O Fórum Jus Navigandi está de volta! Caso encontre problemas, por favor avise a gente.

1. ALMIR_1
    25/09/2007 14:52

Atualmente com o desenvolvimento de novas tecnologias, encontramos em todo o Brasil, cursos de graduação a distância, em diversas áreas de Graduação e Bacharelado, com reconhecimento do MEC, mas nunca encontrei o Curso de Graduação em direito a distância, dizem que mesmo em cursos presenciais, já fica difícil passar no exame da OAB, quem diria a distância, porém é só procurar pela internet que encontraremos diversos Cursos de Pós Graduação em Direito nas diversa áreas e também Cursos de Renomados Professores ministrando preparatórios aos Exames da Ordem, e não vejo cursos de Graduação em Direito? Será que não está na hora de quebrar esse Tabu? e acompanhar as novas tecnologias de ensino, com a criação do referido Curso a Distância?
    Este é meu pensamento, o qual deixo para discussão e análise.
    Obrigado!
    Mensagem inadequada
  2. Christian B. Costa
    25/09/2007 14:57

Com todo respeito aos que levam o estudo à sério, é perfeitamente possível, CONTUDO, se do jeito que tá, a maioria dos estudantes não estão nem aí, imagina se for semi-presencial ou à distância. Quiça, por reembolso postal!.
    A taxa do EOAB vai cair para 1 por cento nesses casos.
    Mensagem inadequada
  3. Evandro Ribeiro de Lima
    25/09/2007 15:01

Não consigo ver por onde uma matéria tão complexa como o Direito, aliás parte das Ciências "Humanas" se ver ministrada via postal, e-mail, msn, seja lá qual for o meio.

Acho sim que deveria ser é mais intensificada a parte prática, o que denota a necessidade simd e um maior contato com o ser humano em si.

Abraço.
    Mensagem inadequada
  4. Glauce | Londres/GO
    17/12/2007 16:48 | editado

Sou plenamente a favor da realizacao do Curso de Direito a distancia. Discordo da ideia de que se o curso nao for presencial iria se tornar mais dificil de passar no exame da OAB, pois ai estariamos dizendo em outras palavras que "a escola que faz o aluno e nao o aluno que faz a escola".
    Acredito que o sucesso so depende de voce e de sua forca de vontade de realizar seus sonhos.
    De acordo com a Faculdade Interativa, o MEC ja esta analisando essa possibilidade, e se assim for eu serei a primeira a me matricular, pois estaria realizando um sonho de concluir meu curso de Direito (por motivos maiores nao pude conclui-lo).
    Mensagem inadequada
  5. ORLANDO OLIVEIRA DE SOUZA
    17/12/2007 17:01

Duvido que isso passe...sem comentários.
    Mensagem inadequada
  6. Nayara
    18/12/2007 03:36

Curso de direito a distância?!
    sinceramente parece piada
    Mensagem inadequada
  7. GENEROSO MANOEL P DA ROSA
    18/12/2007 05:25

Concordo com a criação deste curso nessa modalidade. Desde que seja ofertado por uma instituição séria que possa garantir o direito de diplomação do aluno, é uma questão de escolha e capacidade de dedicação para estudar a distância ou presencialmente.
    Mensagem inadequada
  8. Juarez C.da Silva Jr.
    23/12/2007 10:09

Olá a tod@s, sou Analista de Sistemas, Professor Universitário com Especialização em Educação a Distância pela Universidade Católica de Brasília e também Técnico Judiciário do quadro efetivo.

Primeiramente gostaria de informar que o Ensino a Distância é regulamentado pelo DECRETO Nº 5.622, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005 e que permite a utilização de EAD em todo nível superior (incluido Mestrado e Doutorado) , com relação aos cursos de Direito vide o Art. 23 :

"Art. 23. A criação e autorização de cursos de graduação a distância deverão ser submetidas, previamente, à manifestação do:
    I - Conselho Nacional de Saúde, no caso dos cursos de Medicina, Odontologia e Psicologia;
    ou
    II - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, no caso dos cursos de Direito.

Parágrafo único. A manifestação dos conselhos citados nos incisos I e II, consideradas as especificidades da modalidade de educação a distância, terá procedimento análogo ao utilizado para os cursos ou programas presenciais nessas áreas, nos termos da legislação vigente. "

Portanto perfeitamente possível e legal, basta as escolas se habilitarem ...

Agora falando do ponto de vista Técnico..., as Tecnologias de Informação e Comunicação, hoje permitem cursos extremamente eficientes em todos os níveis, mas principalmente no ensino superior e notadamente na pós-graduação.

O perfil geral do estudante EAD é o de pessoas amadurecidas (geralmente profissionais buscando educação continuada), motivadas, tecnologicamente desembaraçadas e acima de tudo disciplinadas... , nos países desenvolvidos (onde EAD no Ensino Superior é realidade há décadas) ser possuidor de um diploma obtido a distância é inclusive um diferencial cobiçado, pois indica que o portador possui todas as qualidades já citadas no perfil.

Portanto, Direito (assim como a imensa maioria das formações Universitárias) é perfeitamente passivel de ser cursado na modalidade (e com grande aproveitamento), mas é importante lembrar, que um curso a distância para ser eficiente precisa ter um desenho instrucional adequado e ser ministrado por uma instituição com excelência na modalidade.

