Cheque convertido em letra de câmbio. PODE?
132 comentários - Página 1 de 3
-
Maria Aparecida Felix dos Santos
02/05/2008 16:39 | editadoMAIS UMA [...]
CÍVEL
Comarca/Fórum Fórum de Campinas
Processo Nº 114.01.2007.079504-8
Cartório/Vara 8ª. Vara Cível
Competência Cível
Nº de Ordem/Controle 3285/2007
Requerido P[...]
Despacho Proferido
Autos nº 114.01.2007.079504-8/000000-000 Visto. 1. Analisando-se os autos, mormente a documentação acostada com a inicial, constato a existência dos requisitos exigidos pelo artigo 273 do Código de Processo Civil, razão pela qual deve ser antecipada a tutela. O protesto está comprovado pelos documentos de fls. 21/22. Por outro lado, existe fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação ao autor, que poderá perder o emprego. É necessário também ressaltar que a concessão da tutela antecipada não trará à parte ré efeitos irreversíveis (§ 2o do art. 273 CPC), porque, ao final, se julgada improcedente a ação, os efeitos da sustação do protesto serão restabelecidos.0 Diante do exposto, DEFIRO a antecipação dos efeitos da tutela pretendida, para determinar a suspensão dos efeitos do protesto de título no valor R$ 178,00, realizado pelo 19º Cartório de Notas de Niterói, Rio de Janeiro e a exclusão do nome do autor dos órgãos de proteção ao crédito (SCPC e Serasa), até final desfecho dessa demanda. 2. Cite-se e intime-se a ré, fazendo-se as advertências legais. Int. Campinas, 02 de janeiro de 2008. ALESSANDRA PINHEIRO RODRIGUES D’AQUINO Juíza Substituta -
Isaac de Castro Brito
15/05/2008 12:22 | editadoFui alvo alvo do mesmo crime acima praticado pela mesma empresa "P[...] COMERCIO DE MAQUINAS APARELHOS E EQUIPAMENTOS ELETRICOS ELETRONICOS LTDA. EPP" e gostaria de saber qual os precedimentos que devem ser tomados para a regularizacao do meu nome no serasa e possiveis acoes reparacoes legais.
Isaac Brito -
Luiz Cesar Ferraz
16/05/2008 07:39Tbém tenho uma LC dessa empresa em um cartório de Nitetoi/RJ o que devo fazer? -
Marcelo Augusto da silva_1
26/05/2008 22:02Tambem estou vivendo uma situação parecida em 1998 tive um cheque portestado em SP, quando para minha surpresa este mesmo titulo foi transformada em Letra de Cambio e fui novamente protestado na cidade do Rio de Janeiro - cidade de Irai.
Estive no SERASA e solicitaram a certidao dos protestos para analisarem a inrregularidade pior que nem sei como começcar a resolver este problema que esta impactando minha vida profissional -
rogélio rocha
28/05/2008 13:18boa tarde a todos os participantes,
meu pai também foi vítima desses verdadeiros estelionatários,
estou montando uma ação para cancelamento desses protestos, bem como indenização por danos morais.
caso tenham interesse, entrem em contato
rogelioaltamiro@hotmail.com
tenho escritório em sp, capital
abs
rogélio -
elaine cristina de souza silva
10/06/2008 19:51 | editadoBoa noite, estou sendo alvo de cobrança indevida da empresa
P[...] Com. Maquinas Aparelhos Equipamentos Eletronicos, onde
estou com 3 processos em meu nome, gostaria muito de um auxílio
pois não realizei compra alguma no estabelecimento citado. muito obrigada -
Lívia Braga
12/06/2008 13:42Bem, comigo aconteceu a mesma coisa. Inclusive liguei pro Paulo, para explicar o que houve. Estão protestando um cheque emitido em 05/02/2003 no valor de R$ 7,30 mas me cobrando em cartório de protesto um valor de r$ 145,00. Ou seja, estão tentando cobrar uma divida prescrita e ainda por cima com um valor absurdo. No meu caso não converteram em letra de câmbio, na intimação que recebi do cartório consta espécie como CH, leia-se cheque. Espero que a justiça seja feita, por isso pretendo conseguir a documentação e acionar judicialmente.
Contatos, dúvidas ou sugestões meu email pessoal é
braga.livia@yahoo.com.br -
Lívia Braga
12/06/2008 13:47A quem possa interessar, reproduzo a resposta sobre cheque prescrito divulgada em outro forum:
"Olá,
Não existe dívida eterna. Pelo código civil atual, o período máximo para a cobrança de dívidas judicialmente varia de 3 a 5 anos, no máximo. Depois disso, até a ação monitória fica prescrita.
Meu conselho: se alguém protestar este cheque emitido há 8 anos, vá até um juizado especial cível de sua cidade (caso o valor comporte), e ingresse com uma ação DECLARATÓRIA solicitando a nulidade de tal título com base nos prazos prescricionais do código civil. Apresente o documento de protesto comprovando a data do cheque e solicite a tutela antecipada para que o juiz emita um ofício para levantar seu nome do cartório de protestos." -
Paulo Roberto Maia
12/06/2008 19:04 | editadoIMPORTANTE!
Vale ainda denunciar tais empresas e suas práticas no:
1) Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro
Av. Marechal Câmara, 370 - Centro - Rio de Janeiro
Tel. 2550-9050
O Ministério Público possui um Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania do Consumidor na Av. Marechal Câmara, 370 - 3° andar
2) Comissão de Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, através do Alô ALERJ. Telefone 0800-220008 ou pelo site: http://www.alerj.rj.gov.br/aloalerj.htm.
3) Departamento de Fiscalização do PROCON/RJ através do telefone 2299-2502. A fiscalização atua no âmbito de direitos coletivos, difusos e individuais homogêneo, sendo efetuada por agentes fiscais, oficialmente designados, vinculados aos respectivos órgãos de proteção e defesa do consumidor, devidamente credenciados mediante cédula de identificação fiscal.
