2007, faleceu o meu avó, demos entrada no arrolamento sumário, juntando as primeiras declarações, e todos os documentos de praxe, ocorre que a declaração do ITCMD, não foi juntada devido ele ter isenção, hoje recebi um despacho do Juiz solicitando a declaração do ITCMD com a manifestação da Fazenda Estadual.
    Mesmo ele sendo isento deve juntar alguma declaração
    Como deve proceder?
    Mensagem inadequada
  2. Vanderley Muniz - advocaciamuniz@yahoo.com.br
    15/08/2007 07:56

Basta acessar: www.fazenda.sp.gov.br - ITCMD.

Lá tem um formulário (um saco!!!) para preencher e imprimir a declaração.

Feito isso deve-se tirar cópia de todo o processo, inclusive da capa, levar tudo à Secretaria da Fazenda e aguardar a manifestação.

Boa sorte!!!
    Mensagem inadequada
  3. Daniela Marques
    15/08/2007 10:41

Obrigado Dr. por sua atenção, mais este formulário que o Sr fala e aquele que preenche nº de processo, herdeiros, bens. etc.

Se for esse eu preenchi mais quando terminou o preenchimento foi gerado uma guia de pagamento, não entendendo o porque sendo que o ITCMD é isento, eu não emiti.
    Mensagem inadequada
  4. Cesar Maia
    15/08/2007 13:19

Daniela você precisa confirmar na Lei do ITCMD se há isenção e na declaração utilizar a opção de bens isentos e realizar o procedimento que o Dr. Vanderley informou.

Boa Sorte.
    Mensagem inadequada
  5. Daniela Marques
    15/08/2007 13:29

Muito Obrigado Dr Vanderley e DR Marcos pelas informações, me ajudaram muito.
    Mensagem inadequada

A participação no Fórum é livre e grátis.
Para publicar suas perguntas e respostas, é necessário fazer um rápido cadastro.