1. Ricardo Lou
    19/12/2008 19:53

Não vejo nenum óbice para que o curso de Ciências Sociais e Jurídicas seja ministrado via internet, ou à distância, se preferirem.

Muitos daqueles que dizem que isto só pode ser piada; se no curso presencial os egressos não conseguem aprovação no examae da OAB etc e tal; vejo estas críticas com medo, pois como uma pessoa que se diz "Doutor" como comumente é tratado o Advogado em nosso país, sem ter o respectivo título, mas sobre-tudo são pessoas que estão acima da média do povo brasileiro po terem curoso superior, não querem aceitar a modernidade.

Se o aluno não é aprovado no Exame da Ordem,a culpa muito maior é dele mesmo, a faculdade estava lá para quele usufruisse daquilo que ele pagou "e não levou", ele foi quem não quis se dedicar e o curso era presencial, mutos até estudaram nas Arcadas ou em outra faculdades de primeira linha e não são aprovados.

Então de quem é a culpa, da modalidade presencial dos cursos de direito ou dos alunos que não se aplicam e não se dedicam? Ah! Mas alguém haveráa de dizer e aquelas faculdades da de segunda, de terceira ... linhas, mesmo que o ensino ñão seja tão reigoroso, o aluno se quiser e muitos querem, até porque o número maior de aprovados nos Exames da OAB não são egressos de renomadas faculdades, então este que se dedicaram em "faculdadezinhas" estão aí compondo a massa de Advogados que trabalham muitas vezes em escritórios que não lhes dão digniodade, que não lhes pagam um salário condizente ao menos para que aquele profissional reaveja o seum dinheiro empreendido no curso de Direito.

Outra coisa engraçada nestes pensamentos mesquinhos, é que vários dos que defendem com unhas e dentes a não criação de curos de Direito à distância, são justamente aqueles que vivem na internet pesquisando sobre asuntos do seu dia-a-dia profissional, são os que buscam na internet conhecimentos que não tiveram quando cursaram suas faculdades, ou porque não havia a cadeira daquele tema, ou porque não se interessaram e hoje se depararam com um problema referente ao seu desinteresse.

É sabido que o Homem por sua natureza tem um ceticismo à novidades, mas até mesmo para discutir o presente tema, estão aqui na internet, por que outros não poderão fazer o melhor uso desta ferramenta, cursando Direito?

Se fosse uma discussão sobre ensino de medicina, odontologia totamente ministrado à distância, eu seria o primeiro a gritar contra.

Abraços
    Ricardo Lou
    Mensagem inadequada
  2. Daniel de Melo Gonçalves
    22/12/2008 23:31

Prezados Senhores, já é realidade entre nós!

Direito EAD Unisul 1ºSemestre/2009.

Gostaria de parabenizar a UNISUL pela genialidade ao moldar tal curso, atendendo às necessidades prementes do ensino descente e focado em objetivos neste país tão carente de inovações.

"Um grande salto no ensino jurídico

A Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul, atenta aos anseios do mercado e a evolução do estudo e do ensino do Direito, decidiu elaborar uma proposta inovadora de projeto pedagógico para o Curso de Graduação em Direito – modalidade ensino a distância, adequado às Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Direito na Resolução nº 09, de 29 de setembro de 2004 e no Parecer CNE/CES nº 211, de 2004.

Um curso inovador tanto no ensino quanto na pesquisa jurídica, que formará bacharéis em direito com condições de assumir qualquer carreira jurídica, atuando como agente de pacificação social e com capacitação não só nas áreas do direito, mas com formação em áreas afins, também chamadas metajurídicas.

O desafio de formar o bacharel em Direito na modalidade a distância é grande, entretanto a experiência do Colegiado, da Congregação do Curso de Direito da Unisul e a da equipe UnisulVirtual garantem a qualidade de ensino.

A concepção, o desenvolvimento, a implantação e a avaliação do Curso de Graduação em Direito – modalidade a distância terá por suporte acadêmico-gerencial a atual estrutura do Curso de Direito da UNISUL sob a orientação da equipe multidisciplinar de professores e equipe técnica da UnisulVirtual.

Requisitos de ingresso:
    Antes de dar início à sua inscrição, é necessário ler o Edital do Processo Seletivo coreespondente ao seu perfil:

Edital para candidatos do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina
    (seleção por vestibular)

Edital para candidatos do MInistério da Defesa, Exército, Marinha e Aeronáutica
    (seleção pelo Histórico Escolar do Ensino Médio)

Este curso é aberto a colaboradores do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, e também a alunos conveniados do Ministério da Defesa, do Exército Brasileiro, da Associação Abrigo do Marinheiro e da Aeronáutica.
    Para se inscrever no curso é necessário possuir Diploma de Conclusão do Ensino Médio e acesso a computador conectado à internet.

Diplomação:

O concluinte com aproveitamento, ao final de 5 anos de estudo (10 semestres), receberá o diploma de Bacharel em Direito.

A Unisul está credenciada pelo Ministério da Educação para ofertar cursos superiores a distância, conforme portarias MEC nºs 1.067/2003 e 2.146/2004. Os Diplomas têm validade em todo o Brasil.

Investimento:

Inscrição: R$ 55,00
    Valor médio da mensalidade: R$ 372,00
    (valor variável de acordo com o número de créditos cursados em cada semestre letivo. Cálculo realizado utilizando o valor do crédito educacional do ano de 2008. Valor unitário mensal do Crédito: R$ 15,50. Mensalidade com reajuste anual de acordo com os índices autorizados pelo governo)
    Vantagens da UnisulVirtual"

Vejam mais no site da Unisul
    Mensagem inadequada
  3. Sérgio Luiz Barbosa
    03/01/2009 13:09

Ola pessoal a Unisul lançou o primeiro curso de gradução de direito à distância em nosso país,o curso terá seu inicio de fevereiro,porem esta primeira turma sera exclusivamente para servidores do ministério da defesa,espero que a unisul abra rapidamente mais vagas para todos nós.
    Mensagem inadequada
  4. Rafael Araujo
    11/01/2009 03:01 | editado

Pessoal,
    o site: http://www.bliccollege.com , diz ser o primeiro curso de direito brasileiro a distância. (A pessoa faz o curso e depois tem que revalidar o diploma em universidade pública - Mensalidade +/- R$ 550,00).
    No site indica que qualquer pessoa pode fazer o curso.