No Estado do Rio de Janeiro a fiscalização das relações de consumo, de que trata a lei 8078/90, é realizada pelo Departamento de Fiscalização do PROCON/RJ, órgão pertencente à Secretaria de Estado da Casa Civil – Governo do Estado do Rio de Janeiro. A fiscalização tem atuado em vários setores, tais como, bancos, postos de gasolina, supermercados, hotéis, motéis, farmácias, lojas, boates, bares, restaurantes, casas de show, padarias, escolas e etc., ou seja, qualquer estabelecimento que tem relação de consumo é passível de ser visitado pela equipe de fiscalização.
O Departamento de Fiscalização tem atendido solicitações do Ministério Público, ALERJ e vários outros órgãos, bem como realizado fiscalizações em parceria com esses referidos órgãos, sempre em prol da defesa do consumidor.
Contra os Cartórios de Protesto de Títulos cabe denúncia junto a:
1) Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro
http://www.tj.rj.gov.br/cgj/
2) Corregedoria Nacional de Justiça
http://www.cnj.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=34&Itemid=87
Ressalto que no caso dos cheques prescritos protestados conforme Lei 9.492, de 10 de setembro de 1997, que define a competência, regulamenta os serviços concernentes ao protesto de títulos e outros documentos de dívida. No seu artigo 9º, estatui que "todos os títulos e documentos de dívida protocolizados serão examinados em seus caracteres formais e terão curso se não apresentarem vícios, não cabendo ao Tabelião de Protesto investigar a ocorrência de prescrição ou caducidade.”. Entenda que os cartórios não são responsáveis por esse ato e sim a pessoa ou empresa que protestou este cheque já prescrito.
No caso de Letra de Câmbio, duas irregularidades ocorrem:
a) Não pode ser protestada a letra, sem aceite, na qual o sacador e beneficiário (tomador/favorecido) sejam a mesma pessoa.
b) Os cartórios não são fiéis às informações do protesto quando deixam de informar ao Serasa que tais letras foram protestadas por falta de aceite e não por falta de pagamento. Aos olhos cegos dos órgãos de proteção ao crédito, enxergam os protestos como se fossem por falta de pagamento. Daí a negativação do nome.
Responsabilidade do Serasa, SPC e outros:
1) No caso de cheque ou dívida já prescrita: junte cópias de todos os documentos pessoais e mais a cópia do cheque protestado; e notifique por escrito ao órgão que está constando a negativação, desta forma estarão reparando o erro da inclusão indevida que incluiu o seu nome após a prescrição por decurso de prazo.
2) No caso de letra de câmbio: junte cópias de todos os documentos pessoais e mais as cópias da Certidão de Inteiro Teor, cópia da letra de câmbio; e notifique por escrito ao órgão que está constando a negativação, desta forma estarão reparando o erro da inclusão indevida que incluiu o seu nome quando tais letras foram protestadas por falta de aceite e não conforme consta no sistema cadastral do órgão (por falta de pagamento).
Se em qualquer dos casos sua solicitação for indeferida, inclua também a Serasa como réu em sua ação judicial. -
Paulo Roberto Maia
12/06/2008 19:30 | editadoGalera,
Está tudo ai “mastigadinho”...
Agora é só correr atrás de seus direitos. Ficar parado é que não dá!
Tem gente aqui que até tem preguiça de ler todo o conteúdo do fórum, e fica solicitando respostas que podem buscar através de uma completa leitura do tópico.
Outros passam por aqui, não se registram no fórum e nem deixam uma mensagem sequer. Participem, poxa! Conte seu caso...
Estamos sendo vítimas de roubo e extorsão. Reaja!
Tem muitas pessoas que preferem não tomar nenhuma atitude, estão envergonhadas, pois a extorsão está sendo realizada em cima de pessoas que emitiram cheques sem fundos, entretanto não é esse o mérito da questão! Essas empresas não estão cobrando dívidas devidas e sim aplicando golpes sujos no mercado. A Lei e o Direito resguardam todos os direitos de credores idôneos receberem suas dívidas de seus devedores, mas a Lei e o Direito também resguardam pessoas de serem cobradas injustamente, é por isso que existe sim prazo de prescrição para dívidas. "O Direito não ampara aquele que dorme", ou seja, para todo direito, existe um prazo para que o cidadão, que se sentir lesado, recorra à justiça para reclamar seus direitos.
Preciso de voluntários no Rio de Janeiro para pessoalmente fazermos uma denúncia para o MP. Quem se habilita?
Tem mais alguém no Rio nesta mesma situação?
Hoje eu fiz contato com Livia Braga que está na mesma situação e que inclusive mora próximo de minha residência. Marcamos de irmos juntos ao Juizado Especial Cível de nossa área de abrangência.
Mais alguém????
Cordiais saudações! -
JCL
18/06/2008 12:43 | editadoPrezados,
Gostaria de avisar a todos que estão tendo estes problemas de emissão de LC no Rio de Janeiro, bem como, cheques prescritos protestados em SP,que o SERASA ja tem a lista dos nomes das empresas PICARETAS que promovem este tipo de falcatrua.
A P[...], a A[...], R[...] HOLDINS e etc ja estão sob investigação. É uma pena que a morosidade da justiça, esteja ainda dando lacunas e tempo para estas empresas ainda se beneficiarem de pessoas má informadas, e que na URGÊNCIA, procuram este e pagam estes titulos fraudulentos.
O SERASA pede que escrevam uma carta de próprio punho, dando seus dados pessoais, os dados do protesto indevidos, certidão positiva do cartório, e no texto desta carta, explicando o motivo da solicitação do cancelamento do apontamento no CPF.
Para dar baixa nos cartórios, infelizmente, ainda temos que usar o Juízado Especial Cível para a baixa do protesto.
No SERASA, a baixa acontece em até 10 dias corridos.
