1. potivea
    20/01/2008 16:35

Potivea Jaguaribera/ce
    Oi gente. Minha situação nâo é diferente do que já foi dito anteriormente. Vamos lutar para tentar modificar alguma coisa.

potivea@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  2. Fabiana
    21/01/2008 11:01

Prezada

Gostaria muito de participar. E-mail: bia19736@gmail.com.
    Mensagem inadequada
  3. Flavia Franco
    21/01/2008 18:59

Estou de acordo com tudo dito e tb quero participar.
    e-mail:flapfranco@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  4. Viviane Ferraz
    22/01/2008 10:54

Tambem quero participar... tenho uma divida imensa com o Fies e se eu tivesse condições de pagar esse absurdo não teria assinado o contrato com o Fies; teria pago direto à Universidade...
    e-mail:vivi_ferraz@terra.com.br
    Mensagem inadequada
  5. wpcastro
    25/01/2008 07:14 | editado

Complicado
    Mensagem inadequada
  6. docfreitas
    30/01/2008 11:04

Cara Lúcia

Encontro-me na mesma situação junto ao FIES.
    Se há alguma forma de conseguirmos revisão do contrato, pelo menos que os juros cobrados sejam adequados e não juros sobre juros, devemos nos unir.

Marcelo
    docfreitas@ibest.com.br
    Mensagem inadequada
  7. Marjorie
    31/01/2008 06:26

Podem contar comigo meu e mail é marjorie_u@hotmail.com
    tenho + 2 amigas na mesma situação
    Mensagem inadequada
  8. Orlando Lago
    06/02/2008 04:51

Por favor, me coloquem nessa lista, estou no mesmo barco e acho INJUSTÍSSIMO tal descaso conosco.

orlandolago@yahoo.com

Orlando Lago
    (21) 8122-7638
    Mensagem inadequada
  9. antonio_1
    07/02/2008 10:49

Li sua proposta e acho que todas as medidas são importantes, conheço muito bem o problema e a única saída é pressionar os Senadores e Deputados Federais e Presidência da Republica, via e-mail, porque não existe lei que autoriza o refinanciamento do Fies, então todos que estão com o problema precisão enviar e-mail para os políticos (site Câmara dos Deputados e Senado Federal) vcs. encontrarão todos. Site da Presidência da Republica (fale com o Presidente) todos que estão com problema para refinanciar o Fies tem que enviar e-mails sem parar, não existe outra saída a não ser pressionar. Se muitos tomarem essa iniciativa, talvez se consiga bons resultados.
    Antonio
    Mensagem inadequada
  10. Nyelma Coelho
    07/02/2008 10:57

Pode contar comigo.

nyyelmaa@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  11. cleber andrade amorim
    10/02/2008 06:21

estamos aí pro que der e vier!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Mensagem inadequada
  12. Debora Eisenhut
    11/02/2008 04:38 | editado

Também estou nessa luta!!!
    Preciso de ajuda urgente!
    Vamos mobilizar todos os que estão nessa situação horrível como eu....
    Quero esse abaixo assinado SIM.
    Pode mandar!!!
    Na minha cidade existe 2 universidades e uma faculdade.
    Vou lá buscar assinaturas para essa causa...
    Façam o mesmo,que puder!
    deboraeisenhut@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  13. WILSON LUCONI JR.
    11/02/2008 11:00

olá

tb estou dentro dessa

só enviar e-mail para

luconi@gmail.com
    Mensagem inadequada
  14. Mildrid Cruz Chaves
    11/02/2008 11:14

Prezados,

Também estou com vocês! É só enviar um e-mail para mildrid_cruz@yahoo.com.br

Atenciosamente.
    Mensagem inadequada
  15. Karoline Luz
    13/02/2008 07:46

Olá Pessoal,

Criamos um grupo, e esse é o nosso novo local para discusões da Comissão de Renegociação Contratual do FIES.
    Esse grupo é um local para debater idéias e passar informações referentes ao que a comissão está elaborando, quais são os passos que estão sendo adotados e como vamos nos unir para conseguir a tão sonhada "Renegociação Contratual do FIES".

O endereço é o seguinte: http://groups.google.com.br/group/crcfies

Entre e participe!!

Atenciosamente.
    Mensagem inadequada
  16. chris cilmara de lima
    13/02/2008 08:10

concordo com a proposta chriscil@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  17. Ana Lucia Vieira da Silva
    13/02/2008 11:09

Concordo com esta iniciativa!

Acho que podemos nos mobilizar e entrar em contato com entidades organizacionais estundantis e obter o maior numero possivel de assinaturas.