Curso a distância de direito é legal?

Abraços
    Rafael Araujo
    Mensagem inadequada
  5. Marisa
    11/01/2009 18:18

Oi Rafael

A lei de diretrizes e bases do ensino prevê cursos a distância no Brasil. Só que é responsabilidade do MEC credenciar os cursos superiores, após atendidas diversas exigências. Que não são tão simples de serem atendidadas, até porque de cursos ruins o Brasil já está cheio. Portanto curso de direito a distância é perfeitamente possível, basta que a instituição atenda a todos os requisitos solicitados pelo MEC. (Se não me falha a memória, a OAB também é ouvida quanto ao credenciamento dos novos cursos de direito),
    Quanto ao bliccollege, trata-se de instituição estrangeira portanto não subordinada ao MEC. Só que os diplomas de todas faculdades estrangeiras, como você mesmo coloca, precisam ser revalidados por universidade pública brasileira. Portanto quem optar por essa instituição deve estar ciente disso, e no site deles isso é explicado. Pedagogicamente falando, alunos que frequentam cursos a distância não têm feito feio nas avaliações. Se até matemática (considerada bicho papão) é bem ministrada a distância, acredito que dentre os professores de direito muitos se darão bem nessa modalidade. E claro, o estagio será presencial.
    Boa sorte
    Mensagem inadequada
  6. Remo
    12/01/2009 20:53

Assim que a Unisul estender a oportunidade para todos os brasileiros, e nao apenas os militares, serei um dos primeiros a me inscrever.
    Mensagem inadequada
  7. joao_1
    13/01/2009 10:37

Concordo com vc em grau, genero e numero.E a realidade está demonstrando que estamos corretos. A Unisul já oferece o curso de direito a distancia. Não posso assegurar que se destine a todos. Fiz algumas indagações a respeito do curso oferecido e ainda não obtive resposta. A primeira vista o curso se destina a pessoal do Ministerio da Defesa e das Forças Armadas. Não creio que eles sejam uma casta superior, portanto, a possibilidade existe e está ao alcance de todos, basta alguma instituição de ensino séria se habilitar.
    Mensagem inadequada
  8. almeida_1
    13/01/2009 18:54

Tenho grande interesse em curso de Direito a distância e iniciei a inscrição na BLIC. Não concluí por mero receio em investir erradamente (problemas na revalidação, etc). Boa sorte para quem for em frente... A UNISUL parece a opção mais prometedora já que falam abrir turmas para todos no próximo semestre ou em 2010. Não estou com pressa não mas visto que são 5 anos de estudos no mínimo quanto mais rápido melhor
    Mensagem inadequada
  9. Rafael Araujo
    14/01/2009 22:31

Marisa Marta Sanchez
    Obrigado pelas respostas.
    Este fórum ajuda muito. Bom que temos pessoas que tenham a boa vontade de responder de forma tão rápida e clara.

Poderia explicar um pouco a questão da revalidação do curso?
    O site da OAB não respondeu ainda minhas perguntas.

Obrigado
    Grato pela atenção
    Rafael araujo
    Mensagem inadequada
  10. Rosana Boldrin
    22/01/2009 12:23

Vivo um drama, já concluí 2 cursos de graduação na UNIMEP e estava no segundo ano Direito quando por tédio e falta de tempo tranquei a matrícula, procuro diuturnamente uma faculdade a distância para terminar o meu curso de Direito e a UNISUL resolve abrir para uma clientela específica, que pena ! Meu marido faz Comércio Exterior a distância na Unisul e a metodologia é excelente, material didático impecável, das faculdades a distância é a mais cara , porém vale a pena. Indaguei sobre a possibilidade de abrirem para todos e não obtive resposta ainda. Quando isso acontecer serei a primeira a me inscrever.

Sucesso a todos !

Rosana Boldrin
    Mensagem inadequada
  11. John Mcroe
    23/01/2009 15:37

Enviei o seguint email para UNISUL (cursovirtual@unisul.br):

Prezados,
    Gostaria de saber se há alguma previsão para que este novo curso de graduação em Direito a distância seja aberto para qualquer candidato.
    Grato,
    (...)

E obtive a seguinta resposta:

Olá (...), tudo bem?
    Temos planos para ofertar o curso para todos os candidatos, porém não sabemos quando isto será colocado em prática apesar de existir a possibilidade de ser no 2º semestre de 2009.
    Recomendo você a ficar atento em nosso site, pois atualizações nas informações estarão disponíveis no mesmo:
    www.virtual.unisul.br
    Tenha um excelente final de semana!
    Att.
    (...)
    UnisulVirtual
    Mensagem inadequada
  12. J Valdir
    28/01/2009 07:58

Tambem estou nessa, aguardando o sinal verde da Unison
    para iniciar o curso de direito a distancia.
    Se Deus quiser, entrarei na primeira turma aberta
    aos brasileiros para cursar Direito a distancia no Brasil.
    Caso alguem tenha alguma novidade de curso de graduação
    a distancia autorizado e reconhecido pelo mec, entre em contato comigo
    pelo seguinte e-mail: valdirdoismil@hotmail.com
    Agradeço a quem tiver interessado em me ajudar.
    uma faculdade brasileira já oferta enhengaria a distancia e falta direito.
    MAS CREIO QUE LOGO LOGO TEREMOS A OPORTUNIDADE DESEJADA.
    BASTA FÉ E PACIENCIA.
    Mensagem inadequada
  13. Renata Rezende
    28/01/2009 09:06

Olá pessoal, tudo bem?