Mas, vamos torcer para q e ajustiça Expeça um mandado de segurança a todos os cartórios, para que os protestos com titulos em sua data da emissão de 5 anos, sejam todos cancelados.
O SERASA esta fazendo a sua parte.....isso é respeito ao consumidor.
Abraços
Jose Carlos Lira -
Paulo Roberto Maia
18/06/2008 13:27 | editadoJose Carlos Lira,
"Vamos torcer para que a justiça expeça um Mandado de Segurança a todos os cartórios, para que os protestos com titulos em sua data da emissão de 5 anos, sejam todos cancelados."
Torcer, rezar, procurar mãe-de-santo, padre ou pastor não levará a nada!
Procure uma unidade de atendimento do JEC (Juizado Especial Civel) e entre com uma ação indenizatória o mais rápido possível!!!
Mandado de Segurança contra todos os cartórios?
Os cartórios "seguem" a Lei 9.492, de 10 de setembro de 1997, que define a competência, regulamenta os serviços concernentes ao protesto de títulos e outros documentos de dívida.
Mandado de Segurança não tem nada a ver!
Quanto aos cheques, nenhum erro praticou qualquer cartório.
Teriam então que mudar a Lei. Mudar a Lei no momento é impossível, memo assim ainda é mais viável do que apenas torcer...
Quem determina a operacionalidade e as atribuições dos cartórios é Corregedoria Geral de Justiça do estado de domicílio do cartório.
A Corregedoria Geral de Justiça por força de uma determinação poderia ao menos regulamentar que no caso de Letra de Câmbio, o protesto por falta de aceite não ocasionará, o envio do nome do devedor protestado às entidades de proteção ao crédito (Serasa, SCPC e outras). Exatamente da mesma forma como agiu a Corregedoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo.
Forte abraço. -
JCL
20/06/2008 13:37Concordo Paulo Roberto Maia.
Quando citei mandado de segurança,como leigo, quis dizer, alguma intervençãopor parte de algum órgão responsável.
Mudar a lei sei que é dificil, mas aqui em SP, a Corregedoria expediu uma regra aos cartórios, que não mais protestassem titulos vencidos.
Essa regra esta em vigor desde o ano passado.
Se aqui foi feito isso, basta as outras corregedoria terem a mesma boa vontade e dicernimento para faze-lo tbém.
Abraços a todos
José Carlos Lira -
João Francisco Raposo Soares
20/06/2008 20:15Nós da Raposo Soares e Salomé Advogados, escritório de advocacia situado em São Paulo -Capital, recomendamos não pagar em hipótese alguma os abusivos valores cobrados de forma nefasta por essas "empresas".
Procure sempre um advogado de confiança, preferencialmente indicado por algum conhecido seu, para orientá-lo.
Att.
João Francisco Raposo Soares
Telefone: (11) 5082-2710
www.rapososoaresesalome.adv.br
Atendimento Online via Msn Messenger: raposoadv@hotmail.com -
Sandra
24/06/2008 22:35 | editadoOlá pessoal... Estou tbm passando por essa situação, apareceu um protesto em meu nome no valor de R$ 20,00 no 1 cartorio de Pirai-RJ. Liguei lá, e me informaram que se trata de uma LETRA DE CÂMBIO,(A qual nunca recebi, e nem sequer até hj sabia o que era isso), e que a empresa cobradora é a ALRI ORGANIZAÇÃO E COBRANÇA S/C LTDA, que após algumas pesquisas defino como(ESTELIONATÁRIA). O telefone deles são 11-3242-7268 /3242.4764/3101-1890, liguei lá e me disseram que tenho que esperar 5 dias ÚTEIS...para que eles entrem em contato comigo para me dizer do que se trata.
Após as instruções do Paulo Maia aqui no fórum, liguei no cartório de PIRAI-RJ, (24-2431-1561), solicitei a certidão, recolhi no banco o valor solicitado por eles, e estou aguardando me enviarem por correio. Msss quando solicitei a cópia do titulo... ele disse primeiro que não pode... que só com ordem judicial... e depois de um pressão (Falei a ele que eu e meu advogado já sabemos do esquema de estelionato, e que estaria indo a delegacia registrar o BO, e que diante da atitude dele, eu tbm iria incluir o nome do cartório no BO, e que seria interessante o responsável pelo cartório me ligar, caso quisesse esclarecer) O responsável me ligou logo em seguida, e disse educadamente que não é que ele não quer, mas que (NÃO TEM MAIS A CÓPIA). Alguém sabe se ele é obrigado a ter essa Cópia? e se é obrigado a me fornecer sem ordem judicial? Se é, como procedo?
Bom... estou aguardando a certidão chegar, para entrar com uma ação, solicitando com tutela antecipada a anulação do Protesto.
Acho melhor fazer a coisa certa, e entregar na mão de advogados. Por que mesmo no meu caso q o valor é pequeno, não vale a pena incentivar o crime.
Obrigado Paulo, pelas informações, são extramamente úteis.
Alguém que tenha algo a acrescentar, ou queria trocar idéias.
sandracrep@hotmail.com -
Paulo Roberto Maia
24/06/2008 23:11Sandra,
Boa noite!
Eu consegui todas as cópias das Letras de Câmbio, que estavam protestadas em meu nome.
Peça uma Certidão Específica ou Especial, nela virá a cópia do Instrumento de Protesto com a cópia do Título protestado (origem do protesto).
Se o Chefe do cartório disse que não tem mais a cópia, então não existe protesto! Como o cartório lhe envia uma intimação se ele não tem o título protestado?
Se ele ainda negar, solicite por escrito, que o cartório não concede o que vc está solicitando em virtude de o Cartório não possuir a cópia do Título (LC) e nem a cópia do Instrumento do Protesto.
Os cartórios são públicos e são obrigados a conceder tudo o que for solicitado!
