Abaixo-assinado contra Fies
384 comentários - Página 8 de 8
-
Cristiane Dalla Nora
11/04/2009 01:47 | editadoQuero participar deste abaixo assinado na intenção de conseguir futuramente um desconto de 90% no fies, pois no meu caso este juro está sendo abusivo, porque foi financiado apenas 6.738,00 e segundo a CEF as prestações terão término em janeiro de 2020, sendo que minha parcela é baixa mas por outro lado estou pagando juros abusivos, e se caso fosse somar todas as parcelas pagas e as amortizações extras, o valor pago já se aproxima do valor do financiamento realizado.
Sendo assim, eu também quero fazer esse abaixo assinado, pois não tive a oportunidade de participar do pró-uni e de receber uma bolsa de estudo na minha época, e portanto, já que os antigos devedores do creduc ganharam desconto de 80 à 90% e como meu contrato foi assinado depois de 2000 com juros de 9% + tabela price e atualmente os juros foram baixados para 6%, sendo assim, na minha opinião, o que vale para um cidadão brasileiro, deve valer para o outro também, porque somos todos iguais perante a lei, com os mesmos direitos e deveres.
Atualmente exerço a profissão, mas ganho muito pouco porque sou apenas contratada do estado e tenho muitos gastos com ônibus, aluguél, luz, água, alimentação e a conta do fies, pois trabalho longe da minha casa, e o pouco que me sóbra em média de 100 reais por mês, uso para fazer amortizações do meu fies... Só que em consequência disso, só vivo para pagar essa dívida e sempre com medo de algum dia não conseguir pagar, porque como trabalho de contrato e no final de cada ano nunca sei se vou conseguir novamente trabalho. -
Cristiane Dalla Nora
11/04/2009 14:14Por favor se alguém souber como posso fazer para participar desse abaixo-assinado contra o fies me avisa!!! Pois estou desesperada... Quando eu assinei o meu contrato do fies de 50% era porque eu não tinha condições mesmo de pagar... e com certeza se eu tivésse tido oportunidade de ter feito o pró-uni, eu teria passado porque sempre fui muitooo estudiosa e realmente se fossem ver onde eu morava na época, sem dúvidas eu iria ganhar esa bolsa de estudo do governo... mas como os estudantes da minha época tivéram azar "eu por exemplo assinei o meu contrato dia 27/01/2000, logo no início do fies... Baaah, como pobre tem azar, não éh??? Com muitooo sacrifício me formei dia 07/08/2004... e ninguém da CEF me avisou de que eu teria que ir até a caixa avisar que eu já havia me formado, então eu pensei que isso seria automático, já que continuava vindo as prestações de cada 3 em 3 meses de 50 reais de juro para pagar no ano que eu peguei de carência, sendo que dizia em todos os avisos de vencimento para pagar, que eu iria terminar de pagar o fies em 2014... só que quando começou a vir a conta do primeiro ano para pagar veio de 136,03 reais só de juros que segundo eles não seria descontado nada de amortização, e realmente não foi, a minha dívida de 6.738,72 pulou para perto de 9 mil reais, então como no ano passado consegui um contrato bom durante a semana toda, eu consegui baixar esse valor para quatro mil e quinhentos reais, mas em consequencia disso nunca pude sair até hoje aos quase 28 anos, para me divertir em uma festa por exemplo, para não gastar, sempre com medo dessa dívida que tenho para pagar segundo a conta de AVISO DE VENCIMENTO até 27/01/2020, e sei que tenho que deixar em dia as prestações porque meu fiador é o patrão do meu pai e sei que não posso ir para o spc e serasa porque se não depois a gente não consegue trabalho. Nesse ano consegui um contrato pequeno, apenas de dois dias para dar aula, estou ganhando muitooo pouco, gasto muito com ônibus, eu não ganho difícil acesso, tenho que tirar do