Fórum Jus Navigandi

O maior portal jurídico do Brasil

Fórum

Principal » Fórum » Variedades

•  
      Administração do Fórum
    • 10/03/2007 04:03:24 editado

O Fórum Jus Navigandi está no ar, substituindo a antiga seção Debates.

Ainda estamos fazendo testes e avaliando possíveis problemas.

Gostaríamos muito de receber idéias, sugestões e - principalmente - críticas pelo nosso formulário de contato ou, se preferir, diretamente nesta página.

O espaço é seu, faça bom proveito!

• Joao Celso Neto

Brasiília/DF

• 10/03/2007 08:03:28

Congratulo-me com a Administração, que tem se esforçado para melhorar o Fórum (antigo "Debates").

Faço votos que os que se serviam dele para vender, ofender, incomodar, importunar, etc. sejam varridos para sempre. Sobre isso, mais de uma vez me manifestei.

Embora não queira mais participar de debates (exatamente por razões que tais), não deixo de navegar e acompanhar os temas debatidos, na maior parte das vezes atingindo seu objetivo. Parabéns. 

• Fabia

Rio de Janeiro/RJ

• 11/03/2007 15:03:39

Estou iniciando minha participação no fórum. Espero que todos possam tirar suas duvidas e ao mesmo tempo ajudar o proximo. Não  conhecia esse serviço..e inicialmente estou gostando muito. Parabens.

Fabia

• antonio jose de carvalho_1

rio de janeiro/RJ

• 11/03/2007 15:03:51

PARABENS A TODOS PELA NOVA FORMA E APRESENTACAO, EU ESTAVA AFASTADO, TINHA MUITAS MENSAGENS TOTALMENTE FORA DO OBJETIVO

PARABENS PARABENS

ANTONIO CONTADOR - RIO DE JANEIRO    

• Vanderley Muniz - advogado

Americana/SP

• 12/03/2007 04:03:53

Depois de longo período de "férias", eis-me de volta elogiando o novo forum de debates, cuja estrutura e organização merece meus mais sinceros elogios.

Coloco-me à disposição dos amigos consulentes para eventuais dúvidas nas áreas de direito penal e processual penal.

Abraços a todos: Vanderley Muniz

• francisco_1

Itu/SP

• 12/03/2007 15:03:56

Francisco - Advogado - Itu

É a prova inequívoca de que , nós advogados, temos um verdadeiro tesouro em matéria de  aprendizado, pois consegui me livrar de muitas dúvidas e que foram de grande valia para mim, perguntando ou respondendo questões jurídicas.

Parabéns Parabéns.

• Jaime

Porto Alegre/RS

• 12/03/2007 16:03:15

Como veterano frequentador do Fórum fiquei feliz de vê-lo de cara nova. Isso nos dá a certeza de que os responsáveis por este canal, não pararam no tempo fazendo melhor o que já era bom. Quem olha para o futuro não dorme no passado. Parabéns.

Jaime,

Adv. Porto Alegre 

• Clormes Zanin

curitba/PR

• 13/03/2007 10:03:17

Esta é aprova que o mundo juridico é dinâmico.Foi ótima a reformulação , principalmente pela eliminação dos participantes  "incomodos".

Parabéns.

• eldo luis andrade

Aracaju/SE

• 14/03/2007 07:03:05

Espero que o Clormes Zanin e os demais colegas não me julguem um participante "incomodo" pela questão que vou levantar. É fórum ou foro? Parece que já li que fórum é um prédio onde funciona a Justiça. E foro seria qualquer local onde se leva assuntos inclusive os resolvidos pela via judicial. Então me parece que o mais correto seria dizer Foro de Debates do Jus Navigandi. Se estiver errado corrijam-me sem cerimônias. Só peço que não me considerem incomodo.

• Joao Celso Neto

Brasiília/DF

• 14/03/2007 08:03:47

Meu caro Eldo Luís:

li no Aurélio e no Houaiss que foro e fórum são sinônimos genéricos, ambos siginificando local onde se discute e debate, etc.. Fórum é o aportuguesamento da palavta latina que, como sabido, não tinha o acento.

• Claudio Henrique Campos

Florianópolis/SC

• 18/03/2007 11:03:03 editado

Não conhecia ainda o Fórum, mas estou com a certeza de que muitos problemas são resolvidos aqui.

Eu estou tentando com os meus e já recebi ótimas respostas. 

O debate é importante para se analisar todos os ângulos. Posicionamentos diferentes fazem com que a dúvida seja esclarecida de forma mais clara. Portanto, quando alguém rebater o que você disse leve em consideração e respeite, mesmo que continue com suas convicções, afinal, somos seres inteligentes.

Existe uma frase que repito sempre, a título de descontração (infelizmente me esqueci de quem é): O que o mundo precisa é de mais gênios humildes. Sobraram tão poucos de nós!

Abraços e congratulações aos profissionais da área do direito.

• Pedro Ramos

São Paulo/SP

• 18/03/2007 17:03:37

Depois de algum tempo estou retornando ao este espaço de debates, e foi uma grata surpresa encontrá-lo totalmente remodelado. Parabéns aos nobres organizadores.Parabéns a todos que participam das discussões aqui travadas, não só àqueles que se dispõem a esclarecer as dúvidas sempre com muita precisão, responsabilidade e espírito de colaboração, como também, e especialmente, àqueles que nos relatam suas dúvidas e angústias, que  nos permitem e nos dão a oportunidade de crescermos como seres humanos e como profissionais, fonte inesgotável de aprendizado e pesquisa jurídica.

