Pesquisa - Advocacia
20 comentários
-
Elisario Meira
02/10/2008 12:57Caros colegas deste fórum, aproveito desta categoria para fazer uma pesquisa relacionada a advogcacia, tendo por amostra os membros desta lista.
Gostaria que os colegas se manifestassem sobre a situação financeira dos profissionais que estão seguindo esta laboriosa profissão. Curto e grosso: estão ganhando dinheiro com a advocacia ou não?
Conversando com um colega ele me disse, "para os bons está uma maravilha, mas para quem é mau profissional a situação está ruim".
Discordei dele. No meu caso, com exceção das áreas previdenciárias e penal , que estou procurando aprender a fundo, tenho bons conhecimentos nas demais áreas, e mesmo assim tenho passado por dificuldades, dando mal-e-mal para pagar as despesas do escritório.
Assim, gostaria de ouvir os demais colegas, para ter uma posição se se trata de algo pontual ou se, realmente, a situação do advogado está feita.
Agradecido desde já aos que se manifestarem. Tenho certeza que vai ser de muita valia para todos, no sentido de ver quantos por cento estão se dando bem e quantos não. -
Ivan Martins | Rio de Janeiro/RJ
02/10/2008 13:05Pode-se dizer que algumas áreas se tem excesso de profissionais, o que prejudica bastante. Contudo, outras são carentes ainda de advogados. -
Elisario Meira
02/10/2008 19:24Por exemplo, Ivan..... -
Elisario Meira
03/10/2008 19:10Pois é, caros colegas, com as devidas desculpas, acho que a falta de manifestação ou é certa hipocrisia, medo ou vergonha de se manifestar ou se trata de algo que afeta somente a mim mesmo. Pelo menos estou sendo sincero. -
Carlos Eduardo Crespo Aleixo
03/10/2008 19:19Bem, desde o começo da Postagem pensei em participar, mas acabei que não me manifestei !!!
É que, do jeito que as coisas andam hoje em dia, dificilmente alguém daí viria em público para falar se está GANHANDO ou NÃO dinheiro !!!
Inclusive, eu mesmo prefiro nem vir daí comentar acerca disto em relação a minha própria pessoa !!! -
Ollizes / Advogado
03/10/2008 21:35Elisário.. a principio pensei em não escrever nada nesse topico, mas como o colega acima vou fazer algumas observações que fiz durante o curto tempo em que estou na profissão.
Em nosso nobre oficio, não tem como fazer uma analise com pouco tempo de trabalho..
O advogado só vai ter alguma noção se a profissão é rentavel, superar as dificuldades iniciais, aprender a superar os surtos de "juizites" e "promotorites" a suportar pressão dos clientes por volta dos 5 anos da profissão..
Os que não se adaptam, normalmente antes desse periodo ja mudam de profissão.. vão ser vendedores em lojas, taxistas, gerentes, bancarios, etc..
Os que chegam aos 10 anos, (pode observar em sua cidade) são os que conseguiram fazer a profissão rentável.. ja tem sua carteira de clientes, são indicados e gozam da fama de ser bons profissionais..
Quanto ao "ganhar dinheiro" é arte de cada um.. tem os que encontram o melhor caminho e outros não.. e nesse campo somos iguais a qualquer profissional autonomo..
fui... -
Elisario Meira
03/10/2008 22:06Caros Carlos e Ollizes. Agradecido pelas manifestações de vocês.
Eu, sinceramente, não entendo porque as pessoas tem dificuldade em dizer se estão ou não indo bem com a profissão. Qual o problema? Que vergonha há nisso? Nenhuma. É como se uma pessoa que não tivesse uma das pernas pudesse ter vegonha disso. Claro que poderá até ter, mas e dai? Vai mudar alguma coisa? De outro modo. Uma pessoa que possua as duas pernas. E dai? Vai mudar alguma coisa?
Enfim, a minha iniciativa foi tentar ver a quantas anda a profissão. Mas, como vemos, falar sobre isso é uma verdadeira "ciaxa preta", ou melhor, um verdadeiro tabu.
Não há vergonha em dizer que se está indo bem. É um mérito. Da mesma forma que não é vergonha dizer que não se está ganhando dinheiro com a profissão. Tratam-se de realidades. E quanto a essa não há muito o que fazer no presente. A não ser mudá-la no futuro.
A idéa do debate foi apenas discutir sobre isso. -
03/10/2008 22:15Ah sim, um pequeno adendo após a participação do colega Ollizes mais acima seria a questão do tempo (no caso, uns 05 anos) para fazer da profissão algo rentável !!!
Bem, o que vejo é que a necessidade duns 02 / 03 anos para que o Advogado começe a ganhar algum dinheiro depois duns 05 anos, pelo menos, para estar a estabilizar esta sua rentabilidade !!!
Agora, realmente, a questão da captação dos Clientes é um grande problema para os que tiverem a começar com o próprio Escritório e, por vezes, mais vale a pena a trabalhar com alguém já estabelecido e isto se achar este alguém do que assumir uma porção de gastos com o Escritório logo de cara e sem daí ter d'onde arcar com tais custos !!! -
03/10/2008 22:21E outra que lembrei agora é daí não virmos a desprezar as Causas menores em que achamos que não vale a pena !!!
