Perdi o direito de dirigir conforme resolução 276/08 do Contran
13036 comentários - Página 16 de 261
-
Paulo Roberto Cavalheiro
17/10/2008 09:30Olá pessoal.
Enviei mensagens ao RENACH/DENATRAN e veja o acontecido conforme abaixo:
1º EMAIL (26/09/2008)
Solicito instuções como proceder para renovar minha carteira de habilitação uma vez que não recadastrei a mesma dentro do prazo estipulado.
Devido não estar usando minha carteira não me ative a data de vencimento e quando fui ao detran - SC Florianópolis fui informado da resolução 276/08.
Gostaria de saber como proceder, sem passar por uma nova habilitação.
Paulo Roberto Cavalheiro
R: Prezado Senhor Paulo,
O Senhor está numa situação um pouco delicada.
Sugiro que o Senhor procure a Coordenação de Habilitação no DETRAN sede de sua capital, não vá a postos de atendimento nem CIRETRAN, pois não vão ajudá-lo. Converse com o coordenador explique sua situação com paciência e educação, pois muitos condutores que estão nessa situação chegam aos DETRANS cheios de razão que acaba perdendo a razão.
O Senhor tem que abrir um processo administrativo junto ao DETRAN e solicitar que seja encaminhado ao DENATRAN para uma possível aprovação da renovação de sua CNH, só depois disso é que podemos fazer algo pelo senhor.
Att,
Claudina Costa
RENACH/ DENATRAN
2º EMAIL (30/09/2008)
Porque o DETRAN de Sergipe está recadastrando e no restante do país ainda não?
Veja a notícia na página principal do DETRAN DE SERGIPE
Carteiras de habilitação antigas devem ser recadastradas
29/09/2008 - 09:38:22
R: Senhor Paulo,
A Resolução é para atendimento em âmbito nacional todos tem que cumprir, mas os DETRANs tem autonomia para baixarem portarias estaduais, ou publicação em DOU, prorrogando alguns procedimentos. Eles não são obrigados, eles podem fazê-lo.
Att,
Claudina Costa
RENACH/ DENATRAN
3º EMAIL (30/09/2008)
Prezado Paulo,
Venho por meio deste, RATIFICAR a minha resposta abaixo, pois ela está totalmente equivocada.
Os DTRANs não podem DESCUMPRIR a lei, o que eles podem fazer é baixar portaria para regulamentar procedimentos de cumprimento da legislação mas não podem alterar os termos da resolução.
Chegou a nossa gerência que a mensagem abaixo, errada, passada por mim, está circulando na internet causando alguns transtornos para o órgão e para mim, correndo o risco inclusive de perder o meu emprego.
Diante dessa situação que eu mesma criei solicito encarecidamente, que ratifique esta informação nos meios em que o senhor divulgou a primeira mensagem, divulgando a mensagem acima em negrito que é a resposta correta.
Qualquer dúvida pode me ligar ou me manda o seu telefone que entro em contato com o senhor amanhã.
Desde já agradeço a sua compreensão.
Att,
Claudina Costa
RENACH/ DENATRAN
tel. 61 3429.3722/3234 -
Milton Thomaz
17/10/2008 09:42À Maria Madalena Ormundo: Achei!!! Encontrei algo melhor do que o e-mail; encontrei o "site" específico "Fale Conosco" da COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTE DA CAMARA DOS DEPUTADOS!!! O endereço é:
http://www2.camara.gov.br/internet/comissoes/cvt/faleConosco
O que estamos esperando? Vamos escrever!!!
Aqui estão os Membros, com fotografia e tudo!!!
http://www.camara.gov.br/internet/comissao/composicao/cvtfoto.htm
Só não achamos dinheiro, o resto ...
À luta, Compatriotas, à luta!!! -
Paulo Roberto Cavalheiro
17/10/2008 09:43Eles não sabem o que estão fazendo lá dentro. A única função destes incompetentes é criar resoluções para arrecadar fundos para auto escolas privadas. Não resta dúvida de que alguém esta ganhando e bastante com esta resolução, por isso não há interesse em prorrogação. Nós somos um alvo precioso para arrecadação. -
Milton Thomaz
17/10/2008 09:55Ao Paulo Roberto Cavalheiro: Que confusão, heim?! Ninguém sabe de que se trata, se se trata mesmo ou se não se trata!!! Rapaz, é perigoso a Claudina Costa perder o emprego mesmo, porque, pelo que se pode ver, ela tem respondido pessoalmente, e com educação. Creio que pessoas assim NÃO são muito bem-vindas lá no Denatran não!!!
Não se esqueçam de assinar nosso Abaixo-assinado:
http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/1984
"Fale Conosco" da COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTE DA CAMARA DOS DEPUTADOS!!! O endereço é:
http://www2.camara.gov.br/internet/comissoes/cvt/faleConosco
À luta, sempre!!! -
Paulo Roberto Cavalheiro
17/10/2008 10:12Pessoal, veja o email enviado para Claudina Costa:
Senhores (as) Coordenadores (as) RENACH,
Com relação a notícia veiculada sobre a Res. 276/08, esclareço que os DETRAN são órgão executivos, não sendo de sua competência qualquer tipo de normatização com relação a legislação de trânsito, por tanto, não é verídica a informação de que qualquer DETRAN tenha prorrogado a Resolução 276/08, esta competência é única e exclusiva do CONTRAN.
