1. marcio rosa_1
    27/08/2008 14:01

bom pessoal, entendo a agonia de todos, pois realmente o FIES é um financiamento normal, como qualquer outro financiamento bancário, porém, vem mascarado como sendo "um auxílio do governo" para "ajudar" nos estudos de terceiro grau, coisa que ele (o governo) é responsável e omisso.
    Contudo pessoal, não vejo outro caminho a não ser contestar esta "ajuda" judicialmente, porque só assim é que vcs tem alguma chance de ver sua situação melhorada, com afastamento da aplicação da tabela price do contrato, descapitalizando os juros e trazendo ao contrato sua real condição social, de forma justa.
    Não quero aqui dizer que ao entrar na justiça sua situação já estará resolvida, pois ainda temos juízes que preferem não entender a ilegalidade do contrato, porém, estes felizmente são minoria, e, por isto mesmo tenho conseguido sucesso nas revisões deste tipo de contrato na Justiça Federal, por isso insisto, vão atrás de seus direitos, contestem, não desistam e quem sabe assim, com o execício de cidadania de todos, não se abram novos entendimentos e a malfadada tabela price não seja definitivamente extinta destes contratos que tem por finalidade custear o ensino que por sua vez é de responsabilidade do governo.

da região de são paulo e barueri, marciorosamarilia@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  2. Eliane Marques de Moraes
    31/08/2008 14:25

olá a todos tb.quero participar do abaixo assinado....n_ane_mm@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  3. Daniela
    03/09/2008 10:35

OI PESSOAL,

AGORA VENHO COM UMA NOTÍCIA MUITO BOA:
    APESAR DA MINHA LIMINAR TER SIDO INDEFERIDA, MOTIVO QUE AINDA NÃO SEI, A LIMINAR DA SECRETÁRIA DA MINHA ADVOGADA FOI "D-E-F-E-R-I-D-A" .... uhuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Ela conseguiu com que a mensalidade fosse suspensa enquanto for discutida a ação em juízo, de abster o nome no SERASA e também 80% de desconto da dívida atual.
    Agora a minha advogada vai agravar a minha ação, usando também essa decisão.
    Segue o número da ação da secretária da minha advogada:
    http://www.df.trf1.gov.br/
    órgão: JFDF
    N° PROCESSO: 200834000205186

Qualquer dúvida me passe o email: daniela@anabb.org.br
    Boa sorte para todos nós e aqui fica uma grande esperança!!!
    Mensagem inadequada
  4. Renato_1
    15/09/2008 18:05

.

Vamos quebrar tuuuuuuddddoooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Vamos entrar no Congresso nacional, estadual e municipal e matar todos os políticos....esses fdp comedores de carniça.

Esse FIES está acabando com minha vida.

No fim desse ano a parcela vai pra + de 600 pilas!!!!!!

Eles acham que depois de formados todos ficarão RICOS??????????????

Depois que nego sai fazendo merda a culpa é dos pais.....

O PCC dereria não atacar as autioridades políciais e sim esses políticos que colocam no c....de todos os pobres!!!!

Coloca um na minha frente pra vê.....

real.imov@gmail.com

.
    Mensagem inadequada
  5. Alexandra Cristina da Silva
    23/09/2008 12:03

Quero participar do abaixo assinado.

aleyadv@hotmail.com

grata

alexandra
    Mensagem inadequada
  6. ClaC
    26/09/2008 17:16

Quero participar!!
    clairecremonese@yahoo.com.br
    Mensagem inadequada
  7. Samuel Hilmann_1
    30/09/2008 16:44

Tb quero participar!!!

shilmann@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  8. cwsilva
    17/10/2008 17:23

Quero participar do abaixo assinado...

cwsilva@prefeitura.sp.gov.br
    Mensagem inadequada
  9. Glauco Cardoso
    17/10/2008 18:36

Tambem quero participar do abaixo assinado,
    Glauco, RJ.
    gocard@globo.com
    Mensagem inadequada
  10. Camila Cardoso de Moraes
    20/10/2008 16:13

