1. Paulo
    02/03/2009 14:59

temos que tomar uma atitude contra estes protesto do cartorio de São João de Meriti RJ caso alguem tenha uma solução rapida por favor comunique grato
    Mensagem inadequada
  2. helio_1
    24/03/2009 11:42

Meu filho completou 18 anos em setembro janeiro foi chamado para estagiar em uma empresa de telecomunicaçao para seu espanto quando foi abrir conta no banco falaram que havia um protesto em um cartorio em brasilia so nao sei como posso fazer busca cartoral para saber qual empresa o protestou !!!!
    Mensagem inadequada
  3. Celso Ramos
    26/03/2009 22:15

Estou sendo vitima do 5º cartorio tambem,gostaria se alguma pessoa souber como sair desse problema que eu seja comunicado,as autoridades tem que tomar providencias poque são muitas pessoas prejudicadas principalmente porque os titulos protestados serem antigos e não estarem nos estados de origem, o que dificulta qualquer tipo de negociação pessoal
    Mensagem inadequada
  4. JORGE PAVÃO
    27/03/2009 15:01

Ola, infelismente eu também descobri um protesto no 5 cartorio de são joão de miriti, rio de janeiro, e o fato que é sobre um cheque do ano 2000, que pela lei vigente, não poderia mais estar contando em nenhum orgão de consuta de credito, ou seja é ilegal, ja consultei um advogado e o mesmo disse que o protesto é indevido, pediu que eu conseguisse uma certidão, ou um microfilme do cheque para que seja apresentado ao juiz e imdiatamente constatado a informação da data de emissão, emitir solicitação expressa da baixa do protesto feito pela empresa network. Gente eu não consigo entender como uma empresa desta consegue operar, sendo que ta claro a ilegalidade das cobranças, alguem poderia me respondr por favor??
    Mensagem inadequada
  5. JORGE PAVÃO
    27/03/2009 15:10

Ola pessoal, infelismente eu também descobri que tenho um protesto no 5 Cartorio de São João de Miriti, Rio de Janeiro, o fato é que o cheque em questão foi emitido em 2000 e que pela lei vigente, não pode mais figurar, em Orgão de Proteção ao Credito, já consultei um advogado e o mesmo me instruiu para pedir uma Certidão junto ao cartorio, ou o microfilme do cheque para que seja constatado pelo juiz de pequenas causas a data de emissão e imediatemnte constatado a irregularidade emitir solicitação expressa da retirada do protesto, pois segundo ele a cobrança e a manutenção do nome no SERASA após 5 anos é ilegal, conforme determina a Lei do Consumidor, mas alguem poderia me responder como uma empresa como esta Network, continua operando, mesmo lesando varias pessoas??
    Mensagem inadequada
  6. Fernanda lima_1
    01/04/2009 09:51

gente , o que vocês devem fazer eu realmente não sei explicar. minha amiga que ainda trabalha lá disse que a situação está até pior , agora tem protestos oriundos do paraná,minas gerais,amazonas e mato grosso e que um funcionário foi até agredido por um cliente. mas os funcionários não tem culpa. eu cansei de ser chingada quando tarabalhei lá no 5 oficio . mas a culpa não é dos funcionários. o tabeliao, o sr andre gomes netto (tabeliao fantasma) e a mafia que comanda o instituto de protesto é que são os verdadeiros culpados.
    Mensagem inadequada
  7. Cacá
    03/04/2009 13:15

Jean Carlos,

Também sou de Brasília e conheço outras 2 pessoas daqui na mesma situação.
    Vc já resolveu alguma coisa?
    Por favor me escreva: cacabrasilia@gmail.com
    Mensagem inadequada
  8. Erika Christina Silva Ferreira_1
    14/04/2009 16:29

Eu, não me conformo como os cartórios do RJ, estão protestando cheques convertidos em letra de câmbio, e já prescritos, isso que chamo de falha, nos orgãos publicos.
    Mensagem inadequada
  9. Claudia_1
    14/04/2009 18:02