Segundo, não houve até o momento nenhuma manifestação do CONTRAN quanto a prorrogação de prazos para o recadastramento a que se refere a res. 276/08.
Atenciosamente,
Jairo Mota Castro
Gerente do RENACH
Departamento Nacional de Trânsito
61 3429 9237 ” -
Rita de Cassia_1
17/10/2008 10:34Paulo,
muito interessante as postagens que voce colocou com os emails da Sra Claudina.
O importante nisso é que o que dizemos e divulgamos aqui está chegando nos "ouvidos" de quem tem de chegar. -
elizabeth_1
17/10/2008 10:40obrigado Minton!!
vou hoje ao ciretran pra ver se consigo alguma coisa
depois passo pra vcs
abraços.. -
Dr. Ricardo com CNH com foto. Uhuuuuuu..!!!!
17/10/2008 11:00REFORÇANDO DE HORA EM HORA!!!!!
Olá pessoal.
Bem vindo os novos companheiros de LUTA.
Amigos não deixem de assinar nosso ABAIXO ASSINADO pedindo a prorrogação do prazo para renovação.
Passem para seus amigos e familiares... A luta é de todos pois hoje estão cancelando as CNHs, amanhã podem, confiscar novamente a poupança e aplicações financeiras, ou cancelarem nossos diplomas educacionais e mandarem todo mundo de volta a escola.
SEGUE LINK DO ABAIXO ASSINADO
http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/1984 -
Milton Thomaz
17/10/2008 11:51Ao Ricardo: Estou divulgando a seguinte mensagem pela internet afora:
"Desrespeito, também, para com o cidadão que possui CNH(Carteira Nacional de Habilitação) antiga, sem foto: Cassação sumária, sem aviso prévio! Leiam, Senhoras e Senhores, todos os dias, sem exceção, de capa a capa, os Diários Oficiais da União, de seus Estados e Municípios, pois, não o fazendo, poderão as Senhoras e os Senhores, à revelia, terem seus documentos simplesmente cassados pelas "autoridades" incompetentes! Hoje, as CNHs; amanhã, só lendo os Diários Oficiais para saber!!!
Milton Thomaz"
O Silvio está realizando um excelente trabalho; tenho encontrado aquela carta à população que ele postou aqui no Forum! Ele está divulgando mesmo. Parabéns, Silvio!
À luta, sempre!!! -
Madalena
17/10/2008 11:55Usuário banido
Olá, Amigos!!!
Milton Thomaz, obrigado pela dica do site da COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTE DA CAMARA DOS DEPUTADOS.
Já estive lá e postei nossa denuncia/critica/sugestão.
Aproveitei a visita e encaminhei email com a mesma denúncia para todos os deputados membros tirulares dessa COMISSÃO, só não o fiz para os suplentes.
"Passeando" nesse link descobri que alguns deputados tem site próprio e estou fazendo nossa "denunca/critica/sugestão" diretamente no site deles, mas um deles, em especial o Deputado Federal Beto Albuquerque, me chamou a atenção por estar engajado em pautas do Codigo de Transito, é só ler a tragetória pública e leis resultantes de projetos dele, link abaixo.
http://www.betoalbuquerque.com.br/component/option,com_frontpage/Itemid,1/
ATENÇÃO!!! Vale a pena reforçarmos (todos) nossa indignação junto ao mesmo qto a Resolução 276/08.
Se fizer novas descobertas postarei para todos.
Abraços! -
17/10/2008 12:03Valeu Milton Thomaz!!!
Anotei seu manifesto e estarei divulgando também.
Maria Madalena Ormundo obrigado pela ajuda e também estou entrando nesses links.
REFORÇO DE HORA EM HORA!!!
Tania Izzo
17/10/2008 12:05“O juiz não exaure seu dever sem fazer justiça.”
Sidnei Agostinho Beneti
Juiz libera CNH sem prova
O juiz Avenir Passo de Oliveira, da 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Goiânia, autorizou ontem um motorista a revalidar a CNH sem se submeter a prova ou ao curso de direção defensiva e de primeiros socorros. A medida foi requerida sob o argumento de que ao retirar a CNH, sob a vigência do Código de Trânsito de 1966, a única exigência era exame de saúde para renovação do documento, o que entende ser direito adquirido. Para o juiz, o pedido procede, pois a exigência imposta pela Resolução168 “poderá constituir arbitrariedade por criar obstáculos à renovação da CNH não existentes na legislação da época”. Ainda para o magistrado, a nova regra pode prejudicar o motorista que, não estando com a CNH revalidada, “encontra-se tolhido de seu direito de conduzir veículo automotor.” Cabe recurso da decisão. -
Tania Izzo
17/10/2008 12:16[16/10/2008 - 17:00] Carteira de motorista: liminar autoriza renovação sem realização de curso
O juiz Avenir Passo de Oliveira, da 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Goiânia, concedeu liminar a Edésio Silva e determinou ao Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) que faça a revalidação de sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dispensando-o do curso de direção defensiva e de primeiros socorros. A medida foi requerida por Edésio ao argumento de que retirou sua CNH sob a vigência do Código Nacional de Trânsito instituído pela Lei 5.108, de 1966 que exigia apenas exame de saúde para renovação do documentos, o que entende ser direito adquirido.
