1. Leandro_1
    08/02/2008 14:14

Nunca se pressionou tanto para o fim do exame de ordem. Conseguirão acabar com ele...?

Você é a favor ou contra?

Atualmente eu sou a favor e você?
    Mensagem inadequada
  2. josé carnaúba de paiva
    08/02/2008 16:49

A favoooorrrrrr...

Sem maiores comentários.. Com tanta universidade por ai .......

Paiva.,

como diz o dr. Antonio gomes... Fuuuiii...
    Mensagem inadequada
  3. Wanusa Fricks Porto
    08/02/2008 16:57

Eu com certeza sou a favor.É uma das únicas profissões que se termina o curso e não pode execer a devida profissão.
    Mensagem inadequada
  4. Rodrigo Martins
    08/02/2008 17:39

A pressão parte do lado de acadêmicos turistas.

Vai dar desgosto ser advogado se o exame cair. Ademais, o discurso do Gilvam Borges é meramente político, típico de quem quer arrecadar votos.
    Mensagem inadequada
  5. Junior
    08/02/2008 18:42

Olá, fiz a última prova da oab em Pato Branco (sabem, aquela cidade onde perderam os gabaritos das provas da 1 fase), mas mesmo assim sou favorável ao Exame. Sou favorável, também, que fosse feita uma avaliação dos advogados que já conseguiram suas carterinhas da oab e estão atuando. Porém, acredito que isso jamais acontecerá, o que é uma pena.
    Mensagem inadequada
  6. Orlando Oliveira de Souza_1
    08/02/2008 18:57

Leandro,

Qual a sua situação?Bacharel só, já advogado ou ainda estudante?Depois da sua resposta poderia expor a minha opinião, a minha humilde e singela opinião.
    Mensagem inadequada
  7. Leandro_1
    11/02/2008 12:07

Orlando,

Advogado. Espero sua opinião...
    Mensagem inadequada
  8. josé carnaúba de paiva
    11/02/2008 16:23

Sou a favor do exame e não de acabar com ele.

Não me interpretem mal.

Paiva.
    Mensagem inadequada
  9. Patricia Falcao_1
    20/02/2008 08:43

olá! sou pela manutenção da prova. É lógico que merece algumas observações, como por exemplo o excesso de cursinhos preparatórios para o exame da oab é um filão da área e sabemos que os donos dos cursos são geralmente aqueles que fazem a prova ou a corrigem, isso merece mudança para o processo ser sério. Sou a favor da prova não só para a profissão de advogado mas para outras que mexem diretamente com a vida das pessoas , por exemplo, medicina e engenharia. Talvez minimizassem os erros médicos e as atrocidades urbanisticas que vemos por ai. É uma forma de filtrar o mercado já que as faculdades estão viramdo MC's Donalds ( tem uma em cada esquina).
    Mensagem inadequada
  10. Junior
    22/02/2008 08:54 | editado

Olá pessoal,
    Concordo com a Patricia Falcão, no sentido de que o exame devia ser elaborado de maneira mais séria e que os cursinhos se aproveitam bastante com o exame. Concordo, também, que deveria ser imposta alguma espécie de exame aos profissionais da medicina e engenharia.
    Leandro, gostaria de saber qual é a sua opinião...

Abraços!!
    Mensagem inadequada
  11. Rodrigo Martins
    22/02/2008 09:14 | editado

Para com isso... Aproveita o mercado quem tem visão, a incapacidade de uns não pode afetar os outros.

Já existe a reciclagem como a escola da magistratura. (?!?!?!?!?!?)

É a mesma coisa que ter que fazer o processo todo para tirar novamente a habilitação, que isso companheiro?

Acompanhe o movimento, já existe discussão para a obrigatoriedade do exame para outras áreas, como é processo legislativo, demora, é afetado por interesses políticos e econômicos.

Aí se a moda pega vão meter o pau nos cursinhos para tirar CRM? pff...
    Mensagem inadequada
  12. Joao Celso Neto
    22/02/2008 09:19 | editado

Por falar em "habilitação", até motorista tem que fazer exame de tempos em tempos para renovar a CNH....
    Mensagem inadequada
  13. Rodrigo Martins
    22/02/2008 09:22

Mas é reciclagem, tirando o exame de vista.
    Mensagem inadequada
  14. Marcelo Nogueira
    28/02/2008 12:57

Eu concordo com o exame da OAB, sou estudante de direito, levo a sério meu curso, vejo muitos colegas de sala que fazem o que querem. Agora pergunto, imagina todos esses "colegas" atuando como advogado? Se já temos advogados mesmo com OAB que não atuam de forma digna? No mínimo levar um curso dessa amplitude sério é o que temos que fazer, e o exame da orfem nada mais é, uma exclusão aos desinteressados pela área. Respeito a opinião de todos, peço aqui que cada um reflita nisso.