Eu particularmente não acho as aulas via satélite em telões o tipo de EAD que funcione muito bem..., mas os cursos online assíncronos , são perfeitos..., evitam deslocamentos, o aluno faz seu horário e estuda de onde quiser, a interatividade aluno/aluno/professor é alta e sem "conversas paralelas", a Aprendizagem Colaborativa em Rede faz com que as experiências pessoais e conhecimentos sejam bem socializados , o material didático é eficiente, atualizado e multimídia; a avaliação é constante e pragmática, a tutoria é atenciosa e acessível .

De qualquer forma, ainda é possível mesclar os "estilos" online , semi-presencial e "presencial conectado" (telão) .

Entre as argumentações falaciosas de quem se coloca contra a EAD (geralmente por falta de conhecimento do que é a moderna EAD) , é recorrente a tal "falta de olho no olho ou contato humano", associação automática de EAD com baixa qualidade de ensino, que a avaliação é fraudável, ou que nem todos tem acesso à tecnologia..., mas basta fazer uma pesquisa com quem fez cursos (geralmente de pós) a distância e uma rápida olhada na quantidade de instituições de renome que estão aderindo à EAD, para perceber que não é mais possível associar Ensino a Distância sério com má qualidade... é o Século XXI que chegou . No Brasil já passa de meio milhão o número de pessoas que se matricularam em cursos superiores a distância... .

Mas o desconhecimento (pai de todos os preconceitos) ainda faz com que algumas pessoas assumam publicamente uma posição reacionária e completamente intempestiva com relação a EAD .

"Tristes tempos, onde é mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito" (Albert Einsten) .
    Mensagem inadequada
  9. Simone Bordallo
    24/01/2008 06:47

Participo de um curso a distância , de pós-graduação, e acho excelente. O aluno tem que ser disciplinado, organizado e acaba estudando muito mais do que no ensino tradicional presencial.
    O curso de direito a distância é perfeitamente possível.
    Agora a pergunta: já existe alguma instituição que esteja promovendo esse curso a distância???
    Grata.
    Mensagem inadequada
  10. josé francisco de matos
    11/02/2008 13:07

Cara Simone,

Sim, a PHOENIX BUSINESS SCHOOL, no entanto deve-se observar os seguintes questionamentos: alguém já ouviu falar do curso de graduação em direito via ead ministrado pela PHOENIX BUSINESS SCHOOL e se essa Instituição é idônea? E quanto a legalidade do curso no território brasileiro há alguma informação? Há algum aluno aqui no Brasil? Alguém sabe informar como é feita a convalidação do curso no Brasil?
    Muitas são as dúvidas, entretanto devemos nos despir de todo e qualquer preconceito, tendo em vista que a educação via ead tem crescido vertiginosamente nos últimos tempos. E não seria de se admirar se o Curso de Graduação em Direito viesse também nessa modalidade, creio, inclusive, que num curto espaço de tempo seremos agraciados com esse curso.

Até mais...
    Mensagem inadequada
  11. MARCIO MARTINS
    28/02/2008 11:36

Caros Amigos

Nunca é dito de quem faz a segunda carreira e é obrigado a ficar em sala de aula, ouvindo estórias de professores, discutindo assuntos que nãolhe interessam visto já ter ter uma carreira profissional e possuir foco.

O EAD de direito deveria ser disponibilizado o mais rápido possível, pois os servidores públicos com atividade jurídica, estão dispensados da prática e só necessitam das matérias, possibiltando-os acesso as carreiras da magistratura, promotoria, defensoria e procuradoria.

O problema de "colocar todos no mesmo saco" é o que atrapalha qualquer iniciativa no Brasil.

Deveriamos ter soluções mais adequadas a cada um....

É claro q uma primeira faculdade, ou onde o aluno não tenha prática, não deveria ser a distância.

Atenciosamente.
    Mensagem inadequada
  12. Rodrigo Martins
    28/02/2008 13:07

Concordo com a opinião do Juarez C.da Silva Jr.

E ainda penso que a pessoa acaba estudando mais pois tem metas a cumprir, no presencial de direito que faço, sinceramente, poderia tirar 90% da sala que não faria falta, ainda bem que no filtro separa o joio do trigo.
    Mensagem inadequada
  13. LUIS CARLOS
    29/02/2008 07:11

Caro Juarez:
    Bastante oportuna e esclarecedora sua posição a respeito do ensino à distância.
    De fato, o ead Não é para todo tipo de estudante! Ele deve preencher os requisitos que você tão bem colocou.É necessário amadurecimento e disciplina para avançar e aprender.Neste momento estou a fazer a minha 5ª pós , sempre por ead. Digo, por experiência, nenhuma delas foi fácil. Pelo motivo da maior interatividade que esta tecnologia permite, você fica obrigado a estar em contato com as matérias diariamente, com a tutoria e com os colegas de curso.Isto acaba enriquecendo sua experiência de vida!!Por isso ,acredito ser bastante viável para as pessoas que estão em um nível acima de disciplina, aprendizado por auto-estudo e motivação, o curso de bacharel em direito.
    Mensagem inadequada
  14. Lucimar_1
    11/03/2008 18:24