Tambem quero participar do baixa assinado

Camila

millamoraes_2006@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  11. JULIVETE
    22/10/2008 19:38

Julivete

Também quero parcipar do abaixo assinado

juli.vete@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  12. Camilo Andre Santos Noleto
    24/10/2008 09:35

TAMBÉM QUERO PARTICIPAR
    camilonoleto@hotmail.com
    Brasília, DF.
    Mensagem inadequada
  13. Carlos Eliseu Glesse
    24/10/2008 10:44

Também quero participar

carlosglesse@yahoo.com.br

Missal/PR.
    Mensagem inadequada
  14. emanoel da silva pessanha
    24/10/2008 15:51

também quero participar
    Mensagem inadequada
  15. emanoel da silva pessanha
    24/10/2008 15:56

quero participar pessanha critico@gmail.com
    Mensagem inadequada
  16. Andreysa
    27/10/2008 13:09

Também quero participar, podem contar comigo!

Por favor entre em contato comigo, quero muito participar deste abaixo assinado, pois estou desesperada não sei o que fazer!!!!!!!!!!!!!!!
    Mensagem inadequada
  17. Andreysa
    27/10/2008 13:10

Esqueci de deixar o meu e-mail: andreysa_santos@yahoo.com.br
    Mensagem inadequada
  18. Paulo Domingues
    28/10/2008 10:22

Gostaria de ser incluido e assinar esse Abaixo-assinado contra Fies
    Vamos nos unir e pagar o que é certo.
    Nada de juros abussivos!!!
    pauloamd@yahoo.com.br
    pauloamd@pop.com.br
    Mensagem inadequada
  19. Luciana Daher
    10/11/2008 13:53

Gostaria de participar
    lucianaadaher@yahoo.com.br
    Mensagem inadequada
  20. Camilo Andre Santos Noleto
    12/11/2008 09:57

Colegas, NOTÍCIA relativamente BOA: DECISÃO FAVORÁVEL EM PARTE
    Sou advogado e "refém" do FIES, destarte, ajuizei uma Ação ordinária objetivando a renegociação de débito perante o FIES, alegando o direito ao desconto de 80% do saldo devedor, invocando o § 5º do art. 2º da Lei 10.260/2001, com a redação dada pela Lei 10.846/2004.

Vejamos a decisão da juíza da 21ª Vara Federal de Brasília:
    "É possível a renegociação do saldo devedor nos termos da lei citada acima".
    No entanto, "os 80% do desconto não está previsto em lei, devendo ser objeto da negociação a ser feita livremente entre as partes contratantes". Bom, sobre essa parte de renegociação livre entre as partes, a decisão foi omissa e contraditória, pois peço na ação a equiparação, baseada na igualdade e isonomia, tendo explicado ainda na ação, que a CEF deu os descontos de 90%(adimplentes) e 80%(inadimplentes) aos alunos do CREDUC, por meio de decisão administrativa, portanto, os montantes dos descontos não foram por lei, assim, deverá a CEF seguir os mesmos montates para o FIES.
    Também, vou recorrer quanto ao indeferimento do pedido de suspensão de exigibilidade das prestações mensais e à proibição de inscrição em cadastro de inadimplentes.
    "Ante o exposto, DEFIRO EM PARTE o pedido de antecipação da tutela para determinar que a ré proceda à renegociação do saldo devedor do autor, nos termos do § 5º do art. 2º da Lei 10.260/2001, com a redação dada pela Lei 10.846/2004.