Abraços
    Mensagem inadequada
  15. Djeisson Demichei
    28/02/2008 13:04

Eu sou a favor do exame! Quem estudou durante a faculdade tem condições de ser aprovado. Talvez na primeira não, mas com certeza será aprovado. A exigencia é de 50% de aproveitamento!!!
    Mensagem inadequada
  16. Geraldo Lins Cedro
    28/02/2008 19:25 | editado

Entendo que os formandos que saem da faculdade não adquire a prática necessária para ingressar na profissão, pois só com o tempo o formado é que vai adquirindo os conhecimentos e prática necessária para o ingresso na profissão, isso com muito esforço, pesquisa e estudo. Apesar de haver estudiosos do Direito entenderem que o Exame é inconstitucional.
    Inclusive na semana passada houve um artigo publicado aqui no forum a respeito, ou seja no dia 18/02, pelo professor Felipe Matanher.
    Mensagem inadequada
  17. Junior
    29/02/2008 07:25

Também concordo que 50% não é tããããão dificil de se conseguir...talvez nao se conseiga na primeira vez, como disse o colega...mas é possível conseguir sim....
    Mensagem inadequada
  18. josé carnaúba de paiva
    03/03/2008 10:18

um bom advogado tem que se preocupar em, pelos menos, conseguir vencer mais que 50%, pois, abaixo disso, será praticamente um fracasso e uma carreira abaixo da linha da expectativa profissional penso.

logo, 50% de acertos é um marco que o candidato dever ter em mente para vencê-lo e não alcançá-lo, acho que entre as duas formas de pensar existe uma substancial diferença que levará o futuro advogado ao êxito profissional.

paiva.
    Mensagem inadequada
  19. josé carnaúba de paiva
    03/03/2008 10:21

A advocacia é ciumenta, não aceita concorrência e andar ao lado de outras profissões.

ou é advogado inteiramente ou não é advogado nunca.

é carreira brilhante, cheia de surpresas e está sempre nos lembrando da eterna receita: poupança na cadeira e livro na cara!

paiva.
    Mensagem inadequada
  20. wagner spirandelli junior
    03/03/2008 11:16

Concordo e discordo ao mesmo tempo.

Me formei no fim deste ano de 2007 e prestei agora em janeiro meu primeiro exame de ordem e não passei. Desta forma penso que este exame não é muito dificil de se passar, mas sim piscicologicamente ele foca dificil, para muitos o simples fato de encarar está responsabilidade logo que sai da faculdade se torna complicado, e a cada concurso deste exame prestado e não obtendo sucesso acaba frustrando o bacharel em direito o que o leva a questionar a validade do exame.

Por outro lado acho que o exame é necessário em alguns aspectos. Mas também isso pode ser relativo se pensarmos bem. Como alguns colegas acima abordaram o exame seleciona os bons advogados. Que equívoco, já vi muitos advogados péssimos e que passaram no seu primeiro exame e tudo mais e são péssimos advogados. E outros que passaram no sétimo exame e que hoje são otimos advogados, otimos profissionais.

O exame não tem está finalidade, não diz quem é melhor e tal. Acho que o proprio trabalho do profissional o qualifica e atrai seus clientes, o proprio advogado define seu mercado.

Podem se formar 10 mil advogados por ano no Brasil, mas os melhores, independente de exame de ordem, serão acolhidos no mercado profissional de trabalho.

Por isso o exame de ordem é muito questionavel. Muitos otimos futuros advogados com certeza estão ali ainda penando por causa deste exame.

Acho que se deveria analisar este assunto.