Olha,
    entrei em contato c a Phoeix Business School e me disseram q como a faculdade não é brasileira não pode ser reconhecida pelo MEC, mas é direito de todos a convalidação do diploma no Brasil...
    Liguei, então para o MEC para saber como acontece a convalidação e me informaram q somente é possível a convalidação em universidades federais; a universidade analisa a grade curricular e pede q seja feita uma prova para avaliar o conhecimento do aluno...
    Ateh mais
    Mensagem inadequada
  15. Alember
    12/03/2008 09:42

Sou a favor sim do Curso de Direito a distância, pois qual é a diferença de um professor ministrar uma aula em sala ou online, referente as duvidas você pode tirar pelo 0800 ou por email. Isso não quer dizer que os alunos terão um curso fraco vai da força de vontade de cada um.
    Tem muitos que se formam em Universidades Federais passam os cinco anos colando e na prática nao sabem nada.
    Mensagem inadequada
  16. josé francisco de matos
    12/03/2008 12:46 | editado

Caro Alember,

Você foi muito feliz em sua colocação.

Creio que o nosso maior problema repousa no PRECONCEITO, no medo do NOVO, na dificuldade de compartilhar conhecimento.

Não é o simples fato de os OPERADORES DO DIREITO, ou quem quer que seja, acreditarem que os Alunos virtuais não se sairão bem, mas creio, s.m.j., que é o contrário.

"Ex positis", fica o seguinte questionamento: "É tão temerário assim levar o conhecimento das relações sociais ao maior número de indivíduos?". Será que monopolizar o conhecimento ao invés de democratizá-lo não é sinal de FRAQUEZA, MEDO, PRECONCEITO? enfim...

Sou plenamente a favor no NOVO, do curso de Graduação em direito a distância.
    Mensagem inadequada
  17. Wellington José Feroni
    30/03/2008 23:36

Gostaria que fosse aprovado o curso de direito a distância, e não considero que seus formandos contribuirão para uma negativação da profissão, pelo contrário. O curso de Direito é tão eminente e passivo de ser ministrado a distância como os demais já oferecidos. O que se deve perceber e contratar é o perfil do profissional ( estudante). Tenho Graduação, Pós e Mestrado. Sou professor universitário e sei muito bem o que um banco de faculdade pode oferecer. Nada. O conhecimento vem do interesse e não de questões enforcement.
    Isso não passa de preconceito medíocre e hipócrita, o bom profissional será sempre bom desde que mantenha sua rede de contatos.
    Quero expandir meus conhecimentos, passar na prova da OAB e seu um profissional de sucesso na área de Consultorias empresariais ( minha atual formação ) quanto a Jurídica.
    Gostaria de contatos e informações quanto a esse assunto.
    Obrigado
    Mensagem inadequada
  18. ligia amorim
    05/04/2008 18:50

sou estudante do curso fundamentos juridicos a distãncia, pelo eadcon, e estou gostando, e um incentivo para que possamos fazer pesquisas e correr atras do material para estudo, sem esperar que o professor vai nos cobrar na aula do dia seguinte, e você e voçê
    Mensagem inadequada
  19. ORLANDO OLIVEIRA DE SOUZA
    07/04/2008 07:06

Marcio Martins,

Tenho interesse em saber a legislação que faculta ao servidor que exerce atividades jurídicas e pelo que estaria isento das atividades práticas na faculdade de Direito...agradeceria a sua gentileza.
    Abraços,
    Orlando.
    Mensagem inadequada
  20. DELMA AURÉLIA DA SILVA
    08/04/2008 20:03

sou profissional de saúde mas tenho gde interesse na área jurídica visto q em nossa área há um déficit significativo nesse conhecimento. já realizei pós graduação a distância e percebo qualidade nas mesmas, mesmo pq há sim, exigência por parte do aluno. Tenho interesse em me manter informada sobre o andamento da aprovação de cursos de graduação em direito à distancia.
    Mensagem inadequada
  21. Jane Heringer
    09/04/2008 21:13

Cursei direito ate o terceiro ano e por força maior($$) nao graduei.
    Incrivel um país que valoriza o trabalhador tao mal e que exige tanto a graduaçao para que vc seja digno de um emprego (ate mesmo de gari), ter restriçoes legais ao EAD de Direito.

Achei o forum excelente e concordo com o curso de Direito a distancia. Pelas aulas que presenciei em certa faculdade, garanto seria muito mais proveitoso. A OAB poderia ver isso como uma soluçao pra esse amontoado de faculdades de Direito incompetentes que aparecem diariamente em terras tupiniquins.
    Mensagem inadequada
  22. Reb_T
    10/04/2008 05:22

Não concordo, considerando que muitas das Instituições existentes hoje não tem condições de formar um bom profissional, imagine a distância. O direito requer estudo, discussão, enfim não acredito que num curso a distância isso seja viável.
    De outra forma, acredito que parte muito do aluno a disciplina para o estudo, mas isso não é tudo. A Instituição deve sim ser capaz de formar um bom profissional, e essa teoria se comprova pelo exame da OAB, tem universidades que aprovam a maioria de seus graduados e outras quase nenhum. Ensino superior é uma coisa séria e deve ser tratada como tal, já basta o péssimo nível da educação brasileira.
    Mensagem inadequada
  23. Rodrigo Martins
    10/04/2008 13:52

