1. thais gadelha de oliveira
    10/07/2008 17:14

Queria saber se dava pra mudar meu sobrenome??

sou menor de idade,mas tudo que eu mais quero é isso...
    Mensagem inadequada
  2. khrisna
    10/07/2008 17:25

E você quer mudar por qual motivo?
    Mensagem inadequada
  3. San Martin
    03/10/2008 21:12

Gostaria de saber se posso mudar meu sobrenome!!
    Meu nome é Valter Junior de Souza Silva,
    dos meu pais são Valter Francisco da Silva
    e da minha mãe Elisabeth de Souza Silva
    Mas gostaria de ter o sobrenome dos meus avós maternos,Luiz Nogueira e Isabel de Souza Nogueira
    Tem como eu colocar o Nogueira?
    Gostaria q minha ascendencia possuí-se o Nogueira pois tanto como o ''Souza''
    como o ''Silva''são muito comuns,para q esse sobrenome continue em minha família,do meu avô,pois ele simplesmente sumiu,pq a irmã da minha mae tb nao tem o Nogueira e consequentemente nao tenho primos com este sobrenome,pois tanto minha mae como minha tia o tiraram quando se casaram.
    Queria mudar para somente Valter Nogueira.
    Se este nao for possível,entaum queria Valter De souza Nogueira,
    ou Valter Nogueira da Silva,excluindo assim o ''Junior" pois sou o caçula
    e sempre sou visto como uma criança aqui dentro pois sou o ''Junior,o caçula''
    Ou entao se nao tiver jeito mesmo de tirar o ''junior'',o ''Souza'' e o ''Silva''
    dá para acrescentar o Nogueira?
    Valeu pessoal
    abraço
    Mensagem inadequada
  4. Ollizes / Advogado
    03/10/2008 21:15

Tais.. que tipo de mudança vc queria? o prenome e o ultimo sobrenome não é possivel a mudança (em termos, cada caso é um caso)

San Martin. é possivel sim, mas via judicial..

Se preferirem, mantenham contato pelo e-mail: ollizes@adv.oabsp.org.br
    Mensagem inadequada
  5. Raylane Raimunda de sousa
    06/01/2009 19:15 | editado

também gostaria de sabe como mudarr meu sobrenome

que é Raimunda de sousa
    mas não gosto do "raimunda" minha avô tem o sobrenome ''Vera"
    queria saber se no lugar do "raimunda"posso colocar outro nome opcional ou precisa ser o sobrenome "vera"
    Mensagem inadequada
  6. Adriana Lima_1
    07/01/2009 15:38

Boa tarde gostaria: Tenho uma filha de três anos e cinco meses e na maternidade o pai dela colocou o nome como : Giovanna Mirella de lima não tem meu sobrenome quando vi já havia registrado pois bem a pergunta é , posso acrescentar mais um sobrenome mesmo não sendo o meu , na verdade era pra ser
    Giovanna Mirella Morais de lima , gostaria de colocar Morais porque ficou muito vago alem de não ter meu sobrenome falta mais um do pai como posso fazer?
    Mensagem inadequada
  7. Ollizes / Advogado
    20/01/2009 14:45

Adriana..

Vc vai ter que constituir uma advogado para impetrar uma ação de retificação de registro civil..

Ou espere a menina completar 18 anos, que ela mesmo vai poder fazer isso. (apenas enaquanto completar 18 anos até 18 anos 11 meses e 29 dias)

Boa sorte.
    Mensagem inadequada
  8. Caio Moraes Nunes
    27/01/2009 19:10

Gostaria de saber com clareza se posso acresentar o sobrenome de minha avó materna ao meu? Como proceder? Tem alguma taxa?
    O meu nome eh composto do sobrenome do meu avô materno e paterno. Isso sei que ocorre por conta da sociedade pratiarcal em q vivemos...mas mesmo assim gostaria de crescentar mais um sobrenome, é possivel?
    grato
    Mensagem inadequada
  9. paula_1
    29/01/2009 21:12

Minha filha tem o sobrenome Ribeiro Sanches,o pai dela que não temos contato à 6 anos tem o sobrenome Nunes Sanches.Posso substituir o Sanches da minha filha por Nunes?O meu atual marido por coincidencia tambem tem Nunes no sobrenome e ela ficaria muito feliz se tivesse o mesmo sobrenome que ele,è um pai maravilhoso para ela!

