1. jaqueline_1
    19/05/2008 20:29

também vou participar!!!!
    email: jaqkarl@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  2. ana carolina_1
    21/05/2008 08:03

Estou nessa.
    carolpatrao@msn.com
    Mensagem inadequada
  3. ana carolina_1
    21/05/2008 08:11

Ontem fiquei sabendo que a caixa dará a "oportunidade"de refinanciamento ... no entanto ao verificar o montante da dívida que deverei reconhecer fiquei totalmente dessolada ... Eles simplesmente aumentaram minha dívida em aproximadamente R$ 10.000,00. É um absurdo. Portanto, gostaria de saber como proceder (judicialmente) para obter o refinanciamento com a cobranca do valor com juros simples.
    carolpatrao@msn.com
    Mensagem inadequada
  4. marcio rosa_1
    21/05/2008 17:37

Pessoal, ainda entendo que o melhor caminho é o judicial, sou advogado e atuo nesta área, e, por enquanto, não vi ninguém conseguindo nada administrativamente, e sim pela via via judicial, através de liminares, se alguém da região de barueri se interessar pode me contactar por e-mail- marciorosamarilia@hotmail.Com.
    Mensagem inadequada
  5. Leandro Martinelli
    22/05/2008 05:03

"Não ta morto quem peleia"
    to nessa até o fim....

leandraofoz@gmail.com
    Mensagem inadequada
  6. EDUARDO C. sANTOS_1
    22/05/2008 10:45

PODE CONTAR COMIGO.
    Mensagem inadequada
  7. EDUARDO C. sANTOS_1
    22/05/2008 10:46

pode contar comigo.
    educrisan@ig.com.br
    Mensagem inadequada
  8. João Cesar_1
    26/05/2008 13:07

Também gostaria de assinar pois preciso me livrar dessa divida, irreal, gostaria de qtas assinaturas precisamos para poder fazer algo e qtas temos até a presente data
    jc_xavier@ig.com.br
    Mensagem inadequada
  9. Ricardo Ribeiro_1
    26/05/2008 13:27

Concordo totalmente, ricard.gl@hotmail.com.

Aliás, alguém sabe me informar como está sendo jultadas estas ações revisionais contra o Fies?

Obrigado.

Ricardo
    Mensagem inadequada
  10. jakeline teofilo
    26/05/2008 19:21

mande pra mim. jackiejoy_78@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  11. Nina
    26/05/2008 20:41

Estou nessa situação desesperadora, não sei mais o que fazer, todo começo de mês começa o meu tormento, me formei em 2006 e por um ano paguei o valor que pagava no último ano de faculdade R$180,00, passado esse um ano fui supreendida por uma parcela de R$400,00, não posso deixar de pagar por causa dos meus fiadores, só sei é que estou praticamente vivendo para pagar o FIES, não posso fazer mais nada, poderia estar investindo em curso, pós, mas o FIES não deixa, gostaria de saber como está a o andamento dessas assinaturas, pois me interesso e muito pelo assunto.
    Mensagem inadequada
  12. Patrícia Lana
    28/05/2008 14:54

Olá pessoal,

Também estou nesta situação difícil... pois minha dívida ainda está altíssima e o número de parcelas que ainda tenho de pagar estão a perder de vista.
    Acho tbém que a CEF deveria facilitar a vida de todos de acordo a vida financeira atual de cada Aluno ou ex-aluno... ninguém prevê quando irá ficar em uma situação difícil ou até em casos extremos como: ficar desempregado...

Gostaria de saber sobre o andamento deste Abaixo-assinado contra Fies...

meu e-mail é: patricialmm@yahoo.com.br ou MSN: lana.adm@hotmail.com

Grata,
    LANA.
    Mensagem inadequada
  13. Oliveiro Júnior
    29/05/2008 16:23

Ok, pessoal,

Também concordo com todo mundo, não podemos ficar parados, gostaria de participar do abaixo-assinado contra fies.

e-mail: oliveirojr@bol.com.br

Júnior,
    obrigado
    Mensagem inadequada
  14. Alex Ávila Santos
    30/05/2008 09:05

Estou nessa luta tb pessoal!