Aguarde mais 3 exames e veja se o problema era as faculdades de direito ou o exame.
    Mensagem inadequada
  24. Paulo Roberto dos Santos_1
    11/04/2008 21:02

Caros colegas juridicos e interessados.
    A UNIVERSIDADE DE LONDRES, oferece curso de DIREITO a distancia, ha 120 anos, e creio que o Advogados Ingleses, sabem sobre LEIS, Is it ????...
    O numero de candidatos passando nos exames da OAB, aumentaria,
    EU tenho certeza.
    Let's start, after you tell me.
    Mensagem inadequada
  25. Paulo Roberto dos Santos_1
    11/04/2008 21:03

Olhe que eu, estou narrando.
    Olhe as resposata outra vez
    Mensagem inadequada
  26. josé francisco de matos
    12/04/2008 16:12

Ínclita Rebeca Trindade,

Preconceito é o nosso maior problema!

A educação via ead é uma realidade que não pode ser ignorada!!!

E a graduação em direito via ead, quer queira quer não, virá antes do que muitos imaginam.

Deixo aqui o pensamento de Victor Hugo, qual seja: "pode-se resistir a invasão dos exércitos, não a invasão das idéias"
    Mensagem inadequada
  27. Blenda
    13/04/2008 08:44

Olá,

Sou Administradora e estou terminando de escrever a minha tese de mestrado... Eu estou morando na Europa e gostaria de mais informações sobre curso superior a distância... Eu gostaria muito de fazer o curso de Direito a distância, alguém sabe me ifnormar se alguma instituição já está disponibilizando o curso de dieito a distância sem ser presencial?

Grata..
    Mensagem inadequada
  28. Reb_T
    14/04/2008 05:41

Caros Colegas,
    Não estou duvidando da qualidade de cursos a distância, pelo contrário, o curso do Prof.. Damásio é ótimo, porém, como complemento ou pós graduação quando o aluno já tem uma formação e certamente fica mais fácil.
    O que lhes digo é que estamos no Brasil, e é inegavel o fato que a educação é de péssima qualidade, não podemos nos comparar com a Europa, onde educação é valorizada.
    Outro fato inegavel é quantidade de cursos de graduação (e não digo só de direito) de péssima qualidade. O controle para a liberação desses curso é precario. Por isso me questiono da qualidade dos cursos a distância.
    Evidente que, sempre existirão bons alunos que farão esse curso de forma a valoriza-lo ao máximo, mas esta será uma minoria, então fica minha dúvida que tipo de profissionais estaremos colocando no mercado?
    Quanto ao preconceito, desculpem mais não vejo a coisa desta forma. Esta é minha opinião e não espero que a acatem. Considerando que isto é um fórum de discussão posso espresá-la sempre que for necessário e assim farei.
    Grata
    Mensagem inadequada
  29. CLAUDIO GIOVANI ALBINELI
    21/04/2008 17:00

Boa noite colegas que são a favor da Graduação à distância.
    Sou Eng.Mecânico formado a mais de 20 anos numa Federal, terminei o curso em 4,5 anos mesmo apesar dos professores não ensinarem muita coisa, mas como se tratava de ciência exata e eu ainda era um jovem sem compromissos, a condução do aprendizado foi muito tranquila.
    Este anoingressei numa faculdade de direito privada.
    Devido minhas atividades profissionais diárias pensei que cursando de forma paga (e bem cara, diga-se !) pudesse ter aulas com melhor qualidade e que assim eu desviaria aquela maneira que as federais fazem de 'atirar' matéria sem dar aula alguma. Até o momento, pelo menos, a situação é praticamente igual: aulas de baixa produtividade e eficácia e depois desperdício de tempo para aprender em casa ou no escritório ou fazer constantes buscas aleatórias na internet tentando entender o que foi 'dado' na 'aula'.
    Ou seja: desperdìcio de tempo indo até a aula à noite e depois desperdício de tempo e dinheiro durante o dia tentando estudar o que não foi passado de forma pedagógica na faculdade.
    Está mais do que na hora de ter faculdades de graduação em Direito virtuais/interativas. Os custos seriam mínimos e pela quantidade de alunos potenciais, poderia ter os melhores mestres como professores.
    Vamos lutar por isto ! Quem trabalha e tem potencial de aprendizado não pode mais ficar perdendo tempo com este sistema burro e irracional onde os professores fazem questão de pressionar o aluno a não pensar e sim virar um aloprado em busca de conteúdo vago e desorganizado.
    Docente tem que ensinar, doutrinar, fazer com que o aluno compreenda a disciplina, mostrar o caminho mais curto e mais lógico.
    Quem tem consciência e responsabilidade não precisa passar por 'testes'.
    Mensagem inadequada
  30. Wellington José Feroni
    21/04/2008 17:23

Prezada Rebeca, Não concordo com Vc, Aceito mas não concordo, não é o ensino que está ruim, mas os agentes que teimam em não mudar, aí se inclui os professores com técnicas pedagógicas ancestrais, alunos que mal sabem o que querem e uma Ordem que exige sem criar ferramentas de melhorias.

Como já disse, gostaria de cursar Direito, mas não suportaria um banco de faculdade por 4 a 5 anos. Se ao menos fosse construtivo isso, mas não, não vale a pena a perda de tempo em 75% das aulas. Não vejo problema no ensino a distância, mas nas pessoas. E nessas acredito em sua capacidade quando realmente querem.
    O curso de direito não é melhor que nenhum outro para ser inviolável de presença. Deve sim ser tratado com a mais saudosa eminência.