Muitas vezes, por exemplo, pode vir um cliente querendo fazer uma Reclamação Trabalhista d'onde o que irá ser recebido mal paga o papel e a tinta gastos dali com a impressão das Petições, mas que, no futuro, poderá vir trazer uma causa bem maior e apenas optará pelo seu antigo Advogado já conhecido porque este fora o único a lhe dar a atenção naquela vez passada !!!
Enfim, acho que nem tenho mais nada a acrescentar e nem sei se algumas das coisas que disse foram pertinentes !!! -
Enzo Oliveira
18/09/2009 19:35Já estou há 18 anos na advocacia, vivi momentos de altos e baixos, ja ganhei bons honorários, mas ultimamente tudo está muito dificil. Tenho um monte de serviço, mas o dinheiro é pouco. Aí, quando voce começa a angariar muitos clientes, parece que não consegue fazer tudo sozinho e a coisa acumula. e então, algumas vezes, acaba por não fazer o serviço ao contento. SE voce se especializa em uma só área, se torna muito bom nela, mas o leque se fecha, aí ataca para todos os lados correndo o risco de não fazer nem e nem outro eficientemente. As vezes fico sem saber extamente o que fazer, só sei que está muito dificil. -
Rodrigo Martins
19/09/2009 12:47Em relação à pergunta, ganhar é relativo, o quantitativo de um pode não ser para outro. Em meu primeiro ano já abri um escritório com uma colega e confesso que não foi fácil, porém, logo estabilizamos, coisa de 3 meses.
Minha cidade é pequena e temos muito network, o que por vezes faz muitas recomendações de terceiros.
Ganhando mesmo ainda não estamos, não terminou nosso primeiro ano mas temos uma boa gestão (pensando agora em adotar a agenda 21), usamos a tecnologia para reduzir custos e deu resultado, contas em dia e remuneração que considero ótimo por não ter uma carteira ainda sólida. -
19/09/2009 13:02Desculpe-me pela ignorância, mas o que esta AGENDA 21 que o Senhor adotou ??? -
Rodrigo Martins
19/09/2009 16:36Dê uma olhada na matéria publicada pela OAB-PR
17/09 - OAB propõe implantação da Agenda 21 nos escritórios de advocacia
O Comitê da Agenda 21 da OAB Paraná apresenta na próxima terça-feira (22) uma proposta de implantação de medidas ambientalmente sustentáveis nos escritórios de advocacia. Os advogados estão convidados a conhecer as ações desenvolvidas pela Seccional e que podem ser adaptadas em seus ambientes de trabalho. O evento tem início às 19h, na sede da OAB Paraná (Sala do Conselho Pleno), ocasião em que os integrantes do comitê falarão sobre legislação ambiental, impacto ambiental, energia, gestão de resíduos, entre outros temas.
“Estaremos apresentando um modelo para servir de base aos escritórios, mas cada um deve identificar as mudanças que podem ser feitas e implantar o seu próprio modelo de Agenda 21”, explica a coordenadora do comitê, Leda Ramos May. O comitê foi criado em agosto de 2008 para orientar os advogados na reorganização de sua rotina de trabalho e no uso de recursos e insumos de forma racional. No âmbito da instituição, foram adotadas medidas como a utilização de papel branco com certificação de origem, impressão de documentos em frente e verso e a substituição do papel pelo meio virtual. De acordo com Leda Ramos May, o uso racional de insumos (energia, papel, tinta, mão-de-obra, entre outros) garante também menor custo operacional. -
Rodrigo Martins
19/09/2009 16:37Esta agenda 21 inicialmente foi adotada na convenção Rio-92, a OAB agora quer sugerir um modelo para os escritórios de advocacia. -
Danilo Alves
23/09/2009 11:21Na minha opnião a advocacia está a beira da falência. Hoje se vê anúncios para contratação de Advogados por valores de R$ 900,00, R$ 1000,00, tem estagiario que ganha mais que isso.
Se eu tivesse um escritório eu teria vegonha de publicar um anúncio como esse.
O problema não é nem pelo grande número de advogados no mercado, o mesmo número de advogados que se formam por ano, é o mesmo de médicos e engenheiros, contudo, essas profissões ainda possuem uma procura muito grande.
Hoje a pessoa tem o nome protestado, vai procurar um advogado ele fala, "tá vamos entrar com a ação, vai ficar R$ 1000,00" o cliente fala "O que? tudo isso?, deixa meu nome sujo então".
As pessoas barganham demais, tem sempre um que vem falar com você e depois de ouvir o valor dos honorários sempre solta a frase "tá bom, é que eu conheço um advogado que faz mais barato".
Fora a assistencia judiciária gratuita, que além de roubar clientes, possui um "vale Coxinha" como honorários que é, no mínimo, patético.