bolso, além disso tenho que pagar aluguél, luz, água, alimentação e a conta do fies, pois trabalho longe da minha casa, e o pouco que me sóbra em média de 100 reais por mês esse ano pretendo guardar para ver no que vai dar esse abaixo-assinado, se nós vamos conseguir desconto de 80% ou 90% ou não!!! A minha situação está difícil... concurso do estado não abre, quando abre de prefeitura eu faço, passo e não sou chamada, na minha cidade natal por exemplo passei em segundo lugar porque a primeira tinha mestrado, e eu não tenho dinheiro para pagar mestrado, ela foi chamada, eu faz dois anos que está na minha vez e ainda não fui chamada e provavelmente não vou ser mais, porque ouvi falar que os novos políticos da cidade estão caducando o concurso, ou seja, mais uma vez gastei tempo e dinheiro de varde, à toa, sem volta, tempo de estudo e dinheiro morto atrás de concurso... "As vezes fico me perguntando diante dessa situação... quando isso terá fim??? Mas não tenho resposta... Na minha opinião, o fies deveria ter sido criado para facilitar a vida das pessoas e não para piorar... eu quero pagar o que é justo e quero conseguir desconto como já conseguiram com o creduc, eu sempre paguei em dia, mas não quero ficar até 2020 pagando essa dívida do fies, porque no meu ponto de vista está parecendo a dívida externa dos estudantes... quando ao invés, deveriam ter uma ajuda como incentivo e mérito pelo esforço de terem estudado e se dedicado por grande parte de suas vidas, afinal somos todos cidadãos brasileiros de bem, somos o futuro do Brasil, merecemos a mesma dignidade e respeito q o pessoal do creduc tivéram, queremos a mesma chance!!!" E para finalizar, eu acredito q seja por isso q tem muitas pessoas q dexistem dos estudos, por medo de financiar os seus estudos e depois não ter com o q pagar, já q depois de formada, a pessoa tem muita dificuldade de conseguir trabalho, e mesmo se consegue trabalho tem dificuldades de pagar já que o juro é alto... Pessoal, vamos todos continuar na luta!!! EBOA SORTE para todos nós... Há... Se alguém tivér alguma notícia a mais sobre o abaixo-assinado, como está o andamento ou alguma outra notícia sobre desconto do fies por favor me avisem! Obrigada! -
juliana pinheiro_1
12/04/2009 22:32Gostaria tb de assinar o abaixo assinado e obter mais informações , tenho minha irmã tb na mesma situaçao q a minha FIEIS.... -
marcio forcelini
14/04/2009 12:35 -
Isabel Cristina S V Boas
14/04/2009 15:37veja o site www.fiesjusto.com.br -
Isabel Cristina S V Boas
14/04/2009 15:40entre no site www.fiesjusto.com.br -
Isabel Cristina S V Boas
14/04/2009 15:42entre no site www.fiesjusto.com.br -
Sônia Azevedo
16/04/2009 21:23Gostaria de manifestar aqui minha indignação com o FIÉS e o poder soberano da Caixa Econômica onde se matém impune e absolutista. É mesmo incrível nosso país onde estamos rodeados por um monte de canalhas que não se importam nem um pouco com nossa causa, estou cansada de lutar contra os juros abusivos do fiés e ainda aparecem advogedos aproveitadores que querem se beneficiar da noss situação. è LAMENTÁVEL!
Se houver de fato esse abaixo-assinado, quero participar, meu e-mail é: sonyazevedo@yahoo.com.br -
Jefferson_1
18/04/2009 21:39Estou plenamente a favor. E-mail: tooad@bol.com.br -
janaina_1
20/04/2009 19:46Desejo participar desse abaixo assinado, apra que seja justa a cobrança em cima de nossos estudos. Nem conclui o Ensino superior e eles já estavam me cobrando. Tive que terminar os estudos e pagar o fies, juntos. Questão contratual totalmente quebrada. Cobrança devida sim, abusiva não.
Email: janaina_alcantara@hotmail.com. -
JULIANA MAIA_1
21/04/2009 04:00Os juros são absurdos, estou disposta a participar por um valor justo!