Contudo, a Resolução nº 168, de 14 de dezembro de 2004, está condicionando a renovação da CNH à freqüência em curso de direção defensiva e primeiros socorros a todos os motoristas habilitados antes de 21 de janeiro de 1998. Para Avenir, o pleito de Edésio não é infundado pois, a seu ver, a exigência imposta pela Resolução nº 168 “poderá constituir arbitrariedade por criar obstáculos à renovação da CNH não existentes na legislação que vigorava à época em que Edésio se habilitou”. Ainda para o magistrado, a nova regra pode prejudicar o motorista que, não estando com a CNH revalidada, “encontra-se tolhido de seu direito de conduzir veículo automotor”.
FONTE: TJ-GO -
Rita de Cassia_1
17/10/2008 12:45Pessoal,
Recebi resposta do MP do RJ sobre a deuncia feiita.
Segue resposta oficial:
"À Ouvidoria do Ministério Público,
A notícia referente ao e-mail foi encaminhada ao MP Federal, considerando que se questinoa resolução do contran.
Cláudio Henrique da Cruz Viana _ Promotor de Justiça" -
Silvio_1
17/10/2008 13:12Boa tarde pessoal,
Vamos aproveitar o final de semana pra convocar amigos e parentes a assinarem o abaixo-assinado.
Só tem 82 assinaturas até agora.
Precisamos aumentar e muito isso se quisermos mostrar pras autoridades que temos apoio.
Eu queria sugerir que mandássemos emails denovo para todas as autoridades que ja mandamos, pedindo providencias e reclamando que eles não tomaram nenhuma providencia.
Temos cque continuar fazendo barulho.
Outra coisa que eu queria sugerir, se alguem mora em São Paulo perto de alguma emissora de tv, derrepente poderia ir pessoalmente até ela e pedir que fosse noticiado algo.
Infelizmente aqui eu procurei a TV Vanguarda (afiliada da globo) mas nao deram importancia.
Não vamos desistir nao, pelo contrário, vamos intensificar.
Boa Sorte pra todos nós.
Milton Thomaz
17/10/2008 14:18Boa tarde, "Foras-da-lei-como-eu"!
Parece que não tenho mais nada que fazer, exceto ficar na frente do computador escrevendo neste Forum! Aproveito minhas horas de folga para dar força a mim mesmo e aos/às Colegas(com C maiúsculo!) do "barco do pesadelo". Mas, quando tenho alguma notícia, que suponho, relevante, posto aqui no nosso "Retiro dos Foras-da-lei". Vejam só:
"Instrutores tentam hoje acabar com aulas de moto nas ruas
Quinta-feira, dia 16 de Outubro de 2008 às 09:00hs
Instrutores de transito de Mato Grosso do Sul e dos demais estados do País reúnem-se hoje (16) em Brasília para discutir como derrubar a resolução do Contran - Conselho Nacional de Trânsito que obriga esses profissionais a irem para as ruas com alunos de motociclismo, a partir de janeiro de 2009. A idéia é não permitir que isso aconteça devido ao risco de acidente que corre tanto o instrutor como o aluno."
"... derrubar a resolução do Contran ..." Parece que estamos falando a mesma língua! "Instrutores de transito de Mato Grosso do Sul e dos demais estados do País reúnem-se hoje (16) em Brasília ..." Estão se mobilizando!
Notícia na íntegra:
http://www.aquidauananews.com/index.php?action=news_view&news_id=135044
Será que não dá "pra pegar carona"? -
Silvio_1
17/10/2008 14:47Pessoal, recebi mais uma resposta ao email que enviei a Sra claudina do DENATRAN.
Segue abaixo o email que recebi dela e a resposta que acabei de enviar:
"Prezado Silvio,
Recebemos sua mensagem e será informada a nossa coordenação geral.
Mas até o momento não há notícia que a resolução será prorrogada.
Att,
Claudina Costa
RENACH/DENATRAN
tel. 61 3429.3722/3234"
RESPOSTA QUE MANDEI:
Sra Claudina,
Por favor, com todo respeito eu queria entender uma coisa.
Toda vez que entro em contato com alguem para obter uma resposta sobre esse assunto, a pessoa responde sempre dessa maneira, que será repassada a mensagem para alguem, mas esse alguem nunca aparece.
Afinal, quem exatamente tem o poder para dar essa prorrogação?
Porque nós ficamos falando aqui e sempre dizem que vao passar para um setor responsavel, etc e tal mas nunca obtemos algo de concreto.
Eu queria mesmo era saber quem é a pessoa que tem esse poder de mudar isso.
Estou me dirigindo à Sra e à instituição no maior respeito, mas como cidadão me sinto desrespeitado.
Eu tenho certeza absoluta que qualquer um de voces, inclusive quem criou essa resolução se sentiria indignado e desrespeitado como pessoa e como brasileiro.
Poxa, só estamos pedindo um prazo para regularizarmos uma situação a qual só não esta regularizada porque não fomos informados dela.
Eu ja compreendi que não está em suas mãos resolver esse assunto, mas peço encarecidamente que interceda por nós.