Abçs a tds
    Mensagem inadequada
  31. Reb_T
    22/04/2008 04:57

Colegas, eu não vejo o problema do curso a distância somente no caso do direito. E volto a ressaltar, não estou duvidando que, algumas pessoas se esforcem e alcancem bons resultados com esse curso, mas acredito que estes seriam poucos, infelizmente. A minha indagação é justamente esta. Se em um curso normal é difícil conseguir algum aproveitamento do aluno imagine a distância?
    Mensagem inadequada
  32. Marcelo Gomes Esteves
    25/04/2008 18:43

Curso direito em uma particular, estou apaixonado pelo Direito, mas a faculdade em si não tem nada a ver com isso. Sou professor, tenho especialização, e sinceramente, tem vários dias em que sinto que estou perdendo tempo na faculdade. Se estivesse em casa, estaria aproveitando muito melhor o tempo, estudando por minha conta (aliás, eu mais aprendi estudando sozinho do que nas aulas, e isso acontece em TODOS os cursos).
    Comentando o que escreveu a Rebeca N T, "não estou duvidando que, algumas pessoas se esforcem e alcancem bons resultados com esse curso, mas acredito que estes seriam poucos", também não são poucos os que conseguem este aproveitamento nos cursos presenciais? A meu ver, tudo depende da forma como o aluno se comporta e de como a instituição conduz as avaliações. Se o aluno sabe que vai ser cobrado em alto nível (o que não acontece na grande maioria das faculdades presenciais, públicas ou privadas), ele vai ter que se preparar para render em alto nível também.
    Mensagem inadequada
  33. Jéssica
    25/04/2008 19:00 | editado

Eu particularmente acredito que o Curso de Graduação à Distância não é tão eficaz quanto o tradicional; sem falar que ele exige uma concentração sobrenatural do estudante.

Uma coisa é você ter contato diário com os mestres e "especialistas" no assunto para que assim você possa ter uma base em relação ao conteúdo; outra totalmente distinta é você praticamente ter que se virar sozinho para absorver a essência de uma disciplina que mais tarde constituirá o seu futuro profissional.

Eu, sinceramente, não conseguiria fazer um curso deste tipo. É fato que a tecnologia possui uma importância considerável no mundo moderno em que vivemos, todavia ela não substitui TUDO aquilo considerado tradicional e eficaz. Apesar de que os resultados do Exame da OAB estão deixando a desejar. Imagine você se todos resolvessem cursar Direito à distância??? Seria uma calamidade ainda maior!

Está aí a minha opinião.
    Mensagem inadequada
  34. Reb_T
    28/04/2008 07:33

Tem outra coisa que prejudicaria e muito no ensino a distância, o estagio. Não consigo vislumbrar como seria feito, com êxito, pois a IES não poderia acompanhar o aluno diretamente, como ficariam as aulas de práticas? Aquelas que o aluno atende clientes e peticiona com o acompanhamento de um professor e profissional na área? È inegável a importância dessa disciplina para a conclusão do curso. Posso estar enganada mas um curso não presencial não teria como disponibilizar esse aprendizado ao aluno, que perderia e muito.
    Então, fica a dúvida como se resolveria essa situação?
    Mensagem inadequada
  35. Jaides Cleber | FEIRA DE SANTANA/BA
    29/04/2008 19:10

Estou atualmente concluindo uma pós no formato Ead e como muitos já disseram: tive que estudar sim e quase todos os dias. Não tem como você fazer as tarefas individuais ou em grupo, participar dos fóruns, chats, etc, sem estudar e ter um mínimo domínio do tema abordado. Em minha opinião, quase todos os cursos poderiam ser a distância, com exceção daqueles que exijam práticas laboratoriais intensas. Nestes casos, os cursos poderiam ser semi-presenciais. O curso de Direito no meu entender pode ser sim a distância, e a depender de como ele será conduzido, com muita qualidade!

Respondendo a Rebeca, o aluno participaria do estágio normalmente, na cidade que ele estivesse fazendo o curso. É óbvio que se ele estiver em uma pequena cidade do interior, terá que se deslocar para uma cidade que tenha a condição do estágio. No fundo, com um pouco de organização e boa vontade, como diz um ditado japonês: "o difícil fazemos agora. O impossível só demora um pouquinho mais..."
    Mensagem inadequada
  36. Gustavo Henrique
    01/05/2008 20:10

