1. LILIAN LIMA DE ALMEIDA
    02/03/2008 17:30

FICO APREENSIVA EM FAZER MINHA MONOGRAFIA NESSA AREA APESAR DE SER APAIXONADA, POIS OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO SÃO GERALMENTE DE ASPECTOS PRÁTICOS ATUAIS E POLÊMICOS. O QUE NÃO ME AGRADA, POIS PREFIRO ANALISAR AS BASES ONDE SE FUNDAMENTA A CIÊNCIA E QUEM SABE SE NÃO FOR PRETENSÃO APLICAR COMO PREMISSA MAIOR NA MINHA PESQUISA A TEORIA TRIDIMENSIONAL DO DIREITO. GOSTARIA DE OPINIÕE DE PESSOAS EXPERIENTES E QUE SE IDENTIFIQUEM COM A ÁREA.
    Mensagem inadequada
  2. Maria Joselúcia Mena Barreto de Carvalho
    02/03/2008 17:46

Não vejo nenhum empecilho em fazer sua monografia com o tema da trilogia do direito, no entanto, deve apenas ser mais específica com relação a esse assunto, pois a monografia deve ser pontual, tendo um objeto, o qual será o foco principal da sua abordagem. Procure pesquisar sobre alguns temas sugeridos nessa área da filosofia do direito, acabará encontrando algum que lhe agrade.
    Mensagem inadequada
  3. LILIAN LIMA DE ALMEIDA
    02/03/2008 18:16

Minha Cara

Maria Lucia
    muito obigada pela sua atenção, eu estou pensando em fazer um tema nesse sentido: partindo da premissa maior da trilogia do Direito colocando em aspectos práticos, o Fato como sendo o Capitalismo,que tal regime deve ser acompanhado de politicas públicas, pois é necessário a integração social para eficácia de um Estado Democrático de Direito, tornando eficaz os objetivos e fundamentos contitucionais, promovendo também a pacificação socia.
    Mensagem inadequada
  4. Joao Celso Neto
    03/03/2008 18:04

Dos poucos que entenderam aquela teoria, um (o autor, Miguel Reale) morreu. Acho desafiador em excesso (para meu caminhãozinho) o tema.
    Mensagem inadequada
  5. LILIAN LIMA DE ALMEIDA
    07/12/2008 22:39

Para encerrar esta conversa, devo dizer que fiz a minha mono e tirei a nota máxima.
    O tema foi sobre a função social dos contratos.
    Mensagem inadequada
  6. Joaquim Caetano de Almeida
    21/12/2008 00:19 | editado

Prezada formanda, ou já formada, o tema de sua monografia é deveras instigante, somente quem tem uma base filosófica é quem pode adentrar nesta vereda espistemológica do direito. O tema vem a calhar com a necessidade dos alunos de direito em aprender a ser mais críticos e saber analisar a realidade social, econômica e jurídica em que vivemos. O memorável jurista Miguel Reale, para quem entendeu a sua percuciente Teoria Tridimensional do Direito, foi um dos grandes jusfilósofos do mundo ocidental. O problema é que muitos não gostam de pensar, de refletir ou "de matutar" (como diz o caipira lá das barrancas dos rios) sobre o mundo em que vive, mas receber as coisas ou fatos como são, sem saber como e quando averiguar a suas origens, verdades, sua causas e efeitos. Vá em frente, faça a sua monografia.
    Mensagem inadequada
  7. nowa
    08/01/2009 19:07 | editado

Estimada Lílian

Antes de mais nada,meus parabéns...realmente, o tema de sua monografia demonstra que teremos muito em breve,uma advogada brilhante.
    Boa sorte
    LU
    Mensagem inadequada
  8. nowa
    08/01/2009 19:15

Estimada Lilian

Espero um dia ter a oportunidade de poder ler a sua monografia,será com toda certeza um grande prazer.

Boa sorte

LU
    Mensagem inadequada

A participação no Fórum é livre e grátis.
Para publicar suas perguntas e respostas, é necessário fazer um rápido cadastro.