Sou contra o exame.
    Mensagem inadequada
  21. Renato Assis
    03/03/2008 11:38 | editado

sou a favor da manutenção da prova.

sem ofensa aos colegas, mas a maioria das pessoas que vejo reclamar, são "estudantes vagabundos", se é que vcs me entendem. em buteco e matando aula não se aprende nada.

basta estudar durante o curso, nem precisa de cursinho. só 3 pessoas na minha turma não passaram.
    Mensagem inadequada
  22. jorge fernando nunes da motta_1
    03/03/2008 14:28

Olha só...
    Sou Bacharel e aprovado no Exame de Ordem, mas, pensam que isso basta? Nãããããão!
    Após requerer minha inscrição definitiva (mais conhecida como carteirinha) descobri que geralmente são indeferidos os pedidos, pois um recurso custa 2 URH (+ ou - 89,00).
    O "emérito apreciador" do meu requerimento entende que eu, por trabalhar no serviço público municipal, tenho competência para lançar, cobrar e fiscalizar tributos e contribuições parafiscais e me tascou uma INCOMPATIBILIDADE prevista no art. 28, VII, do Estatuto da Advocacia, quando na verdade eu tenho smente o IMPEDIMENTO de advogar contra a receita que me remunera!
    Claro que vou obter meu egistro, mas, vai me custar 89 pilas e um trabalhinho a mais...
    Que país é esse?
    Mensagem inadequada
  23. jorge fernando nunes da motta_1
    03/03/2008 14:32

Quanto ao Exame de Ordem, penso que deveria ser, a partir de que foi instituído, em 1997, obrigatório a TODOS OS ADVOGADOS EM ATIVIDADE e não apenas aos recém formados...
    Sei lá... mas, é uma idéia!
    Já fiz esse desafio a alguns advogados que conheço e NENHUM topou fazer o exame nem de brincadeira!
    Sinal dos tempos!
    Mensagem inadequada
  24. Renato Assis
    04/03/2008 07:24

jorge,

concordo!

att

Renato Assis
    Mensagem inadequada
  25. Oliveira
    18/03/2008 15:01

Caro Jorge Ferando Nunes Motta_1, se estiver lutando contra a OAB para ser declarada a inconstitucionalidade do Art. 28, VII, em face do art. 5º, XIII da CF (o Estatuto proibiu além do que a CF permite, não é tempo integral, etc. etc.), estou contigo. Mande um e-mail para por1234ou5@yahoo.com.br e vamos discutir o caso. Parece que as autoridades têm medo de lutar contra a OAB. Será que você conseguirá pelo menos o julgamento de seu recurso? Não acredito que vão lhe dar nem a negativa, quanto mais a positiva.
    Mensagem inadequada
  26. Evellyn
    18/03/2008 15:27

Caro Leandro,

O problema não é a existencia do Exame e sim a complexidade exigida pela OAB para a resolução deste.
    Se a OAB não quer advogado ruins, então cobre do MEC que irá cobrar das faculdades.
    Existem no mercado muitos advogados ruins, mas tb existem bacharéis com uma capacidade incrivel que na hora da prova se preocupam tanto em passar, ou não, que acabam reprovados!!!!

Como isso não vai acontecer, o pessoal tem que pagar faculdade, cursinho e o que puder beneficiar pq ser só Bacharel não dá!!!
    Mensagem inadequada
  27. Vanderley Muniz - advocaciamuniz@yahoo.com.br
    18/03/2008 16:39

O problema não é a existencia do Exame e sim a complexidade exigida pela OAB para a resolução deste.

estudar a fundo é a solução, não se cola grau nos "pingôes" de sexta-feira nem na praçã de alimentação da faculdade, nem no orkut, msn e sites de bate-papo.
    Mensagem inadequada
  28. Paulo Everton Ferraz de Sá (PEFS)
    19/03/2008 21:40

Sou a favor do exame da OAB. É necessária a exigência de conhecimentos mínimos em matéria jurídica daqueles que almejam exercer a advocacia, sob pena de ridicularização (AINDA MAIOR) da profissão. Já está mais do que provado que o vestibular e a faculdade não têm conseguido separar o joio do trigo.
    Mensagem inadequada
  29. ronald mac dolw fontes da silva
    20/03/2008 05:27

Amigos, a próva da ordem não capacita ninguem. engraçado como muitos advogados, ou porque não dizer adevogados , são a favor da próva da ordem. Certamente estes autos didatas do Direito tambem não seriam aprovados na próva da ordem. Então, não é engraçado? porque a OAB não faz uma aferição de conhecimentos dos adeeeevogados que não fizeram a próva e sabem tudo do Direito.