• ORLANDO OLIVEIRA DE SOUZA

RIO DE JANEIRO/RJ

• 20/03/2007 21:03:35

ORGANIZADORES DO JUS NAVIGANDI,

ELOGIO O SITE DE UM MODO GERAL. É UM GRANDE INSTRUMENTO OU MEIO DE PESQUISA, DE ORIENTAÇÃO E  DIVULGAÇÃO DA INFORMAÇÃO JURÍDICA.

PARABENS!!!

ORLANDO OLIVEIRA DE SOUZA

ADV/RJ

• gracy kelly tavares figueiredo

santarm/PA

• 23/03/2007 19:03:24
    gostei do novo fórum, creio que quando uma mundança é voltada para um benefício ela é sempre interessante, assim são as minhas expectativas para anova formulação dessa página.
    • Lene

Bp/SP

• 24/03/2007 23:03:31
    A espera de restruturação do site foi válida.
    Que seu retorno com a nova roupagem atinja o seu objetivo com mais segurança e eficiência, mas, por ora estou satisfeita, parábens a equipe!.
    marlene
    • Mauricio

niteroi/RJ

• 25/03/2007 01:03:20
    Parabens pelo novo forum !! Realmente está bem melhor!!

SUGESTAO: Criar outras categorias como p. ex.: Propriedade Intelectual e OAB

Espero que mantenham um controle ativo sobre propagandas, correntes... isso estraga qq forum!
    • Rafael Pereira de Albuquerque

Campina Grande/PB

• 25/03/2007 06:03:02
    Explêndido!!!!!!

Parabéns!
    • jptn

Ji-Paran/RO

• 25/03/2007 09:03:01
    Ao contrário dos rasgadores de seda aí de cima, vou dar minha opinião sicera, eu gostava mais do outro modelo. Elogio as mudanças de tranparencia, segurança etc., mas a forma, ou seja, a web de antes era mais ágil interativa e direta, nesta forma de página(web) fica um pouco monótono, dá impressão de mais distância...
    •  
      Administração do Fórum
    • 25/03/2007 10:03:18 editado
    Agradecemos os incentivos postadas nesta página, mas também os inúmeros relatos de problemas, sugestões e críticas que recebemos pelo nosso formulário de contato.

Muitas idéias já estão sendo analisadas e progressivamente implementadas. Temos ciência de que algumas mudanças causaram dificuldades aos usuários; estamos trabalhando para contorná-las.

Mauricio_1: no momento, as categorias do Fórum são praticamente as mesmas do canal Doutrina. Porém, estamos anotando todas as sugestões. Conforme as solicitações recebidas e as necessidades observadas, podemos criar novas categorias, como as que você sugeriu.

jptn: o novo formato de exibição das mensagens (todas numa mesma página) teve por objetivo facilitar a navegação. Veja bem: agora não é mais necessário sair clicando em vários links para acompanhar as respostas. Perguntas e respostas estão todas numa mesma página, em ordem cronológica. Assim, ficou mais fácil de saber quais são as mensagens que apareceram desde a última vez em que você entrou no Fórum. Compreendo que toda mudança gera uma dificuldade de adaptação, mas não compreendi bem por que motivo você preferia quando uma discussão era "quebrada" em várias páginas. Fico à disposição para receber qualquer observação que você tenha a fazer.

Atenciosamente,

Paulo Gustavo Sampaio Andrade
    Editor de conteúdo Jus Navigandi
    • jptn

Ji-Paran/RO

• 25/03/2007 12:03:04
    tudo bem voce me convenceu, creio que é mesmo a dificuldade de adaptação da mudança sim. Agora que tô acostumando com o novo acho melhor que o velho sim, e vou além proquê todo modelo de web tem que ser retângulo, o livro é um retângulo, a tv é um retângulo o monitor é um retãngulo, nós estamos presos ao formato de retângulo, porque a web não pode ser oval ou redonda? ou em forma de avenida onde o navegante caminha por uma avenida, como numa galeria de arte, onde os quadros seriam os conteúdos informativos e por ai vai...
    •  
      Administração do Fórum
    • 25/03/2007 12:03:20 editado
    jptn: na verdade a web é uma teia, em que cada página representa um nó (interseção de vários fios). Cada página dá acesso direto a várias outras.
    A web não é linear como uma TV ou uma revista, justamente porque dá opções ao usuário para seguir seu próprio caminho, e aí podem surgir os tropeços.
    Usabilidade é o estudo dos dificuldades dos usuários na navegação em um site, com vistas a solucioná-las. É este o nosso desafio de cada dia, e para tanto dependemos de feedback. Opinem, que nós gostamos.

Paulo Gustavo Sampaio Andrade
    • jptn

Ji-Paran/RO

• 25/03/2007 12:03:48
    Sr. administrador se a internet, analógicamente, é o correio e a web é o carteiro, então porque não mudarmos a forma do carteiro que é sempre no formato retângular pela forma de avenidas, é isto que falei não porque sou expert no assunto, sei o básico, mas sei também que só há adptações daquilo que já se tem, não se cria nada de novo, tal como a forma do carteito que sempre nos é apresentado no formato retangular. Criar é uma ruptura, adaptar é continuar com outra versão...
    • VILMA AUXILIADORA DE ALMEIDA

GUARULHOS/SP

• 25/03/2007 13:03:16
    PARABÉNS , GOSTEI DA MUDANÇA

AQUI VAI UM RECADO PARA O DR. JOÃO CELSO
    SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE NO FORUM, POR FAVOR NÃO DESISTA
    • Ana Gomes de Sales Pires

Teresina/PI

• 30/03/2007 08:03:50
    só tenho a agradecer, e dizer que nós advogados estamos em boas mãos
    • Funcho

Campos Gerais/MG

• 03/04/2007 09:04:46
    taí...gostei. Funciona muito bem como uma primeira informação. Deve-se democratizar o quanto mais a consulta. O acesso à justiça deve ser amplo e gratuito. É verdadeiramente terrível saber que milhoes de nossos irmaõzinhos
    não sabem e não têm onde procurar o despertar de "seus direitos", ficando à mecê da Lei de Gérson..
    • Dr. Moiza

Bebedouro/SP

• 11/04/2007 17:04:29
    Sempre preferi o formato de um fórum de discussão, como o atual, ao fórum de debates, como o antigo.