Nós não somos marginais para sermos tratados dessa maneira.
Nos sentimos de pés e mãos atadas porque nem com a pessoa certa conseguimos falar.
O tempo esta passando e os transtornos só aumentando.
Será que ninguem é capaz de um ato de grandeza para com o povo brasileiro.
Será que realmente é necessário passarmos por tudo isso?
Eu creio que nao.
Eu e milhares de pessoas pelo país aguardamos por notícias animadoras.
Muito Obrigado,
Silvio -
Silvio_1
17/10/2008 16:10Pessoal, eu enviei uma mensagem para um deputado federal aki de sao josé dos campos, mas enviei a mensagem através do site do deputado.
A assessoria dele me respondeu agora a pouco me solicitando que reenviasse a mensagem por email, porque o site tem um regulador de caracteres que impediu que eles recebessem a mensagem completa.
Vou aproveitar e deixar aqui o email que ele me passou para que vcs tambem enviem emails pedindo apoio.
contato@emanuelfernandes.com.br -
claudia_1
17/10/2008 16:55Amigos ainda nem tenho CNH mas sou solidária a vcs pelo problema que estão passando. É um absurso que uma mera resolução restrinja direitos dos cidadãos. Como cidadã me dá até arrepios ver uma mera resolução se sobrepor a uma garantia constitucional. A Constituição brasileira garante que ninguem será obrigado a fazer o deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. Esse é um direito fundamental do cidadão consagrado pelo artigo 5º, inciso II da Copnstituição. A atribuição do Contran é para regulamentar situações não previstas na lei, mas deve ser sempre de acordo com o disposto na lei. Acredito que judicialmente seja possível corrigir essa distorção absurda. -
Silvio_1
17/10/2008 17:04Claudia _1,
Muitíssimo obrigado pelo seu apoio.
Realmente essa não é uma causa somente de quem teve a CNH cancelada, mas sim de todos os brasileiros.
È inadimissível que orgãos públicos se utilizem de resoluções e portarias para prejudicar os cidadãos de bem.
Nós não podemos tolerar esse tipo de atitude, porque certamente se não fizermos nada, a tendência é perdermos cada vez mais os nossos direitos.
A propósito, voce assinou o nosso abaixo-assinado?
Se não, por favor colabore conosco, e peça para que seus amigos e parentes o façam tambem.
Mais uma vez, muito obrigado.
Silvio.
17/10/2008 17:06REFORÇANDO DE HORA EM HORA!!!!!
Olá Claudia_1
Bem vindo os novos companheiros de LUTA.
Amigos não deixem de assinar nosso ABAIXO ASSINADO pedindo a prorrogação do prazo para renovação.
Passem para seus amigos e familiares... A luta é de todos pois hoje estão cancelando as CNHs, amanhã podem, confiscar novamente a poupança e aplicações financeiras, ou cancelarem nossos diplomas educacionais e mandarem todo mundo de volta a escola.
Milton Thomaz
17/10/2008 17:25Muitíssimo obrigado, Claudia! Precisamos de mais Brasileiras como você!!!
"Desrespeito, também, para com o cidadão que possui CNH(Carteira Nacional de Habilitação) antiga, sem foto: Cassação sumária, sem aviso prévio! Leiam, Senhoras e Senhores, todos os dias, sem exceção, de capa a capa, os Diários Oficiais da União, de seus Estados e Municípios, pois, não o fazendo, poderão as Senhoras e os Senhores, à revelia, terem seus documentos simplesmente cassados pelas "autoridades" incompetentes! Hoje, as CNHs; amanhã, só lendo os Diários Oficiais para saber!!!
Milton Thomaz"
Movimento contra essa barbárie no Orkut: "Resolução 276/08 do Contran"
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=69127425
A Comunidade está crescendo a cada hora!
Obrigado, Amigos, pelo apoio!
Endereço do Abaixo-assinado contra essa resolução(r minúsculo mesmo!) catastrófica:
À luta, sempre!!! -
Maria Luiza Almeida
17/10/2008 17:59Dra. Izabelle Costa, poderia me mandar cópia do MS. Grata -
Milton Thomaz
17/10/2008 18:29 | editadoNão podemos deixar de agradecer, em público, a todas as pessoas que assinaram nosso manifesto. Pessoas conscientes de seus direitos como cidadãs, não só brasileiras, mas como cidadãs do mundo!
Milton Thomaz
À luta, sempre!!!
Agradeço a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas de São Paulo por ter assinado nosso Abaixo-assinado.
E, também, a Confederação dos Gráficos (conatig).
Segue link de várias Federações, de norte a sul do Brasil:
1 - Federação dos Trabalhadores na Indústria do Estado do Amazonas
ftieam@bol.com.br
2 - Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário do Amazonas
fticcam@interlins.com.br
3 - Federação dos Trabalhadores na Indústria do Estado da Bahia
ftiba@ig.com.br
4- Federação dos Trabalhadores na Indústria do Estado do Ceará
ftice@uol.com.br
5 - Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário do Ceará
feticomce@ig.com.br
6 - Federação dos Trabalhadores na Indústria do Estado de Goiás,TO e DF
ftieg@terra.com.br
Página na internet: www.ftieg.com.br
7 - Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário dos Estados de Goiás,TO.
feticom@cultura.com.br
8 - Federação dos Trabalhadores na Indústria do Estado do Maranhão
fetiema@uol.com.br
9 - Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário do Maranhão
feticema@uol.com.br
Mãos à obra, enviando e-mails, Pessoal. Alguém vai nos ouvir, ora se vai!!! As Federações são Entidades muito fortes!
