Protesto - cheque prescrito - é uma farsa?
27 comentários
-
elen bueno de jesus
16/06/2008 16:39 | editadotambém descobri que tenho um protesto no 1º cartório de [...] - Rj , não sei do que se trata, pois não uso cheques à mais de 8 anos. Acho que isso é uma farsa e gostaria de saber como agir, pois meu nome esta sujo no serasa. O que faço? gostaria muito de ajuda, obrigado! -
Junior
17/06/2008 12:07Elen:
Procure saber qual título, como cheque ou nota promissória, deu origem ao protesto. Você pode usar essa informação na propositura de ação de anulação de título de crédito.
No caso de o protesto ser indevido, mova ação de cancelamento de protesto, com pedido de indenização por danos morais. Peça tutela antecipada, requerendo a sustação provisória do protesto.
Se o título tiver valor inferior a quarenta salários mínimos, você pode ingressar em juizado especial.
Grandes abraços. -
Dioneia Rodrigues Villa Bella
01/11/2008 07:22Elen quero saber se vc conseguiu resolver seu protesto,pois estou namesma situação que vc ,no mesmo cartórioe nãos ei por onde começar,pois não sei do que se trata!!!abraços! Dionéia -
Rosinha2007b
05/11/2008 11:54 | editadoEu tb gostaria de saber como anda o seu caso, Elen, meu marido tb descobriu recentemente um protesto no cartório de [...]-RJ, em consulta a Serasa. Ele mora em Goiás e jamais esteve no RJ nem tem cheque... -
Amilton_1
05/01/2009 22:27Elen, assim como você, também fui protestado neste mesmo cartório. Gostaria de saber se você já conseguiu regularizar a sua situação. Grato. -
marcelo ribeiro rodrigues
19/01/2009 15:47 | editadoDescobri que tenho um protesto no 1º cartório de [...] - Rj , não sei do que se trata, à mais de 10 meses. Acho que isso é uma farsa e gostaria de saber como agir, pois meu nome esta sujo no serasa nunca estive no rio de janeiro. O que faço? gostaria muito de ajuda, obrigado! -
João Alexandre
28/01/2009 19:16 | editadoFui procurado para anular um suposto protesto em [...], e descobri que a certidão de protesto é falsa e não corresponde ao cartório real. Procurem os dados reais do cartório de [...]/rj e confiram. -
Isaias Adelino
19/02/2009 19:52 | editadoTambem descobri q tenho um protesto no referido cartorio, alguem conseguiu localizar o site, e-mail ou tel desse cartorio, eu acredito q já dá pra criar uma associação dos protestados indevidamente em [...]. Estou pesquisando, logo envio mais informações. Um abraço. -
josé amilton luis de lira
26/02/2009 12:15 | editadoEstou com um protesto também neste cartório de [...]-RJ, o que aconteceu com meu cliente foi que uma empresa de cobrança emitiu uma LETRA DE CÃMBIO, a partir de um cheque devolvido do ano de 2000, acontece que este cheque já estava prescrito (sem validade), eles emitiram esta LETRA DE CÂMBIO sem autorização do meu cliênte e sem a assinatura do mesmo, e este cartório aceitou, abaixo a empresa de cobrança que vem agindo desta forma, que acredito eu seja contra lei, estou entrando com uma ação na justiça por DANOS MORAIS contra a empresa de cobrança e o cartório.
[...]
SDS
JOSÉ AMILTON -
gustavo macedo lisboa bahia
27/02/2009 16:09 | editadoelen
gostaria de saber se as pessoas que estavam com protestos no cartorio de [...] tiveram sucesso na busca da justica,pois recentemente tive 2 protestos neste cartorio ,segundo o mesmo informou ,2 cheques no mesmo valor do ano de 2001,que para liquidar a divida hoje teriam um reajuiste de +/- 500 %.nunca recebi comunicado desde cartorio ou da fonte credora,nao me informaram qual empresa protestou e ficou por isso mesmo: ou eu pago o que eles querem sem nada de desconto ou negiciacao ou meu nome continua no serasa. -
27/02/2009 16:39 | editadoEstive no cartório de protesto de Santos-sp e eles me informaram:
1º - Só quem pode emitir LETRA DE CÂMBIO é FINANCEIRA, quem emitiu minha letra de câmbio foi a empresa de cobrança acima (não é financeira).
2º - Meu cheque deveria ser protestado em Santos-sp, pois foi emitido aqui.