Todos unidos conseguiremos vencer essa máquina de engolir dinheiro do povo...o GOVERNO!

e-mail: alexsantos81@yahoo.com.br

obrigado,

Alex Ávila.
    Mensagem inadequada
  15. Luiz Leonardo
    30/05/2008 18:11

Agora a CEF quer fazer negociações, mas, querem adicionar mais 9,0% de juros a.a do valor devedor (claro adicionado os juros de atrazo). Vira uma bola de neve. Gostaria de participar deste abaixo assinado e saber mais informações sobre nossos direitos.
    Obrigado!

luizleomatos@bol.com.br

Luiz leonardo
    Mensagem inadequada
  16. Ingradi
    31/05/2008 15:15

Olá,!!!!!!!!!!!!!URGENTE!!!!!

Tb quero participar desse abaixo assinado.................

Meu e-mail: ingradiiramaia@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  17. Benedito Caetano Caruzo | Manaus/AM
    03/06/2008 17:48 | editado

Sou de São Paulo e tambem quero participar do abaixo assinado.

B. Caetano Caruzo

SILVANA_1 São Paulo, 04/03/2008 - Gostaria de ter mais informação sobre a ação reconvencional, você jã ajuizou essa ação ? qual foi o resultado?
    por favor de mais informações.

e-mail: caruzobc@bol.com.br
    Mensagem inadequada
  18. Marco Antonio Sanches
    04/06/2008 14:09

Boa TArde!!!
    Lucia
    Tbém tenho enteresse sesse assunto !!!!
    e-mail : marco.sanches@ortopasso.com.br

Serei mto grato pela sua atenção

Marco Sanches
    Mensagem inadequada
  19. Ronaldo Gomes
    05/06/2008 17:15

Eu também quero participar do abaixo assinado, gostaria de mais imformações.
    ronaldogomesrg@bol.com.br
    Mensagem inadequada
  20. Murilo_1
    19/06/2008 12:57

Eu também estou participando.
    Contem comigo

Serei muito grato por alguma informação que possa me levar a renegociação.

engenhariamurilo@tja.com.br
    Mensagem inadequada
  21. Viviane_1
    19/06/2008 21:22

Impressionante esse nosso país!!!
    Se soubesse que seria assim, não teria me atrevido entrar para a faculdade, que não é garantia de emprego, muito menos de um salário digno!!
    Não me nego a pagar, mas quero pagar o que eu "emprestei" da Caixa, não o que um banco privado iria me cobrar em juros, tá parecendo que paguei a faculdade com cartão de crédito, que é isso!!
    Se tívessemos o dinheiro que eles pensam que temos, teríamos pago a faculdade, simples assim.

Vamos acabar com essa palhaçada desse país dos juros absurdos.

Email: adhelle@ig.com.br
    Mensagem inadequada
  22. joner lara
    09/07/2008 00:19

to nessa... gostaria de saber se alguem teve sucesso
    Joner Lara
    bombinhas - sc
    joner7@gmail.com
    Mensagem inadequada
  23. Osnyra Araújo de Carvalho
    13/07/2008 16:43

Vamos tentar sair dessa roubada!!!
    Fui tão iludida quanto vocês.

Email: osnyra@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  24. marcio silva
    13/07/2008 19:12

Boa tarde,
    tb gostaria de saber sobre o abaixo assinado

cramsantos@yahoo.com.br
    Mensagem inadequada
  25. William Pacheco
    13/07/2008 22:30

Boa noite,

Como todos acima também gostaria de obter uma solução para a conduta absurda da Caixa em não negociar a dívida.

Contem comigo.

wpacheco73@yahoo.com.br
    Mensagem inadequada
  26. Geraldo da Silva
    14/07/2008 12:05

Olá, represento duas pessoas nesta luta contra o FIES. Além disso, me solidarizo com todos que sofrem com esta cobrança abusiva da CEF.
    Gostaria que me informassem em que pé está a luta e as formas de ajudar.
    geraldosilvadf@gmail.com
    Abraços a todos.
    Mensagem inadequada
  27. Venilson Neris Dos Santos
    17/07/2008 15:05

Boa tarde,

Como todos quero também obter uma solução para a conduta absurda da Caixa, juros fora do normal e a não negociar a dívida.