Já mandei alguns e-mails para a Unisul Virtual e me responderam que eles tem interesse em estender o curso de graduação em direito para o público em geral, embora ainda não tenham previsão de quando isso se daria. Há, inclusive, a possibilidade de ser para o segundo semestre de 2009.

Peço a coolaboração de todos os colegas que tenham o mesmo interesse que eu, no sentido de mandarem e-mails para a instituição pedindo a extensão do curso, pois, talvez com um maior número de pessoas mostrando-se interessadas, a instituição acelere o processo.

Na oportunidade, deixo aqui o meu protesto em relação às mentes mesquinhas que dizem que os alunos que se graduarem em um curso a distancia não passaram nem na OAB, darão péssimos profissionais e etc. Acho que depende do esforço e do compromisso de cada um, pois de nada adiantaria um aluno sem interesse na melhor faculdade do país. Além disso, azar de quem está pagando a faculdade, ele que saiba valorizar seu tempo e dinheiro. Eu tenho certeza que todos os outros, assim como eu, temos mais interesse que vários e acho também que os que tem opinião contrária é porque sempre tiveram oportunidade de estudar, não precisam ou não precisaram trabalhar durante os estudos e nunca foram privados de oportunidades.

Um abraço a todos!
    Mensagem inadequada
  14. John Mcroe
    28/01/2009 09:40

Colegas,

Consultei alguns amigos advogados e todos entendem não ser legal a restrição de vagas de um curso superior a determinada classe ou entidade, mas como se trata do Tribunal de Justiça de SC fica dificíl reclamar. Teremos que aguardar o incerto.

Abraço!
    Mensagem inadequada
  15. John Mcroe
    28/01/2009 09:40

Colegas,

Consultei alguns amigos advogados e todos entendem não ser legal a restrição de vagas de um curso superior a determinada classe ou entidade, mas como se trata do Tribunal de Justiça de SC fica dificíl reclamar. Teremos que aguardar o incerto.

Abraço!
    Mensagem inadequada
  16. jose carlos_1
    31/01/2009 11:23

Tenho graduação superior pela Academia Militar de Agulhas Negras, sou ex Oficial de carreira do Exército e atualmente Servidor Federal do TRT. Acho que a criação do ensino superior a distância foi um grande serviço prestado à nação, já que os que realmente querem estudar o farão tranquilamente, sem interferência de pequenos ditadores(professores) ou patotas em salas de aula, sem contar a violência das ruas. A qualidade do curso é o aluno quem faz. Mas, temos um problema: a reserva de mercado que a OAB está fazendo. Isto é um absurdo, deixar que um grupinho de profissionais liberais mandem no país e nas autoridades.
    Mensagem inadequada
  17. Estudante de direito_1
    03/02/2009 20:55

Sou a favor de cursos a distância, pois o que realmente designa um verdadeiro profissional ou seu nível de conhecimento em determinada área não é o banco da faculdade ou qualquer outro banco de algum curso que ele tenha assentado, em algumas dicas dos livros de Willian Douglas podemos perceber que o que faz um verdadeiro profissional é a seguinte fórmula "horas x bunda-cadeira".
    Acredito que não são apenas os bons lugares que vão fazer alguém bem sucedito, mas o interesse do aluno.
    Mensagem inadequada
  18. Renata Rezende
    04/02/2009 09:09

Será que alguém pode, por favor, me explicar o motivo pelo qual o curso de graduação em direito a distancia não consta mais no site da Unisul? Será que foi somente para uma turma e que não irão abrir novos editais?

Obrigada!
    Mensagem inadequada
  19. ana helena silveira cabalheiro
    04/02/2009 22:21

Oi Renato , estou te enviando esta mensagem pois perguntaste sobre o motivo de não constar mais no site da unisul o curso de direito a distancia. A historia é a seguinte concorri a uma das vaga oferecidas atraves do convenio unisul-forcas armadas consegui a vaga e paguei a matricula e comecei a estudar no dia 26/01/2009. Qual não foi a minha surpresa , ontem recebi um simples telefonema da UNISUL dizendo que o curso de direito a distancia estava cancelado devido a divergencias com a OAB pois o curso não poderia ser desenvolvido a distancia isto é as provas presenciais não poderiam ser realizadas nacionalmente. Só tem um detalhe neste mesmo processo foram oferecidas vagas tambem para servidores do TJ SC mas estes segundo explicacoes da propria unisul vão poder continuar normalmente cursando direito a distancia, mesmo que realizem as provas em outras cidades, isto é dois pesos duas medidas é de estranhar que uma instituicao seria que nem a UNISUL tenha uma atitude destas!!!
    Mensagem inadequada
  20. Renata Rezende
    05/02/2009 10:59

Oi Ana, estou pasma com o que você está afirmando. Até porque, pelo menos para mim, não haveria problema algum ter de me deslocar até SC bimestralmente para fazer as avaliações. Pra você então, nem se fala, pois SC fica ao lado. Além disso, como bem dito pelo colega José Carlos, é um absurdo deixar que um grupo de profissionais liberais (OAB) mandem no país e nas autoridades e, na minha concepção, um absurdo ainda maior, o desrespeito da UNISUL com os seus alunos (o que você já havia se tornado). Dizem que se conselho fosse bom, não se dava, vendia, entretanto, eu em seu lugar procuraria os meus direitos, pois de uma forma ou de outra você foi lesada.

Ah, e por que as provas dos demais cursos a distância podem ser realizadas nacionalmente e do curso de direito não? É inconstitucional o limite de vagas a certas categorias e mais inconstitucional ainda, o que eles (unisul) estão fazendo.

