TOGA
4 comentários
-
Wadson Holanda
07/10/2008 00:20Porque os magistrados e os advogados vestem a toga? -
Ivan - Acadêmico de Direito
07/10/2008 00:52Eu acho uma besteira esse negócio de se usar toga. E não há uma explicação razoável para isso. Acho que tem a ver com a inadmissível teoria de que o magistrado é um ser supremo, maior que qualquer outro cidadão... Ademais, apesar de o Judiciário afirmar ser laico, ele imita o poder religioso, que usa batinas, e demais penduricalhos pra afirmar autoridade.
Eu acho que é isso, nada mais do que vaidade... pura vaidade. -
GBS
11/10/2008 08:13Deve ser besteira também o médico usar roupa branca. francamente!!!!!!!!!! -
cornelius okwudili Ezeokeke
18/06/2009 11:44Sei que talvez não seja importante a colocação aqui,no entanto acho que faz parte do hábito do magistrado o uso de toga.Porém quero registrar a minha indignação acerca 'dalguns' soberanos de togas que são fautoras da violência na sociedade.
A violência do togado a partir dos legalistas
A "violência do togado" se dá pelo fato de parte destes a interpretação das leis quando precisam sentenciar acerca dos autos constantes nos processos. Todavia, os critérios adotados nestas interpretações diferem quando os supostos réus pertencem aos setores sociais mais "elevados" de nossa sociedade. Isto é uma fraude! Deveria ser adotado a mesma postura, independemente que crime ou quem o tenha praticado. A esse respeito, eis a seguinte assinalação:
A finalidade da justiça é interpretar as leis, julgar os atos que as contrariam, de forma igualitária, para todos, sejam grandes ou pequenos, ricos ou pobres, brancos ou negros, segundo o regimento constitucional do país. Porém, temos visto uma parcialidade por parte desta justiça (se é que pode ser chamado de justiça) em relação aos pequenos, pobres e negros. Isto demonstra que há pessoas e pessoas. Umas têm mais direito do que outras, e não é por questão de justiça, mas justamente pela falta da mesma.
Há um fator criminógeno quando juízes acusados de violência continuam impunes e, quando são finalmente indiciados, gozam do chamado "foro privilegiado" por serem "melhores" que os outros (?!), porém é de se estranhar que são os mesmos que interpretam secamente as leis em relação aos demais criminosos. A esse respeito, escreveu o professor Gondim: "O judiciário só prende e julga os pobres e os negros, pois os que têm poder aquisitivo dificilmente são apenados" . Assim sendo, a soberania dos magistrados contribui para a "gênese" dos diversos tipos de violência em nossa sociedade ao venderem a justiça para os ricos e poderosos. Quando se fala em poder judiciário, onde "reinam" os "soberanos de toga", vem à tona a questão da morosidade e da burocratização (o que tem aumentado essa violência). Em casos distintos, noticia-se o emperramento do andamento processual. Os "tecnocratas", que trabalham nas varas, também nada fazem; são irresponsáveis e tratam mal os familiares dos encarcerados. Tanto que, ao invés dos documentos relacionados aos processos serem despachados pelos técnicos judiciários, espera-se que tais documentos sejam levados e trazidos pelos próprios familiares e, nesse caso, quem não tem família, com certeza será esquecido. Em alguns casos de injustiça gritante, os tecnocratas exigem o pagamento de propina para que os processos possam ter andamento (o que é um absurdo).
Às vezes, os processos passam meses sumidos (sem ninguém saber o paradeiro) até serem novamente encontrados, após a perda de alguns. Enquanto isso, os juízes nem sequer respeitam os prazos legais, fazendo com que muitos encarcerados permaneçam presos por mais tempo que deveriam caracterizando-se em excesso e/ou desvio de execução. Os magistrados legalistas cometem violências quando não promovem a verdadeira justiça, pois a importância perene da "Carta Magna" brasileira reside no fato de haver firmado "o princípio fundamental de justiça" (que possui efeito "erga omnes"). É preciso que seja combatido essa forma "oficial e legal" (?!) de fautorizar a criminalidade, uma vez que quem acaba sendo atingido trata-se de "gente" menos privilegiada. O poder violencializador do togado representa o aumento da criminalidade, conseguindo manter os aprisionados à margem da lei. Apegados aos seus privilégios e "podres" poderes, negam o que é evidente (a sua violência). Os juízes legalistas produzem criminosos que jamais souberam de sua condição de só existirem para o bem estar destes. Os encarcerados marginalizados são "nadificados" nos julgamentos dos soberanos de toga, os quais se julgam "deuses" e não homens. Por isso é que temos visto essas violências institucionalizadas no poder judiciário.
Categorias
- Concursos públicos
- Exame da Ordem
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Advocacia e OAB
- Direito Civil: Parte Geral
- Direito das Obrigações e Contratos
- Direito das Coisas
- Condomínios e incorporações
- Direito de Família
- Direito das Sucessões