Boa tarde,

Descobri que o meu nome consta no Serasa.
    Mas o protesto é no 5Cartorio de São João de Meriti -RJ
    (21)2696-5931/ 3752-0057/ 2756-0183/ 3707-1545 todos do RJ
    ao perguntar referente a divida informaram que é um cheque no ano de 1997 o valor correspondente é de R$118,00 porém, tem custas e outras coisas a mais, sem contar que ligaram diversas vezes tentando me coagir para que eu pague essa suposta divida que ja precreveu.
    Por favor me ajudem:
    claudia-tavares@ig.com.br
    Mensagem inadequada
  10. MÁRCIA REGINA DF
    14/04/2009 22:26

Alguém de brasilia consegiu alguma informação sobre esse maldito cartorio? Entrem em contato xikoemarcia@hotmail.Com muito obrigada.
    Mensagem inadequada
  11. Leila Dias
    16/04/2009 15:10

Ola Pessoal, alguma novidade sobre o que fazer contra esta máfia do 5º cartório??Vou fazer uma denuncia no MP aqui de Taboão da Serra
    Mensagem inadequada
  12. Fernanda lima_1
    16/04/2009 16:55

Gente , não tenho novidades. a minha amiga que trabalha lá me disse que os funcionários estão proibidos de falar o nome da empresa que protestou (que no caso ou é network, ou é rainbow) e que os cliente sque ligam pra lá são OBRIGADOS a tirar certidão.o movimento de certidões de protestou aumentou incrivelmente . mas se a corregedoria não faz nada , infelizmente deve haver um geito de o que eles estão fazendo ser legal porque não é possivel que se fosse falcatrua que o corregedor ainda não tivesse tomado providencia. alguem já pensou na hipotese de mandar um mail pros jornais ou para o proprio corregedor?
    Mensagem inadequada
  13. rodney firmino da silva
    16/04/2009 20:39

boa tarde

hoje recebi a informaçao que estou sendo protestado no 5° cartorio de sao joao do meriti no estado do rio de janeiro e a empresa que efetuou o protesto é a network.
    tambem sei que passei uns cheques do panamericano a 8 anos atras e em 2006 limpei meu nome sendo assim nada deveria constar,acho que deveriamos entrar com uma açao conjunta e divulgar para a emprensa,vou levantar o telefone da folha de sao paulo as pessoas interessadas entre em contato por e-mail rodboy13@hotmail.com ou pelo tel 11 8218-3756.nos brasileiros temos que nos unir contra essa fraude levando em conta que basta ser do rio de janeiro ja sabemos que nao pode ser uma coisa regular.
    Mensagem inadequada
  14. rodney firmino da silva
    17/04/2009 17:05

boa tarde

entrei em contato na folha e conversei com o reporte vinicius e o mesmo se mostrou muito interessado nessa informaçao do cartorio de meriti e a empresa e nesse caso as péssoas que tiver mais informaçoes me mande para o meu e-mail rodboy13@hotmail.com ou entre em contato no tel 11 8218-3756 precisamos de um numero de pessoas de sao paulo que o barulho vai ser grande que todos sera beneficiados.

obrigado
    Mensagem inadequada
  15. rodney firmino da silva
    17/04/2009 17:10

boa tarde

fernanda nao sei se sera possivel mais gostaria que voce me desse mais informçoes para eu passar para um reporte da folha pois acho isso um cabide de lavar dinheiro e se isso for a publico outras pessoas com certeza iram se preocupar e teremos mais força para acabar com essa facatrua.
    se possivel me mande no meu e-mail rodboy13@hotmail.com se voce puder me passe o seu telefone ,o meu é 011 8218-3756

agradeço desde ja
    Mensagem inadequada
  16. Renato Rosa_1
    17/04/2009 17:54