Eu sou muito a favor de uma graduação à distância em Direito. Acho que quem é responsável pela aquisição do conhecimento é o aluno. Obviamente, uma boa instituição e bons professores auxiliam no aprendizado, mas não o garantem. Quem tem que fazer o verdadeiro esforço é o aluno. Digam-me se existe maior esforço do que aquele que é dispendido na busca solitária por conhecimento? Além disso, quem disse que a instituição que oferece o curso à distância não dará ao aluno um apoio tal que facilite o seu aprendizado?
    Como foi dito pelo Jaides Cleber, existem aqueles cursos que exigiriam uma maior quantidade de aulas presenciais. Concordo com essa colocação. Porém existem cursos que não têm essa exigência. E Direito é um deles.
    Recentemente me formei em Ciências Contábeis pela UFPE e posso dizer que a grande parte do que aprendi foi em minha casa, estudando sozinho. Muitas das aulas acrescentaram pouco ou nada acrescentaram. Instituição e professores podem ajudar, mas é a sua vontade de aprender que define o seu aprendizado.
    Procurando na internet, encontrei no site da EADCON o curso tecnológico em Fundamentos Jurídicos. Pelo que conversei com um amigo que está cursando Direito, a matriz curricular desse curso tem muitas disciplinas comuns a de uma graduação em Direito. Quem quiser conferir é só ir nesse endereço www.eadcon.com.br (não é propaganda,ok?). Tomara que isso seja um sinal que um curso de graduação em Direito está por vir!!!
    Valeu!!!!
    Mensagem inadequada
  37. Ricardo Diba
    02/05/2008 13:27

Acredito que boa parte da polêmica sobre a validade de um curso à distância em Direito termina com a divulgação da PESQUISA realizada pelo INEP, vinculado ao MEC, que mostra que os alunos dos cursos desse tipo de ensino obtiveram uma pontuação SUPERIOR à dos alunos dos cursos convencionais, inclusive em áreas como Matemática, Física e Administração. Os números mostram que o sistema ganhou credibilidade.
    Boa parte do sucesso deste sucesso está no perfil dos alunos ( 30 a 35 anos, casado(a), trabalha, com renda mensal até 3 SM), um público mais disciplinado e dedicado, a maioria sem condições de frequentar o sistema convencional até por razões geográficas.
    Acrescento o meu exemplo: graduado em Administração, com Mestrado concluído, autoditada em Direito e trabalhando na área, por duas vezes iniciei o curso de Direito, rapidamente abandonado. Motivo: as morosas e sofríveis aulas ao lado de adolescentes, o cansaço de um dia de trabalho e o fato de algumas vezes você, com jeitinho corrigir o professor(a).
    Iniciada há trinta anos pela UnB com base em experiências desenvolvidas por universidades inglesas a chamada educação á distância é hoje uma realidade nacional com 830 mil alunos matriculados. Só falta mesmo o Direito!
    Mensagem inadequada
  38. maria andrade | divisopolis/MG
    06/05/2008 10:57

acredito que eles deveriam pensar nas pessoas que moram no interior e nao tem condiçoes nenhuma de sair para outra cidade.eu por exemplo sou obrigada a fazer um curso que nao tenho nenhuma vontade porque o de direito nao tem na minha regiao
    Mensagem inadequada
  39. David Yamakawa
    06/05/2008 14:00

O maior problema dos curso de direito, na minha opinião, reside no vestibular. As faculdades que apresentam desempenho pífios nos exames da OAB, são aquelas que realizam vestibulares diários, ou seja, se há interesse do candidato em frequentar a faculdade, está matriculado, independente do conhecimento que carrega. Não existe seleção. Quando ao EAD, desconheço qualquer curso que não tenha exame presencial no final da graduação. Nos cursos de direito é obrigatório a elaboração de nomografia e apresentação pessoal, para se considerar habilitado. Com algumas adaptações, a grade curricular pode prever a realizações das práticas judiciárias de forma presencial. Apesar que, no meu entender, as faculdades de direito estão mais preocupadas em formar os alunos para enfrentar as provas da OAB e prepará-los para concursos publicos, do que dar uma formação jurídica. Em alguns anos, raros serão os advogados, pois a maioria que se forma em direito hoje, visa apenas uma carreira pública. Apenas "en passant", se alguém souber de algum curso de especialização em direito eleitoral "EAD", me avise.
    Mensagem inadequada
  40. Daniela_1
    07/05/2008 06:40 | editado

Eu cursei a faculdade de Direito tradicional e hoje faço Pedagogia e Letras pelo EAD, por experiência própria, EAD é bem melhor e vou dizer pq...

Na faculdade tradicional vc tem que se deslocar até a faculdade, geralmente em horário de pico, aguentar aluno que não quer nada atrapalhando a aula, aguentar perguntas que já foram respondidas mais de 1000 vezes, aguentar picuinha de professor que "não vai com sua cara", picuinha de aluno etc.

Faço EAD, em Pedagogia é semi-presencial, ou seja, assisto aula 1 vez por semana no polo e tem aula pra assistir em casa tbm. Em Letras é totalmente interativo, só apareço no polo pra fazer prova, entregar as atividades complementares e pegar o material. Se disponibilizarem faculdade de Direito na modalidade EAD eu faria novamente pois acho que iria aprender bem mais do que aprendi na tradicional e, no EAD assisto aulas todos os dias, faço atividades todos os dias com a vantagem de que se eu não entender a matéria eu posso assistir novamente, posso pausar...

Não adianta colocar culpa nas faculdades pq o aluno não passou na OAB, é o aluno que faz a faculdade e não a faculdade que faz o aluno.

Como disseram: "já tem aluno que não se interessa na tradicional, imagine a distância" (não exatamente com essas palavras =))

Pois é exatamente por isso que EAD é melhor, como disse acima, só o fato de não ter que aguentar esse tipo de pessoa atrapalhando algo que vc está fazendo com esforço já é ótimo.
    Mensagem inadequada
  41. Ivan_1
    13/05/2008 22:40

Eu acho perfeitamente viável, e tenho certeza que desse tipo de cursos sairão ótimos advogados, juízes, promotores, defensores públicos, e, é claro, picaretas, na mesma proporção que num curso "tradicional".