O novo formato permite um bate-papo descontraído (porém sério, claro!) com os colegas, além de deixar a página mais leve, facilitar o usuário no uso das ferramentas disponíveis, permitir que uma resposta seja dada e publicada quase instantaneamente (assim, o usuário responde ou comenta uma postagem e, logo após, outro usuário pode comentar a resposta dada por aquele, que pode responder em cima deste comentário... enfim, permitindo uma espécie de bate-papo mesmo).

O antigo formato pesava demais a página; havia a necessidade de se abrir várias páginas para se chegar à pergunta que desejava responder; além de que era preciso esperar muito tempo para que página finalmente fizesse o download de toda a gama de perguntas, para, só depois, poder apresentar um novo tópico (já que o campo para preenchimento do título e do comentário do tópico a ser proposto somente aparecia no FINAL de todas as questões, no fim da página). Para piorar, era preciso esperar cerca de quase 1 hora para que a resposta dada fosse publicada... aff! Enfim, o formato antigo estava, mesmo, ultrapassado demais! Acabava afastando os usuários (talvez por isso tantos tópicos formulados não rendiam; como era difícil alguém obter uma resposta à sua pergunta... também, pudera!)

Resumindo, o fórum ficou muito melhor do que a "seção Debates". Parabéns pela iniciativa. Antes, praticamente não participava do Debates; hoje, tenho aparecido muitas vezes por aqui, pra "bater um papo" com os colegas.

Só uma sugstão: poderiam disponibilizar uma ferramenta para inserir hyperlinks nos comentários. Sabem como é, né? Ao invés do usuário ter de copiar o endereço de uma página da web qualquer, que foi mencionado por outro usuário, bastaria clicar num atalho que o outro usuário criou. Ficaria muito mais prático... e com mais "cara" de fórum, mesmo.
    •  
      Administração do Fórum
    • 11/04/2007 18:04:06
    Dr. Moiza, muito obrigado pela suas considerações.
    Você resumiu bem os principais problemas da versão anterior, que estava realmente muuuito ultrapassada. Mais novidades virão no resto do site.

Sua sugestão sobre os hyperlinks desabilitados é pertinente. Existem questões de segurança (inserção de endereços de arquivos maliciosos), mas podemos monitorar para evitar mau uso do recurso. Vamos estudar sua proposta.
    • Priscilla Gusmao de Simas

Rio de Janeiro/RJ

• 12/04/2007 06:04:53
    Conheci o forum através de uma pesquisa na internet, e essa semana tinha para fazer várias peças sobre Direito Penal, estava muito confusa pois não me sentia segura de fazer os trabalhos somente consultando código, com ajuda de todos vocês consegui não só elaborar as questões como entender melhor cada causa.Agradeço muito á todos da administração do Forum e os amigos colaboradores que por fazerem esse trabalho grandioso, ajudam muito todas as pessoas, sendo estudantes, advogados ou simplesmente pessoas que precisam de orientação para problemas pessoais.
    Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!
    • Rosemari Ivan Rodrigues Morgado

São Bernardo do Campo/SP

• 12/04/2007 18:04:46
    Por curiosidade, passei por aqui. Li os problemas e as dúvidas da DrªLuciana_1 - Dourados/MS em 03/04/2007.
    Me interessei pelo Fórum/Foro, fiz meu cadastro e, espero poder obter ajuda do nobres colegas. Parabéns por essa iniciativa do Jus Navegandi que é uma novidade para mim.
    • wanderson tomaz valadares_1

cariacica/ES

• 13/04/2007 15:04:02
    Confesso que sou um grande apreciador do jus navigand, agora eu tenho certeza de que este novo programa aumentará ainda mais minha paixão pelo mundo jurídico.
    • Orlando Oliveira de Souza_1

Rio de Janeiro/RJ

• 15/04/2007 10:04:52
    Aos organizadores,

mais uma vez volto porque já me manifestei antes sobre o site. Coloco em debate o tema justiça (vejam os últimos acontecimentos de que os jornais e tv's vêm anunciando....)
    • Rodrigo Phanardzis Ancora da Luz

Nova Friburgo/RJ

• 17/04/2007 05:04:22
    Ainda não me habituei ao novo fórum, mas espero que ficará bem melhor ao que era antes em que as discussões novas íam escondendo as antigas que despertavam maior interesse dos debatedores. O importante é que as discussões mais interessantes possam ser sempre destaque, tal como ocorre nos fóruns do Orkut.
    • Antonio Dias Filho

Curitiba/PR

• 21/04/2007 08:04:19
    Não conheci o site antigo, mas acho o atual ótimo.

No menu buscamos as áreas de interesse e, nesta, as discussões. Dali pra frente, tudo em uma só tela, inclusive nossa resposta, que pode ser vista em rascunho! Ótimo!

Cadastrei-me recentemente e, como adoro argumentar e ajudar, estou viciado. Praticamente todos os dias verifico e participo do fórum.

Ótima ferramenta, parabéns.