PORTANTO AMIGOS, TEMOS UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL, OS JUÍZES DAS 15ª e da 21ª VARA FEDERAL DE BRASÍLIA, JÁ ESTÃO ENTENDENDO QUE É POSSÍVEL A RENEGOCIAÇÃO DO FIES. VAMOS BRIGAR POR ESSA CAUSA.
    SOU ADVOGADO EM BRASÍLIA, E OS QUE PRECISAREM, PODEM ENTRAR EM CONTATO COMIGO PELO EMAIL: camilonoleto@hotmail.com

Boa sorte a todos, abraços
    Mensagem inadequada
  21. marcio rosa_1
    16/11/2008 19:13

bom pessoal, entendo a agonia de todos, pois realmente o FIES é um financiamento normal, como qualquer outro financiamento bancário, porém, vem mascarado como sendo "um auxílio do governo" para "ajudar" nos estudos de terceiro grau, coisa que ele (o governo) é responsável e omisso.
    Contudo pessoal, não vejo outro caminho a não ser contestar esta "ajuda" judicialmente, porque só assim é que vcs tem alguma chance de ver sua situação melhorada, com afastamento da aplicação da tabela price do contrato, descapitalizando os juros e trazendo ao contrato sua real condição social, de forma justa.
    Não quero aqui dizer que ao entrar na justiça sua situação já estará resolvida, pois ainda temos juízes que preferem não entender a ilegalidade do contrato, porém, estes felizmente são minoria, e, por isto mesmo tenho conseguido sucesso nas revisões deste tipo de contrato na Justiça Federal, por isso insisto, vão atrás de seus direitos, contestem, não desistam e quem sabe assim, com o execício de cidadania de todos, não se abram novos entendimentos e a malfadada tabela price não seja definitivamente extinta destes contratos que tem por finalidade custear o ensino que por sua vez é de responsabilidade do governo.

Mensagem inadequada
  22. Henrique Verro
    18/11/2008 15:38

To dentro!
    Quero participar!
    henriqueverro@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  23. andreza aparecida de oliveira santos
    18/11/2008 18:33

Oi pessoal minha situação é igual a de muitos estou tendo q pagar o valor quase integral da faculdade para o fies.
    Encontrei a seguinte afirmação em um blog na internet:
    RENEGOCIAÇÃO FIES IGUAL AO CREDUC
    Colegas, tenho uma notícia relativamente BOA num processo meu aqui em Brasília. A DECISÃO FOI FAVORÁVEL EM PARTE.
    Sou advogado e "refém" do FIES, destarte, ajuizei uma Ação ordinária objetivando a renegociação de débito perante o FIES da mesma forma que no CREDUC, alegando o direito ao desconto de 80% do saldo devedor, invocando o § 5º do art. 2º da Lei 10.260/2001, com a redação dada pela Lei 10.846/2004.
    Vejamos a decisão da juíza da 21ª Vara Federal de Brasília:
    "É possível a renegociação do saldo devedor nos termos da lei citada acima".
    No entanto, "os 80% do desconto não está previsto em lei, devendo ser objeto da negociação a ser feita livremente entre as partes contratantes". Bom, sobre essa parte de renegociação livre entre as partes, a decisão foi omissa e contraditória, pois peço na ação a equiparação, baseada na igualdade e isonomia constitucional, tendo explicado ainda na ação, que a CEF deu os descontos de 90%(adimplentes) e 80%(inadimplentes) aos alunos do CREDUC, por meio de decisão administrativa, portanto, os montantes dos descontos não foram por lei, devendo a CEF seguir os mesmos montates para o FIES.
    A decisão liminar da juíza foi a seguinte: "DEFIRO EM PARTE o pedido de antecipação da tutela para determinar que a ré proceda à renegociação do saldo devedor do autor, nos termos do § 5º do art. 2º da Lei 10.260/2001, com a redação dada pela Lei 10.846/2004.

PORTANTO AMIGOS, TEMOS UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL. E NUMA OUTRA VARA FEDERAL DE BRASÍLIA, NA 15ª, A JUÍZA DETERMINOU QUE A CEF DÊ O DESCONTO DE 80% E SUSPENDA A COBRANÇA. ASSIM, TEMOS QUE OS JUÍZES DAS 15ª e da 21ª VARA FEDERAL DE BRASÍLIA, JÁ ESTÃO ENTENDENDO QUE É POSSÍVEL A RENEGOCIAÇÃO DO FIES. VAMOS BRIGAR POR ESSA CAUSA.
    SOU ADVOGADO EM BRASÍLIA, E OS QUE PRECISAREM, PODEM ENTRAR EM CONTATO COMIGO PELO EMAIL: camilonoleto@hotmail.com