Caros amigos,

Estou com mesmo problema, fui protestado em agosto/07, no 5º. cartorio de S.João do Meriti RJ. Não tenho a menor ideia de onde é isso, nem do que se trata, muito menos o q devo fazer. Se alguém conseguir, alguma solução por favor me de a dica. e_mail-rto.rosa@hotmail.com
    Mensagem inadequada
  17. Galvão
    17/04/2009 17:55

Não li to o tópico os comentários, mas ano passado minha esposa teve este mesmo problema em relação ao 19º cartório de niteroi, por um cheque emitido em 1997 e que fora registrado como letra de cambio, tive a informação no posto do serasa de itaquera aqui em são paulo, que deveria sim procurar pela cópia e tratar todos os assuntos por meio de fax nos correios(porque emitem recido e vira prova posteriormente) e/ou carta registrada, pagar as despesas sujeridas por eles de emissão da cópia e envio por sedex do documento em separado com recido bancário descriminando o assunto.....Após receber o documento, tire co´pia autenticada, va até o serasa e com um requerimento de próprio punho e sem despesas podera pedir a retirada de seu nome, isso no nosso caso aconteceu em 4 dias, eles falam em até 10 dias..Mas é rapido, depois se for de interesse, vc pode processar civilmente quem o fez passar por danos morais por registrar uma nota promissoria sem valor legal, pois quando receberem vão notar que não tem assinatura e o numero desta nota promissoria coincide com o cheque emitido, os doutores aqui presentes podem dar melhores informações dos procedimentos após retirada de seu nome no spc, tentei localizar a empresa que registro a nota promissória aqui em são paulo, fui mau atendido e ameassado, não consegui gravar direito a situação senão teria feito queixa crime, mas em nome desta empresa ja tem varios inqueritos abertos no 1º distrito policial (região sé) em são paulo, ja ligaram novamente recentemente mas minha esposa se identificou antes dizendo que se o nome dela aparecesse em algum lugar outras providencias seriam tomadas e desligou.....
    Notem que este esmo procedimento esta agora sendo adotado por cobradores das dividas do banespa, que foi comprado pelo santander....Acordo dificil.....
    Mensagem inadequada
  18. Galvão
    17/04/2009 18:02

Existem muitos blogs falando destas duas empres na internet e as providencias que foram tomadas, pra fazer uma pesquisa escreva na barra de pesquisa do GOOGLE cobrança NETWORK ou o nome da empresa que tiver conhecimento, vão descobrir numeros de processos de BOs, endereços telefones e muitas providencias ja tomadas.....
    Mensagem inadequada
  19. Armindo de Castro Junior
    20/04/2009 12:34

Meus caros,

A solução para o problema é trabalhosa, mas não oferece maiores dificuldades.
    O saque (emissão) de letra de câmbio sem aceite, para cobrança de cheque prescrito é abusiva, passível de reparação por danos morais.
    Em primeiro lugar, deve-se fazer prova de que o protesto foi efetivado por meio de letra de câmbio sem aceite, de preferência pela certidão de protestos. Na certidão deve constar, inclusive, o nome e endereço do sacador (emitente).
    A seguir, proponha ação, no seu domicílio, contra a empresa que enviou o título a protesto. Se o autor for pessoa física, microempresa ou empresa de pequeno porte, e o valor do protesto for inferior a 40 salários mínimos, a ação poderá ser proposta nos juizados especiais.
    A ação deverá ser declaratória de nulidade de título executivo (ou similar), cumulada com reparação por danos morais. Seu fundamento é a inexigibilidade da letra de câmbio sem aceite.
    Deve-se fazer pedido, em sede de tutela antecipada, para que o juiz ordene ao réu que proceda ao cancelamento do protesto, com estabelecimento de multa diária (astreinte).

Espero ter ajudado.