Finalmente, gostei muito da informação "novas", assim quem consulta frequentemente sabe das mudanças!
    • Daniel d'dani

São Paulo/SP

• 26/04/2007 12:04:27
    Gostei muito do Forum e de todos e em particular ao Dr. Eldo.
    • Luis Matos

SÃO JOÃO DE MERITI/RJ

• 04/05/2007 17:05:24
    Todo o jus navigandi é excelente. O forum especialmente é uma rica fonte de pesquisa, informação e aprendizagem. Parabéns aos organizadores.
    • JM de Morais - Advogado

Brasilia/DF

• 06/05/2007 16:05:22
    Jus navigandi é o melhor site jurídico do país, e não duvido que seja do mundo.
    O seu "face lift" ficou ótimo, mas sinto falta dos e-mails que os debatedores recebiam sempre que havia um comentário aderido ao seu.
    Pensem na hipótese de restabelecer, e
    Axé!!
    •  
      Administração do Fórum
    • 06/05/2007 18:05:49 editado
    JM de Morais,

A opção para ser notificado por e-mail de novos comentários ainda existe, só mudou de lugar.

Estando com a discussão aberta na tela, clique na opção "Acompanhar discussão por e-mail", que aparece na coluna lateral esquerda.
    Depois de clicar, o texto vai mudar (se quiser desabilitar o recebimento, é só clicar na opção "Não acompanhar por e-mail", que fica no mesmo lugar).

Você pode optar por acompanhar quantas discussões quiser.

A principal diferença é que agora o conteúdo da mensagem não é enviado por e-mail, apenas o link para você conferir diretamente no site.

Só é enviada uma notificação para cada discussão; só enviamos nova notificação para a mesma discussão depois que você visitar o Fórum de novo.

Uma outra novidade positiva é que você poderá acompanhar não só as discussões nas quais você tiver enviado mensagens, mas qualquer uma que lhe interessar.

Por outro lado, a opção pelo recebimento é feita em relação a cada discussão. Não é possível optar por receber todas as discussões de uma categoria.
    • Jaime

Porto Alegre/RS

• 17/05/2007 17:05:52
    Volto a este espaço, para reiterar a sugestão anteriormente feita, no sentido de que tanto os consulentes quanto os opinanantes sejam identificado pela qualificação, ou seja, advogado, estudante, estagiário, ou profissão, para que quem opine possa responder em termos que o consulente entenda a mensagem e possa aferir a qualificação de quem opine.
    Um abaço,
    Jaime
    •  
      Administração do Fórum
    • 19/05/2007 11:05:28
    Prezado Jaime,

Sua sugestão sobre a inclusão da profissão do participante é procedente.
    Ocorre que, tecnicamente, essa implementação é mais complicada do que a inserção da cidade e do Estado, dados que já estão aparecendo.

No momento, nossa equipe de tecnologia está concentrada em dois novos projetos para o site, os quais logo vocês conhecerão, mas assim que for possível implementaremos o recurso solicitado.
    Peço apenas que aguarde um tempinho, mas já está em nossa listinha.
    Muito obrigado!
    • SILVANA AMORIM ROSA

SÃO PAULO/SP

• 27/05/2007 06:05:07
    Gostei do novo forum, porém não concordo com os filtros que descaracterizam a pergunta do consulente, por vezes inserimos algumas palavras para chamar a atenção para se ter uma resposta rápida, esse item é descartado, a pergunta fica vários dias no ar sem resposta, quebrando a eficiência que existia antes, também sinto falta da comunicação por e-mail e nos deixavam interligados. Grata
    •  
      Administração do Fórum
    • 27/05/2007 15:05:16
    Olá, Silvana,

Para a melhor organização das discussões, a participação no Fórum deve seguir algumas regras, que estão expostas na página inicial da seção.

Não sei bem qual foi o caso a que você se referiu ("filtros que descaracterizam a pergunta do consulente"). Vou arriscar que você tenha escrito alguma mensagem colocando como título (assunto) apenas um apelo específico para um determinado participante. Se é esse o caso, esclareço que as regras do Fórum exigem que título das discussões descrevam claramente o conteúdo da discussão, a fim de que todos os usuários possam compreender o conteúdo mesmo sem clicar no link. Note que o Fórum não é uma conversa particular, mas de um para muitos. Se o título for bem escolhido, a mensagem com certeza receberá respostas não só da pessoa desejada como também de outros.

Se por acaso a sua mensagem não receber resposta após alguns dias, recomendamos que você responda à sua própria discussão. Assim, a mensagem subirá novamente para o topo do índice de discussões. De toda forma, utilize este recurso com parcimônia.

Quanto à pergunta sobre o acompanhamento das discussões por e-mail: existe um link na coluna lateral esquerda chamado "Acompanhar discussão por e-mail". Se você selecionar este link numa discussão, você passará a receber um e-mail toda vez que houver mensagem nova naquela discussão.
    O e-mail não conterá o teor da mensagem. Só será enviado um e-mail para cada discussão até que você volte a visitar o Fórum. Você pode acompanhar mesmo discussões nas quais você não tiver enviado mensagens.

Qualquer dúvida, por favor, entre em contato!
    • Lene

Bp/SP

• 03/06/2007 13:06:37
    Parábens à equipe do site, pelo nível dos participantes ativos regras e praticidade adotadas ao uso das páginas.
    • Rafael Pereira de Albuquerque

Campina Grande/PB

• 10/06/2007 13:06:59 editado
    Pessoal, consegui uma maneira bem prática para inserir a profissão nos dados visíveis. Basta seguir estes passos:

1 – acessar o menu “configurações”, à direita, na parte superior da página, próximo a opção “sair”.