Obrigado.
    Paula
    Mensagem inadequada
  10. Osmanda
    05/02/2009 17:32

Ola, tenho um filho de 5 anos que tem o meu sobrenome e o do meu marido, mas o meu marido tem uma Empresa a qual leva o sobrenome dele... e meu filho fica bravo pois não tem o sobre nome igual ao do pai...será que ha a posibilidade de incluir outro sobrenome?
    Por Exemplo: Lucas de Souza Miguel
    Para: Lucas de Souza Silva Miguel
    Mensagem inadequada
  11. Ollizes / Advogado
    06/02/2009 09:01

Caio, Paula e Osmanda..

A pergunta de vcs, embora diferente, tem a mesma resposta.

É possivel a inclusão de sobrenome de familiar que não foi incluido por ocasião do registro do nascimento.

Para isso é necessario uma ação judicial, á qual é dado o nome de "ação de retificação de registro civil"

Nesta ação, o advogado peticionará ao Juiz da comarca onde residem, explicando os motivos da adoção do nome, e em sentença judicial, autorizará ou não o acréscimo do nome.

Da decisão do Juiz cabe recurso, caso venha negar o direito de retificação que todos temos, previsto na lei 6.015/73.

Caso precisem de mais informações, mantenham contato:

ollizes@adv.oabsp.org.br

Boa sorte a todos.
    Mensagem inadequada
  12. marcia_1
    18/02/2009 02:34

Gostaria de saber como proceder nesse caso : Registrei meu filho no consulado no pais em que resido, seguindo todos os tramites normais de registro, obtendo entao a Certidao de NASCIMENTO brasileira, mas gostaria de tirar um dos sobrenomes, pois acho que ficou grande demais o nome... seria isso possivel? acredito que sim, uma vez que ainda nao foi abervado o registro no Brasil...
    Como proceder?
    Obrigada
    Mensagem inadequada
  13. kedma
    19/02/2009 00:09

meu nome é "KÉDMA VIÉGAS PINHEIRO" queria mudar para "KÉDMA RAQUEL VIÉGAS PINHEIRO"
    como faria isso ?
    aonde deveria ir ?
    Mensagem inadequada
  14. kedma
    19/02/2009 00:09

meu nome é "KÉDMA VIÉGAS PINHEIRO" queria mudar para "KÉDMA RAQUEL VIÉGAS PINHEIRO"
    como faria isso ?
    aonde deveria ir ?
    Mensagem inadequada
  15. Fábio Goulart
    19/02/2009 11:34

Olá.
    Tenho uma pequena dúvida quanto a troca e/ou retificação de sobrenomes.
    Meu sobrenome materno é Fernandes, que foi registrado erroneamente, pois meu avô possuia o sobrenome Fernández (ele é natural da Espanha, mas o nosso é característico dos de descendência portuguesa).
    O único documento dele que possuimos é a certidão de óbito, datada do ano de 1961. É possivel arrumar este sobrenome?
    Mensagem inadequada
  16. danilo serpa morais
    20/02/2009 15:45

ola pessoal meu nome eh danilo morais mota,gostaria de saber se posso mudar para danilo serpa morais q e o sobrenome da familia da minha mãe.faz mais de 15anos q não vejo meu pai por issu qeria tirar o nome dele q eh o mota do meu nome...ainda mais que foi mamae q registrou o nome dele em meu nome...posso tirar o nome dele?
    obrigado a atençao
    Mensagem inadequada
  17. rebeca_1
    03/05/2009 21:09

Olá, Meu nome é rebeca e já tenho 18 anos. A minha duvida é o seguinte: só tenho o sobrenome do meu pai que é Mohamed Youssef, mas nao o vejo à 12 anos. Gostaria de saber se posso colocar o nome do meu padrasto e de minha mae, que sao as pessoas que me criaram e quanto que isso iria me custar.

Obrigada pela atençao.
    Mensagem inadequada
  18. Ollizes / Advogado
    04/05/2009 13:29

KEDMA

Apenas por vontade de incluir mais um nome, não é fácil.. Se vc tiver um motivo fundamentado, talvez seja possível.

FABIO

É possível sim.. isso seria correção. Basta levar o documento que vc afirma ter e solicitar a correção no seu registro de nascimento no próprio cartório onde foi feito. Em não conseguindo, (embora ache difícil vc não conseguir) tente a via judicial através de uma ação de retificação de registro civil

DANILO

A sua primeira pergunta (sobrenome da mãe) é possivel sim.
    Os tribunais tem entendido que se houve omissão de algum sobrenome de família, é facultado a inclusão deste sobrenome.