Meu e-mail é s_andreza10@hotmail.com

Algum advogado poderia me confirmar esta informação???
    Mensagem inadequada
  24. Paula Cordeiro
    19/11/2008 11:31

Boa notícia, essas decisões da Justiça de Brasília. Pelo que tenho visto, as ações revisionais do contrato são quase sempre improvidas, os juizes entendem pela legalidade do contrato, INFELIZMENTE. Então a melhor alternativa é a ação que visa a aplicação do § 5º do art. 2º da Lei 10.260/2001, com a redação dada pela Lei 10.846/2004. Para mim, uma esperança! mesmo que os juizes não equiparem completamente os contratantes do FIES com os do CREDUC.
    O que não dá é p/ aceitar parcelas tão altas, durante longo prazo, sem podermos sequer entender como se dá a evolução do saldo devedor, que ao invés de reduzir, vai aumentando à medida que pagamos. Permitir a quitação do saldo devedor, com um desconto considerável, seria bom para todos.
    Mas uma coisa é certa, a aplicação da tabela price é o grande problema desse contrato, o torna inviável para nós, recém formados, que mesmo empregados ficamos com um débido exorbitante, que comprometerá durante anos a nossa subsistência.
    Gostaria de participar do abaixo assinado.
    Mensagem inadequada
  25. Paulo Henrique_1
    19/11/2008 12:54

Bom dia a todos,

Por solicitação da Sra. Daniela Pellegrini Nóbrega envio links do
    Tribunal Federal da 1º região com sede em Brasília, na qual sou réu da
    ação, para integrar ao corpo documental que a mesma necessita, que
    será integre ao Deputado Beto Albuquerque.

http://processual-df.trf1.gov.br/Processos/ProcessosSecaoOra/ConsProcSecaopro.php?SECAO=3400&f=1&proc=200834000027762

http://processual-df.trf1.gov.br/Processos/ProcessosSecaoOra/ConsProcSecaopro.php?SECAO=3400&f=1&proc=200834000232759

Segue cópia a todos como forma de expor o quê ocorrerá a cada um que
    se encontrar inadimplente, junto aos contratos firmados com a Caixa
    Econômica Federal, conhecido a todos como FIES.
    Necessário abaixo assinado via postal com endereço ao Gabinete de
    Senado ou Deputado Federal que tenha entendimento da nossa causa, para
    constituir ato de mobilização popular com fins de criar efeitos
    jurídicos. Caso os demais colegas tenham o mesmo entendimento,
    poderemos fazer um ato em conjunto, por via postal de próprio punho,
    desta forma teríamos um ato concreto, por este motivo desaconselho
    qualquer mensagem via e-mail que torna-se de pouca representação aos
    objetivos por nós alcançados.
    Também podemos utilizar do mesmo ato ao Ministério Público,
    justificando o seu dever constitucional de interferir, como podemos
    ver abaixo somente da forma de interesse coletivos, ou seja, a união
    os estudantes que detêm contratos com a Caixa Econômica Federal/FIES.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público;III -
    promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do
    patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses
    difusos e coletivo:
    ...
    III - promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a
    proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros
    interesses difusos e coletivos.
    Caberá a cada um expor suas necessidades, anseios é medos que a
    situação impõe, desta forma teremos a força dos gigantes, onde
    marcaríamos o dia de envio coletivo destas correspondências para as
    referidas entidades citadas acima, despertando o dever é a comoção.