Já paguei varias metade da parcela e amortização e o saldo devedor nunca reduz.

Gostaria de receber informações sobre o andamento do baixo assinado, antigamente podia negociar a divida hoje não tem essa flexibilidade.

Contem comigo.

vinyneris@gmail.com
    Mensagem inadequada
  28. Marília_1
    17/07/2008 18:55

Boa tarde,

Estou montando um processo contra CEF pedindo a revisional e a consignação, preciso saber se existe causas a favor para incluir no meu processo.

Gostaria de receber informações sobre o abaixo-assinado contra o fies.

mariliamadureira@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  29. marcelo augusto de macedo
    18/07/2008 12:31

Atenção colegas e interessados consegui uma antecipação de tutela na Vara Federal de Guaratinguetá/SP, para diminuir os juros do FIES e retirada dos orgãos de restrição o autor da ação e seu fiador. Qualquer dúvida entrem em contato.
    drmarcelomacedo@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  30. Elovaine martins tolfo
    28/07/2008 20:10

também quero participar
    elo.tolfo@yahoo.com.br
    Mensagem inadequada
  31. marcio rosa_1
    29/07/2008 12:19

Pessoal, ainda entendo que o melhor caminho é o judicial, sou advogado e atuo nesta área, e, por enquanto, não vi ninguém conseguindo nada administrativamente, e sim pela via via judicial, através de liminares, se alguém da região de barueri se interessar pode me contactar por e-mail- marciorosamarilia@hotmail.Com.
    Mensagem inadequada
  32. Renegociação FIES
    29/07/2008 19:10

Renegociação FIES
    porto alegre/RS

0 segundos atrás
    Há a possibilidade de renegociação.
    Vá na sua agência e peça para o funcionário da Caixa simular uma, a minha ficará em torno de R$ 225,00 por mês, só que serão 120 meses. No total aumentará qse R$ 10.000,00. Mas ao menos me livro das restrições de crédito.
    Esta renegociação é baseada na Circular abaixo:

Circular Cef Nº 431, De 15 De Maio De 2008

A Caixa Econômica Federal, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 3º, inciso II da Lei nº. 10.260, de 12.07.01, alterada pela Lei nº. 11.552, de 19.11.07, publicada no Diário Oficial da União em 20.11.07, regulamenta o disposto no §7º do Inciso VII do Art. 5º da Lei nº. 10.260, na forma da presente Circular.
    1. Ficam os Agentes Financeiros autorizados a renegociar dívidas de financiamentos concedidos a estudantes com recursos do FIES, respeitado o equilíbrio econômico-financeiro do Fundo, com retorno integral dos valores inicialmente contratados, acrescidos dos encargos contratuais.
    1.1. Enquadram-se nas disposições previstas na presente Circular os financiamentos a estudantes que se encontram na Fase de amortização II.
    1.2. Somente serão elegíveis para a renegociação os contratos que se encontravam inadimplentes há pelo menos 60 dias em 20.11.2007, data da publicação da Lei nº. 11.552.
    2. Para os efeitos desta circular consideram-se:
    Agente Financeiro - Instituição Financeira habilitada pelo Agente Operador para conceder financiamentos com recursos do FIES;
    Agente Operador - Caixa Econômica Federal, responsável por administrar os ativos e passivos, regulamentar as operações creditícias não alcançadas pela legislação vigente e executar, via Unidade Gestora vinculada ao OGU, as operações financeiras e orçamentárias do FIES;
    FIES ou Fundo - Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior;
    Fase de Utilização - período em que o FIES custeia o percentual estabelecido pelo MEC dos encargos educacionais cobrados dos estudantes por parte das instituições de ensino superior, em contraprestação aos cursos em que estejam regularmente matriculados;
    Fase de Carência - período de 6 meses, contados a partir do mês imediatamente subseqüente ao da conclusão do curso;
    Fase de Amortização - período posterior à Fase de Carência, tendo início no sétimo mês após a conclusão do curso, ou antecipadamente, por iniciativa do estudante financiado, em que o estudante inicia o pagamento do financiamento concedido pelo FIES. A
    Fase de Amortização se subdivide conforme a seguir:
    - Fase de Amortização I - são os doze primeiros meses da Fase de Amortização;
    - Fase de Amortização II - é o período restante da Fase de Amortização, equivalente a até 2 (duas) vezes o prazo de permanência na condição de estudante financiado.
    . 3. FORMAS DE RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS.
    3.1. Para os contratos que se enquadram nos parâmetros estabelecidos na presente Circular, os Agentes Financeiros ficam autorizados a pactuar condições especiais de amortização ou alongamento excepcional de prazos, conforme definido nos subitens seguintes.
    3.1.1. Incorporação de prestações vencidas ao saldo devedor
    - Será permitida a incorporação de prestações vencidas ao saldo devedor, conforme a seguir definido:
    sem alteração do prazo de financiamento, com aumento proporcional do valor das prestações futuras;
    com dilatação do prazo em até 2 vezes o prazo da Fase de Amortização II, objetivando adequar a prestação à capacidade de pagamento do estudante.
    3.1.1.1. Caso a dilatação do prazo em até 2 vezes o prazo da Fase de Amortização II seja insuficiente para adequar a prestação à capacidade de pagamento do estudante, será permitido ao Agente Financeiro analisar a possibilidade de elastecimento do prazo acima daquele limitador, desde que respeitados os limites estabelecidos no subitem 3.1.3.
    3.1.2. Redução do valor das prestações futuras - Será permitida a redução do valor das prestações futuras, observados os limites estabelecidos no subitem 3.1.3.
    3.1.3. Devem ser observados os seguintes limites nas renegociações de dívidas:
    prazo da Fase de Amortização II - limitado a 25 anos, não estando incluído no referido limite o prazo já transcorrido até a data da renegociação;
    valor das prestações futuras - poderá ser reduzido até o limite de R$ 50,00 (cinqüenta reais).
    4. CONDIÇÕES PARA A RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS.
    4.1. Relativamente às ações judiciais, as renegociações de dívidas devem observar as seguintes condições:
    em existindo execução judicial em andamento, a renegociação será formalizada em juízo e o estudante deverá efetuar o pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios para que o processo seja suspenso;
    caso exista ação individual ajuizada pelo estudante para discutir qualquer aspecto do seu contrato, bem como efeitos de decisões judiciais em ações coletivas ou difusas, cujo objeto seja a concessão do financiamento pelo FIES e as correspondentes cláusulas contratuais, deve haver renúncia expressa do estudante ao direito no qual se fundam tais ações e efetuado o pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios.
    4.2. Não haverá cobrança de tarifas por parte dos Agentes Financeiros nas operações de renegociação de dívidas.
    4.3. A renegociação de dívidas será permitida uma única vez para cada contrato, devendo esta ser celebrada mediante assinatura de Termo de Renegociação próprio, cujo prazo terá início na data da assinatura do respectivo Termo.
    4.4. O estudante interessado em renegociar sua dívida deve apresentar-se na Agência onde celebrou o contrato FIES, juntamente com fiador, cuja renda não seja inferior ao dobro do valor da nova prestação calculada, bem como efetuar o pagamento correspondente a, no mínimo, o valor da nova prestação calculada e de eventuais custas processuais e honorários advocatícios, na forma do subitem 4.1.
    4.4.1. Serão admitidos até dois fiadores, cujo somatório das rendas atenda ao estabelecido no subitem anterior.
    5. EXECUÇÃO DE DÍVIDAS
    5.1. Depois de efetivada a renegociação de dívidas, caso o contrato venha a apresentar situação de atraso superior a 60 (sessenta) dias no pagamento da(s) prestação(ões), deve ser objeto de execução de dívidas por parte do Agente Financeiro.
    6. Esta circular entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
    WELLINGTON MOREIRA FRANCO - Vice-Presidente
    Mensagem inadequada
  33. Geraldo da Silva
    29/07/2008 19:32

Olá pessoal devedores do Fies, estamos falando muito em abaixo assinado contra este malfadado financiamento mas ao que parece ninguém ainda tomou providências concretas para para tal. Então, vamos lá: Nos próximos dias, enviarei para o email de todos que quiserem um modelo de abaixo assinado para que colham assinaturas de devedores em suas cidades. É possível que cada um devedor conheça pelo menos um outro. Fazendo isso, me enviem pelo correio no endereço que informarei abaixo. Posteriormente, marcaremos uma audiência com as autoridades competentes para resolver esta questão, e entregar o abaixo assinado. O que acham?
    Meu email: geraldosilvadf@gmail.com
    Mensagem inadequada
  34. Eduardo José Barcellos Chaves
    01/08/2008 14:05