Digo mais: esse tipo de curso em breve vai superar, em alunos, os cursos tradicionais. Ninguém mais vai se sujeitar a ficar horas no trânsito, rezando para não ser vítima da violência, rezando para achar vaga para estacionar (ou implorando para chegar vivo e no horário, caso se utilize da nossa maravilhosa estrutura de transportes coletivos), pedindo desculpa para o flanelinha pelo fato de você dar pouco (ou não ter nada para dar) em troca do serviço que ele faz de (não) tomar conta do teu carro, para, enfim, quando chegar à sala de aula (50% de chance de estar atrasado, 40% de chance de ter desistido e voltado, 9% de ter ficado pelo caminho por um motivo qualquer, 1% de não estar mais vivo), perceber que o professor não está lá (provavelmente ele teve menos sorte que você numa das etapas anteriores). Com aula ou sem aula, agora vc tem que voltar para a casa... tudo de novo, ordem inversa. Aí você (com a ajuda imprescindível do teu anjo da guarda) chega em casa, moído, não vai conseguir estudar, se for casado(a) sua mulher/marido já dormiu ou desistiu, seus filhos dormiram (obviamente depois de comerem tudo de bom que havia, e deixarem sopa de agrião pra vc), e só tem filme ruim na televisão... Agora é só multiplicar esse glorioso dia por cinco anos.

Para quem trabalha, ou mora longe de uma faculdade, ou ambos, ensino à distância é uma mão na roda. Para alguns é a única possibilidade!

Quem souber de alguma instituição que já ofereça graduação em Direito à distância, reconhecido pelo MEC, por favor me avise. Grato desde já.
    Mensagem inadequada
  42. Reb_T
    14/05/2008 05:59

Nossa Ivan, você tem uma visão muito negativa da nossa sociedade e até da vida...
    Espero que as coisas melhorem pra ti.
    Mensagem inadequada
  43. Ana Barbosa
    15/05/2008 13:56

Sou totalmenet a favor do curso a distancia de Direito, pois estou na minha terceira faculdade e digo de "cadeira" q faculdade (sem ser área médica), não faz diferença nenhuma na vida de quem quer realmente estudar. Faço a graduação de Direito e estou quase desistindo, porque depois de um dia inteiro de trabalho aguentar adolescentes atrapalhando as aulas e os professores "jogando" as matérias, só pra dizer que deu aula, não vale a pena mesmo. O Curso a distancia de Direito seria a solução para pessoas como eu e a maioria deste Fórum, precisa. Se alguém souber de alguma faculdade a distância que tenha este curso, por favor, me fale. Porque já estou enlouquecendo com tanta incompetência e desperdício. Olha que a minha faculdade foi indicada pela OAB do RJ como a melhor do Estado, agora, imaginem a pior! Abraços, Ana Barbosa.
    Mensagem inadequada
  44. Ronan_1
    15/05/2008 17:35 | editado

Acredito que o curso de direito à distância poderia em muito contribuir para o enriquecimento da cultura jurídica, haja vista o fato de que o mundo virtual já nos oferece uma acervo de referências inesgotável do mundo acadêmico. Além do mais, a ciência jurídica não é uma ciência exata, precisa, com respostas prontas e acabadas, é uma ciência do constante debate, da hermenêutica. Não haverá formação jurídica qualitativa se o aprendiz estacionar no tempo, não acompanhar os avanços da modernidade, que são propagados com maior velocidade no mundo virtual. Não há mercado de trabalho tanto para os alunos de cursos ministrados à distância quanto para os presenciais, se o interesse do educando não estiver voltado para necessidade de aprender, de transformar, de evoluir. A ausência pode-se dar tanto em sala de aula quanto numa sala virtual. A tecnologia EAD é capaz de oferecer todos os mecanismos possíveis para fazer com que a educação à distância se torne mais prazerosa, com debates infindáveis acerca dos temas que permeiam a ciência jurídica, desde que todos os recursos possíveis tais como teleconferências, apresentação de vídeos, livros eletrônicos, julgamentos em tempo real, proposições de projetos e outros sejam explorados. A questão recai na metodologia a ser aplicada, na forma de cobrar resultados. Hoje, constata-se, inclusive, nas ciências médicas um grande avanço, que se deve, em grande parte, a troca de conhecimentos e de experiências no mundo da internet. Tenho vontade de ser um aluno do curso de direito à distância, mesmo porque economizaria tempo, ganharia tempo, ao evitar deslocamentos de horas indo e vindo para uma faculdade, além de poder desfrutar mais do convívio familiar e, sobretudo, de provar que se pode por meio do ensino à distância até mesmo tornar a ciência jurídica mais próxima da racionalidade. Esse fórum, por exemplo, abriu espaço para debater a questão, que talvez não teria a mesma dimensão se fosse realizado num local determinado, ainda que houvesse a divulgação do evento. Entendo que obter um diploma por meio de ensino presencial não significa estar preparado para aplicar os conhecimentos adquiridos, se é que foram adquiridos. Entendo que as habilidades de desenvolver projetos, elaborar artigos, debater temas polêmicas do mundo jurídico podem ser exploradas com maior intensidade por meio da internet, de maneira a despertar, inclusive, um novo olhar sobre o mesmo tema. Cabe ao cidadão, que se inscreve em qualquer curso ministrado por uma universidade, a consciência de seu papel como aprendiz. E o seu sucesso não se dará pela obtenção de um diploma seja por meio de ensino presencial seja pelo EAD, mas pela sua capacidade de saber aplicar seus conhecimentos acadêmicos e, no caso, das ciências jurídicas em questão, de ter a consciência, sobretudo, de que o direito é um aprendizado contínuo, em virtude de seu dinamismo, das mudanças tecnológicas que estão a exigir dos estudiosos do direito soluções para resolver ou pelo menos amenizar a situações de conflitos advindas da transformação social.
    Mensagem inadequada
  45. Ana Barbosa
    16/05/2008 07:28