Aguardo a prontificação dos demais colegas de causa.
    Paulo Henrique Alves Dias
    e-mail: paulohenriquead@gmail.com
    Mensagem inadequada
  26. André Almeida
    19/11/2008 14:04

Conte comigo, poderiamos organizar uma pagina para fazer um abaixo assinado online, as leis devem ser mudadas, o estudante que formou e não tem condições de pagar, deveria ser renociado conforme as suas condições.
    Mensagem inadequada
  27. Claudia Regina_1
    21/11/2008 12:29

Conte comigo, eu vou aderir também. Estou muito chateada, acabei de ligar na Caixa Federal e consultei o prazo do financiamento, conclusão: paguei durante a graduação R$ 50,00 a cada três meses q era p custear os juros, paguei 12 parcelas de R$ 200,00, e, atualmente estou pagando a mensalidade de R$387,00. Na minha concepção meu financiamento seria por um período de 05 anos, prazo este, informado pelos agentes na época do contrato. Diante disso, hoje liguei na caixa e para a pior surpresa do dia: "vencimento até 2012, no valor de R$ 387,00 mais correção, as 12 mensalidades que paguei de R$ 200,00 não foi deduzida nas parcelas, ou seja, apenas serviu para amortizar os juros". Agora pergunto: E os R$ 50,00 q paguei durante a graduação?? E as informações enganosas que os agentes nos proporcionaram??? E o maldito contrato abusivo??? E a Droga da Constituição, e a merda do Governo que não protegem os alunos carentes??? Nos deixam a mercê de atitudes abusivas da Caixa Federal que apenas querem tirar proveito da nossa desgraça,obtendo lucro Trilhionário às nossas custas, sendo q isso É O DEVER DO ESTADO CUSTEAR E CUIDAR DA NOSSA EDUCAÇÃO.
    Mensagem inadequada
  28. Marcio
    21/11/2008 23:18 | editado

Pode contar comigo.
    Estou desempregado e o governo não me dá apoio para arrumar emprego e ainda tenho o peso do FIES em minhas costas.
    marcioantibes@bol.com.br
    Mensagem inadequada
  29. marcio rosa_1
    22/11/2008 00:55

Mensagem inadequada
  30. SELMI LIMA
    29/11/2008 12:38

Assino em baixo o protesto!!! devemos pagar o que é direito e nao tarifas abusivas... por favor alguem me mande noticias atualizadas à respeito do assunto. Meu email é seldesigner2@hotmail.com VAMOS NOS UNIR, POIS PELO QUE VEJO NAO É UM CASO ISOLADO, É GERAL NO BRASIL RECLAMAÇOES CONTRA ESSE ABUSO.
    Mensagem inadequada
  31. Ana Paula Spanazzi
    01/12/2008 14:42

Quero participar. contem comigo. Sai agora do banco... chorando... agora em janeiro minha parcela vai pra 646 reias. Atualmente ela é de 225 reais... Sinceramente não sei como vou fazer..... Já e difícil ganhar para pagar o que pago, agora com essa de 646 reais.... e se não tivessemos emprego ?
    Mensagem inadequada
  32. Walmara Baldini
    01/12/2008 16:27

To dentro, por favor, me mantenha informada.
    walbaldini@yahoo.com.br
    Abraço.
    Mensagem inadequada
  33. MARLON JOSE HIGINO DA ROZA
    02/12/2008 11:12

Tô dentro, meu e-mail é: marlon_civilizacao@hotmail.com
    Abraços,
    Mensagem inadequada
  34. ana paula_1
    10/12/2008 10:07

Quero participar
    paulinhassousa@yahoo.com.br
    Mensagem inadequada
  35. MARCIA_1
    10/12/2008 18:04

Boa tarde pessoal,

Contra a cobrança abusiva do FIES

Conte comigo. Qual é o seu e.mail Lúcia Gnçalves
    Mensagem inadequada
  36. Izaias Rocha
    11/12/2008 23:04

Olá pessoal!

Também me sinto injustiçado da forma que o Fies cobrado.

Quero participar da assinatura.