Estou na condição de fiadora de um contrato com CEF e o que mais me deixa indignada é a intrangigência desta instituição em não negociar parcelamento dos débitos para liquidação da divida.(mesmo para o pagamento integral do débito sem discussão do valor da dívida).
    Entendo esta postura totalmente contrária os principios de etica; ou seja; é mais facil prejudicar a vida de muitas pessoas através da inclusão de seus nomes como mal pagadores mesmo que tenham intenção de pagar mas porem precisam parcelar seus débitos; do que usar de coerência e respeito que permita ao devedor quitar sua divida.

São Paulo - Ana Lucia analu91395874@uol.com.br
    Mensagem inadequada
  18. Silvane Magalhães de Oliveira Costa
    15/02/2008 01:54

Olá Bom dia, já perdi madrugadas de sono pensando no FIES. Agora encontrei vcs que estão na mesma situação. Estou contraindo dívidas para manter o FIES em dia, apenas para não prejudicar meu fiador, que no caso, é meu pai. Não tenho a menor condição para isso, pois sou casada, mãe de três crianças. Resultado, me formei e consegui emprego de professora da rede pública estadual, e o salário vcs sabem como é.... Estou desesperada. Sempre fui aluna de escola pública, fiz pelo FIES, pois não tinha outra opção na época. Com certeza, eu passaria na prova do ENEM e conseguiria bolsa do PRO-UNI, se existisse essa modalidade naquela época..... Também quero participar do abaixo-assinado e qualquer novidade, me avisem por favor.......

e-mail: silvanebio@yahoo.com.br
    silvanebio@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  19. JULIANE ALVES
    15/02/2008 03:39

Contem comigo!!!
    ju.alves06@gmail.com
    Mensagem inadequada
  20. Isadora Rezende
    16/02/2008 08:42 | editado

concordo com a proposta.
    isadora.pitanga@gmail.com
    msn: isa__pitanga@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  21. William Pacheco
    18/02/2008 16:34

Também estou nessa.

wpacheco73@yahoo.com.br
    Mensagem inadequada
  22. jaqueline ludvig pinto
    23/02/2008 13:58 | editado

Estou nessa, gostaria de receber o abaixo assinado, e ir a luta para mais assinaturas, estou propondo que mandem email para Ana Amélia Lemos da rbs, para nos ajudar.
    ludvigjaq@ig.com.br
    Mensagem inadequada
  23. jaqueline ludvig pinto
    23/02/2008 14:04 | editado

Estou nessa, gostaria de receber o abaixo assinado, e ir a luta para mais assinaturas, estou propondo que mandem email para Ana Amélia Lemos da rbs, para nos ajudar.
    ludvigjaq@ig.com.br
    Mensagem inadequada
  24. Isabel Cristina S V Boas
    23/02/2008 17:51

Olá Galera

Li todos os relatos e vi que cada dia aumenta mais os nº de estudantes com problemas com o FIES.Moro na Bahia e sou mãe de um estudante que não consegui terminar o seu curso, simplesmente por causa de 0,2(dois decimos)a comissão do FIES não deu nenhuma chance e nem quis avaliar os motivos,foi implacavel.Estou pagando até hoje o contrato terminará em 31/12/2008,estou pagando atrasada.
    Porque não entram com uma acão no MINISTERIO PUBLICO FEDERAL,uma ação por estado,temos que ter a LEI do nosso lado ,uma ação conjunta.
    O FIES pelo que estou vendo está deixando os estudantes endividados,como vai conseguir emprego?o que veio para beneficiar,está prejudicando.Qual é o estudante que depois de formado,vai conseguir um emprego com um salário decente que dê para pagar uma prestação de 300,400,500 ou até mais a depender do curso.
    Aqui tentei várias saídas,mais pelo que vejo tem que ser conjunta,começa pelo advogado quer cobrar um absurdo.
    Desejo boa sorte e não desistam
    Mensagem inadequada
  25. Isabel Cristina S V Boas
    23/02/2008 17:53

Desculpem esqueci de deixar o meu email

Isabel(icsboas@hotmail.com)
    Mensagem inadequada
  26. Daniela
    28/02/2008 12:40

Oi pessoal,

no fórum: Preciso deixar de pagar o Fies! Estou desempregada! Postei uma mensagem sobre as ações que estou tomando junto a alguns representantes do governo.

Estou precisando, com urgência, de uma lista de abaixo-assinado de todo o Brasil. Estamos ganhando um forte apoio de alguns representantes do governo.

Me mande a lista para: dani@yawl.com.br
    Chega de adiar esta briga! Agora é a hora e preciso da ajuda de todos vocês.