Página da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria(CNTI):
http://www.cnti.org.br/default.html
E-mail: cnti@cnti.org.br -
Homero Pavan Filho
17/10/2008 18:29Alguém ingressou com mandado de segurança? -
Rita de Cassia_1
17/10/2008 18:31No Rio de Janeiro, a justiça está em greve. Sem previsão. -
Homero Pavan Filho
17/10/2008 18:56Encaminhei email ao professor João José Leal, que escreveu artigo publicado no jus navigandi a respeito da resolução 168/08 (http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=9064), e obtive a seguinte resposta.
"Prezado Homero: não estudei o lacônico texto da Res. 276/2008. À primeira vista, considero indevida a exigência de um novo processo de habilitação para condutores já habilitados. Com a habilitação, o condutor passa a titular de um direito adquirido.
Quanto ao recadastramento, penso que somente poderá ser exigido ao final do prazo de validade da Carteira de Habilitação.Ou seja, no momento da renovação.
Um Abraço.
João José Leal
Repliquei assim:
Caro Dr. Leal,
Agradeço a atenção e sua resposta ao meu email.
Se puder argumentar mais uma questão com o senhor, penso que há uma confusão no que se refere ao vencimento das carteiras de habilitação. O que expira, em minha pretenciosa opinião, é a validade do exame de saúde. Na CNH está escrito isso: "Exame de Saúde válido até 17/12/2003, ou seja, o dia em que completei 40 anos. (Lendo a lei, depois, vi que eu estou errado, o prazo de validade da carteira está condicionado ao prazo de validade do exame de saúde).
Em seguida, o documento que comprova que sou habilitado, a CNH, foi modificado, incluindo-se foto e, mais recentemente, impressão digital, a fim de evitar adulterações ou fraudes (cometidas por funcionários dos DETRANS e CIRETRANS, e não pelos motoristas/usuários).
Para obter um novo documento, até me submeteria a uma prova de aptidão, teórica ou prática, ou ambas. A exigência de novo processo de habilitação, porém, beneficia proprietários de Centros de Formação de Condutores, que terão milhares ou milhões de clientes já habilitados cursando aulas práticas e teóricas, pagando por isso, e penaliza o cidadão por conta de erros cometidos por funcionários do próprio Estado.
Ele me retornou a seguinte resposta:
"Não vejo legitimidade na exigência de novos exames, salvo os de aptidão física e mental (médicos), nos prazos previstos em cada carteira de habilitação. O art. 159, §§ 10 e 11, a meu ver é esclarecedor: “a CNH será substituída por ocasião..” Portanto, é indevida a exigência de novo processo ou mesmo de nova prova de aptidão técnica ou teórica." -
Homero Pavan Filho
17/10/2008 18:59Tem que rir:
"
* Sergio Henrique
Rio de Janeiro/RJ
* 1 dia atrás
Sou instrutor de CFC desde 2000. Fiz curso de capacitação na FESP. O DETRAN-RJ permitiu a FESP capacitar, formar instrutores. Minha habilitação foi obtida antes de 1997. Devido a isso teria que fazer o curso de atualização conforme a resolução 168. Porém tenho os referidos cursos (direção defensiva e primeiros socorrros). Na própria resolução há isenção de prova quando se tem 15 horas de aula. Ora, o curso de capacitação teve 120h, bem superior a carga horária exigida para atualização.
O Detran me negou a isenção de prova agurmentando que o curso que fiz não tem 'capacidade' de isentar-me. Ora, senhores, caso não possui 'capacidade', logo capacita instrutores 'incapacitados', por sua vez a formação de futuros condutores fica prejudicada. Como, então, o DETRAN, autarquia, permite tal curso? OS instrutores de CFC têm no prontuário dos condutores os respectivos nomes dos instrutores, sendo estes responsáveis nos casos de acidentes ocorrido com os condutor. A própria resolução 168 trata do assunto: responsabilidade dos instrutores na formação dos candidatos a habilitação. Seguindo a análise o DETRAN comete uma ilegalidade adminstrativa, arbitrariedade se permite a inclusão de instrutores formados pela FESP a darem aulas em CFC.
Gostaria de informações?"
http://forum.jus.uol.com.br/discussao/99467/ilegalidade-do-ato/ -
Milton Thomaz
17/10/2008 19:09Pessoal, no "site" da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria(CNTI): http://www.cnti.org.br/default.html - há, também um abaixo-assinado contra o trabalho escravo. Assinei o manifesto e aproveitei para deixar o meu também:
"Como soube deste abaixo-assinado?
Vasculhando a internet em busca de apoio contra a Resolução 276/08 do Contran que cassou sumariamente as CNHs antigas, sem foto, de mais de 1 milhão de brasileiros e brasileiras. Também temos um Abaixo-assinado contra essa arbitrariedade: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/1984"
Entrem lá, assinem e façam mais ou menos o mesmo que eu. Já estão com 30945 assinaturas! Uma mão lava a outra, não é mesmo? -
simone
17/10/2008 19:25Meninos e Meninas de 40 anos como eu
oiiiii....