Vamos à luta pessoal e com fé em deus iremos conseguir! -
Francelvis Santos
24/04/2009 17:53Contem comigo para acabar com essa exorbitância da Caixa. -
Gabriela Zitto
29/04/2009 15:23Como está o status deste abaixo assinado?
Quero participar. -
Elvino
29/04/2009 18:06Em 2003 aderí ao Fies, momento em que o governo estava propondo acerto com o Creduc com 80 a 90 % de desconto, como ninguém ainda havia realizado acertos de Fies achei que estava fazendo um bom negócio, porém após as primeiras conclusôes de curso e a cobrança completamente abusivas da Cx. Federal é que veio a minha completa desilusão, sem ter mais o que fazer.
Espero que com a união das pessoas, consigamos chamar a atenção dos políticos da área governamental, que são os únicos que podem fazer algo em defesa da classe tão sofrida de estudantes desse País.
Elvino Michel
Adm Comex -
ederson alves fontes
03/05/2009 16:39olá, estou aderindo a este fórum, pois é injusto o que vem acontecendo acerca do FIES e o proposto pela CEF, uma vez que, se negam a dar descontos até mesmo quando em um esforço herculeo tentamos pagar o débito junto a esta instituição..
estou dentro deste manifesto...me mande o e-mail com o texto que eu assino...
edersonfontes@hotmail.com -
Liege_1
04/05/2009 07:33Tenho imensurável interesse em participar de qualquer movimento coletivo para amenizar tamanho sofrimento que o FIES vem causando a muitas pessoas, estou desempregada a quase um ano e tive que recorrer a ajuda de conhecidos para continuar pagando as parcelas do financiamento, estou formada a pelo menos 2 anos e venho pagando mensalmente, sem atrasos essas parcelas na esperança de que apareça uma proposta mais rápida de quitação para adimplentes, mas estou vendo que meu esforço em manter as parcelas em dia está sendo em vão, INFELIZMENTE!! Li quase todos os comentários desse fórum e percebo que se não fizermos algo COLETIVAMENTE a respeito disso, vamos continuar na mesma, sendo ignorados como se fomos a RALÉ e tratados como CRIMINOSOS pois devemos e não pagamos, lembrando-se que não pagamos por que não temos COMO pagar e sem condições de refinanciar a dívida ou até mesmo quitá-la mas pelo PREÇO JUSTO e não abusivo como são as parcelas a serem pagas do Fies.
Vamos nos unir e juntar nossas forças.....somos capazes de mudar nossa situação!
e-mail: liegeh@gmail.com -
Janaina Aparecida Cazatti
04/05/2009 23:46Olá Pessoal também estou nessa luta com vcs.....
Gostaria de saber sobre esse baixo assinado... se todos nos nos mobilizarmos vamos conseguir reverter essa situação abusiva contra todos nos "beneficiários" do Fies
Me passem por e-mail as informações jcazatti@yahoo.com.br -
Wilaní
08/05/2009 13:13Como faço para participar dessa iniciativa? -
Emanuelle P
08/05/2009 13:51Quero participar também por que eu sei que a maioria das pessoas que fazem parte do fies e por que não tem ou tínha como pagar os estudos e como usamos esse dinheiro e queremos pagar tem que haver uma flexibilidade na forma de pagamento . -
Emanuelle P
08/05/2009 13:53Quero participar também por que eu sei que a maioria dos estudantes que fazem parte do fies e por que não tem ou tínha como pagar os estudos e como usamos esse dinheiro e queremos pagar tem que haver uma flexibilidade na forma de pagamento . -
Marta_1
12/05/2009 17:34Ola Pessoal,
estou empenhada nesta luta, esses juros não é justo , é abusivo não podemos, ficar de braços cruzados, já tentei negociar com CEF, mas eles não dão espaço para negociação, tentei negociar com meu fundo de garantia e não teve jeito. -
Robson_1
13/05/2009 04:35Gostaria de participar tb desse abaixo assinado pois a minha prestação teve um aumento exagerado!!! como faço para manter-me informado a respeito da manifestação? Quando será votado a medida provisória? -
Isabel Cristina S V Boas
14/05/2009 13:41Entre no site www.fiesjusto.com.br -
pepe
19/05/2009 23:49Quer dizer, vcs estudaram de graça praticamente. A CEF cobra juros que variam entre 3,5% e 9% ao ano!!!! e vcs se acham injustiçados? Vcs são burros e não sabem fazer contas, se soubessem não estudariam nestas faculdades boquetas particulares e sairiam desempregados e sem condição de pagar aquilo que é obrigação. Se não estão satisfeitos pagassem a faculdade mês a mês. -
pepe
19/05/2009 23:50E qualquer juiz minimamente sensato vai ver que a Caixa emprestou dinheiro com juros, em alguns casos, menor que a inflação. Tomem vergonha na cara! -
pepe
19/05/2009 23:52Vcs acham que vão ganhar na justiça ainda... ai santa ignorância!!! -
glauconfernandes
26/05/2009 11:11Cara Colega Lucia,
"estou com tigo e não abro" como posso ajudar ?