Abraços!
    Mensagem inadequada
  21. Elaine_1
    06/02/2009 12:15 | editado

Curso de DIREITO da UNISUL virtual 2009 cancelado!!
    Estou na mesma situação que a colega Ana Helena

Recebi apenas uma ligação da monitoria do Curso da UNISUL dizendo que o curso de Direito Virtual foi cancelado por divergências de interpretações entre o MEC e o Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina. A atendente logo disse que todo valor gasto seria ressarcido mas q eu poderia, caso tivesse interesse, migrar para outro curso da UNISUL. De imediato pegaram o número da agência e da conta bancária para efetuarem o depósito.
    Não entraram em mais detalhes. Não recebemos nenhuma comunicação por escrito.
    Fiquei assustada e desapontada com a Unisul, pq uma Instituição com tanta credibilidade como a Unisul, tantos convênios, brincar com os sonhos, com o destino das pessoas. Achei uma tremenda sacanagem e uma falta de respeito enorme para com os cidadãos brasileiros.
    Além dos custos financeiros, que não foram poucos, nosso planejamento foi afetado. Fizemos escolhas, planos, tivemos sonhos...A instituição brincou conosco e com nossos planos, não é só o dano material, o pior é o dano moral.
    É revoltante. Recebmos todo material, fizemos trabalhos, nos sentimos acadêmicos.

Posso dizer que sou ex-aluna de um curso q nunca existiu!
    Mensagem inadequada
  22. Ivan - Acadêmico de Direito
    06/02/2009 13:47 | editado

Eu acho que já tinha falado que esse negócio de curso de Direito à distância é uma furada. Vcs ainda deram sorte de não terem perdido mais tempo e dinheiro em uma roubada dessas. Imaginem cursar e pagar um curso durante 5 anos e depois ver que o seu diploma não vale nada. Sejam espertos.

Abraços.
    Mensagem inadequada
  23. Sérgio Luiz Barbosa
    06/02/2009 23:30

ola amigos ,não sei o que aconteceu que a Unisul cancelou o curso de graduação on-line,se realmente foi por interferencia da OAB, fico triste com a noticia,estão com medo de que ,que apertem mais e mais sua proficiencia,deixem que os resultados provem suas suspeitas quanto a qualidade dos cursos online.
    Mensagem inadequada
  24. Rogério M. Lima
    09/02/2009 18:15

Uma pena! que a Unisul tenha cancelado seu curso de Bacharelado em Direito On-line. Um curso totalmente a distância em direito daria maiores oportunidades do aluno de se aprofundar no conteúdo que lhe é ensinado.

Cada vez mais a web se torna um veículo mais propício para o ensino. com o aprimoramento das tecnicas de ensino a distancia e com o crescente aumento da banda média de acesso a rede, mais conveniente a web se torna para o aprendizado.

Torço que a OAB reveja sua decisão. Que em futuro próximo possamos nos desfrutar de aprender as ciencias jurídicas de uma maneira tão moderna. Como é pela Internet!
    Mensagem inadequada
  25. BENIGNO ARAUJO DIAS
    10/02/2009 08:38

Curso de graduação em direito a distância, devidamente autorizado pelo mec é na unisul: http://www.Unisul.Br/content/site/auniversidade/campusdaunisulvirtual/

parece que desta feita foi quebrado aquele velho cartel das fábricas de bacharéis. Outrora havia os advogados provisionados, exímios jurisconsultos que, na ética profissional, até superavam os rábulas e chicaneiros atuais. Eram pessoas leigas, alguns tinham o curso primário, mas que em um tribunal, histriônicos e mirabolantes, faziam calar promotores "depromados". é bom que se derrube essa máscara: o cliente compra solução e paga por resultado. Pouco interessa os ardis que o seu constituído aplicou para lograr um "final feliz". Porquanto: comprar as autoridades envolvidas em um processo, sofismar as leis, forjar documentos e, sobretudo, saber urdir mentiras convincentes, ou mesmo "semvicentes"
    Mensagem inadequada
  26. Sidnei Moraes
    10/02/2009 11:02 | editado

Os cursos de EAD no Brasil estão sofrendo uma discriminação porque representam uma mudança de paradigma, e como toda mudança causa medo e disconfiança, mas nas avaliações do ensino superior elaborada pelo MEC apontam que os alunos de EAD estão mais preparados, com um percentual de 30% a mais de aprovação. E por outro lado nos países desenvolvidos o sistema de ensino a distância possuem mais de 40 anos de funcionamento, chegando em alguns países as vagas de profissionais formados em direito serem preferncialmente formados em EAd, mostrando que estes profissionais já na sua formação, possuem autonomia e responsabilidade.
    Desta forma, vejo que estamos diante de uma briaga política entre os que querem aprender e os que julgam sem conhecimento do funcionamento desta modalidade de ensino, e não seria a Universidade quem daria o título de melhor profissional, mas sim o mercado, a prova está no último resultado a avaliação da OAB.
    Mensagem inadequada
  27. quero cursar direito
    10/02/2009 12:01

Pelo que vemos esta complicado a aprovacao de algum curso de direito a distancia nao pelo mec mas sim pela OAB que no meu ponto de vista deveria cuidar ou ao menos tentar fazer-se cumprir a lei pelo que eu saiba umas das bases e todo brasileiro devera ter direito a educacao. Claro que quando isso nao atrapalhar os interesses da OAB com vinculos com algumas universidades que devem nao dar propina mas sim apoiar o orgao. Agora fica uma pergunta se a OAB faz tanta questao de nao permitir o curso a distancia por medo da qualidade dos mesmo, entao para que prova para o ingresso na ordem tendo em vista que os bachareis que prestam a prova sao formados por instituicoes idoneas que sao totalmente qualificadas para ofertar o curso de direito uma vez que a OAB aprovou? E so mais uma pergunta que eu acho que nosso amigo academico tao preparado pode responder qual seria o motivo desse alto indice de reprovacao no exame da ordem? Pode se dizer que so os burros reprovam entao isso seria dizer que so burros cursam direito pois se nao me falha a memoria o indice de reprovacao e de 80% mas creio que a resposta e que os alunos podem ter a culpa mas a culpa maior e das instituicoes pois elas que devem buscar maneiras de passar o conhecimento e de fazer o aluno assimilar o mesmo caso isso nao seja possivel reprovem o mesmo afinal isso e um direito da instituicao e e isso que a sociedade espera, nao que se formen mil bachareis mas que se forme 10 que tenha mais conhecimentos que mil.
    Ai vejo uma falha do MEC que deixou o controle do ensino nas maos de uma instituicao falha como a OAB que os seus exames comprovam que credencia instituicoes sem capacidade para ensinar e por outro lado inibe outras por preconceito, como no caso do ensino a distancia pois, a reponsabilidade da OAB e sobre os seus afiliados e nao como moderadora de ensino.
    Entao esta ai uma ideia podemos recolher assinaturas pedindo para que o MEC e nao a OAB volte a credenciar e avaliar instituicoes de ensino pois a chance da OAB de barrar quem nao merece continuara quando os formandos forem prestar o exame da ordem.
    Mensagem inadequada
  28. SIMONE DUTRA BAYER
    10/02/2009 13:11