Abraços gerais.
    Mensagem inadequada
  20. SEVERINO BARBOSA DE LIMA FILHO
    25/04/2009 01:22

Estou em salvador tentei fazer uma compra, não deu para fazer estava no serasa quando fui consultar, estava com protesto no cartorio no 5 em
    são gonsalo-rj
    Mensagem inadequada
  21. Cleia Maria Ferreira Lima
    11/05/2009 16:38

Tenho cheques protestados no Rj ,e eu preciso saber em qual cartorio ele foi protestado ,me ajudem a encontrar meu cpf é 28327992805
    ansiosamente
    Cleia
    Mensagem inadequada
  22. Cleia Maria Ferreira Lima
    11/05/2009 16:44

preciso saber em que cartorio protestaram meu nome no Rj cpf28327992805 cleluka@bol.com.br
    Mensagem inadequada
  23. Oliveira Mattos
    11/05/2009 20:56 | editado

Vale

Uma representação na Corregedoria da localidade;
    Ação de Responsabilidade Civil contra o tabelião, SPC e SERASA ( pedido liminar para retirar o nome do SPC e Serasa e danos morais) - JEC, defensor público ou advogado de confiança;
    Representação no MP.

Espero ter ajudado...

À disposição;

mattosjuris@gmail.com
    Mensagem inadequada
  24. Maria Martins
    13/05/2009 02:56

Boa Noite a todos!!

Hoje tive a ingrata surpresa ao tentar abrir uma conta no Bco itau, pois lá constava um protesto da cidade do Rio de Janeiro, cartório de Niterói, e como voces nunca saí de São Paulo, nem sei de onde apareceu esse protesto , nem sei se é de banco, financeira, ou o que? e o valor ainda é absudo, R$ 37,00.
    Alguém pode me ajudar,. algum de vcs já tiveram soluções para os casos expostos aqui?

Por favor me mandem resposta no email cidney9076@ig.com.br, pois estou desesperada, pois n tenho condições de ir até o Rio de Janeiro, se algum advogado ler isso e já conseguiu resolver algum casao desse por favor me mande um email, ok?

obrigada
    Mensagem inadequada
  25. Oliveira Mattos
    13/05/2009 14:10

Vale

Uma representação na Corregedoria da localidade;
    Ação de Responsabilidade Civil contra o tabelião, SPC e SERASA ( pedido liminar para retirar o nome do SPC e Serasa e danos morais) - JEC, defensor público ou advogado de confiança;
    Representação no MP.

Espero ter ajudado...

À disposição;

mattosjuris@gmail.com
    Mensagem inadequada
  26. Rosi Santos
    14/05/2009 14:49

Ola Amigos,Também estou na mesma situação tive um cheque protestado por esse cartorio de são João de meriti, o cheque é de 2000 e foi protestado 08/2007 não consigo pagar pois o Panamericano me disse para recuperar esse cheque tb teria que pagar outros que também já teria que estar vencidos pois já fazem mais de 5 anos, no total seriam 5 cheques mais só um protestado, mesmo assim com as taxas cobradas no momento ficaria muito caro. Alguém teria como me ajudar, como posso proceder...
    Mensagem inadequada
  27. Adriano Freire
    15/05/2009 01:58

Queridos colegas , tambem fui vitima desse tipo de fraude , pois , sou de goiania , e pelo que sei , voce so pode ser protestado na cidade de origem da conta , ou seja se minha agencia e de goiania , terei que ser protestado em goiania , amanha mesmo estarei olhando , no serasa , e buscando informaçoes com advogados , pois esse 5º cartorio de sao joao de mereti , tenho uma divida de 172,03 , e nao sei como esse cheque foi parar ai , pelo panamericano , amanha ja estarei tomando preovidencias !!!
    Mensagem inadequada
  28. mariana_1
    21/05/2009 01:44

gostaria de saber por onde e como começar para reestabelecer meu nome já que tbém fui vítima desta fraude.
    Mensagem inadequada
  29. fernanda da silva gavarrão
    21/05/2009 15:24