Diga também que vc irá denunciar eles na:
1) Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro
2) Corregedoria Nacional de Justiça
Abraços. -
Danilo Calhado Rodrigues
25/06/2008 00:06Prezada Sandra,
Tive o mesmo problema e ingressei com ação judicial como a associação Appoc (Associção Paulista de Proteção e Orientação ao Consumidor). Consegui liminar para cancelar o protesto.
"1) Defiro em favor do autor os benefícios da Justiça Gratuita. Anote-se. 2) Estando sendo discutida nesta ação a existência do débito representado pelo título, está convencido o magistrado da presença do fumus boni juris. O perículum in mora está presente uma vez que a manutenção do protesto do título trará inúmeras conseqüências negativas e de difícil reparação ao autor. Ante o exposto, concedo liminar (art. 273, § 7º, do Código de Processo Civil) para sustar os efeitos do protesto, e para determinar a baixa dos dados do autor junto aos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SCPC, quanto aos débitos apontados pela ré, referidos nesta ação." (Processo da 4ª Vara Cível de São Paulo, 2008.160658)
Aliás pedi danos morais, porque o ato é ilegal.
Enfim, consegui resolver o problema.
O telefone da Associação é 11 - 31061427 ou 11 - 31111730 - www.appoc.org.br
Falar com Dr. Thiago, ou Sr. Mauri Dias
Danilo Calhado -
Danilo Calhado Rodrigues
25/06/2008 00:08PREZADA MARIA APARECIDA,
Tive o mesmo problema e ingressei com ação judicial como a associação Appoc (Associção Paulista de Proteção e Orientação ao Consumidor). Consegui liminar para cancelar o protesto.
"1) Defiro em favor do autor os benefícios da Justiça Gratuita. Anote-se. 2) Estando sendo discutida nesta ação a existência do débito representado pelo título, está convencido o magistrado da presença do fumus boni juris. O perículum in mora está presente uma vez que a manutenção do protesto do título trará inúmeras conseqüências negativas e de difícil reparação ao autor. Ante o exposto, concedo liminar (art. 273, § 7º, do Código de Processo Civil) para sustar os efeitos do protesto, e para determinar a baixa dos dados do autor junto aos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SCPC, quanto aos débitos apontados pela ré, referidos nesta ação." (Processo da 4ª Vara Cível de São Paulo, 2008.160658)
Aliás pedi danos morais, porque o ato é ilegal.
Enfim, consegui resolver o problema.
O telefone da Associação é 11 - 31061427 ou 11 - 31111730 - www.appoc.org.br
Falar com Dr. Thiago, ou Sr. Mauri Dias
Danilo Calhado -
Leandro André dos Santos
25/06/2008 13:28 | editadoDanilo Calhado, vi que vc também é advogado..
Vc acha que se denunciarmos tais empresas para o Ministério
Público vai adiantar alguma coisa?
Uma obs-esse site que vc passou acima deve estar errado,
pq naum consegui abrir. -
Paulo Roberto Maia
25/06/2008 14:27 | editadoDesde semana passada venho recebendo com muitas dificuldades as tais cópias dos cheques das tais empresas de cobrança. As dificuldades são muitas, pois os cheques não se concentram em uma associação de empresas apenas. Junto com as cópias me enviam também os valores exorbitantes para que os cheques originais sejam enviados para meu endereço.
Para pagamentos informam sempre contas correntes em nome de diversas pessoas físicas. Disseram-me que com os originais dos cheques em mãos eu poderia solicitar o cancelamento do protesto, só que isso é uma mentira já que o que consta no cartório é uma Letra de Câmbio e para solicitar o cancelamento do protesto é necessário o original do Título protestado (aquele que contém o carimbo do tabelionato no verso). Não sendo possível o título, exigem uma Declaração de Anuência emitida pelo credor.
Conclusão: é tanta desorganização e descontrole do que estão fazendo que efetuar o pagamento do que exigem não é garantia de restabelecimento de seu nome.
Através das cópias, só agora descobri que os meus cheques foram emitidos em 1998 para uma financeira, já extinta (atividades encerradas), que pertencia ao Banco Prosper SA, inscrito no CNPJ sob o nº 33.876.475/0001-03, estabelecido à Praia de Botafogo, 228, 9º andar, Botafogo, CEP 22250-040 - Rio de Janeiro - RJ
Descobri ainda que existe também uma empresa denominada C[...]c[...] Organização e Cobrança S/C Ltda com endereços à Rua Sete de Abril, 103 Conjunto 61 e Rua Marconi, 34, Andar 9, Conjuntos 92 e 93, ambos no Centro da cidade de São Paulo, que até o momento ainda não protestou nenhum cheque prescrito e nem “montou” nenhuma Letra de Câmbio, mas que diz ter em seu poder alguns cheques protestados pela A[...]. Isso me faz crer que essa tal C[...] possa pertencer à associação de empresas picaretas A[...], C[...] e P[...].
[...]
A associação de empresas C[...], A[...], a C[...] e a P[...] são as mais desorganizadas. Já se passaram 30 (trinta) dias que fiz a solicitação das cópias dos cheques e mesmo assim não conseguem encontrar todos os cheques protestados.
Descobri mais um título protestado em meu nome no qual a empresa que protestou não participa, pelo menos não diretamente, da associação de empresas picaretas [...]
Trata-se de outra empresa que trabalha da mesma forma leviana. A empresa é a C[...] Cobrança e Recuperação de Ativos Ltda.
[...]
No escritório da C[...] fui atendido pessoalmente por A[...], que me informou que a origem do débito estampado na letra de câmbio é um cheque (já prescrito) no valor de R$ 181,70 e que conforme atualização monetária mais taxas de cartório e mais despesas referentes à cobrança o valor foi atualizado para R$ 643,54. Eu disse que precisava da cópia do cheque. Ela disse que não tinha em poder o cheque, mas que era pra eu ligar para ela no dia seguinte através dos telefones 2222-1584, 2222-6728 e 2222-1750, que ela ia ver se conseguia a tal cópia.