Saberiam informar se o curso da Unisul para funcionários do TJ/SC ainda está em andamento?
    Mensagem inadequada
  29. Claudio M. Santos
    10/02/2009 16:14

O curso de direito a distância é tão proveitoso quanto o presencial, pois quem deve procurar o conhecimento (ter interesse) é o estudante, nesse sentido o meio como as aulas serâo ministradas não irá mudar a qualidade do ensino, deste que o aluno seja realmente dedicado.
    O curioso é que nossa legislação permite que cursemos DIREITO a distância, por meio de uma instituição de direito de outro país, mas não permite que nossas Instituições Públicas ou Privadas ministrem a curso de direito à distância.
    Quanto ao Exame da Ordem só passa que tem conhecimento jurídico, pois este é um ótimo meio de destar o conhecimento do futuro advogado.
    Temos que usar a tecnologia à favor do conhecimento, pois essa é a real função da internet e de todos os avanços tecnológicos

Sou a favor do ensino a distância.
    Mensagem inadequada
  30. Elaine_1
    11/02/2009 11:02 | editado

O curso de Direito Virtual da UNISUL continua sim, mas apenas para os servidores do TJ/SC, inclusive iniciou na segunda, ou seja, já existe o 1º curso de Direito a distância no pais, todavia, voltado apenas para uma classe "privilegiada". Quanto ao convênio firmado com a UNISUL a nível nacional, como no caso do Ministério da Defesa, esse foi cancelado, infelizmente EU estava inserida nesse contexto.
    Segundo informações, que não sei ao certo se procede, parece que O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) recomendou ao MEC q o curso de Direito a distância oferecido pela UNISUL deveria ser regionalizado e foi o que ocorreu, cancelaram para os demais.
    Abraços
    Mensagem inadequada
  31. Elaine_1
    11/02/2009 11:15

LEIAM A NOTÍCIA: (http://www.unisul.br/content/clipping/2008/fevereiro/21fevereiro/clippingjornalmidia.cfm)

Clipping - JORNAL DA MÍDIA

OAB DEFENDE SUSTAÇÃO DE NOVOS CURSOS JURÍDICOS A DISTÂNCIA

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai encaminhar ofício ao ministro da Educação, Fernando Haddad, requerendo que sejam sustadas por ora as autorizações para o funcionamento de novos cursos à distância na área jurídica. A decisão foi tomada hoje (19), na sessão plenária da OAB, durante exame do pedido de autorização para funcionamento de curso jurídico nessa modalidade feito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Além de decidir pelo envio do documento, a OAB Nacional optou por não recomendar ao MEC a abertura do referido curso, por considerar que o projeto pedagógico apresentado pela Unisul não é compatível com as exigências de um curso à distância de qualidade.

A decisão foi tomada à unanimidade com base no voto do relator da matéria na OAB, o conselheiro federal por Minas Gerais, Paulo Roberto de Gouvêa Medina. Em seu voto, o relator ressaltou a inconveniência de se adotar esse sistema (do ensino à distância) em um momento em que o ensino jurídico no País atravessa uma crise tão grande, decorrente da proliferação indiscriminada de cursos, da flexibilidade dos critérios para a concessão de autorizações de funcionamento de cursos e do número exagerado de vagas oferecidas por instituições particulares de baixa qualidade.

Ele destacou, ainda, o fato de também a Comissão de Ensino Jurídico do Conselho Federal da OAB ter opinado desfavoravelmente ao pedido de abertura do curso da Unisul, por considerar o projeto pedagógico apresentado pela instituição como “marcadamente inconsistente, lacunoso, incoerente”, além de “não refletir as diversidades e peculiaridades regionais onde atua a instituição de ensino”.

Como requisitos mínimos para uma instituição interessada em lançar cursos à distância de qualidade, Medina citou a necessidade de comprovação de existência de uma biblioteca adequada, inclusive com acervo eletrônico remoto e acesso por meio de redes de comunicação e sistemas de informação, com regime de atendimento adequado aos estudantes de educação à distância. Tais requisitos estão expressos no artigo 12, “d”, do Decreto nº 5.622/05.

Jornal: Jornal da Mídia
    Data: 19/02/08
    Página: http://www.jornaldamidia.com.br/noticias/2008/02/19/Brasil/OAB_defende_sustacao_de_novos_cur.shtml
    Editoria: Notícia
    Mensagem inadequada
  32. Hélio_1
    12/02/2009 15:41

POR QUE SOU A FAVOR DO ENSINO À DISTÂNCIA DO CURSO DE DIREITO

Compartilho minha experiência como aluno do 4º semestre do curso de Direito em uma instituição privada no Rio Grande do Sul considerada como tendo certa qualidade.

Nos semestres iniciais eu gravava as aulas em um mp3 resultando em 1 hora e 30 minutos de exposição útil por parte dos professores. Fatigados, em menor ou maior intensidade, devido a outras tarefas anteriores ao período das aulas (juízes, advogados públicos ou privados, professores, etc) , meus esforçados mestres tinham um natural retardo de tempo para assumirem o controle “emocional” da turma e a partir daí realizarem a primeira retirada de faltas. Participações infrutíferas de colegas e da própria administração da instituição, que às vezes tinham que se comunicar com a turma, também interferia negativamente nas aulas.