Ou este pessoal do cartório de [...]-RJ. desconhecem a lei, ou tem alguém jogando sujo. -
27/02/2009 17:14Estou entrando com AÇÃO DE DANOS MORAIS contra o CARTÓRIO e contra a EMPRESA DE COBRANÇA, o primeiro por aceitar uma letra de câmbio de uma empresa de cobrança e não financeira e por aceitar um título de outra praça, a segunda por emitir uma letra de câmbio sem ser financeira, e colocar em evidência um cheque de outra praça.
Se alguém quiser venha comigo.
sds
amilton
13-3219-1665 - 8801-7757 -
Amauri Ramos
12/03/2009 10:55 | editadoFui ao banco sexta-feira (06/03/2009) para fazer um empréstimo e tive uma surpresa desagradável. Ao fazer minha consulta do Serasa, a funcionária do banco me informou que consta no meu nome um protesto de um cartório dessa cidade, [...]/RJ, que eu nem sabia que existia. Eu sou do Estado de São Paulo e nunca fui ao Rio de Janeiro. Agora, sinceramente, estou meio perdido, sem saber o que fazer. Esse protesto, segundo a funcionária do banco, é no valor de R$ 105,20 e a dívida foi contraída em outubro de 2007. Gostaria de receber as orientações necessárias, se possível, pois realmente, estou meio sem rumo. -
tony souza
29/03/2009 09:03tbm tenho protesto neste cartorio de descobri agora nao sei oque fazer sou de SP e nunca comprei nada ...estranho se alguem puder me ajudar obrigado -
Gilmar_1
08/04/2009 14:11Puxa quanta gente com o mesmo problema ou parecido eu também ontem puxei meus protesto e constou que há um no 13º cartorio de nitério sou de SP e nunca comprei nada no RJ, como faço para resolver isso, deveríamos nos reunir e procurar um promeotor uo a imprensa para que esse caso viesse a público, não podemos nos dobrar e ficar retido nas mãso de pessoas que querem fraudar e ganhar dinnheiro iliscito...obrigado...como farei para começar a resolver meu problema ou melhor vamos tentar resolver os nossos... -
Erika Christina Silva Ferreira_1
14/04/2009 14:50OI! estou com mesmo problema, já procurei a policía, conversei com investigadores Marcos e Sami eles estão investigando esse caso e ficaram de me dar um retorno, pra quem é de SP eles estão no 1DP da Sé e fui pessoalmente ao serasa levei alguns documentos e as certidões positivas para averiguação e um futura cancelamento da restrição. -
marcos dionizio gomes da silva
15/04/2009 02:48queria ter informaçoes sobre o que estou sendo protestado.
pois estou com restriçoes nesse cartorio,queria uma resposta com urgençia para minha pergunta,desde ja grato! marcos dionizio -
Mário T.
16/04/2009 11:28 | editadoTrabalho numa multinacional, sou auxuliar de produção, recentemente através da agência que fica dentro da empresa foi constatada protesto no cartório de [...], surpreso com a situação, pois não uso cheque a mais de 10 anos, muito menos compras efetuadas no estado do RJ. Pelas descrições acimas escritas por pessoas lesadas, por possível golpe a situação é identica. Gostaria de uma informação que me desse uma luz para tomar uma ação. -
Armindo de Castro Junior
20/04/2009 13:36Meus caros,
A solução para o problema é trabalhosa, mas não oferece maiores dificuldades.
O saque (emissão) de letra de câmbio sem aceite, para cobrança de cheque prescrito é abusiva, passível de reparação por danos morais.
Em primeiro lugar, deve-se fazer prova de que o protesto foi efetivado por meio de letra de câmbio sem aceite, de preferência pela certidão de protestos. Na certidão deve constar, inclusive, o nome e endereço do sacador (emitente).
A seguir, proponha ação, no seu domicílio, contra a empresa que enviou o título a protesto. Se o autor for pessoa física, microempresa ou empresa de pequeno porte, e o valor do protesto for inferior a 40 salários mínimos, a ação poderá ser proposta nos juizados especiais.
A ação deverá ser declaratória de nulidade de título executivo (ou similar), cumulada com reparação por danos morais. Seu fundamento é a inexigibilidade da letra de câmbio sem aceite.
Deve-se fazer pedido, em sede de tutela antecipada, para que o juiz ordene ao réu que proceda ao cancelamento do protesto, com estabelecimento de multa diária (astreinte).