SEJAM HUMILDES, E SE NÃO PODEM AJUDAR ENTÃO QUE NÃO ATRAPALHEM!
    Mensagem inadequada
  30. ronald mac dolw fontes da silva
    20/03/2008 05:39

Amigo sou totalmte contra o exame da ordem. se voce quer ficar por dentro dos acontecimentos sobre a ilegalidade do exame visite e participe: do movimento nacional dos bacharis em direito. mnbd-rj.blogsport.com

abraços!

Ronald
    Mensagem inadequada
  31. ronald mac dolw fontes da silva
    20/03/2008 05:40

Amigos sou totalmte contra o exame da ordem. se voce quer ficar por dentro dos acontecimentos sobre a ilegalidade do exame visite e participe: do movimento nacional dos bacharis em direito. mnbd-rj.blogsport.com

abraços!

Ronald
    Mensagem inadequada
  32. ronald mac dolw fontes da silva
    20/03/2008 05:41

Amigo sou totalmte contra o exame da ordem. se voce quer ficar por dentro dos acontecimentos sobre a ilegalidade do exame visite e participe: do movimento nacional dos bacharis em direito. mnbd-rj.blogsport.com

abraços!

Ronald
    Mensagem inadequada
  33. ronald mac dolw fontes da silva
    20/03/2008 05:41

abraços!

Ronald
    Mensagem inadequada
  34. ronald mac dolw fontes da silva
    20/03/2008 05:42

abraços!

Ronald
    Mensagem inadequada
  35. ronald mac dolw fontes da silva
    20/03/2008 05:52

Se você e médico, engenheiro e outros, junte-se a nós nesta luta contra o exame da ordem, amanhã você poderá ser a vítima dos próprios cursinhos montados pelos próprios elaboradores e outros que hoje são a favor da próva da ordem. Seja solidário hoje para que você não seja o otário de amanhâ, com um diploma na mão sem poder trabalhar, pois bacharel não é profissão. Pense nisso!

Visite e participe: mndb-rj.Blogspot.Com
    Mensagem inadequada
  36. Regnoberto Gomes de Sales
    23/03/2008 13:30

Sou totalmente a favor do Exame, não só para os bacharéis em Direito, quanto para as demais profissões como Médico, Engenheiro, Contador, Enfermeiro, etc. A simples atuação da "mão invisível" do mercado não é suficiente para selecionar aqueles que estão aptos a exercer uma profissão.
    Vejam as denúncias de vendas de diploma que assolaram a mídia durante este mês de março.
    O problema do grande número de faculdades no país deve ser combatido de todas as formas, mas não podemos negar que o Brasil tem uma grande dívida para com seus filhos: A graduação em alguma área escolhida.
    Porém, o fato de ter um diploma não dá o direito de exercer alguma profissão e, os requisitos mínimos devem ser impostos pelas OAB's, CRC's, CRM's, etc. Mas não é só. Além de barrar aqueles iniciantes, também deve ser feita avaliação da atuação daqueles que já possuem o registro, seja pela ética, quanto pela técnica.
    Somos a única profissão que está condicionada a um exame, e isto é mérito. Representamos o que há de mais nobre na sociedade: A consciência de que a justiça e a democracia são bandeiras que ainda tremulam graças a atuação dos operadores do direito. Por isso devemos lutar para que todas as demais carreiras também tenham um exame. Todos somos cientes de que, dos jovens médicos recém formados, por mais que tenham estudado na sua faculdade de medicina, nem todos são capazes de exercer a sua profissão logo de início, devendo se reciclarem e para obter uma boa carga de prática da medicina, para só então, poder atuar no mercado. E isso acontece com qualquer profissão.
    Por tudo isso, sou a favor de que cada brasileiro tenha acesso ao diploma de nível superior, mas exercer a profissão dele decorrente, isso é para poucos, ou seja, aqueles que possuem o mínimo de conhecimento ético, teórico e prático necessário para tanto.
    Obtive a graduação no final de 2006 e, naquele momento, não me julgava apto a prestar o exame. Então busquei preparação e, agora no início de 2008 prestei o exame cujo resultado ainda não sei, mas tenho a certeza de que, se não fui aprovado, buscarei mais conhecimento para conseguir a aprovação.
    Mensagem inadequada
  37. ari antonio domingues
    14/04/2008 08:59