Após os dois primeiros tempos de aula , um intervalo que deveria ser de 10 minutos, não raramente se estendia para 15. No retorno, o professor tinha que novamente assumir o controle da turma e no final realizar uma nova chamada.

A biblioteca disponibiliza para os alunos exemplares de livros para pesquisa, mas eu prefiro comprar os meus, o que me permite leituras com melhor aproveitamento . Nem todos podem ou querem comprar livros. Muito do material didático que usei até agora e que me possibilitaram obter nas avaliações e trabalhos notas melhores que de meus colegas, pertencem a minha esposa, formada em administração, e que se prepara “profissionalmente” para concursos através de cursos ministrados à distância (vídeos, fóruns e documentos em pdf fornecidos pela internet). Ela está matriculada em uns três cursos virtuais. Quem é “concurseiro” sabe da carga de Direito exigida em qualquer concurso para funções públicas bem remuneradas.

Assim, creio ser viável, havendo em muitos casos até vantagens, o ensino à distância do curso de Direito. Se critérios exigidos (existentes ou a serem criados) forem atendidos, que mais poderia impedir tal evolução no ensino em nosso país? Haveria alguma oposição político-econômica para isso ou seria apenas uma questão de paradigmas, como já salientado?
    Mensagem inadequada
  33. MARA_1
    12/02/2009 21:19

Existem faculdades e... faculdades! Não sei porque o preconceito contra o EAD. Só no Brasil tem estas coisas. A USP, UNICAMP, UNESP também eram contra... neste ano eles estarão abrindo vagas para a EAD, num convênio com o Estado, para formar professores...
    O aluno EAD estuda muito mais... ele é mais cobrado e controlado... não se esconde no fundo da sala... ele é o protagonista de seu próprio conhecimento.
    Mesmo o aluno presencial, 50% do aprendizado depende só dele... se não tiver vontade de estudar... ninguém conseguirá mudar esse quadro...
    Viva a tecnologia... que permitiu acesso aos mais excluídos...
    Mensagem inadequada
  34. Lisandra Alves
    13/02/2009 00:22

Concordo plenamente com os colegas sobre a possibilidade de uma faculdade de Direito à distância. Sou médica formada pela Universidade Federal de São Paulo, e também tenho Curso Superior de Administração. Tenho horários livres intermediários no meu trabalho. Se houvesse uma Faculdade de Direito a distância certamente eu cursaria.
    Penso que pelo menos para as pessoas graduadas por qualquer curso superior reconhecido pelo MEC deveria ser permitido cursar uma Faculdade de Direito à Distância. Pensem nisto senhores legisladores.
    Um abraço
    Lisandra
    Mensagem inadequada
  35. Lucas Laux
    14/02/2009 15:43

Caros amigos do fórum, devemos nos mobilizar e fazer um abaixo assinado pedindo a unisul a disponibilizar a todos o curso de direito a distância.
    Sou ciente da seriedade e competência da Unisul tenho familiares que fazem outros cursos e acho que seria uma oportunidade ímpar para nós nos graduarmos, tendo em vista a quantidade de pessoas que se graduam em faculdades de direitos presenciais, tradicionais e se quer conseguem passar no exame da ordem.
    Sou da opinião que a capacidade do aluno é o fiel da balança para decidir o sucesso ou fracasso neste caminho.
    E termos a chance de competir com os demais bacharéis de igual para igual comprovando a excelência equiparada da modalidade ead e a presencial!
    Acho que depende de nós nos mobilizarmos, e quem sabe até entrar em contato com outras universidades sérias que possuem a modalidade ead, do nosso imensuravel interesse no curso de direito a distância...
    Mensagem inadequada
  36. Renata Rezende
    16/02/2009 08:45

Lucas, concordo em número, gênero e grau com você. Mas como faríamos para reunir essas assinaturas ou tomar qualquer outra medida prática?

Um abraço

Renata
    Mensagem inadequada
  37. John Mcroe
    17/02/2009 14:26

Colegas,

A disponibilização do curso à distância não depende da vontade da faculdade (deve haver umas 500 faculdades interessadas em oferecer tal curso), mas sim da autorização dada pelo MEC a partir de parecer emitido pelo Conselho Federal da OAB (teoricamente o MEC pode, ou não, seguir o parecer da OAB).

§ 2o do Art.28 do Decreto 5773/2006: "A criação de cursos de graduação em direito, medicina, odontologia e psicologia, inclusive em universidades e centros universitários, deverá ser submetida, respectivamente, à manifestação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou do Conselho Nacional de Saúde."

Ou seja, não adianta nada mandar abaixo assinado pra UNISUL. Melhor seria mandar pro Conselho Federal da OAB e/ou pro ministro da educação, Fernando Haddad (que é bacharel em direito formado na USP).
    Mensagem inadequada
  38. Claudio M. Santos
    18/02/2009 19:36 | editado

Renata e Caros colegas de pretensão

Há alguns dias falei com um Senhor da UNISUL por telefone, foi me passado que em abril iria abrir inscrição para o curso de direito para o publico geral, estou postando o número pelo o qual falei com essa pessoa, 48 3279 1242, seria interesante ligar para falar com alguém de nossas expectativas sobre o curso de direito a distância, pois assim participamos ativamente nas decisões da INSTITUIÇÃO, sobre a abertura do curso a distância de direito ao publico geral.

Abraço

Claudio Santos
    Mensagem inadequada
  39. Bruno da Silva Santos
    19/02/2009 17:05

Sim!
    Somente os funcionários do TJ-SC continuam o curso de Direito EAD.
    Mensagem inadequada
  40. Sérgio Luiz Barbosa
    19/02/2009 23:29

ola amigos,realmente devemos fazer algo para que o curso de graduação em direito on-line se torne uma realidade o mais rápido possível , a Unisul deveria usar a própria justiça para resguardar o seu direito de continuar seu projeto de ministrar seu curso a nivel nacional , se isto acontecer ela provará que realmente é uma grande instituição.
    Mensagem inadequada
  41. Sérgio Luiz Barbosa
    19/02/2009 23:40

ola amigos a minha opinião quanto ao MEC, é que o brasil nos ultimos anos se mostrou muito ousado em relação ao ensino superior, citando como exemplo a intituição do prouni ,da cotas para para negros e estudantes das escolas publicas,entre várias outras melhorias,tenho certeza que ele se posicionará a favor de mais esta atitude de modernização na formação educacional de nosso povo.
    Mensagem inadequada
  42. Jane Heringer
    19/02/2009 23:53

Ola a todos!!