Abraços
    Daniela
    Mensagem inadequada
  27. rogerio ferreira_1
    28/02/2008 14:17

Olá pessoal

Também sou vítima do FIEs.
    Devemos ser solidários em nossa causa, acredito que a solução vira por via Política.
    Temos que cobrar dos Deputados Federais a solução do impasse , mas essa, deve ser nos mesmos moldes do CREDUC, a final a situação é a mesma , inadimplência em escala crescente, se os contratos do CREDUC tiveram desconto de 80% , nós também temos o mesmo direito. Então , vamos ser solidários em nossa causa , pois, a união de todos faz a força , vamos buscar uma solução semelhante a do CREDUC para o nosso problema.
    Não podemos calar , vamos mandar email para os Deputatos Federais , cada um de nós tem que mandar email todos os dias , pela manhã mande email, a tarde mande email , a noite mande email , e mail , email , email ......
    Todos nós temos os mesmos objetivos , portanto vamos cobrar deles , os Deputados Federais estão lá para isso.
    Mas , vamos buscar uma solução semelhante a do CREDUC.

Meu email: rogerio6170@gmail.com
    Mensagem inadequada
  28. Pedro Jorge Neto
    28/02/2008 15:20

Recentemente,

Terminei o Curso de Direito e já tive de pagar a parcela do famigerado financiamento FIES. Era como se nós, já saíssemos da Faculdade, com o emprego... e com dinheiro para pagá-lo.... No mínimo, a CEF teria de adotar um prazo de carência, a fim de que pudéssemos quitar o empréstimo do FIES sem atropelos, verificar a capacidade financeira/econômica de cada mutuário.
    Caso necessário , também poderíamos entrar com uma AÇÃO REVISIONAL, pois, afinal, o FIES deveria cobrar no máximo o juros da caderneta de poupança 6%aa. Aí sim, teríamos uma condição melhor de arcar com as prestações.

Portanto, tenho também, interesse em aderir a causa.

Pedro Jorge Neto

email: pjnpr@bol.com.br ou pjnpr@hotmal.com
    Mensagem inadequada
  29. Pedro Jorge Neto
    01/03/2008 05:32

Acrescento, ainda, que, além de uma possível AÇÃO REVISIONAL, poderíamos, em Tese, poderíamos propor uma AÇÃO CIVIL PÚBLICA contra a Caixa Econômica Federal, pois, o Financiamento Estudantil-FIES está prejudicando milhares de mutuários/estudantes, havendo coletividade/homogeneidade de individuos.

Atualmente, a Defensoria Pública poderia figurar no Pólo Ativo desta AÇÃO CIVIL, e sendo julgado a favor de nós, mutuários, seu efeito seria ERGA OMNES?

Alguém conhecer um defensor que possa colaborar?

Pedro Jorge Neto

email: pjnpr@bol.com.br ou pjnpr@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  30. whenner kemper
    01/03/2008 05:32

bom dia... eu também estou na mesma situação e tenho interesse em aderir a causa.

whenner kemper

whennerkemper@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  31. ERIK RICARDO TEIXEIRA NUNES
    03/03/2008 06:27

Bom dia.

Estou junto a vocês.

Vamos a luta.

ertnunes@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  32. GISSELI LIMA
    03/03/2008 09:56

Oi..

Mandem o meail com o abaixo assinado ...

Quero participar!!!

Estou na mesma situação

gisselilima@hotmail.Com

otima iniciativa.... Parabéns!!!
    Mensagem inadequada
  33. iris teodoro costa
    04/03/2008 08:32

IRIS T COSTA
    Mensagem inadequada
  34. iris teodoro costa
    04/03/2008 08:37

quero participar , pois estou na mesma situacao. vamos lutar, nao queremos nada de graça, somente poder pagar o que é de direito.
    iris8687@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  35. SILVANA_1
    04/03/2008 09:48

GENTE, se vcs estiverem sendo cobrados com ação de cobrança ou ação monitória, façam além da contestação ou embargos uma ação reconvencional. é preciso atacar para se defender; eu fiz isso embarguei e fiz uma ação reconvencional pedindo para ser afastado o anatocismo - tabela price e aplicação dos juros de 6,5% a.a. previsto na resolução 3415/06 do CMN...Façam isso, pois se todos atacarem com os mesmos argumentos, acredito que a Justiça federal vai acabar acolhendo.

Peçam aplicação de juros de 6,5% ao invés dos 9%;
    Peçam para afastar a tabela price e, consequentemente o anatocismo - juros compostos.....vamos lá!
    Mensagem inadequada
  36. Luis Fernando dos Santos_1
    05/03/2008 10:21

Estou muito insatizfeito com o fies, a princípio parecia a melhor alternativa, mais hoje vejo que seria melhor ter mudado de curso (um mais em conta), hoje não posso comprar meu apartamento pois eu e minha esposa fizemos o fies e não conseguimos comprar nosso primeiro apartamento pois nossos Fies juntos somam R$ 800,00. Apoio vocês e tenho certeza que os orgãos competentes vão nos atender.

luisfer.santos@gmail.com
    Mensagem inadequada
  37. pitti
    05/03/2008 10:58

Usuário banido

Boa tarde!!!!