Peço um ajuda pois não sei o que fazer! Apareceu um protesto no meu nome no 5 cartorio no rio de janeiro. O que eu tenho que fazer?
    queria saber aonde que eu tenho que ir ...
    qual endereço dela....
    Obrigado!
    Mensagem inadequada
  30. Oliveira Mattos
    21/05/2009 15:44 | editado

Amigos de São Gonçalo,Itaboraí, Niterói e Rio;

Informações sobre como ajuizar ações por protesto de títulos prescritos.

mattosjuris@gmail.com - 37137402

Marco atendimento gratuito nas respectivas oabs.
    Mensagem inadequada
  31. Lea
    21/05/2009 16:37

Empresas da Grande SP estão fraudando títulos de crédito e protestando centenas de pessoas nos cartórios do Rio de Janeiro, tais empresas compram cheques prescritos, muitas vezes com mais de 7 anos e dizem "converter" em letra de câmbio, pura "picaretagem".

Leia mais sobre o assunto em nosso site, no link reabilitação de crédito: http://www.consultambrasil.com.br

--------------------------------------------------------------------------------

Protesto no Rio de Janeiro ? Cheque Prescrito convertido em Letra de Câmbio ?
    Atualmente milhares de consumidores estão sendo vítimas do famoso "Protesto de Título Podre", ou seja, empresas de cobrança de São Paulo compram cheques prescritos (do Brasil inteiro), com mais de 5 anos de emissão, com valores baixíssimos.

Algo que aparentemente seria um mau negócio virou uma mina de dinheiro para estas empresas que estão praticando este golpe, tais empresas são constituídas por "laranjas", não possuem nenhum bem no nome, não se manifestam nos processos em que são citadas, e não pagam ninguém.

Apesar de a legislação permitir protesto de título, independente de sua data de emissão, aqui em SP tais empresas não protestam estes cheques prescritos, certamente devido a exigência de comprovação de endereço, ou seja, os cartórios exigem uma declaração do Banco do correntista com o endereço do consumidor, inviabilizando o negócio, pois se o consumidor fosse avisado sobre o protesto, certamente devido ao baixo valor pagaria diretamente no cartório, até 3 dias a contar da intimação do protesto o protestado pode pagar o título sem juros no cartório.

Porque protestar no Rio de Janeiro ?

Por mais absurdo que seja os cartórios do Rio de Janeiro permitem tal protesto, as empresas de cobrança de São Paulo compram os títulos prescritos (podres) e com valores baixos (geralmente em torno de R$ 20,00 a R$ 150,00) e dizem "transformar tais cheques em letra de câmbio de acordo com a legislação cambial".

Enviam para o RJ este novo título de crédito (Letra de Câmbio), informam as vezes dados fictícios do devedor e curiosamente tais protestos são lavrados... outra curiosidade é que tal título é enviando ao cartório por meio magnético...

Mesmo considerando que os cartórios sejam totalmente mal informados sobre o que está acontecendo, os protestos deveriam no mínimo ser lavrados por falta de aceite, se fossem lavrados desta forma, não deveriam ser repassados ao SCPC e SERASA.

São muitas as irregularidades neste golpe que infelizmente está prejudicando milhões de consumidores do Brasil todo:

Estelionato Art. 171 CP: devido a tal conversão de cheque prescrito em letra de câmbio e protesto em outro estado.

Irregularidade na lavratura dos protestos: apesar das inúmeras denúncias, as empresas possuem convênio com os cartórios RJ, o convenio visa facilitar a vida deles, ou seja, as letras de câmbio são transmitidas por meio eletrônico, não possuem assinatura do devedor, empresas informam dados incorretos do devedor e da praça de pagamento.

Inércia dos tabeliães: apesar de saberem o que está acontecendo continuam lavrando protestos destas empresas, quando o devedor liga para saber do protesto os próprios funcionários informam o telefone e endereço de SP, na própria certidão de protesto informa dados de SP para contato com tais empresas. Como podem lavrar tais protestos se sabem que os devedores são de SP e que as empresas também estão em SP ?