Tenho resposta da Sra. Claudina sobre a Carta Aberta.
ATENÇÃO - vou postar aqui como veio
(essa parte consta na carta aberta) - Entendendo que “A Resolução é para atendimento em âmbito nacional todos tem que cumprir, mas os DETRANs têm autonomia para baixarem portarias estaduais, ou publicação em DOU, prorrogando alguns procedimentos. Eles não são obrigados, eles podem fazê-lo. Att, por Claudina Costa / RENACH/DENATRAN/ tel. 61 3429.3722/3234 / claudina.costa@denatran.gov.br.” Fica clara a intransigência, abuso de poder, autoritarismo e imposição dos Estados que NÃO prorrogaram o prazo por mais tempo;
(esta parte veio da Sra. Claudina) - Sobre a informação acima enviada por mim em resposta a um determinado cidadão, ela está incorreta, cometi um grave erro, pois me expressei mal na mensagem. A mensagem correta é: “Os DTRANs não podem DESCUMPRIR a lei, o que eles podem fazer é baixar portaria para regulamentar procedimentos de cumprimento da legislação mas não podem alterar os termos da resolução.”
(ainda da sra. Claudina) Segue ainda e-mail enviado pelo meu gerente a todos os DETRAN sobre a prorrogação no Estado de Sergipe.
“Senhores (as) Coordenadores (as) RENACH, Com relação a notícia veiculada sobre a Res. 276/08, esclareço que os DETRAN são órgão executivos, não sendo de sua competência qualquer tipo de normatização com relação a legislação de trânsito, por tanto, não é verídica a informação de que qualquer DETRAN tenha prorrogado a Resolução 276/08, esta competência é única e exclusiva do CONTRAN.
(Sra. Claudina) Segundo, não houve até o momento nenhuma manifestação do CONTRAN quanto a prorrogação de prazos para o recadastramento a que se refere a res. 276/08.
Então - pelo que entendi - ela reformulou o que antes tinha dito - mas a carta aberta foi a todos com a primeira redação.
Quero parabenizar a todos que estão integrados nesta luta. Merecemos uma grande vitória. Que agonia....
Abraços -
Milton Thomaz
17/10/2008 19:39 | editadoHomero Pavan Filho,
Entrei no forum que você citou e postei o seguinte:
"Olá, Sergio Henrique!
Não há como obter informações! Como colocar um caminhão dentro de um fusca? Que lógica eles usam? Incapacitado capacitando? Você está sendo muito bonzinho em dizer que "... o DETRAN comete uma ilegalidade adminstrativa, arbitrariedade ..." Isso ao meu entender é BURRICE PURA!
Dê uma olhada no nosso Forum "Perdi o direito de dirigir", neste mesmo "site" e comprove o que estou dizendo: http://forum.jus.uol.com.br/discussao/87405/1/perdi-o-direito-de-dirigir-conforme-resolucao-27608-do-contran/
Espero vê-lo lá no nosso Forum!
Um forte abraço e sucesso em sua empreitada!"
Faça um comentário lá também, Homero.
NÃO SUPORTO BURRICE!!! -
Sateles
17/10/2008 20:48Boa noite Srs...pessoal...
Tenho novidades......
A lei de beber e dirigir , retenção da CNH, só funcionam em idiotas como nós....
A Constituição diz que todos somos iguais perante as leis.....só que existem pessoas mais iguais que as outras....E tem mais direitos que a maioria...
veja o texto abaixo, que circulou pela internet... e tire suas concluões...
"Um acidente banal de trânsito, sem vítimas, está causando polêmica em Brasília e embaraços ao embaixador do Paraguai, Luiz Gonzáles Arias. Tudo porque seu filho, o estudante de medicina Sebastian González Ayala, de 19 anos, dirigindo sem habilitação e com visíveis sinais de embriaguez, bateu em dois outros veículos e, após se recusar a fazer teste de bafômetro, saiu impune do local, sob escolta de uma viatura do Batalhão Rio Branco, da Polícia Militar."
Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/10/15/filho_de_embaixador_bebe_bate_carro_e_sai_impune_no_df_2050220.html
NEM MULTA O BEBERRÃO TOMOU......SE FOSSE COM VOCE..CIDADÃO COMUM?
Que pais de merda...nossas autoridades baixam a caberça para delinquentes de fora.....e pune os basileiros honestos que pagam seus impostos.
Cade os Detrans..Contrans.....e os demAIs TrANS....para fazer valer a força das leis?...............a mordaça que eles criam é para o povo comum.....dependendo de quem fizer coisa errada...eles passam a mão na cabeça...e ainda usam escolta para proteger marginais.
Chega de tanta burrice.....e falta de MORAL...autoridade que permites uma aberração dessa...não tem moral para retirar a CNH do cidadão comum...
Fora CORONEL ALFREDO. -
Milton Thomaz
17/10/2008 21:14Valmir,
Essa é a mesma "lógica" do instrutor de CFC, descrita acima pelo Homero e comentada por mim!
LEMBRETE!!!