Fora isso ainda temos que conviver com divórcio pela internet, inventário extra judicial, jus postulandi no juizado especial, jus postulandi na justiça do trabalho...
Daqui a pouco não haverá mais necessidade parase contratar um advogado, uma vergonha... -
Fernando Stefanes Rivarola
23/09/2009 12:10Caros colegas, recentemente dei início a uma discussão parecida com esta com o tópico “Qual o futuro da advocacia?”, onde tal qual o colega Danilo Alves, expus algumas situações que vem gradativamente tirando o trabalho dos advogados. Desde que comecei a trabalhar como advogado em 11 de agosto de 2000, os rendimentos pagos à maioria dos advogados empregados é baixo e este foi o motivo pelo qual sempre trabalhei por conta própria. Sinceramente eu esperava, após quase dez anos de atividade estar em melhores condições, mas a realidade é diferente. Desde o ano de 2005 venho estudando para concursos públicos, então estou atualizado e conheço um pouco de cada área. No escritório, sempre há mais causas trabalhistas e são elas praticamente que sustentam o escritório. Causas cíveis eu só pego se o cliente pagar mensalmente enquanto o processo tramitar, caso contrário nada feito. No criminal, quem trabalha na área sabe das dificuldades, ou o cara é ladrão “pé de chinelo” e não tem onde cair morto, ou é figurão e contrata advogado de renome, o mesmo acontece na área tributária. Ocorre que gosto de ser operador do direito e insistirei até onde tiver forças. Penso que deveríamos ter uma OAB que realmente se interessasse pelos problemas dos advogados e lutasse contra essas ações que tiram nosso trabalho e aviltam nossa profissão. Aqui em São Paulo a anuidade é de R$ 700,00 e esse valor não condiz com a situação da maioria dos advogados, que em sua grande maioria luta para pagar as contas do escritório. Quem sabe se nos organizássemos e não mais trabalhássemos como defensores dativos, não mais atendêssemos gratuitamente nos escritórios e não nos submetêssemos a rendimentos aviltantes?
Saudações. -
Danilo Alves
23/09/2009 18:24Fernando Stefanes Rivarola
Infelizmente nos temos um presidente, D'urso, que é muito bom para aparecer na frente de uma televisão ou para fazer protestinho em brasilha com nosso dinheiro.
Mas mudança que é bom nada, realmente as casas do advogado espalhadas pela cidade são muito bem equipadas, mas acho que nosso presidente é politico demais, tá na cara que vai concorre para prefeito de São Paulo daqui a uns 2/3 anos, foi exatamente o que o Fleury fez há alguns anos atrás.
O D´úrso posa de Advogado famoso e bem sucedido mas a realidade da advocacia como um todo é lastimável e deprimente. Hoje se alguém me pede um conselho sobre cursar direito eu falo na hora, "faz um cursinho qualquer para mexer com computador que você vai ganhar o dobro!", não é brincadeira, tem muito advogado aí passando fome MESMO. Enquanto isso o D'urso posa como se estivesse tudo bem, é triste e quando eu comecei a estudar, cinco anos atrás eu sabia que ia ser difícil mas hoje nunca estive tão descepcionado com a advocacia. -
23/09/2009 19:57Rodrigo Martins,
Sim, agora entendi !!!
Um abração do Carlos Eduardo e obrigado !!! -
Fernando Stefanes Rivarola
24/09/2009 11:21Danilo, conheci o presidente D'urso na faculdade em 1.995 se bem me lembro, eu estava no primeiro ano e ele foi até lá para participar de um debate sobre a pena de morte, juntamente com o pai e o irmão mais novo. Depois do debate fui conversar com ele, que foi simpático, me desejou sucesso e tudo mais. Anos mais tarde, já formado acabei votando nele para presidente em função do ocorrido de outrora. Acho que como muitos me arrependi, realmente o D'urso nada fez pela advocacia, apenas usou a OAB para se promover. Veja, a situação da maioria dos advogados paulistas é calamitosa, basta conversar com os colegas, como estamos fazendo, contudo, apesar desse quadro, o que o presidente fez? Aumentou a anuidade mesmo quando tem aumentado o número de advogados, porque essa conta deveria ser inversa, quanto mais advogado, mais barata a anuidade, bem assim, não é desta maneira que tem funcionado, aliás, hoje se o advogado está inadimplente com a OAB, sofre processo disciplinar e alguns são inclusive suspensos, perdendo a pouca chance de ganhar o próprio sustento. Claro que para advogados como o Sr. D'urso, pagar uma anuidade de R$ 700,00 é como ir à padaria, mas para nós, simples advogados que não somos presidentes de nada, que temos de trabalhar com a imensa massa dos sem dinheiro, realmemente não é fácil. -
medeiros.jus
25/09/2009 17:33Amigos, alguem deste forum sabe quais as ações que mais aparecem nos escritorios
Diego Medeiros
Categorias
- Concursos públicos
- Exame da Ordem
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Advocacia e OAB
- Direito Civil: Parte Geral
- Direito das Obrigações e Contratos
- Direito das Coisas
- Condomínios e incorporações
- Direito de Família