glauconfernandes@yahoo.com.br -
krisjamara rios
01/06/2009 13:09Olá,
Concordo completamente com a proposta. O fies me causou um transtorno muito grande. Primeiramente, o fies me concedeu o beneficio e eu tive dificuldades em me adequar ao curso de psicologia,então,me transferir para o curso de direito,contudo o fies se recusou a transferir o meu beneficio e fui obrigada a desistir do fies. Em resumo pago minha faculdade de direito no maior sufoco;como não fosse o bastante o fies me enviou o boleto para começar a quitar a divida e no momento não tenho condiçôes de quitá-la. Tenho pago as parcelas trimestrais dos juros.nunca deixei de paga-las,porém não posso começar a pagar o valor do emprestimo. Acredito também que o fies me gerou uma perspectiva e logo em seguida foi frustada por não aceitar fazer a transferência de curso onerando minhas custas com a educação, um direito fundamental de todo cidadão. Eu como parte prejudicada gostaria de uma reparação e acho que estar na hora de nos unirmos em busca de uma solução. Abraços. -
liliane_1
01/06/2009 14:08 -
Adalberto Machado
22/06/2009 17:18To dentro, já fui até acionado pelo SPC e SERASA, engraçado que é débito automatico né? os meses de janeira fevereiro e março pagos só dezembro que não.
Pior paguei antes da data estipulada e mesmo assim fiquei com nome cadastrado.
meu e-mail é
machado_adalberto@hotmail.com
Quem puder me ajudar por favor....!!! -
Rpdan
14/09/2009 19:34Estou na luta também, vamos acabar com esta desonestidade.
Tenho alguns artigos antigos sobre os primeiros financiamentos que foram defasados e acabaram que ninguém pagou nada, estudaram de graça, depois coloco aqui, grande abraço, -
marcio rosa_1
03/11/2009 09:28bom pessoal, entendo a agonia de todos, pois realmente o FIES é um financiamento normal, como qualquer outro financiamento bancário, porém, vem mascarado como sendo "um auxílio do governo" para "ajudar" nos estudos de terceiro grau, coisa que ele (o governo) é responsável e omisso.
Contudo pessoal, não vejo outro caminho a não ser contestar esta "ajuda" judicialmente, porque só assim é que vcs tem alguma chance de ver sua situação melhorada, com afastamento da aplicação da tabela price do contrato, descapitalizando os juros e trazendo ao contrato sua real condição social, de forma justa.