2 – Aparece uma janela solicitando o E-mail e senha. Preencha-os e pressione “enter”.

3 – Em seguida, surge uma página com um quadro com o título “cadastro”, contendo diversos menus, consecutivamente, “boletins, fórum, especialista, alterar... Entre no menu fórum.

4 – Nesta página o usuário pode alterar seus dados pessoais visíveis no fórum. Também, pode inserir o nome da profissão. Existem duas formas:

a – No campo “nome”, é só abrir pequeno espaço, colocar um travessão e, logo após, colocar a profissão. Por exemplo:

Nome: Fildargo Menalvu Bitimone - bacharel

b – Ou então, no campo “cidade”, basta digitar primeiro o nome da profissão, depois, aplica-se um espaço – travessão – espaço, em seguida o nome da cidade. Exemplo:

E pronto. À ginga brasileira. Prático e usual
    • joão batista melo lima

Fortaleza/CE

• 14/06/2007 07:06:06
    Sou recente nesse fórum, e talvez o que sugiro exista e eu não o tenha percebido. Refero-me ao gerenciameto de respostas! Por certo há uma intensa participação do público, e minha questão é: Há como no gerenciamento haver por parte da gerência apresentar ou sugerir respostas com fundamentada juridicamente? Ressalte-se: Sou recente por aqui, e talvez tal metodologia já exista!
    quantoao que já acessei, muito bom. crtamente voltarei muitas vezes!
    Grato.
    •  
      Administração do Fórum
    • 14/06/2007 10:06:39
    Olá, João Batista. Não sei se entendi bem a sua pergunta.
    A Administração do Fórum se limita a gerenciar as respostas quanto à obediência às regras de participação no Fórum (ou seja, evitar mensagens repetidas, fora do assunto pertinente, propaganda, ofensas etc.).
    A Administração do Fórum não procura apontar qual a resposta mais correta em uma determinada discussão, nem trazer uma resposta jurídicas às perguntas. Esse papel cabe aos próprios usuários.
    Em nossos projetos para o futuro, está a introdução de um sistema pelo qual os próprios usuários votarão na melhor resposta (já testamos um sistema antes, mas foi retirado para que fosse feita uma versão melhorada).
    Gostaria de saber se sua dúvida foi respondida ou se algo não ficou claro.
    • SULIVAN O MATTOS

São Gonçalo/RJ

• 07/07/2007 19:07:12
    Não conhecia o Fórum e, realmente, estou encantada! Pois acredito que...

"O verdadeiro progresso se fabrica num laboratório onde há o intercâmbio de idéias e enfrentamento de opiniões"
    Sulivan
    • rogério mamare gonçalves

goiânia/GO

• 11/07/2007 06:07:54
    A apresentação do fórum ficou bem legal. Se mantiver a qualidade de antes ficarei muito satisfeito.
    • Heleni P Duarte

SP/SP

• 14/07/2007 20:07:05
    O Forum se tornou uma uma excelente ferramenta de trabalho, através das mensagens com os colegas consegui esclarecer várias dúvidas, e alcançar meu objetivo.

Gostaria de parabenizar em especial o colega Carlos Eduardo Crespo Aleixo-
    Nova Iguaçu/RJ, pelo que percebi é participante ativo do Forum , pronto a colaborar com os colegas e esclarecer todas as dúvidas surgidas nos expurgos dos Planos Bresser, Verão E Collor.

PARABÉNS A ADMINISTRAÇÃO DO FORUM e
    PARABÉNS CARLOS EDUARDO.

Americana/SP

• 18/07/2007 12:07:00
    À administração, em especial Sr. Paulo Gustavo Sampaio Andrade

Sou assíduo frequentador do Site que, por sinal, é brilhante.

Entretanto sugeri em oportunidade pretérita que se colocasse um atalho para se voltar ao topo da página, sem que houvesse a necessidade - incômoda - de ficar "arrastando" a página até o topo.

Reitero, pois, minha sugestão.

Quanto a se colocar um dispositivo onde os participantes pontuassem a participação por eleição a idéia é brilhante.

No mais ratifico minhas congratulações.

Americana/SP

• 18/07/2007 12:07:03
    Em tempo: apenas agora descobri que teclando "Tab" a página volta ao início.
    •  
      Administração do Fórum
    • 23/07/2007 17:07:09
    Vanderley,
    Na verdade, a tecla para retornar ao início é "Home", e não "Tab". E funciona em qualquer página web.
    Quanto à atribuição de notas às respostas, trata-se de um recurso que existia de início, mas foi retirada porque não estava desempenhando o papel esperado. Contudo, avaliamos retornar com sistema parecido em uma próxima versão.
    • Arnaldo O. Júnior

Rio de Janeiro/RJ

• 24/07/2007 14:07:11
    Magnífico....é sem dúvida uma forma sensacional de instrução para as muitas dúvidas de pessoas leigas como eu quanto aos direitos e ao mesmo tempo falar um pouco dessa limguagem tão rebuscada que é a interpretação do direito no ato de constituir os profissionais...parabens...
    • lilian_1

Anápolis/GO

• 27/07/2007 10:07:59
    Ainda não havia utilizado deste meio tão salutar ou esclarecedor de dúvidas diárias,confesso, que é uma verdadeira providência. Que Deus ilumine a todos os Coordenadores deste Fórum de Debates, como tembém a todos aqueles que contribuem com sua sabedoria jurídica.