Nossa! É uma confusão!
Essas empresas picaretas compram os cheques por valores irrisórios ou e/ou fazem um contrato de recuperação de crédito com algumas empresas (comerciais e financeiras) que não manchariam seu nome (razão social) e imagem com procedimentos abusivos de cobrança. Fazem o jogo sujo pelas empresas que receberam tais cheques.
Essas empresas picaretas nem estão comparecendo às audiências de conciliação e julgamento; passado algum tempo, depois de estar "queimada" na justiça abrem outra empresa.
Elas nem contratam advogados para defendê-las. Sabem que se trata de causa perdida, preferem criar outra empresa com outro CNPJ e é justamente por isso, que se torna impossível receber indenização de tais empresas. Tenho acompanhado alguns processos e percebi que muitos estão acionando também a empresa responsável pela guarda do cheque, no meu caso, o Banco Prosper, que, diferentemente, trata-se de uma empresa que tem o nome a zelar e está no mercado a muito tempo, entretanto passou de forma irregular cheques prescritos e com dívidas prescritas para tais empresas picaretas. -
Paulo Roberto Maia
25/06/2008 18:04 | editadoÉ mole?!
Agora não param de me ligar cobrando os depósitos nas Contas Correntes dos "laranjas". Perturbam de todas as formas.
Eu então disse que não irei pagar, visto que o pagamento não é garantia que vou reestabelecer meu nome.
Disse que vou entrar na justiça e então relatei todas as irregularidades e falcatruas; e sabe o que me disseram?
Que eu "usei" eles para obter as cópias dos cheques.
Fala sério!? Eu disse: você acha que eu "usei" vocês, e o que vocês estão fazendo com centenas de pessoas por todo o Brasil?
Vocês estão utilizando artifícios ilíctos para obter de forma chantagista tudo que alegam.
Vocês são picaretas! Merecem cadeia!
Ai bateram o telefone na minha cara.
Justiça, neles!!!
[...] -
Alessandra leite Sobreira
27/06/2008 12:33Devo concordar com o Dr. João Francisco Raposo Soares no que tange ao não pagamento dos valores extorsivos cobrados pelas empresas de cobrança. De forma alguma as pessoas devem ceder à pressão feita por essas empresas e efetuar o pagamento indevido dos títulos cobrados.
Assim como o ilustre colega, aconselho as “vítimas desse golpe” que consultem um advogado de sua confiança no intuito de regularizar a situação.
Sou advogada de uma das vítimas desse golpe aqui no Rio, por esse motivo coloco-me à disposição para qualquer esclarecimento sobre o assunto em questão.
Atenciosamente,
Dra. Alessandra Leite Sobreira
Rua Luis Leopoldo Fernandes Pinheiro, 551, sala 602, Centro, Niterói, RJ.
Tel/fax: (21) 2620-3292
alessandrasobreira@gmail.com -
Danilo Calhado Rodrigues
30/06/2008 02:51Caro Leandro,
Sou advogado em S. Paulo, como você bem observou.
Essa prática absurda, infelizmente, virou rotina. É o novo "Golpe da Letra de Câmbio".
Conheço outras pessoas na mesma situação, inclusive clientes meus.
Quanto à sua sugestão de noticiar a prática fraudulenta ao Ministério Público, é a primeira medida a ser adotada, a fim de que esse órgão indicie os responsáveis para apuração do crime de estelionato.
O cancelamento do protesto, para as vítimas, deve ser pleiteado judicialmente, até mesmo nos juizados especiais, onde não há necessidade de contratação de advogado, nem mesmo pagamento de custas processuais.
O site que passei está correto (www.appoc.org.br). Tente novamente. Não esquecer de colocar a letra "p" 2 vezes e que o domínio é ".org.br".
Att -
Sandra
30/06/2008 19:44Olá Pessoal...
Recebi hoje a ligação do Sr. Luiz, dizendo trabalhar para a ALRI, e que meu débito, referente a letra de cambio de R$ 20,00, ficaria em R$ 190,00, que eu posso depositar para DILMA GARCIA GUERREIRO-ITAU, assim q eu efetuar o depósito, é só enviar um fax do comprovante, que na hora ele coloca no correio, a letra de cambio, e o cheque (que foi convertido). Ai eu envio esses documentos para o cartório no RJ-PIRAI, junto com o comrpovante de depósito de mais R$ 48,64(para o cartório), e depois que chegar lá, mais 48 horas meu nome já está ok.
Que acham???
Me deu o endereço dele tbm em SPaulo, caso eu queira ir pessoalmente lá. Assim é dinheiro prum lado, e documentos pro outro.
Será que vale a pena entrar com um processo? acho que só as custas ficarão mais caras... E justiça no Brasil... complicado.
Alguém já chegou a pagar? Deu certo?
Abraços
Sandra -
Jiuliano Leite da Silva
02/07/2008 10:54Sandra, bom dia.
Já que você citou a justiça brasileira, vou te fazer uma pergunta :
Você acha justo pagar por uma dívida prescrita...para uma empresa fraudulenta que vem extorquindo várias pessoas, em várias regiões do país ?
Vou te fazer outra pergunta :
Você não acha que se você pagar, estará contribuindo para o crescimento dessas tais empresas ?
Então te aconselho a procurar o juizado especial de sua região, você não terá custo nenhum, pois este serviço é gratuito. Qualquer dúvida estou a sua disposição. -
Paulo Roberto Maia
02/07/2008 23:36 | editado[...]
http://www.hojeemdia.com.br/v2/busca/index.php?data_edicao_anterior=2008-06-29 -
Paulo Roberto Maia
02/07/2008 23:37Demorou até demais para a imprensa noticiar este golpe!
Falta agora a matéria ser divulgada em um meio de comunicação mais popular, como a TV, do contrário, muita gente continuará caindo nesse tipo de golpe.