Quem sai ganhando com o protesto indevido ?

Incontestavelmente as empresas de cobrança e os cartórios estão lucrando muito com este golpe.

As empresas de cobrança compram estes cheques a preços irrisórios, e após o protesto cobram valores exorbitantes. Muitos consumidores, mesmo sabendo que o protesto é indevido decidem pagar, e é por este motivo que tais empresas continuam com esta prática, o negócio é lucrativo, e o risco é zero, pois são empresas constituídas por "laranjas".

Já os cartórios lucram com as certidões de protestos e com os cancelamentos dos protestos, que muitas vezes custam 5x mais que o valor nominal do cheque (taxas de cancelamentos a partir de R$ 120,00 por cheque). Na maioria das vezes as taxas de cancelamentos dos cartórios do RJ custam 5x que em SP.

Quais empresas envolvidas?

Premio, Alri, Condor, Cral, Net Work, Panamericano.

Quais cartórios de protestos do Rio de Janeiro estão lavrado estes protestos?

Pirai, Barra Mansa, Niterói, São João do Meriti, Duque de Caxias e São Gonçalo.

Como reabilitar o crédito ?

Enquanto o Ministério Público do Rio de Janeiro não agir, infelizmente milhares de consumidores estarão na mão destas empresas de estelionatários, sendo assim, sugerimos o seguinte:

Não pague os protestos! Os protestos são ilegais, solicite a certidão de protesto, dirija-se à delegacia e informe o ocorrido (estelionato art. 171 Código Penal Brasileiro), com a certidão de protesto e boletim de ocorrência em mãos procure o Juizado Especial Cível de sua região para pleitear em juízo seus direitos, baixa do apontamento indevido, declaração de inexigibilidade de débito e reparação de danos morais.

Para outras formas de regularização: e-mail: contato@consultambrasil.com.br
    http://www.consultambrasil.com.br

Consultam Brasil
    Mensagem inadequada
  32. Lea
    21/05/2009 16:55

Srs,

Seja qual for o caminho a ser percorrido para recuperação do nome limpo, sugiro que NÃO paguem estas empresas, por mais cômodo que seja, este golpe ainda é praticado porque traz lucro pra eles...exatamente porque algumas pessoas resolvem pagar para se livrar do problemas...

Não paguem estas empresas !!!

Faça denúncia no MP do RJ, no MP de SP, Corregedoria de justiça do RJ, faça B.O, vá ao Juizado Especial de sua região !!!!
    Mensagem inadequada
  33. Oliveira Mattos
    21/05/2009 18:11

Concordo com vc, Lea. É mais uma dentre tantas máfias do nosso Brasil!
    Defendamos nossos direitos.

Abçs
    Mensagem inadequada
  34. Madalena Dias
    18/06/2009 04:45

Amigos acabei de mandar um email para o jornal profissão reporter, meu caso é igual ao de vcs, moro em Santos e fui protestada em são joão do meriti, preciso limpar meu nome urgente, estava pensando em ir no cartorio, agora não sei se eu for lá não irei resolver nada, queria pedir para todos mandarem um email para o jornal, vamos ver se eles atendem, vou fazer um B.O e levar os depoimentos de vcs, vou no procon e tb em um advogado particular, não me importo de pagar o cheque, mas não posso pagar o abuso que eles estão cobrando, e ainda as despesas de cartorio, que golpistas, vamos ver se conseguimos uns ajudar aos outros.
    Fiquem com Deus
    Mensagem inadequada