Primeiramente, sou totalmente a favor do EAD de Direito, exatamente por ter estudado em uma faculdade presencial de qualidade, com "Selo OAB" e, por motivos de força maior ter sido transferida pra uma das piores... triste! E aqui estou eu, no exterior, sem terminar meu curso e ainda na esperanca de faze-lo quando tiver condicoes.

Bem, o Brasil é um país de paradigmas... se volto, nao tenho como pagar nem a faculdade 'xula' (que consegue ser mais cara que a conceituada).

E, quando aparece um EAD como esse da BLIC... me faz rolar de rir. Isso é pura exploracao dos brasileiros que estao no Exterior!! Quando ouvi falar, fui procurar saber.
    Trata-se de uma faculdade americana, ou melhor... um EMPREENDIMENTO DO SETOR EDUCACIONAL que pode funcionar nos EUA, assim como um Buteco de brasileiros. Mas, nao tem nenhum reconhecimento aqui por orgao algum. Isso pode ser expedido, como se fosse um selo de qualidade, depois de 2 anos de funcionamento. Porem, é um curso que nao te dá direito de trabalhar nos EUA, lógico, por se tratar de materia juridica brasileira, e porque o brasileiro tem que ter a situacao legal pra trabalhar aqui, mesmo se formado em Direito Americano. Até aí, eu faria, nem que seja pra continuar estimulando meus neuronios ate poder voltar. O que mais me irrita é a EXPLORACAO: Ja que o curso é TODO ministrado do Brasil, porque eu, que tenho mais risco de nao poder exercer a profissao por estar no exterior... tenho que pagar U$460,00 (dólares, hein?!) enquanto um estudante no Brasil vai receber a mesma orientacao e pagar R$560,00?? Hoje eu estaria pagando uma mensalidade de quase R$1.000,00... sem NENHUMA certeza de retorno... Puro engodo!!

Nisso eu caí numa questao que nao havia pensado ainda... nessa tal escola, questionei sobre o problema do estagio e me informaram que seria promovido um chat entre aluno e um 'cliente' no Brasil, acompanhado por um monitor no NPJ. O aluno faria uma 'peça' e enviaria para a apreciacao do professor e protocolo no Forum. Ja fiz estagio e aprendi muito com a pratica forense, o aluno dessa escola, pela distancia do Brasil, deixa a desejar pela falta dessa pratica, ao meu ver, e pode ate mesmo ter questionada a sua graduacao numa faculdade brasileira.

Desculpem-me o tamanho do post.
    Mensagem inadequada
  43. M. Ribeiro
    24/02/2009 07:40

Pessoal, bom dia. Gostaria de dar minha colaboração. Já sou graduado em Economia e a favor da EAD (inclusive na área jurídica). Cheguei a cursar um semestre de C. Contábeis em renomada instituição. Gostei muito da metodologia de estudo, do ambiente virtual de ensino, das aulas já todas previamente disponibilizadas em textos, dos foruns de discussão e de dúvidas e chats de discussão. Acesso à biblioteca no pólo, etc. O preço também achei bastante razoável. Entretanto, houve um problema. A instituição destinou ao curso EAD apenas dez professores, o que acarretou acúmulo de disciplinas por professor. Então concluindo, você tem uma instituição tradicional com toda uma estrutura presencial, mas destinou um pequeno núcleo de docentes para acompanhar o curso virtual, servindo como tutores num leque muito amplo de disciplinas, o que, na minha opinião, foi um erro. Imaginem vocês ter-se o mesmo professor como tutor em disciplinas como: Instituições de Direito e Economia e Admnistração, por exemplo! Estou com a matrícula trancada até o momento.

Analisemos o caso da BLIC. É o caso inverso da instituição citada acima. Supostamente bom corpo docente, mas, aparentemente, não se tem uma estrutura presencial compatível com uma IES. Os pólos presenciais são salas comerciais em prédios de luxo conforme site?! E a biblioteca "virtual", que na verdade é o site de editora (boa por sinal)...e os livros dos outros autores?! Os alunos terão que comprá-los todos?! Fora a questão da prática. Então, ao meu ver, não pode ser desta forma. Só o aparato virtual não resolve, mesmo que não haja aulas presenciais.

Pois bem, tenho uma colega de trabalho que cursa Sistemas de Informação na UFSCAR Virtual. Ela me mostrou o EVA (ambiente virtual) e a metodologia do curso. Aí sim. Tem-se uma instiuição renomada. Os professores são os mesmos do curso presencial. Aulas práticas nos pólos presenciais, que, segundo ela, são muito bem equipados. E os professores são realmente professores. Cobram muito e não são meros tutores (que apenas acompanham o esforço individual do aluno). desta forma, eu acho que a coisa anda bem.

Finalizando, quero dizer que a metodologia do ensino a distância pode ser até melhor que a presencial, porque não há como se omitir, ser aquele aluno passivo, do fundo da classe! Todos os alunos tem que participar o tempo todo nos foruns e chats e escreve-se muito ( o que para um curso jurídico deve ser ótimo). A parte da prática jurídica, logicamente, necessitaria de uma estrutura presencial adequada e, certamente, há necessidade de uma bibilioteca de verdade! Portanto, se a instituição não é uma IES já sedimentada, fisicamente estruturada, deveria manter convênio com uma.