Todos nós que temos interesse na graduação de Direito à distância, deveríamos mandar vários e-mail's para as entidades e ordens da classe, pois se eles verem que tem um clamor público sobre o tema, com certeza verão com outros olhos, pelo menos politicamente. Já mandei e-mail para o presidente da OAB/RJ, alguns órgãos da justiça e universidades que oferecem cursos à distância. Vamos todos abraçar essa causa e fazer pressão para que seja autorizado a implementação do curso.
    Mensagem inadequada
  46. Márcio Antonio de Arruda
    16/05/2008 17:43

Sou formado em Administração gestão financeira, tive matérias de Direito que são essenciais para a gestão financeira, materias como:Direito tributário;Direito administrativo;Direito comercial;Direito bancário e Direito trabalhista.
    Estas matérias me levaram a gostar do Direito e passei a ser leitor e pesquisador de leis quando estou em dúvida a respeito de alguma, o Direito é fascinante e empolgante, hoje tenho um sonho que é fazer uma faculdade de Direito, mas o tempo é escasso e como eu já estudei em um curso presencial durante cinco anos, e graduei todas as matérias necessárias de um curso de nível superior, creio que não preciso mais de sala de aula,pois conheço todos os procedimentos necessários para a graduação de nível superior, portanto sou a favor da EAD de direito.
    Mensagem inadequada
  47. Ivan_1
    19/05/2008 23:26

Nobilíssima amiga Rebeca N T,
    Obrigado por sua preocupação, mas as coisas não andam ruins para mim. Na verdade, aqui na cidade onde eu vivo, o tipo de acontecimentos trágicos que eu citei não são comuns, embora aconteçam. Mas quem mora em cidades grandes sabe que é assim. Se em cidades como Friburgo (não sei como são as coisas aí em Santa Cruz do Sul, mas o tamanho é semelhante) já há engarrafamentos diários, assaltos, e mais carros que vagas, imagine-se uma cidade como São Paulo (ou Rio, Belo Horizonte, etc.)
    Meu comentário foi antes uma crônica sarcástica do que pode acontecer de pior, que um retrato fiel da rotina diária de quem quer que seja. Enfim, na próxima vez em que eu escrever aqui tentarei me fazer entender mais claramente. Faltou talento.
    Mas o cerne da idéia ficou bem claro: EAD de Direto será, na minha opinião, tão bom quanto qualquer curso presencial. E certamente mais econômico. Quem se formar na base da enrolação muito provavelmente não passará na prova da OAB, e mesmo que passe, não passará na prova do mercado de trabalho.
    Mensagem inadequada
  48. Reb_T
    20/05/2008 08:55 | editado

Caro Ivan,
    Entendi seu comentário, somente achei um tanto quanto exagerado e trágico, de forma demasiada mesmo para moradores de grandes centros como São Paulo. Acredito que quem vê as coisas dessa maneira não irá prosperar em um curso superior presencial ou não.
    Desculpe se fui irônica porém não pude deixar de sê-lo.
    Até porque quem vê a vida desta forma, vai precisar ficar em casa até para trabalhar.... Tomar um chope com amigos então...
    Mensagem inadequada
  49. DANIELLE_1
    20/05/2008 16:39

Sou estudante de uma faculdade muito bem conceituada pelo mec e vejo como a maoir parte dos professores jogam materia e na realidade temos que buscar demais conteudos para provas e tudo mais . Se cronometrar o tempo real de explicação e o tempo que passam contado historias o de explicação é pequeno, ja participei de um curso a distancia de outra area e realmente era produtivo, pq no dia de aula era realmente para explicações e tirar duvidas.
    Sou totalmente a favor
    Mensagem inadequada
  50. Ivan_1
    21/05/2008 01:24

Dear Rebeca N T,
    Sua percepção está equivocada, mas não precisa se desculpar. Além de já ser formado (em Adm. de Emp., curso tradicional), sou funcionário (concursado, diga-se de passagem) do poder judiciário. Quanto ao chopp com os amigos, bem, já que tocou no assunto, faço questão de convidá-la para que tomemos alguns, se algum dia você vier a Friburgo. E poderemos conversar sobre EaD, Direito, engarrafamentos... ou sobre coisas bem mais condizentes com um happy hour.
    Até a próxima.
    Mensagem inadequada

A participação no Fórum é livre e grátis.
Para publicar suas perguntas e respostas, é necessário fazer um rápido cadastro.