Abraços!

izaiasrr@gmail.com
    Mensagem inadequada
  37. Francieli da Silva
    19/12/2008 08:21

Olá bom dia me uno a todos nesta luta
    contra os abusos do fies, me interesso
    e muito, espero que consigamos logo
    todas as assinaturas.
    francieli.dealmeida@gmail.com
    Mensagem inadequada
  38. Renato Azevedo
    30/12/2008 19:05

Estou junto nesta briga! Nosso governo é uma vergonha e os nossos governantes são uns patetas gananciosos que se aproveitam de seus cargos para ganhar dinheiro de forma desonesta fingindo que estão trabalhando aparecendo de vez em quando em seus escritórios, enquanto nós, pobres infelizes, trabalhamos muitas vezes mais que 40hs semanais para conseguir viver com dignidade. Assinei esse contrato com o Diabo chamado FIES em 21/11/2001 onde me foi financiado um valor total de 22.118,38 para ser pago em 170 parcelas sendo que a última terá vencimento somente em 15/09/2015. Depois de pagar 24 parcelas no valor de 50,00 reais e mais 12 no valor de 197,91 a 37ª parcela referente ao mês de dezembro está com um valor absurdo de 502,44. Pelo o que eu entendi esse é o valor que devo pagar todos os meses de aqui por diante até 2015. O detalhe é que ainda não me formei, sustento a casa onde vivo com minha esposa (isso inclui pagamentos de água, luz, gás, iptu e etc) e ainda tenho que sanar minha dívida com o capeta.
    Vamos acabar com essa palhaçada.
    Mantenham-me informado.
    rmapoa@gmail.com
    Mensagem inadequada
  39. Eduardo Schuetze
    05/01/2009 14:19

estou dentro!
    preciso d mais informaçøes sobre como entrar com processo judicial. moro em sp, alguem tem algum advogado daqui pra me indicar?
    muito obrigado
    meu email: xuxubelez@gmail.com
    Mensagem inadequada
  40. VIVIANE_1
    06/01/2009 17:08

Quero participar do abaixo-assinado meu e-mail é vivianebogea@hotmail.com conheço mais 3 pessoas que possuem o mesmo problema FIES e querem participar. Entrei com processo desde fevereiro de 2008 e ate o momento sem êxito.
    Mensagem inadequada
  41. Bela
    06/01/2009 17:13

Também tô nessa!!!! Me enviem o abaixo-assinado!!!
    E qq novidade também estou interessada! Meu e-mail: gabriellatsantos@hotmail.Com
    Mensagem inadequada
  42. salatiel_1
    07/01/2009 14:07

Estou dentro!

f.c.kiryos@hotamil.com
    Mensagem inadequada
  43. eduardo toccillo
    07/01/2009 15:19

olá..
    quero participar e preciso urgente deste abaixo assinado para juntar na ação que vou mover

toccilloadvogados@hotmail.com

grato
    Mensagem inadequada
  44. Sandra martins_1
    08/01/2009 18:53

também quero participar do abaixo assinado , estou com problema com o Fies como voces, as prestações estão cada vesz mais abusivas a cada ano.

email:
    sandracristinam@gmail.com

quero saber como participar
    Mensagem inadequada
  45. Claudia Becker
    08/01/2009 20:25

Também estou nessa.
    Meu email é claudiatatianabecker@yahoo.com.br
    Mensagem inadequada
  46. Eliana_1
    09/01/2009 09:04

Estou dentro!

eliana_aleite@yahoo.com.br
    Mensagem inadequada
  47. eduardo miras ferreira
    10/01/2009 13:59

Também quero participar do abaixo-assinado contra o fies, pois estou com o mesmo problema dos demais colegas que postaram neste fórum. Como tenho que proceder?
    Meu e-mail é: eduardomiras@bol.com.br
    Mensagem inadequada
  48. Igor dos Santos Corrêa
    11/01/2009 13:14

Quero participar!
    igor.santos.correa@gmail.com
    Mensagem inadequada
  49. Ocelina Baldassim Domingues_1
    12/01/2009 00:59

pode contar comigo,quero participar
    Mensagem inadequada
  50. Ocelina Baldassim Domingues_1
    12/01/2009 01:01

meu imail é baldassimdomingues@hotmail.com
    Mensagem inadequada

A participação no Fórum é livre e grátis.
Para publicar suas perguntas e respostas, é necessário fazer um rápido cadastro.