Quanto a segunda pergunta, sobre a exclusão do sobrenome paterno (mota) não digo que é impossível, mas é muito difícil.

Os argumentos que vc coloca nao vi tribunal que considerou suficiente para exclusão. Portanto, se é essa sua pretensão, veja motivos mais plausíveis. A ação para as suas duas pretensões, é a de retificação de registro civil.

REBECA

A lei que o deputado Clodovil é autor, aprovada em 17/04 ultimo permite essa sua pretensão.

A ação que permite a tentativa de inclusão (uma vez que tem que ser com petição fundamentada) é a de retificação de registro civil.

Quanto ao custo, verifique na pagina da web da OAB de seu estado, tem uma tabela com o valor mínimo que vão te cobrar..

Boa sorte a todos.
    Mensagem inadequada
  19. Anderson_1
    05/05/2009 16:03

Meu nome é (Anderson Correa da Silva),o do meu pai é( Emanuel Fernando da Silva Brito) minha mãe é (Maria de Fatima Correa Ribeiro Brito) logo,meu nome seria (Anderson Ribeiro Brito) correto?,quando nasci meu pai nem sabia fazer isso direito,talvez novo demais sei la,queria saber se tem como arrumar isso,pois meu nome não tem nada a ver com o da minha familia.Por favor,alguém pode me ajudar? o que devo fazer?
    Mensagem inadequada
  20. Ollizes / Advogado
    05/05/2009 17:23

ANDERSON..

Seu sobrenome pode ser modificado sim. Fica claro que houve erro por ocasião do registro.

Basta procurar um advogado (se não puder pagar pelos serviços, procure a Defensoria Publica) que ele impetrara para vc com uma ação de retificação de registro civil.

Faz sentido o que vc pede e tem grandes chances de conseguir.

Boa sorte.
    Mensagem inadequada
  21. Silvia Rodrigues_1
    19/05/2009 13:40

Bom Dia Ollizes...Bom minha duvida é esta.... Tenho No nome seomente o sobrenome de meu Pai....Sendo este sobrenome de meu Avô paterno...meu Pai tbm não tem o sobrenome da minha avó.....Mas estou Gravida e Gostaria de acrescentar o sobrenome dela em meu Filho... Meu Sobrenome é Rodrigues...mas gostaria de tira-lo e colocar TASSINARI (da minha avó) em meu filho seria isso possivel? ao invez de ficar -Luiz Gustavo Madeira( do pai) Rodrigues (meu) ,Gostaria que fosse assim.... Luiz Gustavo Madeira Tassinari.

Obrigada!
    Mensagem inadequada
  22. Ollizes / Advogado
    19/05/2009 15:10

Silvia..

Quanto a seu filho, acredito possivel a sua pretenção.

Mas quem melhor vai poder te informar, é o cartório onde pretende fazer o registro. Verifique antes quais os documentos necessarios, para que possa pedir essa inclusão.

Quanto a voce, também é possivel, mas vai ter fazer a inclusão, via judicial, através de uma ação de retificação de registro civil.

Ok? Boa sorte.
    Mensagem inadequada
  23. Schirlei Machado Cardoso
    19/05/2009 15:41

Meu filho foi registrado com o nome do pai Luis Claudio dos Santos Filho, mas ele nunca gostou do nome, mesmo porque o pai não é pessoa presente em sua vida e vejo que isto realmente lhe causa transtornos, ele alega se sentir sem identidade própria. Ele me perguntou se haveria a possibilidade de mudar para Luis Claudio Machado dos Santos combinação do nome do pai, Luis Claudio dos Santos e Schirlei Veloso Machado dos Santos, meu nome enquanto ainda estava casada e que consta em sua certidão.

Existe esta possibilidade, vejo que meu filho realmente sofre com isso.
    Mensagem inadequada
  24. CLAUDIO MENDES DOS SANTOS
    20/05/2009 13:13

Olá, meu nome é Cláudio Mendes dos Santos.
    Tenho duas filhas: Amanda Vasconcelos Santos (1999) e Nina de Carvalho Mendes (2005).
    Na ocasião do registro da Amanda, a pessoa responsável pelo registro me orientou que não seria possível colocar Amanda Vasconcelos Mendes como eu gostaria.

Já no caso da Nina de Carvalho Mendes, foi possível colocar o Mendes.