Cordiais saudações. -
Danilo Calhado Rodrigues
04/07/2008 00:34 | editadoA meu ver, tão fraudulentos quanto as empresas fantasmas que protestam os títulos, são os cartórios fluminenses que lavram esses protestos.
Danilo Calhado -
CATIA REIS
10/07/2008 15:14 | editadoCatia Reis
Rio de Janeiro / RJ
Também fui vitima desde golpe, recebi uma carta do escritório Arli, porém já estava com a data vencida para pagamento, entrei em contato com o escritório e fui informada que deveria pagar direto ao Cartório 2º Oficio, o valor do cheque era de R$ 31,50 e paguei o valor de R$ 198,00 por que tive medo de ter meu nome incluso nos cadastros restritivos de crédito, e não obtive meu cheque de volta. -
Sandra
11/07/2008 12:16Juliano, bom dia...
Aqui em minha região, o Juizado não aceita esse tipo de ação.
Bom... eu resolvi encurtar o caminho, paguei 190,00 pela LCambio de 20,00.
Recolhi uma taxa de 48,00 para o cartório do RJ, enviei tudo por AR, e dois dias depois meu nome estava baixado do SERASA.
DETALHE: Enviei uma pessoa pessolamente na ALRI para efetuar o pagamento e pegar, o cheque a letra de cambio e o instrumento de protesto.
OUTRO DETALHE: Acho errado pagar por um cheque prescrito... Ms desculpe, me aos advogados do Fórum.... EU ACHO A JUSTIÇA DO BRASIL INCOERENTE, e não posso ficar esperando um Juiz resolver se vai ou ser favórável a mim. E acho também INCOERENTE, pagar a justiça CUSTAS, que ficam quase o valor da dívida, para DEFENDER direitos que são MEUS.
Mas...parabéns ao trabalho de vcs, pena que nosso Sistema não colabora com o empenho dos Srs.
Abraços a todos.
Sandra. -
JCL
14/07/2008 01:36Sandra,
Respeito e muito a sua posição.
Mas concordo com o Sr. Juliano.
Sua atitude só fez o movimento destes criminosos valer a pena.
Sei e devo imaginar a sua urgência e a necessidade de regularizar tal situação.
Acho eu, que se a nossa justiça esta incoerente em relaçao ao seu caso, e ao de muitos, o que vale é a denuncia de cada um...só assim poderemos obter algum resultado contra esses bandidos.
Vale ressaltar que a ação de cancelamento de protesto, bem como a baixa no SERASA via análise de protesto é feito gratuitamente...
Pena que vc resolveu encher os bolsos deste canalhas ( desculpem o palavreado )..mas tbém acredito estar mais aliviada com tal situação..
Quem dera todos podussem pagar com tranquilidade dividas como essas e resolverem as coisas desta maneira.
Abraços
José carlos Lira -
Paulo Roberto Maia
18/07/2008 22:37 | editadoBoa noite!
Hoje recebi uma ligação telefônica de Nadja Sampaio, editora-assistente da editoria de Economia e responsável pela coluna "Defesa do consumidor" do jornal O GLOBO, que me informou que publicará no próximo domingo, dia 20/07/2008, uma matéria sobre os protestos de cheques prescritos e de letras de câmbio sem aceite.
Ela me adiantou que a forma de resolver tais problemas é perante a justiça mesmo, que contatou diversos órgãos e advogados, chegando a conclusão que o que está ocorrendo com diversos brasileiros é de fato um crime. Ela contatou o Dr. Rodrigo Terra do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e me disse que ele está analisando o caso e que poderá impetrar uma Ação Civil Pública.
Ela também cobrou providências da Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro contra os Cartórios de Protesto de Títulos que informam ao SERASA o protesto de Letras de Câmbio sem aceite. "Não há lei que impeça os cartórios de protestaram Letras de Câmbio sem aceite nem tão pouco de verificar a prescrição de cheques, mas que por força de uma determinação da Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro tal brecha (manobra) poderia ser extinta”, pelo menos no estado do Rio de Janeiro.
Aguardemos a matéria...
Cordiais saudações! -
Paulo Roberto Maia
21/07/2008 00:36 | editado -
Paulo Roberto Maia
21/07/2008 01:38 | editadoConforme prometera a Jornalista Nadja Sampaio, de fato foi publicado em 20/07/2008, no Jornal O Globo em seu caderno de economia, na coluna Defesa do Consumidor.
Leiam a matéria transcrita abaixo:
Título (em caixa alta): Novo golpe na praça: o difícil é se livrar dele
Subtítulo: Consumidor leva susto ao saber que seu nome foi protestado em letras de câmbio de dívidas prescritas
http://www.linearclipping.com.br/fecomerciodf/detalhe_noticia.asp?cd_sistema=7&codnot=437033 -
carla veronica viana matos
21/07/2008 17:45estou sendo feita de refem pela Condor Assessoria que esta me cobrando um cheque no valor de R$ 327,oo que foi emitido em 1998, dei uma queixa no Juizado de Pequenas causas aqui de Salvador e fui informada que o Juiz vai indeferir porque nao pega esse tipo de causa, se não posso contar com a justiça com quem vou contar?? Peço que me ajudem, pq esse cheque esta sendo protestado num cartório da cidade de Pisaí, que fica no Rio de Janeiro (que nem sequer conheço essa cidade) e nem tenho como pedir a certidao, assim fica dificil, por favor, me ajudem, meu nome esta no Serasa por causa disso. -
Paulo Roberto Maia
21/07/2008 19:34 | editadoCarla Veronica Viana Matos,
Você precisa se documentar...
E ter paciência para ler na íntegra o fórum para saber exatamente como proceder. Se você não tiver tempo para se informar, sugiro procurar um advogado.
O nome correto da cidade é Piraí.
Indefirir???
Qual foi o tipo de ação proposta?
Quais os pedidos da ação?
O quê não "pega" esse tipo de causa? Porque não "pega" esse tipo de sausa?
Tenha paciência também em descrever seu problema...
