1. Daiane Moraes
    13/05/2008 10:56

Sou aluna do 9º periodo de Direito e gostaria muito de saber se há livros bons abordando a questão das células-tronco. Se não, preciso de sujestões de tema de monografia. Tenho q fazer todo o projeto e estou em cma da hora! SOS!!!!!
    Mensagem inadequada
  2. Daiane Moraes
    13/05/2008 10:57

Me ajudem por favor!!!!!
    Mensagem inadequada
  3. Thais _7
    17/05/2008 19:44

Cara Daiane,

Uma boa opção pode ser: Células-tronco humanas: aspectos científicos, éticos e jurídicos. Loyola, 2005. Autor: Júlio Luís Martinez.
    Agora se quiser outras sugestões de temas ou mais informações sobre células tronco, acesse o site do Cremesp na parte da bioética.
    Espero ter colaborado!

Boa sorte!
    Thais.
    Mensagem inadequada
  4. Benedito de Pina Almeida Prado Júnior
    28/05/2008 22:09

Cara Daiane, sugiro que você acesse o conteúdo da ADI (petição inicial) do ex-procurador da República, a carta da Academia Brasileira de Ciências e a Defesa da Lei pela Advocacia Geral da União. Nessas leitura vc terá uma síntese das questões ético-morais e legais em discussão. Também escrevi um texto sobre o assunto que você poderá ter acesso no site do Hemocentro de Ribeirão Preto (www.hemocentro.fmrp.usp.br).
    Boa sorte
    Benedito
    Médico e Advogado
    Mensagem inadequada
  5. jmc
    12/08/2008 10:10

Daiane, gostaria de fazer a minha monografia com esse tema mas tbm esotu encontrando dificuldades... Vc conseguiu material para desenvolver o tema? Pode me dar alguma dica?
    Mensagem inadequada
  6. Simone_1
    16/08/2008 14:53

Estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso sobre este tema. Os títulos não são muitos, visto a lei ser relativamente nova e o Biodireito não ter muitas disposições acerca desta matéria. Dependendo da abordagem realizada, bons livros seriam O estado atual do biodireito de Maria Helena Diniz. Biodireito em discussão coordenado por Jussara Meirelles, Manual de Bioética I - Fundamentos da Ética Biomédica de Elio Sgreccia, entre outros.
    Outro dia fui em uma grande rede de livraria e comprei todos os títulos que tinhama respeito: totalizaram 5.
    A tarefa é árdua, mas posso afirmar que gratificante, o tema realmente é encantador e pode ser abordado sob inúmeras óticas.
    Mensagem inadequada
  7. Jéssica Carvalho
    19/09/2008 18:01

Boa tarde,
    Pretendo fazer minha monografia com um tema ligado as Células troncos, mas não sei por onde começo, queria alguma coisa ligada ao biodireito, células tronco tem uma abrangência muito grande.
    Gostaria de uma opinião, sobre um tema. Me ajudem.
    Agradeço desde já peça atenção.
    Mensagem inadequada
  8. Jéssica Carvalho
    19/09/2008 18:15

Boa tarde Benedito de Pina Almeida Prado Júnior, curso o 8º semestre do curso de direito em Ribeirão Preto e preciso até no final de 2008 entregar o pré projeto da minha monografia, mas ainda não tenho um tema, mas quero fazer algo sobre as celulas tronco(Abrangência jurídica das células tronco), Mas não tenho nem ídeia de um tema. Gostaria de uma sugestão sua sobre uma tema para desenvolver minha monografia.
    Agradeço desde já pela atenção.
    Mensagem inadequada
  9. Benedito de Pina Almeida Prado Júnior
    21/12/2008 12:02

Cara Jéssica, minha sugestão deve estar chegando atrasada, mas tudo bem, se ainda tiver interesse...
    Há um ponto nevrálgico não foi tratado pela lei de bissegurança nem pela decisão do STF, que é o descarte dos embriões não utilizáveis, quer para reprodução, quer para estudos científicos.
    Na verdade, esses embriões somente terão utilidade para estudos científicos devido a falta de viabilidade, só que os genitores já negaram essa finalidade.
    Deveremos criopreservá-los eternamente? Isso é impossível tecnicamente, há limites para a criopreservação. Qual a finalidade de criopreservá-los? Nascerão em outro tempo, quando seus genitores já estiverem mortos? É preciso disciplinar o descarte desses embriões, obviamente, respeitando a vontade dos genitores. Atenciosamente.
    Mensagem inadequada
  10. Ema Brito
    09/04/2009 23:30

Olá,

também estou pensando em escrever minha monografia sobre algum tema relacionado com o uso das células tronco embrionárias no Brasil. Contudo, meu tempo é curto, já estou no 9º período e preciso entregar meu projeto até junho. Espero que me ajudem com propostas de temas.

Ficarei muito grata se atendida.

Jurema Brito
    Mensagem inadequada
  11. Ema Brito
    09/04/2009 23:31

Caso tenham algum material que possa me auxiliar, peço que me enviem.

beijo,

Jurema Brito
    Mensagem inadequada

A participação no Fórum é livre e grátis.
Para publicar suas perguntas e respostas, é necessário fazer um rápido cadastro.