Parabéns,

Lilian Aps-go
    • zuleide lobo braga

São Paulo/SP

• 31/07/2007 10:07:52
    Achei M A R A V I L H O S O!!!!
    Mesmo sem ter recebido a resposta de minha denuncia e perguntas , acredito que são essas atitudes sérias e iluminadas que fará o nosso país mudar em tudo. Afinal nós desacreditamos de tudo e de todos.Daí são dessas oportunidades que passamos a acreditar em Deus,pois Êle usa o homem como seu instrumento e está aí o exemplo de que não podemos perder a esperança de um mundo melhor.Deus os abençoe e espero com Fé em Deus que os senhores possam realmente me ajudar , dando orientação.Fiquem com Deus .Aguardo muito otimista!!!!
    • Leyre Silva

Goiânia/GO

• 15/08/2007 15:08:59
    Está sendo uma luz para mim...Obrigada a vocês. Aliás agradeço a Deus por vocês...
    • Fernando Luis Puppe

Agudo/RS

• 17/08/2007 13:08:36
    O fórum está muito bom! Os debates realizados são muito interessantes e ajudam a tirar muitas dúvidas sobre a área jurídica. Espero que continue assim. Abraços a todos da Administração do fórum e a todos os participantes deste.
    • Sidnei Rocha

BRASILIA/DF

• 23/08/2007 08:08:27
    Acho um interessante canal, quando bem usado por profissionais sejam mestres e doutores, estudantes que querem conhecer e aprofundar em seus estudos ou mesmo trocar experiências profissionais a cerca do direito. Enfim uma brilhante idéia. Espero que continue assim.
    Abraços a todos
    • luiz pereira carlos

rio de janeiro./RJ

• 24/08/2007 19:08:42
    É tudo que estava faltando para dar oportunidade de aprendermos e trocar-mos experiencia, não só com os advogados, estudantes como com o povo em geral que goste de reconhecer os seus direito.
    Parabens.
    Luiz P. Carlos.
    • Renan Flausino

Serra/ES

• 04/09/2007 10:09:03
    Está muito bom esse Fórum, fácil de usar, não deu problemas também. Estão de parabéns, se verificar algo que possa ser melhorado não me silenciarei.
    • Osmar Montenegro de Camargo

Campo Grande/MS

• 07/09/2007 12:09:59
    Eu sou iniciante aqui no Fórum e, como estudante de Direito e acima de tudo curioso, encontrei nesse site uma fonte quase que inesgotável de conhecimento júridico.
    Apesar de pouco tempo dedicado ao estudo da ciência jurídica, estou aqui para colaborar e, principalmente, aprender com os doutos colaboradores do site.

Até mais.
    • Geraldo Lins Cedro

Flexeiras/AL

• 08/09/2007 18:09:14
    Como iniciante do Fórum e advogado, parabenizo pela iniciativa e que na realidade nos fornece mais conhecimentos e tira muitas dúvidas. O Direito é uma fonte inesgotável de conhecimento, estamos cada vez mais aprendendo.
    • Jonas José Tófoli Júnior

João Pessoa/PB

• 10/09/2007 16:09:47
    É um Fórum interessante, não resta dúvida, uma vez que traz a tona discussões pertinentes referentes a vários problemas atuais. É também uma ótima ferramenta de trabalho e de conhecimento, mas que precisa ser mais trabalhada e conhecida pelo cidadão "comum", ou seja, por aqueles que ainda acreditam que as questões que envolvem o Direito estão longe e inacessíveis. Parabéns a administração deste espaço.
    • Paula Monteiro

São Bernardo do Campo/SP

• 12/09/2007 10:09:48
    É a primeira vez que participo do Fórum e achei um instrumento excelente para a integração dos profissionais do direito e para que possam também compartilhar e aprender com as opiniões dos colegas.

Parabéns pela iniciativa!
    • Cristiane Francisco Borges

Cidade Gaúcha/PR

• 26/09/2007 19:09:29
    Olá, estou começando agora a participar do Forum, e acho o mesmo muito interessante, tendo em vista que cada um pode expressar suas idéais a cerca de vários assuntos, bem como tirar dúvidas e elabora novos questionamentos, dessa forma formando um grande aprendizado.
    • Sebastianjpa

Rio de Janeiro/RJ

• 28/09/2007 15:09:40
    Olá,sou novato no Forum,e não sou advogado,mas estou gostando muito e
    acho que ajuda muito,não só aos profissionais,que podem trocar experiências,
    mas principalmente,para qualquer pessoa que esteja necessitando orientação
    profissional segura.
    Só lamento, ter tido pouca participação nas discussões que iniciei,mas talvez
    não as tenha formulado de forma clara e interessante.
    • Manoel Alberto Mendonça da Silva

Limeira/SP

• 01/10/2007 15:10:47
    Eu queria saber como é procedimento de respostas das perguntas geradas,eu fiz 4 perguntas e ja esta indo para mais de 5 dias e não obtive resposta ,como é o procedimento ?

Abraços
    • Sebastianjpa

Rio de Janeiro/RJ

• 03/10/2007 19:10:54 editado
    Sugestão :
    Muitas discussões, não são colocadas na categoria adequada,por não ser o seu autor profissional do ramo.A administração do forum,não pode fazê-lo
    automàticamente,até como uma forma de aprendizado e orientação ao debatedor?
    •  
      Administração do Fórum
    • 18/10/2007 15:10:55
    Sebastião e Manoel,

A rapidez das respostas depende do interesse dos demais participantes - e este depende basicamente de dois fatores: nível de conhecimento sobre o assunto e clareza/objetividade da exposição da pergunta.

Se sua pergunta não for respondida após alguns dias, sugerimos que envie uma resposta à sua própria pergunta, com um texto qualquer (exemplo: "Alguém poderia me ajudar?"). Assim, sua discussão irá novamente para o topo da lista e poderá chamar mais atenção. Utilize este "truque" com moderação!