Sou contrário a existência do EXAME DA OAB!! Ele não avalia nada!!!
    Mensagem inadequada
  38. ari antonio domingues
    14/04/2008 09:00

Continue estudando!!!
    Mensagem inadequada
  39. Janaína S.R.
    14/04/2008 10:14 | editado

Sou totalmente a favor, digo isso com um pouco de egoísmo porque já passei, mas vi que não é tão difícil, pelo menos para quem sabe... imagina se não tivesse a prova, só na minha cidade teriam 300 novos advogados por ano, e com o exame essa média não passa de 20!
    PS: não precisei gastar com cursinho, não colei, o que valeu foram ótimas aulas numa excelente universidade.
    Mensagem inadequada
  40. Robson s.
    14/04/2008 10:22

Acredito que se vc estudar mais um pouco vai conseguir passar...
    Agora, se vc era daqueles alunos que viviam no "boteco" e jogando sinuca no horário das aulas, quem sabe vc pedindo para alguém lá do balcão do boteco fazer a prova por você para passar e lhe dar a carteirinha!!!
    Mensagem inadequada
  41. Joao Celso Neto
    14/04/2008 11:26

Os médicos já estão sendo obrigados a fazer algo semelhante ao exame de ordem, pois precisam fazer residência médica após se formarem. Algumas especialidades exigem exames periódiicos para provarem a atualização.

Os advogados deveriam também, além do exame de ordem (que avalia os conhecimentos mínimos indispensáveis para exercer a profissão na época em que foi realizado), prestar "exames de ordem de atualização" de tempos em tempos, pois a legislação processual e substantiva muda muito em nosso país.
    Mensagem inadequada
  42. Carlos
    14/04/2008 11:28

Sou TOTALMENTE a favor do Exame da Ordem.

Os clientes agradecem!!!

Abs.
    Mensagem inadequada
  43. Reb_T
    14/04/2008 12:08

Pela manutenção da prova.
    Concordo com o exame da OAB, e temos que ter em vista que sua função não é capacitar o advogado, quem tem que fazer isso é a universidade, o exame somente "seleciona" os profissionais. Acho ainda, que o exame deve ser estendido à outras profissões, médicos, engenheiros...
    E concordo plenamente com o Wagner, o exame está muito “mistificado” seria essa a palavra?
    Fiz o exame no ano passado, e, por sorte passei, mas gostaria de deixar meu depoimento: foi terrível, eu suei frio durante as 5h da prova, é muita pressão... Acho que grande parte da dificuldade de se passar está ai. Até porque, 50% da prova não é um absurdo. Na universidade exigência é maior, então...
    Acredito que a prova deve continuar, mas deve ser revisada, como foi dito, os cursinhos fazem a festa!
    Mensagem inadequada
  44. FABIO APARECIDO NUNES LOPES
    25/04/2008 12:58

Sou a favor do exame de ordem sim, embora não advogue atualmente, fiz o exame e recebi o certificada da OAB. É uma forma de se moralizar a profissão, exigindo dos profissionais um conhecimento mínimo sobre o Direito.
    O crescente número de instituições de ensino preocupadas apenas com o fator econômico força a OAB a tomar algumas medidas, entre as quais "peneirar" os bacharéis recém-formados e sem compromisso com a profissão e a própria instituição (OAB).
    Mensagem inadequada
  45. Orlando Oliveira de Souza_1
    03/05/2008 07:38

Leandro,

Você ainda quer a minha resposta??Conte alhures os votos à permanência do exame; desconte as duplicidades postadas do Ronaldo...
    Mensagem inadequada
  46. Richard Poli Soares
    04/05/2008 17:53

Muito simplista essa intenção: ao invés de melhorar, aumentar o nível dos cursos de Direito que proliferam no país, mais fácil eliminar o instrumento que atesta a mediocridade de grande parte dessas faculdades.
    Mensagem inadequada
  47. Marilda Raggasine
    04/05/2008 19:10