Tbm estou mto interessada nisso....

Todos sabem que o Fies é retroativo ao semestre do contrato, fui a faculdade para tentar reaver o valor... ou solicitar o abatimento do mesmo no meu débito... porém eles me negaram.... o que faço??? A faculdade esta com mais de R$2000,00 meu e ainda estão querendo entrar com uma ação contra mim por não pagamento... Me ajudem!!!!!

É uma enganação o FIES!!!!!!!!

Mande pro meu e-mail priscilamisokami@yahoo.com.br
    Mensagem inadequada
  38. antonio_1
    05/03/2008 11:10

Todas as alternativas de precionar os politicos são validas.
    Envie para o meu e-mail: acmfinan@terra.com.br
    Mensagem inadequada
  39. Fernanda Souza_1
    05/03/2008 11:16

Tenho interesse em participar, encontro-me na mesma situação.
    ferdarfsouza@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  40. antonio_1
    05/03/2008 11:17

Todas alternativas são validas para(correção) pressionar os políticos.
    Envie para meu e-mail: acmfinan@terra.com.br
    Mensagem inadequada
  41. jaqueline ludvig pinto
    05/03/2008 11:35

Jaqueline

Estou com o mesmo problema de vcs e gostaria de saber se alguem sabe de um advogado em porto alegre/RS que trabalha neste caso.
    Obrigada

ludvigjaq@ig.com.br
    Mensagem inadequada
  42. alexsandra_1
    06/03/2008 06:27

bom dia estou junto com vc por favor lucia me envia o material

meu email: alexsandraaquino@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  43. Bianca Uequed
    06/03/2008 12:51

olá, tbm quero participar...
    Ahhhh, se precisarem de advogada, estou à disposição!
    E-mail: bianca_uequed@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  44. deane costa lima_1
    07/03/2008 14:30

eu me formei, para ter uma divida com o fies que inferniza minha vida, tentei negociar minha divida diversas vezes e nao consegui , agora meu processo ja esta na justiça federal e ja fui intimada.........................temos que fazer alguma coisa, adorei esse movimento..concordo
    Mensagem inadequada
  45. deane costa lima_1
    07/03/2008 14:31

meu e mail e baronesa18@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  46. Lucilly Hauke de Oliveira
    10/03/2008 07:13

Lucilly
    Taubaté/SP
    Eu estou na mesma situação, nas 13 primeiras parcelas era os 30% que pagava para a faculadade, agora subiu absurdamente de janeiro para fevereiro. Fui até a minha agência e com eles não tem acordo, então fui procurar meus direitos, como se trata da caixa econômica federal, tive que procurar a justiça federal, o juizado especial federal mais próximo que pode me atender sem pagar nada, é em São Paulo, fui até lá, e ele falou para eu tomar os devidos procedimentos ir até minha agência novamente e pedir uma contestação da CEF (Caixa econômica federal), que é uma proposta de acordo que eles "têm" que fazer, em um prazo de 15 dias vem a resposta desta contestação da CEF, pois eles tem que dar um documento falando que não vão fazer o acordo, ai sim irei voltar a São Paulo e dar entrada nos papéis. Quem quiser o endereço do juizado especial federal eu passo. Aguardo resposta pois quero resolver o mais rápido possível, quero fazer parte deste abaixo assinado contra esta cobrança abusiva do FIES
    Mensagem inadequada
  47. Zuleica_1
    10/03/2008 15:07

Quero fazer parte desse abaixo assinado.
    Mensagem inadequada
  48. Lucilly Hauke de Oliveira
    10/03/2008 16:49

Desculpem esqueci de deixar meu email

lucillyhauke@gmail.com
    Mensagem inadequada
  49. Guilherme Rezende do Nascimento
    10/03/2008 19:37

É pessoal, também cai no golpe do boa-noite-fies, ou melhor, cinderela. Porque isso parece um pesadelo...
    Estou com vcs nessa luta.
    Estou procurando advogado interessado para entrar na justiça em Belo Horizonte.

guilhermeodonto@yahoo.com.br

Belo Horizonte/MG
    Mensagem inadequada
  50. Debora_1
    11/03/2008 16:16

Quero fazer parte desse abaixo assinado.

Meu email deborah.peres@ig.com.br
    Mensagem inadequada

A participação no Fórum é livre e grátis.
Para publicar suas perguntas e respostas, é necessário fazer um rápido cadastro.