35. 07/07/2009 11:44

Estou na mesma situação! Fui ao SERASA de SC retirar uma certidão e fui informada de um protesto de 300 reais em no 5. OFICIO DE JUSTIÇA DE SAO JOAO DO MERITI-RJ.
    Nunca estive no RJ. Entrei em contato com o cartório 21 37520057 e me passaram o telefone da empresa de cobrança NETWORK 21 3525-7272.
    Trata-se de um cheque de 1999 de Curitiba-PR que somente agora foi protestado, o que devo fazer?
    Liguei para o cartório para oslicitar 1 certidão de inteiro teor e também a certidão positiva deste débito. De posse disso vou contactar um advogado. Agradeço se alguém puder me orientar. Obrigada!
    Mensagem inadequada
  36. nelson andreoli
    07/07/2009 12:31

Com tantas pessoas reclamando do mesmo ¨crime¨ achei prudente me cadastrar
    nessa discussao para poder acompanhar o desenrolar dos fatos, pois ninguem sabe quem sera a proxima Vitima....

Eta Brasil sem porteira e dos cartorios fechados a sete chaves.

boa sorte a todos
    Mensagem inadequada
  37. Aurelia aparecida Amaral
    15/07/2009 18:24

Hoje ao ir no banco Nossa caixa, para abrir uma conta, apreceu 02 protestos em meu nome no 5 e 13 cartorio de protesto do RJ, São joão do meriti e niteroi, achei um absurdo, pois não tenho nada com dividas no Rio, ao ler o blog, estou assustada, como devo fazer alguem me ajude por favor. obrigada.
    Mensagem inadequada
  38. Lea
    16/07/2009 14:29

Antes de mais nada é importante lembrar:

NAO PAGUE OS PROTESTOS, pagando os protestos vc estará incentivando tais empresas a continuar praticando este golpe...e incentivará também os cartórios de protestos a continuar aceitando tais protestos de letras de câmbio sem aceite...sugiro a todos que tomem providências, faça denúncia no Ministério Público do Rio de Janeiro, faça denúncia na Corregedoria de Justiça do Rio de Janeiro e faça também um boletim de ocorrência por estelionato....tais empresas continuam praticando este golpe porque é lucrativo, as empresas são compostas por laranjas, não pagam ninguem, nao possuem bens, não comparecem nas audiencias...

Entenda o problema:

Protesto no Rio de Janeiro ? Cheque Prescrito convertido em Letra de Câmbio ?

Atualmente milhares de consumidores estão sendo vítimas do famoso "Protesto de Título Podre", ou seja, empresas de cobrança de São Paulo compram cheques prescritos (do Brasil inteiro), com mais de 5 anos de emissão, com valores baixíssimos.

Algo que aparentemente seria um mau negócio virou uma mina de dinheiro para estas empresas que praticam este golpe, tais empresas são constituídas por "laranjas", não possuem nenhum bem no nome, não se manifestam nos processos em que são citadas, e não pagam ninguém.

Apesar da legislação permitir protesto de título, independente de sua data de emissão, aqui em SP tais empresas não protestam estes cheques prescritos, certamente devido a exigência de comprovação de endereço, ou seja, os cartórios exigem uma declaração do Banco do correntista com o endereço do consumidor, inviabilizando o negócio, pois se o consumidor fosse avisado sobre o protesto, certamente devido ao baixo valor pagaria diretamente no cartório, até 3 dias a contar da intimação do protesto o protestado pode pagar o título sem juros no cartório.

Porque protestar no Rio de Janeiro e/ou Curitiba ?

Por mais absurdo que seja os cartórios do Rio de Janeiro e Curitiba permitem tais protestos, as empresas de cobrança de São Paulo compram os títulos prescritos (podres) e com valores baixos (geralmente em torno de R$ 20,00 a R$ 150,00) e dizem "transformar tais cheques em letra de câmbio de acordo com a legislação cambial".

Enviam para o RJ ou PR este novo título de crédito (Letra de Câmbio), informam dados fictícios do devedor e curiosamente tais protestos são lavrados "por falta de aceite".

Mesmo considerando que os cartórios sejam totalmente mal informados sobre o que está acontecendo, os protestos deveriam no mínimo ser lavrados por falta de aceite, se fossem lavrados desta forma, não deveriam ser repassados ao SCPC e SERASA.