Gostaria de participar do abaixo assinado e, se possível, receber informações sobre andamento do mesmo.

e-mail: ejbchaves@yahoo.com.br
    Mensagem inadequada
  35. Jacqueline Zugaiar
    05/08/2008 23:25

Cara Lucia Gonçalves e demais,

Parabéns a todos (as), contem comigo! Por favor, alguém me inclua no grupo. Gostaria de participar do abaixo assinado e também receber informações sobre o andamento do mesmo.

e-mail: jacquemusicista@yahoo.com.br
    Mensagem inadequada
  36. Daniela
    08/08/2008 11:06

Oi pessoal,

acompanhem a minha ação que entrei pedindo 90% de desconto, nos mesmos moldes do CREDUC... Hj se encontra conclusos para decisão... Bem, se der tudo certo, isso será a Tal "luz no fim do túnel" e todos poderão ser beneficiados. Veja bem, não estou pedindo revisão nos juros e sim aquele desconto que foi concedido para os beneficiários do CREDUC.
    Acabei de me formar neste semestre e ainda não comecei a pagar as mensalidades da CEF.

http://www.trf1.gov.br/
    Seção Judiciária do Distrito Federal
    Pesquise pelo nome da parte: Daniela Pellegrini Nobrega

Qualquer dúvida: daniela@anabb.org.br

Boa sorte para todos nós!!!
    Mensagem inadequada
  37. aldecir
    09/08/2008 16:29

OI PESSOAL,

estou nesta parada tambem, apoio qualquer iniciativa.

e-mail: aldecir.silva@uol.com.br
    Mensagem inadequada
  38. Érica Nunes
    11/08/2008 11:02

Declaro apoio ao abaixo assinado, entrei com ação contra o Fies contestando a cobrança de juros, mas perdi a ação. Agora fiquei sabendo que o pessoal do Creduc conseguiu anistia.Meu contato é : ericanunes76@gmail.com
    Mensagem inadequada
  39. Érica Nunes
    11/08/2008 11:03

Por favor enviem informações sobre o andamento deste abaixo-assinado.e podem entrar em contato para o que precisarem

Grata

Érica
    Mensagem inadequada
  40. luiz marcos cunha santana
    11/08/2008 11:06

Estarei junto a esta luta que também é minha.

Sds,

Luiz Marcos Cunha Santana meu contato é (marculinojeq@hotmail.com), e estarei a disposição a qualquer momento.
    Mensagem inadequada
  41. luiz marcos cunha santana
    11/08/2008 11:10

Estou me estruturanto para impetrar junto a Justiça Federal, ação contra os juros abusivos constantes nas parcelas do tal Financiamento Estudantil, os que tiverem algum material sobre o assunto favor enviar para marculinojeq@hotmail.com

Desde já fico-lhes agradecido pela atenção.

Sds,

Marcos
    Mensagem inadequada
  42. Érica Nunes
    11/08/2008 11:14

Prezada Lúcia

Você tentou divulgar a notícia sobre o abaixo assinado em alguma mídia, tipo jornal, sites ?Se sim, me informe onde, se não, por favor me envie o texto completo que irei tentar divulgá-lo.
    Pessoal: se algum participante deste fórum possui contato em veículos de comunicação, por favor ajudem a divulgar a notícia para que todos tomem conhecimento.
    Lembrem-se: é ano de eleição, a CEF alega que somente o MEC pode fazer alguma coisa...

|O que acham de denunciarmos nossa luta para o Proteste Já, do Programa CQC?

ericanunes76@gmail.com
    Mensagem inadequada
  43. Bibiana
    11/08/2008 12:56

Me interesso nesta campanha.