Não quero aqui dizer que ao entrar na justiça sua situação já estará resolvida, pois ainda temos juízes que preferem não entender a ilegalidade do contrato, porém, felizmente o entendimento está mudando, e, por isto mesmo tenho conseguido sucesso nas revisões deste tipo de contrato na Justiça Federal, por isso insisto, vão atrás de seus direitos, contestem, não desistam e quem sabe assim, com o execício de cidadania de todos, não se abram novos entendimentos e a malfadada tabela price não seja definitivamente extinta destes contratos que tem por finalidade custear o ensino que por sua vez é de responsabilidade do governo.
da região de são paulo e barueri, marciorosamarilia@hotmail.com -
carlos mazzaferro
04/11/2009 22:52Como alguns já sabem, sou advogado de Porto Alegre - RS e criei uma nova tese para um amigo, que estava com dificuldades com o Fies. É possível obter a suspensão da cobrança baseados no fato de que o financiamento não está atendendo ao seu fim social
Talvez muitos nem conseguiram concluir o curso superior. Estes podem pedir a ampliação do contrato de financiamento para que seja possibilitada a conclusão do curso.
A liminar obtida em ação visando a suspensão da cobrança foi publicada pelo site Espaço Vital no dia 19/12, podendo ser comprovado em consulta ao site (http://www.espacovital.com.br/), no link arquivo de notícias, selecionando a data (abaixo segue a íntegra da publicação).
Não se trata de ação revisional de juros, que também pode vir a ser ingressada (caso seja a mais apropriada ao caso).
Podem entrar em contato através dos telefones (51) 9121-6705 / (51) 30280468 ou pelo e-mail mazzaferroadv@gmail.com
Atenciosamente,
Carlos Mazzaferro
OAB/RS 54.615
Publicação:
Espaço Vital
Editado em Porto Alegre, 19/12/2008 - Telefone: (51) 32 32 32 32
Diversos - 19.12.2008
Estudante obtém suspensão da cobranças do FIES com base na imprestabilidade do contrato ao seu fim social
Liminar concedida em ação com fundamento na "imprestabilidade do contrato de financiamento estudantil - FIES ao fim social que se destina", determinou a suspensão das cobranças referentes ao financiamento. A decisão favorece o estudante universitário Erik Ricardo Teixeira Nunes.
Ele ingressou com ação judicial requerendo a liminar pelo fato de o contrato firmado impor limites de prazo e valor. Como Erik não tinha condições de cursar todas as cadeiras - porque o FIES arca somente com, no máximo, 70% do valor da mensalidade - esgotou-se o prazo do financiamento sem ter alcançado o valor máximo, fazendo com que o aluno tivesse que trancar o curso.
Durante o trancamento, a Caixa Econômica Federal iniciou as cobranças relativas ao financiamento, o que gerou inclusive incômodo familiar, pois o fiador do contrato é pessoa da família de Erik.
Outros dos fundamentos da ação é que o programa foi criado para "alavancar o progresso por meio da educação, auxiliando na redução das desigualdades sociais". A petição também argumenta que "além de o FIES não satisfazer o seu fim, faz o inverso: cria devedores precoces, que não conseguem concluir a faculdade e têm seus nomes e de seus fiadores inscritos em órgãos protetores de crédito".
Em primeiro grau, a juíza Maria Helena Marques de Castro, da 1ª Vara Federal de Porto Alegre indeferiu o pedido de antecipação de tutela para suspensão da cobrança. Contra a decisão foi interposto agravo de instrumento, no qual foi deferida a liminar pleiteada. No julgamento do mérito, a liminar foi confirmada e o mérito do recurso, provido. O relator foi o juiz convocado Márcio Antônio Rocha.
Na ação que segue tramitando na JF de Porto Alegre, Erik também requer a prorrogação do contrato, a fim de que possa concluir o curso superior de Desenho Industrial/Programação Visual, na Ulbra.
Em nome do estudante atuam os advogados Darcy Consalter e Carlos Augusto Palma Mazzaferro. (Proc. nº 2008.04.00.012192-6 - TRF-4) -
Adalberto Machado
04/11/2009 23:13To dentro dessa...
machado_adalberto@hotmail.com
Vou alem podiamos fazer uma manifestção simutanea no Brasil todo que tal...????
Categorias
- Concursos públicos
- Exame da Ordem
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Advocacia e OAB
- Direito Civil: Parte Geral
- Direito das Obrigações e Contratos
- Direito das Coisas
- Condomínios e incorporações
- Direito de Família
- Direito das Sucessões