TEORIA TRIDIMENSIONAL DO DIREITO É PRETENSÃO PARA UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE DIREITO?
8 comentários
-
LILIAN LIMA DE ALMEIDA
02/03/2008 17:30FICO APREENSIVA EM FAZER MINHA MONOGRAFIA NESSA AREA APESAR DE SER APAIXONADA, POIS OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO SÃO GERALMENTE DE ASPECTOS PRÁTICOS ATUAIS E POLÊMICOS. O QUE NÃO ME AGRADA, POIS PREFIRO ANALISAR AS BASES ONDE SE FUNDAMENTA A CIÊNCIA E QUEM SABE SE NÃO FOR PRETENSÃO APLICAR COMO PREMISSA MAIOR NA MINHA PESQUISA A TEORIA TRIDIMENSIONAL DO DIREITO. GOSTARIA DE OPINIÕE DE PESSOAS EXPERIENTES E QUE SE IDENTIFIQUEM COM A ÁREA. -
Maria Joselúcia Mena Barreto de Carvalho
02/03/2008 17:46Não vejo nenhum empecilho em fazer sua monografia com o tema da trilogia do direito, no entanto, deve apenas ser mais específica com relação a esse assunto, pois a monografia deve ser pontual, tendo um objeto, o qual será o foco principal da sua abordagem. Procure pesquisar sobre alguns temas sugeridos nessa área da filosofia do direito, acabará encontrando algum que lhe agrade. -
LILIAN LIMA DE ALMEIDA
02/03/2008 18:16Minha Cara
Maria Lucia
muito obigada pela sua atenção, eu estou pensando em fazer um tema nesse sentido: partindo da premissa maior da trilogia do Direito colocando em aspectos práticos, o Fato como sendo o Capitalismo,que tal regime deve ser acompanhado de politicas públicas, pois é necessário a integração social para eficácia de um Estado Democrático de Direito, tornando eficaz os objetivos e fundamentos contitucionais, promovendo também a pacificação socia. -
Joao Celso Neto
03/03/2008 18:04Dos poucos que entenderam aquela teoria, um (o autor, Miguel Reale) morreu. Acho desafiador em excesso (para meu caminhãozinho) o tema. -
LILIAN LIMA DE ALMEIDA
07/12/2008 22:39Para encerrar esta conversa, devo dizer que fiz a minha mono e tirei a nota máxima.
O tema foi sobre a função social dos contratos. -
Joaquim Caetano de Almeida
21/12/2008 00:19 | editadoPrezada formanda, ou já formada, o tema de sua monografia é deveras instigante, somente quem tem uma base filosófica é quem pode adentrar nesta vereda espistemológica do direito. O tema vem a calhar com a necessidade dos alunos de direito em aprender a ser mais críticos e saber analisar a realidade social, econômica e jurídica em que vivemos. O memorável jurista Miguel Reale, para quem entendeu a sua percuciente Teoria Tridimensional do Direito, foi um dos grandes jusfilósofos do mundo ocidental. O problema é que muitos não gostam de pensar, de refletir ou "de matutar" (como diz o caipira lá das barrancas dos rios) sobre o mundo em que vive, mas receber as coisas ou fatos como são, sem saber como e quando averiguar a suas origens, verdades, sua causas e efeitos. Vá em frente, faça a sua monografia. -
nowa
08/01/2009 19:07 | editadoEstimada Lílian
Antes de mais nada,meus parabéns...realmente, o tema de sua monografia demonstra que teremos muito em breve,uma advogada brilhante.
Boa sorte
LU -
nowa
08/01/2009 19:15Estimada Lilian
Espero um dia ter a oportunidade de poder ler a sua monografia,será com toda certeza um grande prazer.
Boa sorte
LU
Categorias
- Concursos públicos
- Exame da Ordem
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Advocacia e OAB
- Direito Civil: Parte Geral
- Direito das Obrigações e Contratos
- Direito das Coisas
- Condomínios e incorporações