São muitas as irregularidades neste golpe que infelizmente está prejudicando milhões de consumidores do Brasil todo:

Estelionato Art. 171 CP: devido a tal conversão de cheque prescrito em letra de câmbio e protesto em outro estado.

Irregularidade na lavratura dos protestos: apesar das inúmeras denúncias, as empresas possuem convênio com os cartórios RJ, o convenio visa facilitar a vida deles, ou seja, as letras de câmbio são transmitidas por meio eletrônico, não possuem assinatura do devedor, empresas informam dados incorretos do devedor e da praça de pagamento.

Inércia dos tabeliães: apesar de saberem o que está acontecendo continuam lavrando protestos destas empresas, quando o devedor liga para saber do protesto os próprios funcionários informam o telefone e endereço de SP, na própria certidão de protesto informa dados de SP para contato com tais empresas. Como podem lavrar tais protestos se sabem que os devedores são de SP e que as empresas também estão em SP ?

Quem sai ganhando com o protesto indevido ?

Incontestavelmente as empresas de cobrança e os cartórios estão lucrando muito com este golpe.

As empresas de cobrança compram estes cheques a preços irrisórios, e após o protesto cobram valores exorbitantes. Muitos consumidores, mesmo sabendo que o protesto é indevido decidem pagar, e é por este motivo que tais empresas continuam com esta prática, o negócio é lucrativo, e o risco é zero, pois são empresas constituídas por "laranjas".

Já os cartórios lucram com as certidões de protestos (+ou- R$ 15,00) e com os cancelamentos dos protestos, que muitas vezes custam 5x mais que o valor nominal do cheque (taxas de cancelamentos a partir de R$ 120,00 por cheque). Na maioria das vezes as taxas de cancelamentos dos cartórios do RJ custam 5x que em SP. Não sabemos por que, alguns cartórios informam conta de pessoa física para depósito de tais custas e não emitem nenhum documento comprovando o cancelamento do título.

Quais empresas envolvidas?

Premio, Alri, Condor e Cral.

Em que Estados estão ocorrendo os protestos:
    Rio de Janeiro (São João do Meriti, Niteroi, São Gonçalo, Barra Mansa e outros) e Paraná (Curitiba)

Como reabilitar o crédito ?

Enquanto o Ministério Público do Rio de Janeiro não agir, infelizmente milhares de consumidores estarão na mão destas empresas de estelionatários, sendo assim, sugerimos o seguinte:

Não pague os protestos! Os protestos são ilegais, solicite a certidão de protesto, dirija-se à delegacia e informe o ocorrido (estelionato art. 171 Código Penal Brasileiro), com a certidão de protesto e boletim de ocorrência em mãos procure o Juizado Especial Cível de sua região para pleitear em juízo seus direitos, baixa do apontamento indevido, declaração de inexigibilidade de débito e reparação de danos morais.

Consulte-nos sobre como regularizar seu crédito no caso de protesto indevido:

E-mail: contato@consultambrasil.com.br
    http://www.consultambrasil.com.br
    Fone 11 3228 3171 | 11 3326 9684
    Mensagem inadequada
  39. Beto Teixeira
    14/09/2009 23:37

Como todos aqui, hoje constatei que tbm tenho um protesto no 5 cartorio de S. João do Meriti no RJ, não faço nem idéia do que possa ser, no valor de R$ 43,97.
    Gostaria de alguma orientação quanto ao que devo fazer, para resolver este problema. Desde já agradeço.
    rca_teixeira@hotmail.com.
    Mensagem inadequada
  40. Emilio J
    19/10/2009 12:46

amigos, estou na mesma situação, fui ao banco e tive essa surpresa de nome protestado em sao joao do meriti.
    e agora? o que fazer?
    alguem pode me ajudar?
    Mensagem inadequada

A participação no Fórum é livre e grátis.
Para publicar suas perguntas e respostas, é necessário fazer um rápido cadastro.