Capacidade academica conquista através de anos de aprendizagem e não através de teste que muitas vezes há dúvida. Sendo certo que existem atualmente no mercado de trabalho alguns profissionais que mal sabem o que fazem
    Mensagem inadequada
  48. paulo fernandes alves
    04/05/2008 19:54

pois é. mas deveria ser diferente ou seja com boas escolas.
    ouvi uma entrevista de uma Juiza no Rio de Janeiro dizendo que o maior problemas que os Juizes tem é de que muitos Advogados não sabem se expressar nas petições.
    agora se são necessários 10 anos de aprendizagem prática,segundo me informou uma Advogada, coitado dos clientes não? verdadeiras cobaias.
    penso que o exame da OAB, deve ser mantido e as questões bem mais refinadas. se não passar vai trabalhando como Advogado assistente.
    um Advogado recém formado, já quer cobrar honorários conforme tabela da OAB,mais sucumbência, não acho justo e nem mericido, pois ele está em aprendizado não é?com todo respeito aos Advogados/as
    Mensagem inadequada
  49. Pedro Feu Rosa
    05/05/2008 03:09

Senhores,

cheguei por agora neste fórum então, por favor, me perdoem se não li o texto de todos, caso esteja repetindo a idéia de alguém.

Pelo que li existe uma séria revolta quanto ao Exame de Ordem e uma outra pela manutenção do mesmo.

Bem, não pretendo aprofundar os dizeres, mesmo porquê os senhores serão mais do que capazes de fazê-lo por si só.

Eis o ponto sobre o qual vim escrever, os senhores observaram em todos os textos aqui publicados e em todas as provas da OAB ao longo dos anos QUE AS PROVAS SÃO REALIZADAS INDEPENDENTEMENTE PELAS SECCIONAIS (exceção ocorreu em alguns estados que se "conveniaram") ???

Lembram do princípio da isonomia, aqui levantado várias vezes em prol e contra o exame ?? pois bem ... me respondam os prós e os contras:

-SENDO A OAB NACIONAL, SENDO O ESTATUTO UMA LEI APLICÁVEL A TODOS OS BRASILEIROS, SENDO QUE TODOS OS BACHARÉIS SÃO BRASILEIROS NATOS OU NATURALIZADOS (OU QUE MESMO "ESTRANGEIRO" TENHA DIPLOMA DE FACULDADE NACIONAL), ME EXPLIQUEM O MOTIVO LEGAL PARA QUE SEJAM TRATADOS DESIGUALMENTE ENTRE SI NA FORMA E TEMPO DE APLICAÇÃO DAS PROVAS DO EXAME DE ORDEM DA OAB ???

- PROVIMENTO INTERNO ??? este não, como bem sabemos, não poderia se sobrepor a nenhuma Lei que dira à Constituição, pois só o poderia se autorizado pela Lei, o que não o foi, pois a Lei diz:
    § 1º O Exame da Ordem é regulamentado em provimento do Conselho Federal da OAB.

CONSELHO FEDERAL para que seja igual para os iguais.

Sendo mais claro: sou capixaba ( e já Advogado) e tão brasileiro quanto o paulista ou o amazonense ou o gaúcho ... qual a razão para provas em tempo e modos diferentes para uma mesma profissão de licenciamento nacional ??

Que me recorde o Estatuto ( a Lei ) não faz menção a autorização para que as provas sejam feitas de forma e tempo diferentes entre as seccionais, entre os brasileiros bacharéis em direito, mesmo porquê isto seria uma descarada falta de isonomia.

Enfim, que se faça o exame de ordem, mas que se faça com respeito ao Direito Constitucional Brasileiro e o basilar princípio da igualdade entre os iguais.

Querem fazer o exame ? que o façam IGUAL E AO MESMO TEMPO PARA TODOS OS BRASILEIROS !!

Verifiquem o histórico de todos os exames de ordem desde a promulgação do Estatuto, em todos os Estados ... vão encontrar Seccional que ficou mais de ANO sem cumprir a Lei e ofertar o exame de ordem.

Ao fim do estudo, acredito que todos estarão aptos a responder se os iguais estão sendo (ou foram) tratados igualmente na aplicação da Lei que autoriza os Exames de Ordem.

sds.
    Mensagem inadequada
  50. ORLANDO OLIVEIRA DE SOUZA
    05/05/2008 06:05

Alguém alhures informou que o Advogado recém formado não deveria cobrar honorários de acordo com a tabela da OAB.Então a atividade prática, o estágio, as matérias práticas dadas em sala de aula, as audiências obrigatórias nos tribunais, as horas RAC, cursos complementares, a aprovação acadêmica e por fim o êxito no exame de ordem vão para "águas abaixo"???
    Mensagem inadequada

A participação no Fórum é livre e grátis.
Para publicar suas perguntas e respostas, é necessário fazer um rápido cadastro.