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, meu e-mail é armindocastro@uol.com.br.
Abraços gerais. -
paulo ricardo_1
23/04/2009 21:49incrível isso, meu nome também apareceu agora nesse bendito cartório, descobri da pior maneira possível, fazendo um empréstimo no banco. sou do paraná e nunca fui ao rio, nem trabalho com cheque. isso ta me cheirando um golpe e dos grandes. será que não podemos fazer algo, pois não consegui nada por aqui na minha cidade. -
Armindo de Castro Junior
24/04/2009 09:49 | editadoJosé Amilton,
A informação prestada pelo cartório de Santos está incorreta. A letra de câmbio só não pode ser emitida para cobrança de operações de compra e venda mercantil e de prestação de serviços porque a Lei 5.474/68, que cuida de duplicatas, no artigo 2º elegeu este título como sendo exclusivo para cobrança dessas operações. Portanto, a letra pode ser emitida para cobrança de outros débitos e por empresas que não sejam financeiras.
O problema de vocês está na empresa de cobrança, que sacou uma letra para cobrança de cheque prescrito e enviou o título a protesto. O protesto de cheque prescrito é abusivo (veja artigo que publiquei recentemente aqui no Jus Navigandi, denominado "Cobrança de cheques prescritos". Se o protesto de cheque prescrito é abusivo, o mesmo se dá com letra de câmbio lastreada nesse mesmo cheque.
Quanto ao local do protesto, a empresa de cobrança deve ter colocado a praça de [...] como sendo local de pagamento da letra. Logo, o título deve ser protestado nesse local. Não há ilegalidade por parte do cartório nesse ponto.
Se fosse cheque, existem dois cartórios competente para protestá-lo: o do local de pagamento (município em que se encontra a agência do banco) e o do domicílio do emitente. O cartório prestou informação incorreta, novamente.
Abraços a todos. -
veralice_1
08/05/2009 14:06Bom dia
Descobri que tenho um protesto no cartorio de Pirai, RJ, e nem conheço o Rio tampouco Pirai, e ja estou fora do Brasil a 6 anos. Somente quando solicitei um cartão no banco é que fiquei sabendo. Agora como devo agir para saber como quando e quem protestou algo que eu no fiz? Inclusive a mais de 8 anos que nao trabalho com cheques. Alguem pode me ajudar.
Obrigada Veralice -
wilton junior
28/05/2009 20:13estou com grandes problemas pois fiz uma consulta no serasa e lá consta uma divida de $33,63.... no cartorio de Piraí........
cofesso que não imagino o que venha a ser isso nunca fui no Rio e nem tenho cheque....mas o valor é tão pequeno que eu gostaria de paga-lo sem mais complicações,mas não sei como faço pois sou de São Paulo e não consegui nenhuma irformação do cartorio se alguém tiver o telefone do mesmo eu ficarei grato..... -
Francisco Roberto de sousa
14/07/2009 18:06hoje, 14/07/2009, fui a audiência contra, coutinho, e os cartórios de barra mansa, e Piraí rj, a juiza deu ganho de causa, e 15 dias para que os cartorios mepagem a indenização por dano moral, gostaria de saber se alguem ja recebeu alguma indenização desses cartorios/ grato Roberto -
Elana
24/08/2009 09:21Francisco Roberto gostaria de saber se vc recebeu a indenização, e tambem o tel. ou endereço do cartorio de pirai, ficarei muito grata... -
Paula de Luca
18/09/2009 16:10Vc conseguiu protestar como?? Alegou o que?? Eu tb tenho um protesto nesse cartório, de um cheque prescrito, etc...
Já consegui a certidão positiva do cartório, mas não sei qual o próximo passo devo seguir, nem por onde começar....quero além de retirar meu nome do Serasa,uma indenização por danos morais.
Vc recebeu a indenização?? E tiraram seu nome de Serasa? -
Alexnandre
22/10/2009 11:47Infelizmente ontem fiquei sabendo que tinha este protesto em Barra do Piraí/RJ
Estou contactando o Amilton (ver postagem neste forum) para entrarmos juntos com ação de danos. Se alguem quiser entrar junto, dá mais força a ação ainda, nos contatem.
Categorias
- Concursos públicos
- Exame da Ordem
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Advocacia e OAB
- Direito Civil: Parte Geral
- Direito das Obrigações e Contratos
- Direito das Coisas
- Condomínios e incorporações
- Direito de Família
- Direito das Sucessões