divisão de herança (imóvel)
115 comentários - Página 3 de 3
-
julinha2
19/02/2009 20:02Dr. Antonio,
Hoje, só para dizer boa noite
Obrigada pela atenção dispendida anteriormente. -
Adv. Antonio Gomes
19/02/2009 20:29Ok. Bom final semana. -
Rogerio de Almeida Rocha
19/02/2009 21:46Dr Antonio, gostaria de um esclarecimento sou proprietario de um imovel com mais 4 irmaos, imovel este recebido de herança, estamos dispostos a vender o imovel mais existe um dis irmaos que nao aceita conversar sobre o fato, temos um comprador com carta de intençao por escrito, como devemos proceder para notifica-lo para que o mesmo ou exerca o direito de preferencia ou concorde com a venda do imovel conforme proposta feita por escrito por terceiros, podemos colocar nesta notificacao um prazo de 7 dias para ele se manifestar.? esta notificacao pode ser pessoal ou tem que ser via cartorio. ? -
Adv. Antonio Gomes
19/02/2009 22:32Rogerio, o instrumento referente a direito de preferência só é utilizado nesse caso quando os comunhiros pretendem vender apenas as partes deles e o comprador aceita comprar só esssa parte, isso é, ele comprará 75% do imóvel e ficará o imóvel em sociedade com o irmão que não aceitou alienar a sua parte.
Agora, no caso do adquirente desejar comprar todo imóvel e um dos comunheiros ou mais não desejam alienar as suas partes, o remédio juridico é ação de desconstituição de condomínio.
/Ok. -
ivone cardoso
20/02/2009 10:40Sou socia de uma empresa 5% ,essa empresa esta com muitas dividas e penhoras em seu cnpj.A minha pergunta é a seguinte tenho uma casa e um terreno ambos não tem escrituras ,pois estão financiados qdo terminar de paga-los vou ter que fazer escritura ,posso colocar em nome dos meus filhos menores um de 9 anos e outro de 5 anos ,pois tenho medo que os mesmos sejam penhorados . O que devo fazer para proteger estes bens .
Desde já agradeço,e fico no aguardo de uma ajuda. -
Hercules Vinicius Tupinamba Borges
22/02/2009 16:36Gostaria de saber se tenho direito em parte do imovel que minha mãe possui, pois fiquei sabendo através de meus dois irmãos que ela fez um testamento deichando o imovel para meus sobrinhos. Sendo que ela só possui este unico imovel, pois vendeu o outro que possuia e não nos deu nada, meu pai morreu e ela se casou de novo e vendeu o imovel para pagar dividas do novo marido. O que faço? -
Adv. Antonio Gomes
22/02/2009 19:50No momento não irá nem tem legitimidade para fazer nada, uma vez que assiste o direito a proprietária usufluir dos seus bens como desejar -
clara de souza
23/02/2009 17:23bom, minha situação é a seguinte, vou tentar ser mais suncinta possivel:
meu tio era solteiro e morava com meu avô, ouseja com os pais dele, eles tinham imoveis rurais onde trabalhavam todos juntos, e meu avô comprou um imovel e colocou em seu nome, mas era dos dois, meu tio teve uma filha com uma namorada, que hoje se encontra casada com outro homem , mas meu tio e essa mulher com quem ele teve uma filha nunca moraram juntos, só que meu tio faleceu em acidente de transito , pergunta:
como fica a situação do meu avô de quem meu tio era socio e o imoel só foi registrado em nome do meu tio, vai ficar todo para sua filha, ou será que meu avô tem chancas de brigar pela parte que lhe pertence? -
Adv. Antonio Gomes
23/02/2009 18:59Se provar que lhe pertencia a metade, o filho só irá herdar a parte deixada pelo pai, caso contrario, herdou toda propriedade na forma da lei, por ser o único herdeiro. -
Leandro de Assis
30/04/2009 17:25Boa tarde, gostaria de saber como que funciona. Meu pai faleceu e deixou uma pensão para mim e meus dois irmaos mais minha mãe. Minha mãe vai se casar pela 2° vez, eu e meus irmão não moramos com ela, gostaria de saber se nós temos direito a essa pensão, pois eu não acho justo que o dinheiro deixado pelo meu pai seja usado por esse marido dela. Muito obrigado. -
Adv. Antonio Gomes
30/04/2009 18:59Bom, se a sua genitora perdeu a guarda legal. Deve os menores representados ou assistidos pela responsavel sob a guarda através de um advogado requerer sua quota de pensão separada da sua genitora. -
solange_1
30/04/2009 22:35Adv.Antonio Gomes,meus pais viveram por 19 anos,minha mãe faleceu primeiro à quase 20 anos e agora a pouco meu pai veio a falecer.tem imóveis no nome do meu pai e tambem no nome da minha mãe.só q meu pai tem filhos de 2 relacionamente q ele teve e agora os filhos desse relacionamente quer ter direito os imóveis q estão no nome da minha mãe.não foi feito enventário algum.os enteados de minha tem direito as coisas q tá no nome dela? -
Adv. Antonio Gomes
30/04/2009 22:46Sem os bens em nome dela tinha direito de meação o seu cônjuge em razão do regime de bens adotado, podemos concluir que ao falecer o conjuge varão, os seus filhos unilaterais e bilaterais terão os mesmos direito na herança deixada por ele. Digo, independente de abertura de inventário da genitora a transmissão dos bens por herança ocorre no momento da morte, o inventário é apenas o procedimento pelo qual se partilha legalmente os bens herdados. -
Carlos Renato Cruz
29/10/2009 10:05Olá,
Estou realizando um inventário no cartório e gostaria de tirar algumas dúvidas.
O inventário tem como bem um imóvel que está gravado em usufruto vitalício para a cônjuge. Como fica a partilha desse imóvel em relação a cônjuge e ao herdeiro? Lembrando que são 2 pessoas (a cônjuge que está com o imóvel gravado em usufruto vitalício e o filho).
Atenciosamente -
Adv. Antonio Gomes
29/10/2009 13:01Se ela (cônjuge) é meeira, a herança, 50% do imóvel, foi transmitida exclusivamente para o filho. Se ele não é meeira, a herança será a totalidade do imóvel ( 100%), portanto, sendo partilhado o percentual de 50% para cada um.
OK.
Categorias
- Concursos públicos
- Exame da Ordem
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Advocacia e OAB
- Direito Civil: Parte Geral
- Direito das Obrigações e Contratos
- Direito das Coisas
- Condomínios e incorporações
- Direito de Família