Sebastião,

Colocar a discussão na categoria inadequada não é só ruim para o Fórum, como para o próprio autor da discussão. De fato, cabe à Administração do Fórum alterar a categoria quando for o caso. Devido ao grande aumento das participações no Fórum, a Administração não está atuando com toda a agilidade que desejamos para corrigir eventuais desvios de conduta, mas já estamos cuidando para ampliar nossa equipe a fim de sanar este problema.
    • Lu

So Jos do Rio Preto/SP

• 21/10/2007 07:10:23
    Lugoro- Gonzaga -Advogado- SJRPreto/SP.

Reitero e ratifico o pedido do colega Jaime ( 17/05/2007). Acho necessário a qualificão profissional do participante. Muitos e muitos que do Forum participam não se preocupam com a redação dos seus comentários, redigindo os fatos como bem entendem, o que torna difícil ou´quase impossível opinar sobre eles. Caprichar mais no pobre vernáculo - mesmo com a ajuda dos outros - é dever de todos. Só assim sentiremos mais motivados a prosseguir no Forum com nossa modesta opinião. Vale também para os colegas advogados.
    • mariene sanches

sao paulo/SP

• 25/10/2007 06:10:39
    Agora não me sinto tão ignorante! Pois antes de conhecer o forum, não sabia nada sobre leis, e muito menos, como obter respostas que nos ajudam
    muito mesmo! Obrigada.
    • maria jose andrade

sao paulo/SP

• 25/10/2007 16:10:53
    Parabéns!!!Acabei de conhecer e achei o fórum prudencia maravilhoso estou tirando varias duvidas....Espero que possam ajudar muitas pessoas.

Muito obrigada,
    • Ilgabia

SP/SP

• 29/10/2007 20:10:49
    LEGAL!

Obrigada.
    • batalhadora

Itajubá/MG

• 01/11/2007 05:11:52 editado
    Achei muito bom o fórum! Concordo com a observação do participante "LU", no que se refere à participação daqueles que forem responder as dúvidas, para que não passem orientações equivocadas àqueles que querem saná-las.

Que possam ser respostas responsáveis e, se possível, técnicas.
    • CARLOS ALBERTO ABADE DO NASCIMENTO

BRASÍLIA/DF

• 09/11/2007 08:11:38
    Eu sou novato no fórum, mas com certeza é excelente! Parabéns pela Administração em reformulá-lo e oferecer esse exímio serviço a todos nós que precisamos do fórum.
    • Nara Sonia Lorencon

Guarapari/ES

• 10/11/2007 10:11:44
    Parabém e muito obrigada.

É simplesmente o Máximo de bom!!!!!!
    • Welerson

Muriaé/MG

• 20/11/2007 11:11:12
    Estou meio perdido, enviei uma pergunta e ninguém respondeu, é normal isso?
    •  
      Administração do Fórum
    • 20/11/2007 13:11:33
    Lu,
    As mensagens são postadas no Fórum diretamente pelos participantes, sem intervenção ou seleção prévia por parte do Jus Navigandi. Toda informação não deve ser tida como recomendação, mas como simples opinião. Por outro lado, defendemos que cada participante procure pensar um pouco antes de escrever sua mensagem, a fim de que sua contribuição acrescente algo à discussão.

Welerson,
    Como disse à Lu, as mensagens são postadas espontaneamente pelos usuários do site. Dependendo do tema, pode ocorrer de não haver uma resposta imediata ou mesmo após passado algum tempo. Por isso, recomendamos que a redação das perguntas seja clara e objetiva. Se sua pergunta não tiver resposta após alguns dias, sugerimos que você responda à sua própria pergunta, para que sua mensagem volte ao topo da página. Pedimos que não abra duas discussões para tratar do mesmo assunto.
    • rafael ramos

Armação dos Búzios/RJ

• 23/11/2007 10:11:52
    Gostei, pois desse modo podemos por em pauta e discutir assuntos de uma forma que interada aos participantes de um assunto de determinado interesse. Ainda que seja novo espero conseguir edificar-me e conseguir interagir de modo dinâmico com os demais colegas.
    • Nayara

estudante - Natal/RN

• 26/11/2007 06:11:27
    Pra mim que ainda estou cursando direito o fórum ajuda muito a tirar dúvidas sobre alguns assuntos e também a pesquisar mais sobre pendências acadêmicas.
    O Jus tá de Parabéns!!!
    • Júlio Ricardo

Santos/SP/SP

• 29/11/2007 20:11:07
    Parabéns.
    • Nilce_1

São Paulo/SP

• 01/12/2007 17:12:15
    Bem..., eu não cheguei a conhecer o formato do fórum anterior!
    Mas..., se o caso for esclarecer!
    Parabéns, está me auxiliando e muito!
    Obrigada
    • Jose Carlos Pires

São Carlos/SP

• 04/12/2007 07:12:53 editado
    Sou novo, mas cassifico como exelente, aqui podemos conhecer muitos direitos desconhecidos.
    Parabenz.
    • maria da penha vieira

rj/RJ

• 05/12/2007 11:12:43
    Acho ótimo, contudo, o sucesso depende dos participantes voltarem aos temas dos quais já participaram para ver se tem novas postagens, como foi o meu caso.
    No link: discussões que participei oferece este recurso de revisita.
    Abraços e parabéns a equipe do site bem como a todos os participantes.
    • Carlos Alberto

Fortaleza/CE

• 06/12/2007 10:12:45
    Iniciativa inteligente! Hoje o advogado se guia mais pela pesquisa na NET que em livros. Assim, vocês criaram um universo de pesquisas e agora, de opiniões doutrinárias. Muito Válido, principalmente para advogados iniciantes e estudantes, a parcela mais carentes do pessoal da área.
    • Liliane Marques

Belo Horizonte/MG

• 07/12/2007 02:12:32
    Bom Dia, enviei pergunta a sete dias atrás e não fui respondida.
    Posso saber o que está acontecendo? Talvez não estou enviando correto.
    Favor orientar-me.
    Obrigada, Liliane Marques.
    • Tiago

Porto Alegre/RS

• 09/12/2007 20:12:04
    Na busca de respostas sobre alguns problemas que ando enfrentando achei o JUS - Navigandi e gostei bastante. Fonte de esclarecimentos, não só para os profissionais da área mas tb para interessados e leigos no assunto como eu.