Gostaria de saber se é possível fazer a troca do nome da Amanda para que fique igual ao da irmã, visto que há um pequeno conflito entre elas de uma ser Mendes e a outra não, elas acham que não são irmãs por não terem o mesmo sobrenome do pai.

Desde já agradeço,
    Mensagem inadequada
  25. luana_1
    20/05/2009 16:45

oi!
    meu noivo tem o nome de Felipe da Silva(sobrenome do pai). gostariamos de saber se tem como colocar o sobrenome da mãe junto, que ficaria felipe da silva mendes.
    e outra duvida é quanto ao cognome filho. poderemos colocar o filho no fim do nome do nosso filho? por exemplo: Felipe de lima(meu) mendes(dele) filho.
    obrigadaaa
    beijo
    Mensagem inadequada
  26. Ollizes / Advogado
    20/05/2009 17:22

SCHIRLEI

Apesar da lei ser taxativa quanto a mudança de nome, ao menos tentar a mudança é possível sim.

A mudança exige um motivo plausível... uma justificativa.. se provar o abandono do pai e o sentimento do garoto, e a vontade dele em ter consigo o sobrenome da família materna, vejo que é possível sim.

Claudio..

Acredito que a resposta dada a SCHIRLEI serve para seu caso.. a tentativa é permitida, ate porque a lei de registro civil (6.015/73) em seu artigo 109 permite a propositura de ação com pedido de mudança.

Agora fica dependendo da criatividade e capacidade do profissional do direito que você contratar para essa propositura de ação. A ação tem que ser muito bem fundamentada para obter sucesso.

Você pode ainda aguardar que a filha que pretende mudança complete 18 anos, e antes dos 19 pedir a mudança em cartório, sem a necessidade de ser via judicial.

LUANA

A primeira pergunta sim. Ele pode fazer isso, via judicial se tiver mais de 18 e menos de 19 anos.

Quanto a segunda pergunta, o sufixo Filho, Junior, neto, só é colocado quando o nome é idêntico ao do pai, avô.

Boa sorte a todos.
    Mensagem inadequada
  27. Milton Queiroz Pinto Neto
    24/05/2009 16:56

Olá meu nome é Milton Queiroz Pinto Neto . O do Meu pai é Milton Queiroz Pinto Filho e o da minha mãe é Valeria Luciano Franco Morelli .
    Eu gostaria de saber se eu posso acrescentar ao meu nome o "Morelli" da minha mãe.
    Tenho 17 anos , e faço 18 daqui 2 meses .

Grato pela atenção .
    Mensagem inadequada
  28. Ollizes / Advogado
    24/05/2009 17:39

Milton

Sim, é possivel.. quando completar 18 vá ao cartorio onde foi registrado e faça a solicitação escrita ao Tabelião.

O amparo legal para sua solicitação é o artigo 56 da lei 6,015 de 1.973

Ele ter orientará sobre o que é possivel e o que não é para alteração que deseja.

boa sorte.
    Mensagem inadequada
  29. Vanessa_1
    26/05/2009 19:23

Posso mudar a naturalidade do meu rg ?
    Mensagem inadequada
  30. Izafrane Alves Cunha
    27/05/2009 21:51

Oi, eu me chamo Izafrane Alves Cunha, por ser um nome muito exótico morro de vergonha dele.Adoraria mudar para Izabelle Alves Cunha.
    E egredeceria muito se alguém que entende se do assunto me ajudasse,
    já que a minha mãe não concorda.
    Por onde devo começar???
    Ah, por favor me responda logo!!!!!!!!!!!
    Tenho 17 anos e estou prestes a tirar todos os meus documentos.
    Mensagem inadequada
  31. Ollizes / Advogado
    28/05/2009 08:55

IZAFRANE.

Se voce pretende mudar o nome, a primeira coisa é não retirar os documentos. Tente primeiro a mudança.

Embora sua mãe não permita, quando completar 18 anos voce pode ir no cartorio onde foi feito seu assentamento (registro de nascimento) e requerer a mudança. Se o Tabelião falar alguma coisa, diga que esta amparada pelo artigo 56 da lei 6.015.

Diga em seu requerimento, que sente constrangimento e que gostaria de mudar para IZABELLE.