Espero ter contribuido para discussão.
    Mensagem inadequada
  44. João Dias Reis
    24/02/2009 16:14

Olá gente, quem sabe possamos enviar correspondencia por correio postal ao ilustrissimo presidente da republica , Lula, para nos ajudar dando a todos brasileirs oportunidades no tocante ensino a distancia?
    O Brasil não pode parar e tem que aco,panhar as novas tecnologias.
    Que pena que a Unisul canselou o curso, que pena.
    Essa BLIC, pode ate ser uma instituíção de caracter , mas, eu tenho medo de gastar $$$$ atoa. Tou num despero e creio que são centenas de Brasileiro esperando a mesma oportunidade como eu. Surgir direito a distancia será como surgir o sol num amanhã, após uma dura noite de inverso.
    Presidente Lula, na sua simpliscidade nos ajude. confessoa que vou escrever uma carta ao presidente da republica.
    E a Ordem, sera o que ta fazendo para orientar as faculdades brasileiras a ofertar esse curso.
    deve ta quieta no seu devido lugar, pois hoje, quem cursa direito neste pais ainda é a elite; os (as) patricinhos(as) filhos de advogados renomados, juizes, desembargadores...
    HIPOCRISIA ...
    Mensagem inadequada
  45. thiago capaverde
    28/02/2009 01:30

Ola pessoal, para evitar que nosos comentários com informações negativas a imagem da Eadcon fique muito aberto e qualquer um consiga ler e isto acabar denegrindo ainda mais a imagem e assim reverter contra os próprios alunos e sejamos descriminados foi criado este grupo, assim conseguimos debater problemas e soluções a unirmos força e conhecimento para resolver.

http://br.groups.yahoo.com/group/problemasnaeadcon/
    Mensagem inadequada
  46. Mauro Guimaraes
    01/03/2009 03:25

Eu vejo no ensino a distancia uma oportunidade para quem quer estudar SERIO e agregar conhecimento. Moro fora do Brasil ha 3 anos, mas antes de me mudar estava cursando Direito. Cursei quase 3 anos o que me da ao menos algum subsidio para poder opinar. E acho certamante que algumas materias obrigatoriamente tem que ser esclarecidas com profissionais da area, Advogados, Juizes, Promotores, pois fica inevitavel que esses profissionais enquanto professores compartilhem suas experiencias profissionas na area Juridica, o que por vezes ajuda e em certos casos ate pode influenciar na escolha da area em que o futuro formando ira seguir.
    Mas isso nao impede que o EAD para a area Juridica seja inteiramente viavel, pois como ja foi extensamente discutido nesse forum, as pessoas que optam por esse tipo de ensino certamente sao as que nao tem acesso aos meios convencionais de ensino. Mas essa discussao tem tudo para ser frutifera, tirando um ou outro comentario infeliz que aparece. Mas ouvir a outra parte é uma das premissas do Direito.
    Mensagem inadequada
  47. joel alves pereira_1
    01/03/2009 09:13

Atualmente estou cursando Gestão em Seg. Pública à distância pela UNISUL. Engana-se quem pensa que estudar pelo EAD é fácil; é preciso muito comprometimento, dedicação e vontade de vencer. Você só não tem a presença física do professor mas, qualquer dúvida é esclarecida de imediato virtualmente. E o mais interessante: A escola é credenciada junto ao MEC e os cursos reconhecidos.
    Mensagem inadequada
  48. Elen Tavares
    15/03/2009 11:40

Estudei Direito e um dos motivos que tive que deixar a Universidade foi exatamente a falta de tempo. A mesma coisa está acontecendo na UFF com a faculdade de Letras: A falta de tempo devido ao trabalho e a famía. Por isso que vejo que o EAD está sendo uma forma de pessoas poderem estudar e ter uma titulação de nível superior. Na UE, Ásia e E.E.U.U., estes cursos a distância são feitos para pessoas maduras. Eu sou formada por EAD na Espanha, só que para validar meu diploma, precisei voltar para a faculdade, no caso a UFF.

Como educadora, o Brasil não incentiva os alunos de educação de base a terem maiores interesses pelo estudo, voltando-se assim para um esteriotipo que tudo que é presencial que presta. O que não se fala aqui é que cabe ao indivíduo que está estudando buscar estudar para poder ter a OAB, CREFITO, CRM, CREA entre outros pois, não é a UFF, PUC ou ESTÁCIO que irá fazer os exames esécíficos. O EAD não é um mostro de 7 cabezas e se fosse, as federais no Rio de Janeiro não teria estes cursos, não é?!

Agora a pergunta: Onde poderei fazer EAD de Direito sem ser a BLIC. Os tramites documentais para equivalência dos países... Sofri no ensino médio e tb no ensino superior... é desgastantes e bem caro
    Mensagem inadequada
  49. Fernanda_1
    20/03/2009 00:03

Acabei de ler no site da Universidade Bandeirantes UNIBAN, que em breve ministrarão o curso de DIREITO a distancia.Existem vários pólos distribuidos pela cidade de São Paulo. Achei uma ótima noticia para todos que ,como eu,estão eufóricos para que esse curso passe a ser realidade.O site é: www.uniban.br/hotsites/nead/graduacao/cursos.html; o n.do telefone da unidade da z.norte:(11) 2972-9000.Boa Sorte a todos nós...
    Mensagem inadequada
  50. Arlindo Salazar
    20/03/2009 19:10

Sou graduado em Ciências Contábeis numa universidade pública tradicional. Fiz vários cursos à distância e descobri que aproveitamos melhor o tempo e nosso aprendizado é bem melhor. Nada de telepresencial. Direto na internet mesmo. Sem sair de casa, no conforto do meu lar e com mais qualidade.
    Ead sim.
    Nunca gostei de sala de aula. Sou autodidata (está de acordo com as novas regras gramaticais? Preciso de um curso ead de lingua portuguesa, quem souber me avisa)
    Estou aguardando o curso de Direito.
    Mensagem inadequada

A participação no Fórum é livre e grátis.
Para publicar suas perguntas e respostas, é necessário fazer um rápido cadastro.