Abraços. -
edson luiz contieri
21/07/2008 21:13Agradeço a todos que deram seus depoimentos aqui. Estou na mesma situação e graças as informações que consegui aqui vou poder tomar as providencias necessarias sem a pressao do desconhecido. abraços. -
Clovis_1
22/07/2008 20:11 | editadoTive o mesmo problema que a maioria aqui ( um cheque de 160,00 protestado no Cartorio de Niterói ).
Vou encurtar a explanação pra tornar mais fácil:
1. Estive PESSOALMENTE em ambas as Empresas ( P[...] e A[...] );
2. P[...] ( Largo 7 de Setembro 52 - Sala 1021 ) = Simplesmente NÃO EXISTE. O que existe é uma sala que serve como guarda de papéis velhos provenientes da A[...], e tem 2 telefones instalados, funcionando, que desviam as chamadas para a A[...].
3. A[...] ( e algumas outras empresas citadas aqui... ) está localizada e funcionando na Praça Carlos Gomes, 190 - Sala 41.
4. Cheguei lá, eles me mostraram um cheque de 23/03/1997 e vieram com a estórinha da "troca" para Letra de Cambio.
5. Sai de lá, imediatamente e fui ao Juizado Especial Civel = Rua Marcial, 115. Só por conta do horário, tive que voltar no dia seguinte.
Observação: O atendimento ( pro meu grande espanto, é EXCELENTE, além de, para os padrões brasileiros, rápido ). Ingressei com o Pedido de Liminar que me foi prometido pra 2 ou 3 dias.
6. A[...] e P[...] já são REVÉIS em TODAS as ações que são movidas naquele Juizo. Nem sequer aparecem pra apresentar defesa.
7. Por indicação e ORIENTAÇÃO dos próprios advogados do Juizado Especial Civel, fui até uma Delegacia ( 1° Distrito da Sé ) e ingressei com uma queixa por ESTELIONATO contra ambas.
Simples.
O caso é de P-O-L-I-C-I-A.
ESTELIONATO: ( Art. 171 do Código Penal )
Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento:
Pena - reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa.
Para aqueles que tiverem uma impressão errada, fui MUITO BEM ATENDIDO tanto no Juizado Especial Civel quanto no Distrito Policial.
Àqueles que quiserem seguir o mesmo procedimento ( que julgo ser o correto ) o nome dos policiais encarregados dessa investigação: Investigadores Sami e Marcos.
De resto, tentar interpretar a "validade" da Letra de Cambio, do protesto, das mumunhas envolvendo a questão, só dá razão à esse bando de VIGARISTAS ( Alri, Premim e cia. ). É nisso que eles se apoiam e operam: desinformação e confusão.
Meu telefone pra contato: (11) 8108.2327
Qualquer um que queira se juntar à queixa no DP será muito bem recebido e atendido, podem ter CERTEZA.
Sem mêdo pessoal. E vamos acabar com (mais esse) bando de 171. -
ANDREIA EHIKO POLVERINI
22/07/2008 23:49Oi tudo bem?
Fui umas da vitimas tbem.... Mas que palhaçada este rio janeiro nao? Ja nao basta os bandidos e ainda fingem que nada acontece? Este e o nosso grandiooso brasilllllllllllll das fraudes claro ne começa da onde ne..........Mas tudo bem? Mas ja que nesse nosso pais vence o mais esperto.. Fui mais esperta, falei e concordei com tudo disse que pagaria o valr que queriam era um cheque sustado motivo 21 de 1996,concordei e disse que poderia madar o motoboy receber, quando chegou la nao estava? Mas esposo pediu os documntos para ver quando estava com documentos disse para o motoboy , espere um pouco que ela foi buscar um policial e vc se entende com ele.... Logico que xingou meu esposo, disse que ele ia se ferrar se nao entrgasse os documentos ,e votaria para matar. Na hora que ele estava chegando meu esposo ja tinha ligado pro inventigador ja estava a caminho e ele com medo foi embora xingando.... Deu 5 minutos um tal de felix do escritorio da alri ligou ameaçando meu esposo querendo falar comigo , pois o cheque e meu....... O erro so foi nao ter pegado a placa da moto pois o investigador do 2 dp chegou 3 minutos depois, mas isso occoreu hoje e ontem ja tinha ido a delagacia fazer um bo e ainda imprimi todos os depoimentos deste site que foram lesados por esses picaretas ele querem que eu devolva o cheque e o intrumneto de protesto, mas vendo este papel aki parece um lixo........ Ate isso do rj e nojento parece papel falsificado? Vamos ver no que vai dar ne.... Mas mao tenham medo pessoal nos somos contribuintes desses...... Sabe ne temos nossos direitos e estamos num pais nojeto e democratico. -
Paulo Roberto Maia
23/07/2008 11:49 | editadoCuidado!
Mesmo que a empresa responsável pela guarda do seu cheque, pelo qual deveria ter total zelo, demonstre que passou seu cheque para terceiros, ocasião na qual foi assinado um contrato de cessão de créditos e direitos totais de títulos vencidos e não pagos entre esta empresa e qualquer uma das empresas picaretas.
Mesmo que digam que se eximem de qualquer responsabilidade sobre os procedimentos efetuados pelas empresas picaretas.
Mesmo que digam que tais empresas picaretas passaram a dispor do seu cheque da maneira que melhor lhe couber.
Mesmo que digam que segundo o contrato assinado entre as partes, que fica a exclusivo critério de qualquer empresa picareta efetuar a negativação junto aos órgãos de proteção ao crédito, dos emitentes dos referidos títulos, em seu próprio nome e a seu exclusivo encargo, responsabilizando-se, ainda, por eventuais ações judiciais decorrentes de tal procedimento, das quais, desde já, isenta totalmente a cedente de qualquer responsabilidade.
Mesmo que digam que não, tal empresa NÃO SE EXIME DA RESPONSABILIDADE CIVIL PELOS ATOS DE TERCEIROS.
