O Fórum Jus Navigandi está de volta! Caso encontre problemas, por favor avise a gente.
Revisão de pensão baseda em revisão de benefício - PLANO COLLOR
15 comentários
-
Amanda Selegato Lobo
04/07/2008 09:56 | editadoBom dia!
O pai de um cliente tinha direito à revisão da aposentadoria baseada no Plano Collor. Ele contribuiu os 35 anos para o INSS, se aposentando em 1998.
Quando a família começou a dar entrada na revisão do benefício desse senhor, no final de 2006, ele veio a falecer, no ínico de 2007. Sua esposa, aposentada por idade desde 1992, começou a receber a pensão por morte, com o valor integral do salário q o de cujus estava recebendo.
Só que é sabido que esse valor estava defasado. Ele tinha direito ao reajuste em decorrência do Plano Collor.
Posso entrar com essa revisão de pensão por morte, baseada no reajuste do salário do de cujus, que não foi feito?
Desde já, agradeço imensamente! -
Julia Maria Brito | Rio de Janeiro/RJ
05/07/2008 04:05Prezada Amanda,
Não sou advogada, sou estudante, mas pode reunir a documentação e entre com o pedido de revisão sim, pois a viúva tem direito.
Boa Sorte!!!
Júlia -
A. H. Zanatta
05/07/2008 17:50P/ Amanda Selegato Lobo
Você fala em
"... revisão da aposentadoria baseada no Plano Collor. Ele contribuiu os 35 anos para o INSS, se aposentando em 1998."
O Plano "Collor I" foi em 03/1990 e o "Collor II" em 04/1991.
Acontece que você diz que o falecido aposentou-se em 1.998. Diante da impossibilidade do PBC alcançar os referidos Planos. Portanto não há que se falar neste tipo de revisão.
Ademais, há muitas dúvidas sobre revisões de Aposentadorias concedidas nos períodos destes Planos.
Faz-se necessário maiores explicações sobre o caso em questão.
Espero tê-lo ajudado. -
Jose Paulo Leal
08/07/2008 13:32Julia,
Favor analisar a questão antes de respondê-la. Neste caso por exemplo, vc opinou sem qualquer respaldo técnico.