Abaixo-assinado contra essa resolução arbitrária: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/1984 -
AndréNozawa
18/10/2008 01:56O Brasil geograficamente está bem localizado mas esse país é um lixo.
Polícia em greve, justiça em greve, bancos em greve...polícia confrontando polícia.
Ultimamente tenho dado muito azar com "profissionais" das mais diversas áreas. De pedreiros na reforma da minha casa até médicos judeus que cancelam minha consulta marcada sem aviso prévio por causa do Yom Kippur....
É uma maré de incompetência e falta de respeito que estou com nojo do Brasil.
Só uma revolução pra mudar esse país. -
Gisele_1
18/10/2008 14:13Ola pessoal
gostaria de saber onde esta o site de Sergipe que mostra que estao renovando as cnh.
abraço q todos vcs.. -
Silvio_1
18/10/2008 14:28Gisele_1
A noticia do Sergipe esta nesse site:
http://www.detran.se.gov.br/noticia_leitura.asp?cd_Noticia=1204 -
Silvio_1
18/10/2008 15:15LEMBRETE!!!
Abaixo-assinado contra essa resolução arbitrária: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/1984 -
Silvio_1
18/10/2008 16:58Pessoal, eu crieu um blog para ajudar a divulgar.
não sei se seria preciso mas onde eu posso to colocando uma matéria sobre a Resolução 276/08.
Pra ser sincero, nem sei bem como funciona um blog, mas como é de graça eu fiz..rsrss
Quem quiser visitar ta aqui o endereço:
http://cnh-cancelada.zip.net
Quem tiver mais idéias para divulgar, coloquem em prática. -
edilson munerato
18/10/2008 18:51Senhores (as):
Recebi a resposta do diretor do Detran, como segue:
Pergunta enviada em 16/10:
Ilmo Diretor. Sou portador da CNH antiga cadastrada na ciretran de S. André, prejudicado pela resolução 276 (justo no dia 12/08/2008), entrei com requerimento e aguardo parecer do diretor da divisão de cnh do interior (motivo: uso da CNH para sustento familiar). Venho através deste portal pedir a gentileza de juntamente com outros diretores baixarem uma instrução no próprio Detran para uma prazo maior, assim como aconteceu no Detran de Sergipe, conforme a própria resolução dá direito. Art. 3º O órgão executivo de trânsito dos Estados poderão baixar as instruções necessárias para o perfeito funcionamento nesta resolução, objetivando sempre a praticidade e a agilidade em benefício do cidadão.
Resposta recebida em 16/10:
Prezado Sr. Edilson,
Quanto ao requerimento, o sr. deverá aguardar análise do Delegado
responsável.
Quanto ao seu questionamento sobre a prorrogação da medida, informamos que
entramos em contato com o DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) a
seguinte informação:
Com relação a notícia veiculada sobre a Res. 276/08, esclarecemos que os
DETRANS são órgãos executivos, não sendo de sua competência qualquer tipo
de normatização com relação à legislação de trânsito, portanto, não é
verídica a informação de que qualquer DETRAN tenha prorrogado a Resolução
276/08, está competência é única e exclusiva do CONTRAN.
Não houve até o momento nenhuma manifestação do CONTRAN quanto à
prorrogação de prazos para o recadastramento a que se refere a Res.
276/08.
Atenciosamente,
Detran-SP
Reencaminhamento do email recebido em 17/10:
Prezado Diretor,
Agradeço e parabenizo o senhor e este departamento pela atenção e pelo rápido e eficaz atendimento.
O meu parecer sobre a prorrogação cedida pelo Detran/SE (verídica e ainda válida) se faz pelo motivo do artigo 3º da resolução 276/08 dar condições dos próprios Detrans baixarem instruções para praticidade e agilidade em beneficio do cidadão.
São milhares de paulistanos prejudicados com esta resolução, que garanto que se os senhores baixassem uma simples instrução resolveria bastante os nossos problemas e o de vocês também.
Atenciosamente
Edilson Munerato
Resposta do Detran
Prezado,
Disponha dos serviços prestados pelo Detran. Informamos que não temos
nenhuma determinação do Contran para que seja alterado prazos que
modifiquem a Resolução 276/08.
Atenciosamente,
Diretoria Detran – SP
Moral da História: eles se fazem de desentendido, para não assumirem responsabilidades.
Edilson -
Sara Janssen
19/10/2008 07:13Oi, pessoal. Não estou na situação de vocês, mas não posso entender como isso pode acontecer no Brasil. Na Suécia não acontece nada disso, mas não posso falar muita coisa porque não sou brasileira, e o Brasil e Suécia são muito diferentes. Vim até este forum porque vi no orkut do Milton Thomaz, na comunidade que diz que ele perdeu o direito de dirigir. Milton, você não é o professor de inglês e alemão que lecionava na ASLAN em Rio Preto? Se for, você não se lembra de mim, Sara? Desculpem, não quero desviar o assunto, mas o que estão fazendo com vocês é uma grande falta de respeito.
Muito boa sorte e que Deus ilumine o caminho de vocês. -
J. Gonçalves
19/10/2008 08:14 | editadoSabem, costumo dizer que têm coisas que só acontecem no Brasil, mas, na verdade, só acontecem porque deixamos. Escrevi em algum dos meus posts, mas pergunto de novo:
Como é possível uma resolução tão absurda prejudicar milhares de brasileiros e termos, apenas, 132 assinaturas no abaixo assinado?