Obrigado e
    Parabens!!!
    • samuel santos cabral_1

Itabuna/DF

• 10/12/2007 03:12:41
    O fórum é muitíssimo interessante,e, todos têm a ganhar.
    • JOSE WILSON VASCONCELOS

Duque de Caxias/RJ

• 10/12/2007 13:12:34
    eu não gostei muito,talves porque as reposta não foi satisfatoria como eu queria,porque os advogados parecião que estava do lado oposto.no meu entender eles me deram a enteder que trabalhão para a união.e eu gostaria de relatos de pessoas que tivesem passado pelo mesmo prolbema que o meu,e de advogados que nos decem mais esperança,porque quando voce contrata um e para nos defender.veja bem eles consegue defender o renam o genuino o dirceu etc etc.... e ganhão a causa porque me vem falar que o meu caso e perdido.vejam o meu relato de doença preexistente,to doido to doido e me digam,quem e a vitima e eu ou a união?
    • Eunice Aparecida Cardoso Neves

São Miguel/RO

• 11/12/2007 13:12:02
    Estou iniciando minha participação no fórum. Espero que todos possam tirar suas duvidas e ao mesmo tempo ajudar o proximo. Não conhecia esse serviço..e inicialmente estou gostando muito. Parabens
    Eunice
    • Rosiele Rita Guimaraes

Ituiutaba/MG

• 13/12/2007 08:12:04
    O Jus navigandi , tem o melhor conteudo, portanto entendemos melhor o que estamos procurando. Parabéns continue assim.
    • estudante

Ubá/MG

• 16/12/2007 06:12:58
    Parabens a Jus pela iniciativa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! mutio om mesmo!!!!!!!!!
    • Adriano

Nova Iguaçu/RJ

• 16/12/2007 07:12:08
    Estou iniciando minha participação no fórum. Espero que todos possam tirar suas duvidas e ao mesmo tempo ajudar o proximo.

Muito bom, que continue assim.
    • Jose Paulo dos santos barbosa

petrolina/PE

• 19/12/2007 10:12:50 editado
    é muito impotante termos um espaço para debate [...] paulo santos. ksant@ibest.com.br
    •  
      Administração do Fórum
    • 20/12/2007 03:12:36
    Liliane,

A rapidez das respostas depende do interesse dos demais participantes - e este depende basicamente de dois fatores: nível de conhecimento sobre o assunto e clareza/objetividade da exposição da pergunta.

Se sua pergunta não for respondida após alguns dias, sugerimos que envie uma resposta à sua própria pergunta, com um texto qualquer (exemplo: "Alguém poderia me ajudar?"). Assim, sua discussão irá novamente para o topo da lista e poderá chamar mais atenção. Utilize este "truque" com moderação!
    • SPF

São Paulo/SP

• 26/12/2007 12:12:20
    Eu não conheci o Fórum anterior, mas achei bastante interessantem a oportunidade de poder compartilher conhecimentos com colegas.
    Parabéns pela iniciativa.
    • Carlos Marques de Almeida Neto

Cachoeira/BA

• 26/12/2007 19:12:15
    Carlos Marques
    Cachoeira/BA

Sou acadêmico do curso de Direito e gostei muito em saber da existência deste Fórum, assim poderá ajudar a tirar muitas dúvidas que surgirão no decorrer do curso.

PARABÉNS JUS NAVIGANDI
    • Filipe Carvalho Lopes da Silva

Teresina/PI

• 06/01/2008 13:01:34
    O Fórum Jus Navigandi é muito bom, eu já acessava na época em que essa seção era conhecida como Debates, mas passei um ano fora do Brasil e agora que está de cara nova, continuo achando o Jus muito completo, no quesito conteúdo, contudo, essas vendas que já eram feitas na minha época continuam sendo feitas e atrapalhando o bom andamento das dicussões.

No mais, está tudo perfeito como sempre!
    Parabéns!!!!
    • Joao Celso Neto

Brasiília/DF

• 06/01/2008 15:01:33
    Filipe, denuncie, que a Admnistração retira as vendas.
    • josé carnaúba de paiva

PARANAÍBA/MS

• 09/01/2008 15:01:28
    O presente expediente de consulta e debates, sem dúvida veio em boa hora e é fomentado por profissionais de responsabilidade que não têm vergonha de perguntar quando têm dúvidas e que colaboram sem soberba quando entendem do assunto debatido. Parabens .. Vamos continuar melhorando cada vez mais sempre em frente.. Carnaúba.
    • rosangela espósito ferreira

nova iguaçu/RJ

• 10/01/2008 03:01:42
    parabéns, iniciei há 3 anos na área jurídica, e com o auxílio do JUS NAVEGANDI,tenho tirado muitas dúvidas,também aprendi muito com os temas abordados, me sinto gratificada de fazer parte deste grupo selecionados de jurístas, espero também ser útil aos meus colegas, parabéns a todos os particip