Se for negado, tem a via judicial. Voce vai ter que contratar um advogado para impetrar ua ação de retificação de registro civil, Mas voce vai ter que provar que sente-se constrangida e que o nome te traz vexame (o advogado que voce contratar vai te assessor sobre tudo que vai ser necessario)

boa sorte.
    Mensagem inadequada
  32. nicolas25
    28/05/2009 16:55

ola
    meu nome é Nicolas Santos Oliveira,minh mae se chama Regina Ishikawa Santos Oliveira e meu pai Jose Carlos Carvalho de Oliveira .Sou menor de idade, mas gostaria de colocar o sobrenome da minha mae, que é ishikawa.
    Sera possivel?
    agradeço desde já a atençao.
    Nicolas
    Mensagem inadequada
  33. Ollizes / Advogado
    29/05/2009 10:24 | editado

Nicolas

Voce tem duas opções par solucionar isso:

1- aguarda completar 18 anos e antes dos 19, vai ao cartorio onde foi feito o registro e pede retificação administrativa, na qual vai solicitar a inclusão do sobrenome ISHIKAWA, com fundamento no artigo 56 da lei 6.015.

2- A qualquer tempo, entra com ação de retificação de registro civil, requerendo a inclusão do sobrenome. So que para isso você vai ter que constituir um advogado, com fundamento no artigo 109 da mesma lei.

Boa sorte

ollizes@adv.oabsp.org.br
    Mensagem inadequada
  34. Maria_1
    29/05/2009 15:36

Tive uma filha quando adolescente e a registrei somente em meu nome. Depois de 12 anos seu pai a reconheceu passando ela a ter o sobrenome de seu genitor. Ocorre que quando ela nasceu eu tinha apenas o nome de minha mãe em minha certidão de nascimento, dessa forma nao constou em seu registro o nome do avô materno.
    Em 2002 depois de adulta fui reconhecida pelo meu pai e passei a ter o sobrenome dele. Minha filha casou-se com 17 anos e teve um filho. Infelizmente ela sofreu um acidente em 2007 e veio a falecer. Sinto muita tristeza pois sei que ela gostaria muito de ter o sobrenome de meu pai, o qual ela sempre usava em suas assinaturas, e até mesmo em seu site no ORKUT mas em sua certidão não consta. Minha pergunta é a seguinte: Seu filho, depois do acidente passou a morar comigo, será que eu poderia retificar o sobrenome dele em razão dele ser meu neto e ser um desejo de sua mãe ter o sobrenome de meu pai?
    Mensagem inadequada
  35. Gabriel Sotero
    29/05/2009 19:01 | editado

Ainda menor de idade, quais as possibilidades de eu fazer uma simples alteração (mantendo sobrenomes de família)? Advogados cobram muito? Meu motivo seria mais a sigla que me traz bullying (GLS, apesar de respeitar homossexuais é incomoda na escola) do que outra coisa. Apenas incorporaria mais um sobrenome de meu pai e mais um de minha mãe. L é o materno e Sotero é o paterno. Acrescentaria N e F, na ordem mãe, mãe, pai, pai.

De Gabriel L. Sotero ficaria Gabriel L. N. F. Sotero

Muitissimo obrigado.

Aproveitando, sou do Rio de Janeiro. Quanto isso custaria?
    Mensagem inadequada
  36. nicolas25
    30/05/2009 14:38

Quantos custria isso?
    e como ficaria meu rg?
    Mensagem inadequada
  37. Ollizes / Advogado
    30/05/2009 14:53

Gabriel

Os tribunais tem entendido que se houve omissão de algum sobrenome de família, é facultado a inclusão deste sobrenome.

Quanto ao custo, quem melhor vai poder te informar vai ser o profissional que pretende contratar, mas no site da OAB tem um item chamado tabela de honorarios com preço minimo que vai ser cobrado. so lembrando que vai ser ação de retificação de registro.

NICOLAS

A resposta acima serve para vc tb quanto ao valor que pode ser cobrado.. e o RG, é so depois voce ir n delegacia e de posse do registro de nascimento e copia da sentença, pedir a alteração.

boa sorte.
    Mensagem inadequada
  38. Gabriel Sotero
    31/05/2009 01:20

Muito obrigado pela resposta. Agora os outros problemas são mais familiares para convencer meus pais do que jurídicos.
    Mensagem inadequada
  39. nicolas25
    31/05/2009 22:21

Ollizes
    muito obrigado por suas explicaçoes.Voce traballha em Prudente tambem?
    Mensagem inadequada
  40. Ollizes / Advogado
    01/06/2009 07:44