Ainda que incluindo somente os grandes centros urbanos, se somos milhares, aonde estão as manifestações públicas ou processos coletivos? Aonde estão essas pessoas?
Pergunto isso, mas estou fazendo todo o processo de habilitação de novo. Me sinto um idiota, mas decidi não esperar mais. 21 anos sem infração e carteira cassada...É triste. Logo eu, atento às notícias, mas por um esquecimento bobo, perdi minha CNH. Os bêbados continuam dirigindo, os maus motoristas xingando, matando, acelerando, mas renovaram as suas CNH em dia. Não posso reclamar, afinal, cometi um erro gravíssimo.
Enfim, gostaria de saber o que já perguntaram por aqui e eu não vi resposta mais direta. Quantos entraram com mandado de segurança e quantos tiveram o mandado deferido?
O que vcs acham que podemos fazer para sensibilizar alguma autoridade que não somente opine favoravelmente sobre a nossa situação, mas que se proponha a tentar resolvê-la?
E uma última pergunta: Não é possível entrar com uma ação coletiva contra o CONTRAN reunindo os poucos que aqui se encontram?
Abs a todos. -
claudio vieira_1
20/10/2008 00:41 -
Antônio C. Pádua
20/10/2008 00:49Também estou nessa. Estive no Ciretran em Uberlândia e quem me atendeu disse que considera essa situação "INCONSTITUCIONAL", que infelizmente, internamente, ele nada poderia fazer, mas que o povo de Uberlândia não deve estar muito preocupado com essa situação, pois nada estavam fazendo ou reinvidicando. -
Silvio_1
20/10/2008 01:28SEGUE LINK DO ABAIXO ASSINADO
elizabeth_1
20/10/2008 10:45O leitor diz ter contatado o responsável pela ciretran em Vinhedo e ter sido informado de que todos os processos de renovação dos modelos antigos
da CNH estão parados, pois o Detran não esta liberando os documentos
fonte: o Estado de São Paulo -
20/10/2008 11:00Matéria do Jornal Estado de São Paulo
Domingo, 19 de Outubro de 2008 | Versão Impressa
Cartas
Renovação da CNH
Protocolei no dia 19/9 na cidade de Vinhedo meu processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), após cumprir as determinações de exame médico e fazer provas no Centro de Formação de Condutores (CFC), diretamente no sistema do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Para minha surpresa, fui diversas vezes à delegacia em Vinhedo e nada de a minha habilitação ser liberada. Trabalho com vendas externas e uso veículo como ferramenta de trabalho, e estou sem poder vender desde então. Não é necessário comentar os prejuízos que esse órgão governamental está me causando. Como cidadão exijo o direito de ter renovada minha habilitação, pois cumpri com todas obrigações pertinentes ao caso.
MARCELO TRINDADE CASTILHO
São Paulo
A diretoria do Detran-SP informa que orientou o leitor a entrar em contato com o delegado responsável pela Ciretran ou com o delegado seccional da região, responsáveis em fiscalizar os serviços das Ciretrans (falecomdiretor@detran.sp.gov.br).
O leitor diz ter contatado o responsável pela Ciretran em Vinhedo e ter sido informado de que todos os processos de renovação dos modelos antigos da CNH estão parados, pois o Detran não está liberando os documentos.
Segue link da matéria
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20081019/not_imp262576,0.php
REFORÇO DE HORA EM HORA!!!!
Abraços -
Sateles
20/10/2008 11:22Bom dia nobres colegas.
Pessoal, entrei no link da materia acima e acredito que esse seja um ótimo caminho para fazer alguém escutar nosso problema.
Devemos enviar um milhão de reclamação via ESTADÃO, quero ver se isso não vai chamar a atenção deles.
No link, me parece que muita gente lê e "ELES" (Detrans), tem preocupação em responder.
Vamos enviar um milhão de reclamação.
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20081019/not_imp262576,0.php
Sds
Valmir -
Silvio_1
20/10/2008 11:24Pessoal, temos que tentar resolver isso de uma maneira diferente porque ficarmos aqui só reclamando não esta resolvendo.
Quero saber quem aqui está disposto a ir para São Paulo Capital para fazermos uma passeata ou irmos ao DETRAn, sei la.
Alguma coisa temos que fazer.
Quem estiver disposto a ir, por favor, entre em contato comigo pelo email, para que possamos definir data e o que fazer.
dony2000@hotmail.com -
20/10/2008 11:42Silvio como já conversamos eu tô nessa e vamos decidir o dia D.
abrax!!! -
Helcio_1
20/10/2008 12:07Silvio estou dentro, só informar o dia e a hora, se não sairmos da zona de conforto e irmos pra rua protestar, ninguem irá nos ouvir e nem ver, e quem está só nos vendo, não está se importando com nosso problema.
Pessoal só a união faz à força.
Abraço à todos.
Categorias
- Concursos públicos
- Exame da Ordem
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Advocacia e OAB
- Direito Civil: Parte Geral
- Direito das Obrigações e Contratos
- Direito das Coisas
- Condomínios e incorporações