Cordiais saudações. -
Paulo Roberto Maia
23/07/2008 12:56 | editadoAmigos de martírio,
Recebi a pouco uma ligação em meu celular às 11h27minhs da empresa P[...], nº (11) 3107-2581. A pessoa que não quis se identificar, disse que não adiantava eu entrar com processo, nem escrever nada sobre o assunto em fóruns na internet e nem tampouco procurar a imprensa, pois meu nome iria continuar negativado junto ao Serasa.
Disse também que eles não eram picaretas e que se existe algum picareta, esse picareta sou eu, já que passei cheques e não quero pagar por eles.
Eu respondi, citando as leis, citando a associação entre P[...], A[...] e C[...], citei ainda que eles indicam contas de terceiros (pessoas físicas) para os pagamentos do que cobram e ia falar muito mais coisa, mas fui interrompido por uma ameaça: - "Se você continuar insistindo, mandaremos uma pessoa em seu endereço para quebrar seus dentes ou fechar sua boca pra sempre".
E agora?
O que faço?
Estou pensando em deletar todas as mensagens que aqui postei e esperar na justiça uma resposta sobre o caso. Pode ser que eles acreditem que eu estou incentivando as pessoas entrarem na justiça contra eles.
Meu intuito era apenas de alertar as pessoas a não caírem neste golpe.
Fiquei meio que com medo. Na verdade não: fiquei de fato foi com muito medo.
Temo pela minha vida... -
edson luiz contieri
23/07/2008 17:12Paulo, não se deixe intimidar por esses picaretas, tente gravar futuras ligações e intimidações que lhe forem feitas e munido disso va a uma delegacia de policia para que as autoridades façam a sua´parte, que é nos defender desse tipo de pessoas, mas o mais importante, o que voce fez foi muito importante para muitas pessoas que, assim como eu, foram lesadas e não tinham a minima noção do que fazer contra esse tipo de gente mal intencionada que se aproveitam da falta de informação da maioria das pessoas para aplicar seus golpes, e assim sendo agradeço a sua coragem e no mais fico a sua disposiçao para lhe ajudar no que puder. -
Carlos Alexandre de Jesus_1
23/07/2008 18:51Usuário banido
Paulo vc esta certo tem que denunciar esses picaretas e se possivel grave a ligação deles e se precisar pode ligar para min vou ter o maior prazer em te ajudar a vc e a quem mais precisar de min pois esses 171 estão acabando com a vida de muitos brasileiros. -
JCL
24/07/2008 01:51 -
Paulo Roberto Maia
24/07/2008 09:58 | editadoDemorei a entrar com uma ação contra as empresas que me prejudicaram, pois sabia que para que o Juiz concedesse a Tutela Antecipada deveria eu estar totalmente bem documentado; e com apenas um dia depois da entrada do processo o Juiz deferiu meu pedido de tutela antecipada.
Depois reporto aqui para vocês, quantos dias de fato demoraram em relação a exclusão de meu nome perante aos Ofícios de Protesto de Títulos e ao Serasa.
Processo No 2008.001.XXXXX-X
TJ/RJ - Primeira instância - Distribuído em 21/07/2008
Comarca da Capital Cartório do Xº Juizado Especial Cível
Tipo de ação: Defesa do consumidor
Rito: Especial
Autor PAULO ROBERTO MAIA
Réu BANCO PROSPER
Réu ALRI ORGANIZAÇÃO E COBRANÇA LTDA
Réu CRAL COBRANÇA E RECUPERAÇÃO DE ATIVOS LTDA
Movimento: 1
Tipo do movimento: Conclusão ao Juiz
Atualizado em: 22/07/2008
Juiz: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Data da conclusão: 22/07/2008
Data de devolução: 22/07/2008
Data do ato: 22/07/2008
Publicar: não
Decisão: Defiro a tutela vindicada, vez que presentes os pressupostos legais para sua concessão, conforme requerido às fls. 03, item 01. Citem-se e intimem-se.
Próxima Audiência: 20/10/2008
Hora da Audiência: 1310
Tipo da Audiência: Conciliação -
Paulo Roberto Maia
24/07/2008 10:21Edson Luiz Contieri e Carlos Alexandre de Jesus
Muito obrigado.
Cordiais saudações.
JCL,
Sim o nº da ligação apareceu no BINA de meu celular.
Cordiais saudações. -
Clovis_1
25/07/2008 11:44 | editadoANDREIA,
Precisamos colocar em contato os policiais ai de onde vc lavrou o bo com os policiais do 1º DP - Sé, já que estou entrando com representação lá contra a Alri.
Precisamos centralizar os nossos esforços pra desmascarar essa quadrilha.
Ameaça é CRIME previsto no Código Penal. E a única forma de nos defendermos é deixar tudo registrado de forma oficial, até como garantia de nossa integridade física. -
Clovis_1
25/07/2008 11:54PAULO,
Repetindo: AMEAÇA é crime previsto no Código Penal ( Art. 147 )
Conforme falamos ao telefone: - A única forma de garantirmos tanto o nosso Direito quanto a nossa integridade física é DENUNCIANDO À POLICIA, e registrando o devido B.O.
Fico aguardando a sua ligação ou contato via email: clovis.cardoso@gmail.com -
Paulo Roberto Maia
25/07/2008 21:45Sr. Clóvis,
Obrigado por toda a atenção e preocupação com minha pessoa, tanto na primeira ligação recebida do Sr, como também na segunda ligação.
Pedido: há possibilidade de você disponibilizar aqui no fórum os dados obtidos sob sua investigação a respeito da Alri, Pêmio e Condor?
Abraços. -
Paulo Roberto Maia
25/07/2008 21:58 | editado
Categorias
- Concursos públicos
- Exame da Ordem
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Advocacia e OAB
- Direito Civil: Parte Geral
- Direito das Obrigações e Contratos
- Direito das Coisas