Meu e-mail: bibiana@adv.oabmg.org.br
    Mensagem inadequada
  44. FABIANA_1
    11/08/2008 15:25 | editado

Oi pessoal,

Que situação nos encontramos, héim? Mas iremos resolver, tenho fé, quero participar dessa "militância estudantil" contra os abusos que vem castigando a todos, sou alagoana, recém-formada em direito, já tenho inscrição na OAB/AL, e levarei o que vcs. puderem me passar por e-mail para a minha Seccional, com o intuito de mobilizar os advogados e bacharés e demais estudantes e profissionais que hoje se esbarram nessa comédia social, bem como a todos os alagoanos para que juntos possamos somar conquistas na presente luta!!!

Quero ser parte desse ABAIXO-ASSINADO!!!!!

Meu e-mail: fabianacamarao@hotmail.Com

Outro e-mail de pessoa interessada: eduardomarques-al@hotmail.com

Grata por esta manisfestação!!!!

Fabiana
    Mensagem inadequada
  45. Renato Lima Rodrigues
    15/08/2008 13:43

Estou na mesma situação de todos. Tenho uma dívida bem prolongada com o FIES que terminará apenas em 2014. Isto por que já estou pagando a 1 ano e 2 meses. Desde Junho/08, obtive um aumento, que equivale o dobro que eu pagava antes. Gostaria de aderir minha manifestação dessa campanha.

Sou de Osasco/SP, e-mail: rogenato@orolix.com.br

Gostaria de receber materiais sobre o assunto.
    Mensagem inadequada
  46. Dilmara
    21/08/2008 09:36

Tenho muito interesse!!!
    Contem com o meu nome no abaixo-assinado

dilmara_mendonca@yahoo.com.br
    Mensagem inadequada
  47. ALCEBÍADES SILVA COTRIM
    22/08/2008 11:44

Alcebíades silva cotrim

tenho mito interesse ( sou fiador de minha filha )
    financiamento no fies = 34.000,00 - a partir de 2000 -com contrato em 1999
    dívida hoje já em execução no valor de 57.700,00
    acrescente meu nome no abaixo assinado.
    Sou de lobato - paraná
    obs:
    fiz um estudo sobre a tabela price.
    Na verdade o que fiz foi :
    1 - a dedução da fórmula para o cálculo do valor das prestações mensais em um financiamento com prestações fixas- calculadas através da referida fórmula.
    Deduzí que a fórmula do sir price , relamente, tem a sua origem em dois princípios básicos ( a soma dos termos de uma progressõe geométrica e a fórmula para o matemática para o cálculos dos juros compostos capitalizados
    sn = a1 *[ ( q^n ) - 1 ] / (q - 1 ) e cn = c * ( 1 + i )^n

2 - entendo que fica comprovada a presença de acumulação de juros ao saldo devedor no financiamento aventado acima ( anatocismo )

como se pode ver, a coisa é brava.... E para maior desespero, o nosso lulinha nada entende de custos de cursos universitário.
    Por outro lado, pior ainda fica quando o nosso ministra da educação é grande acumulador de cursos universitários, porém, vira um lulinha, pois tranfigura-se em um ótimo desletrado, em termos de ver as lambanças que o fies faz brasil a dentro, tal e qual um mau vento.

Mas quem sabe um dia, que não seja la no dia do juizo final, o supremo passe também a legislar sobre o fies.

Penso que seria de bom tamanho um alvoramento semelhante ao que ocorreu com os políticos trasnfugantes.

é só.
    22/08/2008 - incoerentemente, no ano da educação na terra brasiliana.

Pixitalobato@hotmail.Com
    Mensagem inadequada
  48. Erica_1
    22/08/2008 11:55

Também estou nessa......conte comigo!!!!
    advog.erica@bol.com.br
    Mensagem inadequada
  49. IRAN SÉRGIO RODRIGUES
    27/08/2008 11:08

Contem Comigo tb nessa questão pessoal! Eu já fiz de tudo, enviei emails à Presidência, ao MEC, Caixa Econômica e cada um que tire o time de campo...
    iransergio@bol.com.br
    Mensagem inadequada
  50. Karen Fatima Lopes de Lima Bordoni
    27/08/2008 11:16

Conte comigo, se é pelo direito do estudante, é para o futuro do Brasi.
    E-mail: karen@krconsultoria.com.br
    Mensagem inadequada

A participação no Fórum é livre e grátis.
Para publicar suas perguntas e respostas, é necessário fazer um rápido cadastro.