Sim! SP capital e interior, Belo Horizonte/MG e Porto Velho/RO.
    Mensagem inadequada
  41. Luiz Carlos da Silva_1
    01/06/2009 12:24

Olá, meu sobrenome é "da Silva" , o da minha noiva é " de Oliveira Lima" , queria saber se o do meu filho pode ser : " de Lima e Silva" , mudando apenas a preposição do meu sobrenome. É possível? Ou existe alguma regra que impede? lembrando que eu estou no Espírito Santo.
    Mensagem inadequada
  42. Andreia
    08/06/2009 01:21

Gostaria de saber como faço para acrescentar meu sobrenome no nome da minha filha.
    Minha filha nasceu em 19 de Fevereiro de 2009, acontece que ao registra-la por pressão do meu companheiro acabei não colocando o meu sobrenome por ele achar que o nome dela ficaria muito grande.
    Tenho mais dois filhos, ambos teem meu sobrenome.
    Nome da criança: Sophia Vitoria Vianna Lima
    Nome da mãe: Andreia Evangelina da Silva
    Nome do pai: Jose Augusto de Lima Candido
    Vianna foi colocado porque o pai fazia questão de fazer uma homenagem ao avó paterno.
    Ao sair do cartório, senti um peso enorme, como se tivessem tirado algo de mim, ou melhor como se tivesse perdido algo, pois dá a impressão na certidão de nascimento que não sou a mãe.
    Gostaria de inserir o meu sobrenome Silva. Como posso fazer isso.
    Mensagem inadequada
  43. Nicolas45
    20/06/2009 13:13 | editado

oque seria nescessario para açao de retificação administrativa, na qual vou solicitar a inclusão do sobrenome de minha mae ao meu
    ?
    Mensagem inadequada
  44. nicolas25
    15/07/2009 23:25

gostaria de saber, se ao completar 18 anos quando irei entra com uma açao de retificação administrativa, na qual vai solicitar a inclusão do sobrenome da minha mae ao meu, quais os documentos nescessarios ,e se o cartorio ira cobrar essa açao.
    Mensagem inadequada
  45. Bárbara Rodrigues
    31/07/2009 17:07

Olá,

Meu nome é Bárbara Rodrigues Pereira, e gostaria de trocar o Rodrigues por Kirch(sobrenome do meu avô paterno).
    Eu farei 18 anos no começo do ano que vem.
    E depois, se for possível a mudança, como posso fazer para alterar meus documentos?

Grata,

Bárbara.
    Mensagem inadequada
  46. Ollizes S R
    31/07/2009 19:16

Nicolas..

Quem melhor vai poder te informar é o cartorio no qual voce pretende dar entrada.

Barbara...

A lei protege o sobrenome.. toda hipótese de alteração prevista na lei, cita a preservação dos sobrenomes.. acredito que via cartorio, vc vai poder somente acrescentar o sobrenome Kirch... mas suprimir o Rodrigues, somente via judicial e com uma boa justificativa.

boa sorte a todos.
    Mensagem inadequada
  47. Manoel Horacio
    02/08/2009 03:53

Olá,meu nome eh Manoel Horacio Vinicius Mendes da Silva,e eu gostaria de acrescentar ao meu nome o sobrenome da minha mãe que é Mendes de França!!!
    Mas também gostaria de retirar o nome Vinícius porque é desnecessário três nomes em uma só pessoa!!!Como devo proceder nessa situação?
    PS:sou menor ainda!!!
    Mensagem inadequada
  48. Ollizes S R
    02/08/2009 10:09

Manoel..

A resposta ao Nicolas acima (a 33ª de cima para baixo) responde a sua pergunta.
    Mensagem inadequada
  49. khrisna
    12/08/2009 11:26

Bom dia Dr. Ollizes,

Tudo bem?

Pode me dar uma orientação para o caso:

http://forum.jus.uol.com.br/145896/paternidade-apos-a-maioridade/

abraços
    Mensagem inadequada
  50. Flavia Aparecida San
    30/08/2009 19:01

Olá,meu nome é Flávia Aparecida Santos,e eu gostaria de mudar meu sobrenome porque eu não tenho o sobrenome da minha mãe que se chama Cecília de Jesua Oliveira,e eu gostaria de se chamar Flávia Oliveira Santos tirar o Aparecida porque o Santos é do meu pai isso é possivel?? me ajude por favor
    Mensagem inadequada

A participação no Fórum é livre e grátis.
Para publicar suas perguntas e respostas, é necessário fazer um rápido cadastro.